Resumo biográfico do fazendeiro Marcolino de Queiroz

Resumo biográfico do fazendeiro Marcolino de Queiroz

O fazendeiro Marcolino de Queiroz (meu trisavô), chegou a Buritis (MG), já casado com a minha trisavó Joaquina de Queiroz, vindos da Bahia. Dário Evangelista de Queiroz (Darinho) costumava contar que seus avós paternos, Marcolino e Joaquina de Queiroz vieram da cidade baiana de Lençóis.

O casal deixou três filhos: José de Queiroz , Antônia de Queiroz e Ana Josefina de Queiroz.

José de Queiroz casou-se com Idalina e deixaram quatro filhos: José Evangelista de Queiroz Filho (Juca), pai de Jovito e de outros, Gilberto Evangelista de Queiroz (Beto), Dário Evangelista de Queiroz (Darinho) e Zegério Evangelista de Queiroz (Velho).

José de Queiroz, teve ainda, outro filho do relacionamento com Mathilde Celestina Pereira, que se chamava Joaquim Ferreira, nascido em Buritis no dia 8 de março de 1925, onde foi carpinteiro, comerciante e vereador, tendo casado com Rotília Fonseca da Silva e não deixando descendentes.

Antônia de Queiroz, minha bisavó paterna, casou-se com Raimundo Ferreira do Prado, meu bisavô paterno e tiveram nove filhos: Marinho Ferreira do Prado, meu avô, Norberto Ferreira do Prado, Tito Ferreira do Prado, Otávio Ferreira do Prado (pai do ministro aposentado do TST, Dr. Lourenço Ferreira do Prado e de outros), Raimundo Ferreira do Prado Filho, Vitalina Ferreira do Prado, Maria Ferreira do Prado, Brígida Ferreira do Prado e Ladislau Ferreira do Prado.

Ana Josefina de Queiroz, minha bisavó paterna, casou-se com o coronel Cândido José Lopes, meu bisavô paterno e tiveram sete filhos: minha avó paterna, Maria Cândida Lopes (Maroca), Ana Josefina Lopes (Cota), mãe de Querubino Fonseca Melo e de outros, Antonino Cândido Lopes (pai do ex-prefeito Délio Prado Lopes e outros), Hemetério Cândido Lopes (pai de Onofre de Souza Lopes, Paulino de Souza Lopes e Anita de Souza Lopes, vindo esta a residir em Paracatu e ali se casando na família Rocha), José Antonio Lopes (Zé Lopes), Hemetéria Josefina Lopes (mãe do valoroso combatente da Segunda Guerra Mundial Hemetério Gonçalves e de outros) e Cândido José Lopes Filho, (Candocha), pai do ex-prefeito Elizeu Nadir José Lopes e de outros.

De pronto podemos afirmar que, Marcolino de Queiroz foi um dos mais importantes referenciais da história do alto Urucuia, dando à região a sua contribuição para o começo e a perpetuação de uma sociedade que ao longo do tempo expandiu e prosperou.

Deixo este resumo até onde sei, apenas para situar como contexto histórico de procedência familiar, com as possibilidades de servir como fonte de pesquisa para as gerações com laços de parentesco, caso queiram se interessar pela origem e trajetória de vida de seus ancestrais. E espero que este resumo biográfico desperte em muitos buritisenses o interesse de continuar registrando a nossa magnífica e inesgotável história e que todos sintam o orgulho de nossos antepassados e de nossa querida terra.

Não me aprofundei mais na pesquisa por falta de outras informações seguras.

(Fontes: minha avó Maria Cândida Lopes (1899-1993), entre outras fontes.)

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 03/04/2018
Reeditado em 11/04/2023
Código do texto: T6298314
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.