Sou DDA e DDAí? 2 - O Dia da Consulta

T1 E2 - O Dia da Consulta

Resumo do episódio anterior

...

_Mô..mô.. MÔ...MÔ!!

_Oi estou aqui!

_ Você não quer marcar uma consulta também? a Dra Cleise disse que é hereditário!!

...

Episódio 2

_ Você prestou atenção que o TDAH é hereditário? então se nossa filha Lidiane é DDA, você pelo que já vi penso que é também !!!

_ Tá bom ...tá bom!! quando podemos marcar uma consulta?

A Dra então explica que não é exame de encefalograma, não é exame de sangue, de urina, é através de um teste de perguntas específicas e respostas sinceras. E eu deveria trazer para consulta 2 ou 3 pessoas que me conheciam bem. Iriam responder comigo para ver se eu tinha compreendido as perguntas. E conferir minha resposta obviamente, uma vez que o DDA às vezes percebe e às vezes não percebe o que ocorre com ele e ao redor dele. Depois vim a entender que o processo era também para me ajudar a sair da negação.

Minha primeira consulta com uma especialista foi mais ou menos “exatamente” assim. Cheguei no horário com 3 pessoas que mais me conheciam. Lilian minha esposa, Naiane 15 anos, e Lidiane 13 anos. (minhas filhas). Depois das formalidades típicas de toda consulta fomos para as perguntas.

_ Você esquece nomes de pessoas, chaves, celular, carteira, compromissos, promessas com que frequência? Poucas vezes......às vezes.....frequentemente......sempre?

_ Deixa eu ver...como é mesmo a pergunta?

_ Você esquece nomes de pessoas, chaves, celular, carteira, compromissos, promessas com que frequência? Poucas vezes......às vezes.....frequentemente......sempre?

_ Dra Célia os nomes eu tenho facilidade de lembrar

_ Meu nome é Cleise!...Dra Cleise!

Nessa hora minhas filhas queriam estar debaixo da mesa triangular.

_Sim doutora eu confesso que tenho problemas com nomes de pessoas

Próxima pergunta: Você já teve acidentes devido a distração?

_ Opa!!! essa a Dra me pegou ...deixa eu ver aqui...Tem aquela vez que bati num poste com um Escort eu comigo mesmo....tem aquela vez com o Kadett com crianças indo para escola quando entrei na preferencial dos outros motoristas...tem aquela vez com um Monza a meia noite indo para o sítio do meu amigo.

Por ter procrastinado abastecer fui abastecer na estrada, quase chegando no sítio, a luzinha vermelha acendeu, e por distração mesmo entrando a direita no acostamento atravessei a pista para esquerda para acessar o Posto vindo um Gol a 100km/h freou o quanto pode mas....bateu e bateu forte na lateral.

Vidro para todo lado. Desacordei por segundos. Meu banco quebrou e fiquei praticamente deitado. Minhas duas filhas pequenas dormindo nas cadeirinhas atrás, minha esposa do meu lado. Por Deus que os passageiros do Gol não sofreram ferimentos fatais.

Para resumir a consulta quando eu respondia um “ não me lembro muito bem”, “num sei bem”, "mais ou menos" olhava para as três mulheres da minha vida e elas me desmentiam com muito amor com objetivo lógico de me salvarem. Olhavam para Dra Célia ...digo Dra Cleise e diziam Não é "mais ou menos" é MUITO...MUITO MESMO ...BASTANTE ..BASTANTE MESMO Dra Cleise (elas não erravam o nome da médica...eu acho isso incrível)

Para resumir a consulta de novo. Das 20 perguntas me encaixei em 18.

Não tinha dúvida eu era, sou e vou ser um DDA...na época nem tinha ainda o "T" na frente do DDA e o H estavam discutindo se todos eram ou não eram hiperativos.

Fui logo perguntado para Dra Célia...digo Dra Cleice

_A Dra tem algum artigo com mais detalhes do que aquela apostila que a senhora distribuiu na escola?...ou um livro?

Ela com a cabeça abaixada preenchendo um papel amarelo. Preenchia a receita da Ritalina 10mg. Respondeu com a cabeça baixa mesmo

_ Vou te indicar um livro…

Eu com minha falta de freio no meu inibidor que depois eu vim a compreender isso. E sabendo que o livro de uma tal de Beatriz estava na moda fui logo me antecipando.

_É aquele livro de uma tal de Beatriz? Mentes num sei do que?

A Dra Cleise com aquela simpatia tão peculiar e aquele sorriso que nos deixava a vontade e não nos constrangia. Pelo contrário nos acolhia de uma tal forma que o consultório era um lugar de paz e tranquilidade. Levantou a cabeça e disse:

_O livro da Beatriz você pode ler depois ela é mestre...esse que vou te indicar é de um DOUTOR...ele próprio descobriu quando foi fazer seu doutorado que estavam fazendo estudos sobre pessoas com essas características. E nas aulas de especialização ele se identificou como um DDA...fez seu grupo de pesquisa em sua casa e se doutorou nessa área. Dra Cleise então escreveu num pequeno papel:

TENDÊNCIA A DISTRAÇÃO - AUTORES: EDWARD M. HALLOWELL AND JOHN RATEY

continua...