CÍCERO, GRANDE ORADOR - NO TEMPO E NO ESPAÇO

Marcus Tulius Cicerus, 106 / 43 a. C. - nasceu na cidade de Arpino, sudoeste de Roma.

Sobrenome vem da palavra latina 'cicer', grão-de-bico, o que indicaria ancestrais prósperos graças a esse cultivo.

Advogado, político, orador e filósofo - Época de CÉSAR - Período republicano, 80 / 30 a. C.

Predominância de 2 movimentos:

a-lítero-filosófico - helenismo, consequência da difusão cultura helênica / b-político-social - democracia, exigências da plebe.

Lítero-filosófico - alexandrismo - surge com dois aspectos a saber: 1-positivo - desenvolvimento da arte e da literatura - clareza - introdução das ideias pessoais, abstrações, enriquecimento da língua através de novos termos, novas metáforas / 2- negativo - afetação, esnobismo. ----- Literatura, predomínio da PROSA sobre a POESIA, sendo as duas espécies mais cultivadas a eloquência, retórica, ou oratória e a história - através do autor, sente-se o homem: César, Salústio e Cícero escrevem para sua glória pessoal. Resultado - triunfo definitivo do helenismo - os romanos não frequentam os 'graeculi' (professores gregos), mas vão à Grécia, Rodes e ásia Menor para aprimorar seus estudos.

OBRA DE CÍCERO - 3 grupos:

a - discursos políticos e forenses - exemplos: De Imperio Cn. Pompei - In Catilinam - In M. Antonium - Orationes etc. / Pro Milone - in Verrem - Pro Archis etc.

b - ensaios filosóficos e literarios, principalmente retóricos - exemplos: De Amicitis - De Senectute - De Officiis - disputationes Tusculanorum / De Oratore - Orator - Brutus etc.

c - cartas familiares e políticas - exemplos: Epistolae ad Familiaris - Ad Aticum - Ad Brutum etc.

--------------------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos "Itália pré-românica", "Latinidade (ou latina idade?) ráida" e "Memórias da antiga latinidade".

FONTE:

Um velho caderno universitário.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 14/07/2018
Código do texto: T6389758
Classificação de conteúdo: seguro