O CANDIDATO PRESO; OU, A SEGUNDA VIDA DE DEBS

“Eu prefiro mil vezes ser uma alma livre na prisão

a ser um sicofanta ou covarde nas ruas"

(Eugene Debs, político americano)

Se o Sapo Barbudo for candidato; não será o primeiro preso a concorrer à presidência da república.

Há vários exemplos históricos, mas um, em especial, ocorreu-me e desejo partilhar com quem não estiver nervoso.

Em outubro de 1920, metade da cidade de Washinton, já naquela época capital americana, era constituída por favelas.

O país vivia uma grande crise econômica, após o final da Primeira Grande Gerra.

Naquela eleição concorriam como principais candidatos o senador Warren G. Harding (Republicano), o governador de Ohio James M. Cox (Democratas) e o líder sindical Eugene Victor Debs (5 de novembro de 1855 – 20 de outubro de 1926), pelo Partido Socialista.

“Gene” Debs era aguerrido sindicalista e estava preso, porque fora condenado por incitação às greves.

E vejam como ele próprio se referia ao Partido Socialista, sua casa:

"Há uma tendência do partido a tornar-se um partido de políticos, invés de um partido dos trabalhadores”.

Debs foi o terceiro colocado, teve surpreendente votacão angariando 4% dos votos. O que foi uma façanha, considerando a época e a precariedade das mídias.

O candidato eleito, Warren Gamaliel Harding, (02/22/1895 – 02/08/1923), era editor de jornal e intelectual e morreu sem completar o mandato.

Era o candidato da conciliação: abraçou algumas causas de Debs, colocou as melhores “mentes” em seu governo, apoiava a revogação d “lei seca”, apoiou o “voto feminino”, implantou programa de saúde e amparo à infância, projetos sociais para reduzir o número de favelas, reduziu o desemprego pela metade, trabalhou pela recuperação econômica que prejudicava as classes menos favorecidas, reduziu a jornada de trabalho dos mineiros para oito horas diárias e criou o “Departamento do Orçamento” que colocou em ordem as despesas do Estado.

Conviveu com escândalos de corrupção, e viu muitos dos membros do seu governo presos.

Ele próprio recebeu algumas acusações, que não foram adiante porque morreu.

O mundo é mesmo um lugar curioso;

Enfim, fica o exemplo histórico.

.................................................

Obrigado pela leitura.

Fiquem com Deus.

maio / 2015 + 3

................................................

Fontes: Google / wikipédia