Sou DDA e DDAí? 6 -Criação sem organização vira confusão

Sou DDA e DDAí? 6- Criação sem organização vira confusão

***Baseado em histórias reais

Resumo do episódio anterior

“se uma hora não é a procrastinação é a “perseveração”. Fico vidrado em algo e não desgrudo”

...

Depois que descobri que o DDA é criativo por natureza e "Deus não desperdiça nenhuma dor" resgatei minha prática por fotografia. Para combater minha baixo auto-estima que estava de novo dando sinais.

Coloquei bebedouros nas janelas do meu apartamento. Dou um tempo entre as tarefas de rotina. Me presenteio com uma simples gratificação e constantemente. Faço o que gosto frequentemente para suportar fazer o que não gosto muito...mas tem que ser feito!

A tempo que gostava de fotografia. Vendo desde a infância aqueles fotógrafos de casamento. No peito aquelas caixinhas com manivelinhas no lado. E um flash com aquela lampadinha. Depois via meus tios com máquinas fotográficas em reuniões familiares. Me influenciaram profundamente.

Depois de umas frustrações com algumas máquinas de plástico. Réplicas piratas. E eu aqui achando que era de verdade. Pedi para um cunhado trazer uma máquina mecânica "de verdade" por 150 dólares. Do exterior.

Eu queria aprender na marra aquelas regulagens que via naqueles discos com números pequenininhos. Meu cunhado Valdomiro Junior trouxe uma máquina usada, Nikon FG20. Eu não entendia bulufas de marcas e modelos de máquinas fotográficas, mas ele falou que ouviu dizer que era boa. Eu acreditei.

DDA pode ser impulsivo, falador. Palhaço das reuniões familiares. Como diz minha filha:

_Pai o senhor fala até com poste!!!

Eu saia de loja em loja. Perguntando nos balcões para que servia aquela regulagem? Esse botãozinho vermelho? E essa alavanquinha aqui?

_Moço espera que vou chamar o técnico!

Na época tinha filme para revelar, viu moçada de hoje em dia. Demorava uns dias. Depois inventaram revelação de filmes em 24horas. Depois em 01 hora. Sim eu vivi essa altíssima e inacreditável tecnologia. Se pegava as fotos reveladas em 1 hora!!!

Mas sabia que como DDA poderia me perder no caminho. Por compulsão, ou seja, impulsividade a solta. Poderia eu comprar muitos filmes e revelar muito e gastar o que não tinha. Pensei numa estratégia. Tenho que levantar uma grana com essas fotos para me custear meus filmes e a revelação. Me perder também na organização das fotos.

Fiz um pouco de quase tudo. Depois de treinar um pouco. Adquirir um flash adequado. Ninguém segura um DDA quando ele resolve fazer o que gosta. Tirei fotos de crianças em escolinhas em datas comemorativas.

Em eventos de congressos tirava fotos, ia revelar na redondeza e fazia aquele varal com fotos pendurada. Meu amigo Amorim Leite tinha uma agência de comunicação e me ensinou dicas de fotografia e me chamava para eu ir com ele fotografar alunos nas escolas, para revista da escola.

Trabalhava em uma empresa que tinha um grêmio. Mais de mil funcionários. Trabalhei 15 anos como Desenhista Projetista. Voltando ao grêmio...promoveram um curso básico de fotografia, mas básico mesmo. Gratuito patrocinado pela FUJI. Com 8 horas de informação e muitos slides de fotos erradas x fotos certas. Um princípio eu não esqueci. Quem disse que DDA esquece tudo?

O princípio era esse exposto pelo professor da seguinte forma aos pré-amadores fotógrafos:

_O que é necessário para uma boa foto?

Depois de um enxurrada de respostas vindas dos alunos.

A grande pérola:

_Ter visão criativa!

Com o advento da tecnologia digital. Meu computador já tinha depois de alguns anos mais de 30 mil fotos. Claro que grande ...mas grande parte era lixo. Que DDA seria eu se não tivesse uma veia de acumulador. Sim aquelas idéias, projetos, tarefas, organizar em pastas...."que vou fazer depois"

Qualquer tentativa de eu controlar o DDA. Eu me dava conta que era controlado pelo DDA. Agia contra mim mesmo não aceitando ser DDA integralmente e com todas as minhas áreas interiores afetadas. Fui atinando que o DDA que vivia em mim e eu no DDA, corria a minha frente, manifestando-se como uma força que me atraia descontroladamente.

Fui me convencendo que "Criação sem organização, vira confusão"

Que não adiantava fotografar e depois de um tempo a esposa perguntar

_E aquela foto lá?...aquela que a gente tirou das crianças... naquelas férias que elas andaram de cavalo...quero mostrar para minha amiga

E eu por dentro nem lembrando que nunca na história desse país existiu cavalos nas férias.