EVA GRAÇA MARIA DE BRITO

EVA GRAÇA MARIA DE BRITO é natural de Alagoinha do Piauí - PI, mas desde 2006 reside com seu único filho, na cidade de Picos-PI, onde atua como professora ativa do quadro de efetivos da Secretaria de Estado da Educação. É TÉCNICA EM MEIO AMBIENTE, pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI, licenciada em LETRAS-PORTUGUÊS pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, e em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Possui cinco especializações, sendo elas:

ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA BRASILEIRA pela Universidade Regional do Cariri;

ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO pela Universidade Estadual do Piauí;

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO pelo Instituto Antonino Freire;

ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Piauí e

ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) pela Universidade Federal do Piauí.

Em sua trajetória profissional, ao longo de 25 anos de efetivo exercício como docente, já teve oportunidade de assumir também, funções tais como: Direção e Coordenação Escolar .

Apaixonada por livros e vislumbrando as múltiplas possibilidades que a leitura e a cultura podem trazer à vida do ser humano, especialmente dos estudantes, tem à medida do possível contribuído para desenvolver e participar de projetos de fomento à prática da leitura, sendo que em 2012, foi uma das professoras piauienses semifinalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, representando a escola Teresinha Nunes, na categoria Poema. Nesta oportunidade, juntamente com uma de suas alunas, também finalista na mesma categoria, ganharam da SEDUC- PI dezenas de livros paradidáticos para o acervo da biblioteca da referida instituição.

No período de 2012 a 2017 atuou também na mesma escola como bolsista, exercendo a função de Supervisora de área do curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência–PIBID, pela UFPI e neste período juntamente com os alunos bolsistas do programa, desenvolveu vários projetos junto aos educandos, dentre eles, teve destaque o Projeto de Intervenção “AMOR À VIDA” desenvolvido em 2016, voltado à prevenção do suicídio, pois estava acontecendo grandes índices em Picos e macrorregião. Em 2017 continuou com os projetos voltados para a leitura e produção textual, como por exemplo Projeto “Ler é Bom,Experimente!” No primeiro semestre de 2018, participou representando a cidade de Picos, dos módulos a distância, do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, que tem como objetivo principal, oferecer aos educadores formação em educação para democracia, e por considerar-se uma amante incondicional e divulgadora da arte e da cultura piauiense, apresentou ao término do curso e para o cumprimento das atividades exigidas, a descrição de sua ideia para um projeto de incentivo aos artistas locais intitulado “DIREITO AO CONSUMO CULTURAL LOCAL.

Especificamente no segundo bimestre de 2018, desenvolveu junto a escola Teresinha Nunes uma atividade intitulada CONEXÃO BRASIL X procurando enfatizar a importância da cultura africana no cotidiano dos brasileiros e como isso constitui um círculo de identidade mútua. Ainda em 2018 participou ativamente em duas importantes obras literárias do Estado do Piaui, sendo elas a Coletânea “PIAUÍ EM LETRAS” (com a publicação de seis poemas autorais) e no livro "PARA TODOS OS AMOR", do poeta e escritor Samuel Nascimento (com a apresentação da referida obra).

Diuturnamente tem procurado enfatizar junto à comunidade escolar, os benefícios da leitura, da absorção da arte e da cultura, principalmente da importância de se conhecer e valorizar os talentos brilhantes que o Piauí possui. Para manter-se informada, procura ler e prestigiar eventos culturais. Atualmente é uma das apoiadoras do site Geleia Total e participa ativamente de Cursos de Teatro, no SENAC-Picos.

Considera-se uma eterna aprendiz, assim, tem afirmado que pretende continuar estudando, valorizando, prestigiando e divulgando a arte/literatura sempre!

Para conhecer mais sobre seus escritos, acesse sua página o site Recantos das Letras,no endereço:www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=132188.

S.O.S NATUREZA

Os encantos da mãe natureza

são luz para os olhos meus,

tudo reflete a grandeza e a sapiência

do nosso bom e amoroso, Deus!

Tudo minuciosamente planejado

para garantir harmonia e riqueza,

mas o ser humano insano e egoísta,

tem devastado sem piedade, a natureza.

O homem ganancioso e inconsequente

está minando os recursos naturais,

cego, ele não vê que o futuro

é logo após os segundos,

que não voltam mais.

Poluição, queimadas, desmatamentos

são prejudiciais e podem até mesmo ser fatais,

Pois prejudicam não somente ao próprio homem,

mas também aos animais e vegetais.

E isso é tão vil e absurdo,

não dá pra ficar inerte,

temos que fazer algo,

é necessário que se desperte.

Cada um precisa agir depressa

com muita garra e determinação!

Venham comigo, abracem essa ideia

e plantem a semente da preservação!

(EVA GRAÇA BRITO)

Fonte:

Coletânea - PIAUÍ EM LETRAS, 2018;

Livro - PARA TODOS O AMOR, 2018;

Dicionário Artístico de Alagoinha do Piauí
Enviado por Dicionário Artístico de Alagoinha do Piauí em 27/08/2018
Reeditado em 27/08/2018
Código do texto: T6431113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.