BIOGRAFIA

Josué Geraldo Botura do Carmo nasceu no Brasil, no município de Espírito Santo do Pinhal, estado de São Paulo, no dia 6 de junho de 1954. Filho de Hebe Botura do Carmo e Geraldo Ferreira do Carmo. Frequentou o Jardim da Infância aos 6 anos de idade, e fez seus estudos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Colegial, no Instituto de Educação “Cardeal Leme” em sua cidade natal. Escreveu seu primeiro roteiro para teatro em 1972, intitulado “A fuga”, peça encenada em sua cidade natal. Em Pinhal atua no MOBRAL, na alfabetização de adultos. Viveu por dois anos na cidade de Campinas – SP onde trabalhou nos Correios e em uma Cooperativa de Algodão de Aparecidinha. Viveu em Goiás, em uma comunidade “Cidade da Fraternidade”, em Alto Paraíso de Goiás onde atuou na área da Educação, e realizou seu segundo trabalho teatral inspirado no livro “Nosso Lar” do livro psicografado por André Luiz. Em 1978 casou-se com Alba Lucis Novaes na cidade de Brasília – DF. Nesse mesmo ano nasce a sua primeira filha, Ananda Novaes do Carmo, na Cidade da Fraternidade. Em 1980 formou-se no Magistério pelo Projeto Lúmen. Em 1980 volta para sua cidade natal com sua família e trabalha na Indústria de Máquinas Pinhalense. Nesse mesmo ano muda-se para Belo Horizonte onde trabalha no Banco do Estado de Minas Gerais. Nessa mesma ocasião nasce sua segunda filha, Alaia Novaes do Carmo. Faz um Curso de Dança Moderna no Transforma – Centro de dança contemporânea. Nessa mesma ocasião funda o Núcleo de Artes Villa-Lobos, e em 1984 escreve o roteiro para dança-teatro “O destino acontece por acaso”, apresentado em Belo Horizonte e outras cidades da Grande Belo Horizonte. Nesse mesmo ano volta para a sua cidade natal onde promove o Show de encontro dos artistas pinhalenses. Escreve com outros parceiros o roteiro para teatro intitulado “20 de novembro”. Trabalha como professor na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Em 1991 muda-se para Santa Luzia – MG. Em Santa Luzia trabalha como professor na Rede Municipal. Em 1997, nasce seu primeiro neto, Luiz Gustavo Novaes Teixeira de Salles. No ano de 2000 forma-se no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Em 2001 nasce seu segundo neto Santiago do Carmo Ligório, e em 2006 nasce sua primeira neta Maria Cristina do Carmo Marksteiner. Em 2007 conclui Curso de Extensão Educação Africanidades Brasil, pela Universidade de Brasília UnB. Em 2008 participa do “Referencial teórico do município” e do “Almanaque da Cidadania” do Projeto de Educação Fiscal do município de Santa Luzia – MG, pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. No ano de 2010, nasce sua segunda neta Anna Rita do Carmo Marksteiner. E em 2012 conclui o curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade de São João d’el Rei (UFSJ). É criador do site www.educacaoliteratura.com.br onde reuniu seus trabalhos de estudos acadêmicos e literários. Em 2016 publica obras independentes em e-books, pela Amazon: Contos: “A verdadeira história de Ymyayá”, “A lenda da Cidade de Cristal” e “Banquete antropofágico”. Poemas: “Vida de artista” e “O destino acontece por acaso”, e “O abecedário numerológico da magia”. E Trabalhos Científicos: “Gestão das mídias na educação”, “Filosofia da Educação” e “Africanidades”. Em 2017 publica ainda as obras independentes ainda pela Amazon, de caráter científico em e-books: “Gestão democrática na Educação” volume I e volume II e “Novas tecnologias na educação”. Em 2018 publica ainda pela Amazon o livro “Trilogia” (contos) e Trilogia (poemas). Todas essas obras foram publicadas em livro impresso ainda pela Amazon, disponíveis apenas nos Estados Unidos, países da Europa e Japão.

Josué Geraldo Botura do Carmo
Enviado por Josué Geraldo Botura do Carmo em 15/04/2018
Código do texto: T6309212
Classificação de conteúdo: seguro