Biografia de MARCELO RIBEIRO DE OLIVEIRA MELLO

A SIBAPA é atualmente uma igreja bastante conhecida no Estado do Tocantins, que tem alcançado destaque por seu grande número de membros e pelas diversas ações e projetos que impactam positivamente a sociedade palmense. Entretanto não existem muitos registros sobre o começo dessa entidade, nem tampouco sobre as famílias pioneiras e de lideranças que tiveram papel relevante no seu desenvolvimento.

Esse texto narra um pouco da biografia de Marcelo Ribeiro de Oliveira Melo, que pertence a uma família antiga e bastante atuante na SIBAPA.

Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello é filho do engenheiro civil Helcias Brígido Lajes de Oliveira e da professora Maria José Ribeiro de Oliveira. Ele é o filho do meio e tem dois irmãos: a primogênita Amanda Ribeiro de Oliveira – que é médica e reside em São Paulo, e o caçula Daniel Ribeiro de Oliveira - empresário do ramo alimentício em Palmas.

A árvore genealógica de Marcelo Ribeiro é bem rica em fatos e personalidades, mas aqui, devido ao tempo e recursos disponíveis, trataremos apenas brevemente sem aprofundar, partindo de informações da vida seus avós paternos e maternos até os dias atuais.

A árvore genealógica de Marcelo, em ambos os lados – paterno e materno – é repleta de relatos de desafios, lutas, superações e bom exemplos!

O seu avô paterno, Clodomir Ribeiro, conhecido como “vovô Zito”, era um homem forte, de fibra, que através da criação de gado tirava o sustento da família. Os seus antepassados eram portugueses que colonizaram o interior do Maranhão, numa região de densas florestas na divisa oeste do estado com o Pará. Ali naquelas terras banhadas pelo rio Maracaçumé, num território repleto por ilhas e áreas lagáveis, a família Ribeiro se estabeleceu, vivendo da criação de gado, pesca, caça, coleta de frutos e cultivo de subsistência. Nas margens desse rio surgiu um povoado, que foi crescendo até se tornar cidade – batizada como Maracaçumé, que até hoje abriga um ramo da família de Marcelo.

O Sr. Clodomir casou-se com uma prima de 3º grau, Francalina Ribeiro, dando origem a uma grande prole de 10 filhos e filhas.

A avó Francalina Ribeiro alfabetizou e ensinou aos filhos até o 5ª ano do primário. No interior do Maranhão as oportunidades eram limitadas. Assim, pensando em garantir melhores oportunidades, a Sr.ª Francalina, que era uma mulher decidida e firme, convenceu seu esposo Clodomir a enviar o filho Helcias para um internato em Belém, onde o rapaz formou-se num curso técnico. Vários irmãos seguiram seu exemplo, indo estudar na capital paraense.

Depois de certo tempo, Helcias, que já estava bem estabelecido com Engenheiro Civil, cuidou de seu pai idoso, Clodomir, que estava impossibilitado de trabalhar após sofrer um ataque de um porco selvagem. Num trabalho na roça, o ancião foi atacado pela fera, que lhe mordeu o joelho, causando grave ferimento, de modo que ficou com a locomoção comprometida.

Helcias também cuidou de sua querida mãe, Francalina, até sua partida aos braços do Senhor. Vale destacar que essa disposição para servir e cuidar era algo constante na vida de Helcias, desde tenra idade - qualidade que ele aprimorou após o casamento, passando adiante com a criação dos filhos, e praticando por toda vida, sempre servindo a Deus nos diversos locais onde trabalhou e residiu.

A linhagem materna de Marcelo Ribeiro tem a mesma origem na região de florestas inundáveis do Maranhão.

O seu avô materno, Vicente Nunes de Oliveira, era comerciante em Luiz Domingues, cidade vizinha de Maracaçumé, no oeste maranhense.

A avó materna, Maria Jose Ribeiro de Oliveira, também nascida em Luiz Domingues, era uma mulher prendada, muito generosa e bastante culta para sua época. Ela tinha estudado enfermagem no Rio de Janeiro e mantinha uma pequena farmácia na cidade de Maracaçumé, que posteriormente rendeu-lhe uma homenagem da Prefeitura, reconhecendo sua ajuda à comunidade local, com apoio e serviços na cura e tratamento de diversos males.

Vicente Nunes de Oliveira e Maria José Ribeiro de Oliveira tiveram 11 filhos e ainda ajudaram na criação de outros três. Hoje seus descendentes estão espalhados em diversas cidades por vários estados, como Maranhão, Piaui, Pará, Tocantins, Goiás e São Paulo.

Vicente e Maria José encaminharam todos os filhos para a profissão de alfaiates e costureiras, que aquela época eram atividades nobres, em oposição ao labor rural, desgastante e perigoso.

A filha do casal, a jovem Maria José, anos mais tarde, mudou-se para Belém, onde se casou em 1976 com o engenheiro civil Helcias Brigido.

Ali, na capital paraense, nasceram os dois primeiros filhos do casal: Amanda Ribeiro de Oliveira (1978) e Marcelo Ribeiro de Oliveira (1982).

Quando Marcelo estava com 2 anos de idade, seus pais se mudaram para Porto Velho (Rondônia), onde nasceu seu irmão caçula: Daniel Ribeiro de Oliveira (1985).

Em 1991, nova mudança, agora a família foi para o recém-criado estado do Tocantins, estabelecendo-se inicialmente em Paraíso do Tocantins, município localizado na porção central do território tocantinense, às margens da BR 153.

Em 1993, a família Ribeiro de Oliveira mudou-se para Palmas, onde começaram a congregar na Primeira Igreja Batista de Palmas (PIP), na quadra Arse 51.

Em 1995, por estarem morando no centro, passaram a congregar na SIBAPA, tornando-se desde então bastante ativos, contribuindo em muitas ações e projetos, ajudando a consolidar a igreja.

Em 1998, sendo incentivado por sua mãe, Maria José, Marcelo faz seu primeiro curso de computação. Daí em diante consolidou-se um vínculo forte com essa ciência, que traduziu-se anos depois numa sólida carreira profissional.

Em 2001, ele ingressou no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Sua mãe, Maria Jose Ribeiro de Oliveira foi a 1ª professora da Escola Técnica de Palmas (ETF), admitida em 2003, onde se tornou bastante admirada e querida pela sua maneira de ensinar e nos cuidados dispensados aos funcionários, demais professores e alunos.

Seu pai, Helcias, trabalhava na Prefeitura de Palmas, além de elaborar projetos e acompanhar execução de obras de engenharia em outras localidades.

O casal Helcias e Maria José era ativo nos trabalhos da SIBAPA, influenciando os filhos e demais parentes, bem como dezenas de membros jovens e adultos que viam neles exemplos de cristãos genuínos.

O pai do Marcelo coordenou os “Mutirões da Solidariedade”, juntamente com o pastor Clécio Bezerra.

Marcelo integrava uma mocidade alegre e engajada na SIBAPA. Ele e seu irmão caçula, Daniel, gostavam muito de música e participavam regularmente de gincanas, intercâmbios e encontros.

Marcelo e seus irmãos Daniel e Amanda fizeram parte de uma geração privilegiada que viu o florescimento do Ministério Alfa e Ômega, liderado pelo pastor Denny Souto, que levou a Palavra de Deus para escolas e faculdades, promovendo uma revolução, trazendo muitas vidas aos pés do Senhor. Alguns jovens que participaram naquela época: Kelvys, Nemuel, Alessandro, Noelson Campelo, Claudio Silva, Vanessa Mitt etc.

Em 2005, Marcelo foi aprovado no concurso público como Analista de Sistemas da Secretaria da Administração (SECAD) do governo do Tocantins.

Nessa época, sua irmã Amanda mudou-se para São Paulo, dando sequencia a carreira de médica.

Em 2008, Marcelo alcançou nova conquista, tornando-se servidor do quadro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Buscou aprimoramento profissional por meio de pós-graduação em Gestão Pública e, certo tempo depois, concluindo pós-graduação em Tecnologia da Informação.

Em 20 de novembro de 2010, Marcelo Ribeiro casou-se com Francielle Mello, numa bela cerimônia celebrada pelo pastor Walmir Andrade, na sede da SIBAPA na 208 Sul. Dessa união tiveram 2 filhos: Daniel e João Pedro. Aguardam para fevereiro de 2019 a chegada do terceiro filho.

Em 30 de março de 2013, houve uma grande perda para toda a família sibapense, com o falecimento do casal Hélcias Brígido Lage de Oliveira e Maria José Ribeiro de Oliveira, num acidente automobilístico.

Helcias e Maria José eram crentes muito dedicados e consagrados. Envolvidos com a obra, especialmente no trabalho social da igreja. Eram exemplo por sua família bem ajustada, comprometida com a causa do Reino de Deus. Davam excelente testemunho dentro e fora da igreja.

O casal estava engajado em vários projetos sociais do Lar Batista, situado em Luzimangues, que é um centro para acolher crianças abandonadas, órfãs e em situação de risco.

Helcias e Maria José lideravam os membros da SIBAPA no Projeto Robin Hood, que desenvolviam recolhendo nas casas roupas e alimentos para distribuir para pessoas carentes de Palmas.

Outro projeto que o casal participava era o “Multirão da Solidariedade”, desenvolvido na comunidade carente localizada em Rio Preto, no município de Lagoa do Tocantins. Eles levavam roupas, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais, para atender na comunidade.

No dia 04 de abril de 2013, em comemoração aos 10 anos do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o diretor-geral Octaviano Sidnei Furtado inaugurou o Espaço de Descanso e Convivência do Colaborador Maria José Ribeiro de Oliveira, que é um lugar para confraternização, descontração e integração de alunos, professores e funcionários. Essa homenagem é mérito das ações dela enquanto ser humano e em razão de ter sido a 1ª servidora da Escola Técnica Federal (ETF) de Palmas.

Na comemoração dos 20 anos da SIBAPA, em 1° de maio de 2013, o pastor Walmir Andrade e demais líderes da SIBAPA batizaram a quadra de esportes da igreja como Helcias e Maria José, como uma lembrança permanente de tudo de bom que eles representam para aqueles que tiveram o privilégio de partilhar com eles bons momentos de aprendizado e comunhão.

Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello, sua esposa e filhos, dão sequencia ao legado do casal Helcias e irmã Maria José. São uma família muito especial, que estão desde o começo da SIBAPA contribuindo para fazê-la essa igreja acolhedora e amável, que traz a presença de Deus para o cotidiano de Palmas!!!

BIBLIOGRAFIA:

BLOG Flaveilton Oliveira. 2013. História do Município de Maracaçumé (MA). A fragmentação política e territorial de Turiaçu e a criação de novos municípios (1886-1996). Disponível em: http://flaveiltonoliveira.blogspot.com/2013/07/historia-do-municipio-de-maracacume-ma.html

CBT - CONVENÇÃO BATISTA NO TOCANTINS. 2018. Disponível em: http://www.batistasnotocantins.com.br/

CLEBER TOLEDO. 2013. Casal morto em acidente no sábado participava de projetos sociais na Sibapa. Disponível em: http://acervo.clebertoledo.com.br/estado/2013/04/01/52949-casal-morto-em-acidente-no-sabado-participava-de-projetos-sociais-na-sibapa

CORREIA FILHO, Francisco Lages. 2011. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea, estado do Maranhão: relatório diagnóstico do município de Maracaçumé. Teresina: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 31 p. Disponível em: http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/bitstream/handle/doc/15525/rel-maracacume.pdf?sequence=2

GRIGÓRIO, Patrícia Costa. 2014. O Evangelho não destrói culturas. A Missão Transcultural Batista entre os índios Xerente do Tocantins. In: Anais do 16º Encontro Regional de Historia da ANPUH-Rio. 10p. Disponível em: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/28/1400426618_ARQUIVO_encontro2014_anpuh_pgrigorio_oevangelhonaodestroiculturas.pdf

IFTO. 2013. Campus Palmas Dez Anos: Espaço Maria José Ribeiro de Oliveira é inaugurado. Disponível em: http://palmasantigo.ifto.edu.br/mostra_noticia.php?id_noticia=743

INFOESCOLA. 2018. Igreja Batista. Disponível em: https://www.infoescola.com/religiao/igreja-batista/

JMNOTICIA. 2017. Pastores da Sibapa serão ordenados no sábado, 25 de março às 17h30. Disponível em: http://www.jmnoticia.com.br/2017/03/20/pastores-da-sibapa-serao-ordenados-no-sabado-25-de-marco-17h30/

MARCELO RIBEIRO. 2018. ABSVD - Bíblia Sagrada Versão Digital. Disponível em: http://absvd.com.br/

MENDONÇA NETO, Ózimo. 2014. Percepção e gestão do ambiente: conhecer para preservar – áreas do extremo litoral ocidental maranhense. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Rio de Janeiro. Porto Alegre: Editora Letra1; Rio de Janeiro: REBRAGEO, p. 458-475. Disponível em: http://www.editoraletra1.com/anais-congeo/arquivos/978-85-63800-17-6-p458-475.pdf

OLIVEIRA, Helcias Brigido Lages de. 2003. Utilização de produtos reciclados do entulho da construção como fator de desenvolvimento sustentável da construção civil. Monografia do curso de Especialização em saneamento ambiental - Universidade do Tocantins. Palmas (TO). Orientadora: MSc. Adriana Soraya Alexandria Monteiro.

PORTAL BATISTA. 2018. A Nossa História no Brasil e no Mundo. Disponível em: http://www.batistas.com/

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia de Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6386616

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Faça como Jesus: ajude um amigo!!! Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/6315190

SALERA JÚNIOR, G. 2018. SIBAPA: uma comunidade de Amor. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/6408869

SANTOS, Jocyléia Santana. 2009. Sacerdotisas do Sertão: Histórias Religiosas. Revista Mosaico, v.2, n.2, p.134-140. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/971/679

SANTOS, Luiz Carlos Araujo; LEAL, Antonio Cezar. 2013. Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Maranhão – Brasil. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.5, n.13, p. 39-65. Disponível em: http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/5edicao/n13/03.pdf

SIBAPA – Uma Comunidade de Amor. 2018. SITE OFICIAL. Disponível em: https://sibapa.com/

SIBAPA. 2006. Blog da Campanha 40 dias de Propósitos da Segunda Igreja Batista em Palmas 17 de setembro à 29 de outubro de 2006. Disponível em: http://40diaslinks.blogspot.com/2006/09/sobre.html

T1 NOTÍCIAS. 2013. Segunda igreja batista comemora 20 anos com shows e inaugurações. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/agenda-cultural/segunda-igreja-batista-comemora-20-anos-com-shows-e-inauguracoes/48453/

VÍDEO COM A ENTREVISTA CONCEDIDA POR MARGARIDA LEMOS AO PROGRAMA MISSÕES EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE MARGARIDA LEMOS. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X-P773Oirco&hd=1

VÍDEO EM HOMENAGEM AO CASAL HELCIAS BRÍGIDO LAJES DE OLIVEIRA E MARIA JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA. 2013. Disponível em: https://vimeo.com/sibapa

WIKIPÉDIA. 2018. Igreja Batista. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

WIKIPÉDIA. 2018. Maracaçumé. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maraca%C3%A7um%C3%A9

WIKIPÉDIA. 2018. Maranhão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maranh%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2018. Regionalização do Maranhão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Regionaliza%C3%A7%C3%A3o_do_Maranh%C3%A3o

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Julho de 2018.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior