UM JAPA NO PT..... PAULO OKAMOTO...

Paulo Tarciso Okamotto (Mauá, São Paulo, 28 de fevereiro de 1956) é um empresário, ex-metalúrgico e ex-sindicalista brasileiro de ascendência japonesa.

Foi presidente do SEBRAE entre 2003 e 2010, durante o Governo Lula (2005-2010). É amigo pessoal do ex-presidente recém condenado.

Em 14 de setembro de 2016 foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Operação Lava Jato.

Em 20 de setembro de 2016, o juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia do MPF, e Okamoto se tornou réu de ação criminal.

Biografia

Metalúrgico, trabalhou como fresador de ferramentaria na Inbrac.

Integrou a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 1981, no primeiro mandato de Jair Meneguelli, como diretor de finanças. Cumpriu mais dois mandatos como segundo secretário e diretor do departamento jurídico.

Em 1989 coordenou, junto com José Dirceu, Cezar Alvarez e Rui Falcão, a primeira campanha do então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira eleição presidencial direta no Brasil depois de 29 anos.

Foi presidente do diretório estadual do PT de São Paulo.

Em 1990, mais uma vez junto com Lula, Paulo Vannuchi, Clara Ant, companheiros do sindicato, intelectuais e lideranças da sociedade civil, participou da criação do Instituto Cidadania, do qual seria responsável pela gestão administrativa e, em 2001, presidente.

Em 2003, assume a diretoria de administração e finanças do Sebrae. Em 2005, é eleito presidente da entidade, cargo que ocuparia até 2010.

Em 2011, foi um dos fundadores do Instituto Lula e desde então é o presidente do instituto até hoje.

No dia 4 de março de 2016, em São Paulo, Okamotto foi levado por agentes da Polícia Federal (PF), mediante mandado de condução coercitiva, a fim de prestar depoimento na sede da PF, durante a 24ª fase (denominada Aletheia) da chamada Operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção na Petrobras.

Controvérsias

Mensalão

Em 2005, já como presidente da SEBRAE, foi acusado nas CPIs dos Bingos e a do Mensalão por pagar dívida de R$ 30 mil do então presidente Lula, sem declarar a origem da quantia, levando suspeita de origem ilícita.

Em fevereiro de 2006, a CPI dos Bingos aprovou a quebra de seu sigilo bancário para apurar a origem do pagamento, mas contrariando a CPI e a expectativa em geral, Okamoto conseguiu por ordem judicial para impedir a quebra. Até hoje, o caso continua sem solução.

Ameaças contra Marcos Valério

Em 2012, durante o julgamento do mensalão, Marcos Valério afirmou que lhes enviavam o "faz-tudo de Lula", Paulo Okamoto: "a função dele é me acalmar".

Em 2013, foi arquivada investigação contra Paulo Okamoto, por ameaça de morte feita contra Marcos Valério em 2005.

Amizade com o ex-presidente Lula

Desde 2005, a mídia brasileira costumeiramente se refere a Paulo Okamotto como amigo muito próximo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Em 2011, quando Lula teve diagnosticado um tumor na laringe, Paulo Okamoto disse à mídia que o presidente estava reclamando de rouquidão.

Em 2012, Paulo Okamoto e Clara Ant foram citados como representantes do Instituto Lula pelo jornal "Poder Online".

Em 2014, a revista Veja o descreve como "uma espécie de anjo da guarda e faz tudo do ex-presidente, o responsável por manter a vida de Lula em ordem e longe dos holofotes da imprensa".

Nota do divulgador:- Segundo informações ele é o Sogro do Luís Claudio o filho caçula de Lula!!!