TINTORETTO, IL FURIOSO: 500 ANOS

Em 29 de setembro comemorou-se os 500 anos do nascimento, na cidade italiana de Veneza, de JACOPO ROBUSTI (1500 – 1594), mais conhecido por Tintoretto, devido ao fato de que seu pai era tintureiro (tintore, em italiano).

Demonstrava, desde muito pequeno, possuir aptidões artísticas, cobrindo as paredes da casa com muitos desenhos, o que incentivou o seu pai a enviá-lo, como aprendiz, ao estúdio do famoso pintor Ticiano. No entanto, lá a sua permanência foi efêmera: apenas poucos dias. Comentava-se que que o velho pintor se sentia enciumado e ameaçado em face da demonstração de um precoce talento.

Aos 21 anos, Tintoretto se estabeleceu como mestre independente em seu próprio estúdio. Durante os cinco anos seguintes assistiu a muitas mudanças importantes na arte veneziana.

Durante sua vida, apenas uma vez em 1580, ausentou-se de sua terra natal, indo até Mântua para entregar uma obra.

Em 1548, a tela “São Marcos salvando um escravo”, de densa textura e cores brilhantes lhe abriria o mundo da fama. A referida obra anunciava a força de um estilo arrojado e original que impressionou muita gente, inclusive a Ticiano.

Com essa obra Tintoretto se firmou entre os primeiros artistas venezianos.

Seu maior projeto, iniciado em 1564, foi a decoração da Escola de São Roque, uma das muitas instituições de cunho religioso que existiam em Veneza.

Principais obras: São Marcos libertando o escravo (1548); O Lavatório (1550); Vênus, Vulcano e Marte (1555); São Jorge lutando contra o dragão (1560); A adoração do bezerro de ouro, o Juízo Final (1562); Glorificação de São Roque (1564); Alegorias (1577); O paraíso (1579); A origem da Via Láctea (1582); A Última Ceia (1594).

Tintoretto morreu em sua casa, no Palazzo del Cammello, no dia 31 de maio de 1594.

DJAHY LIMA

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 02/10/2018
Código do texto: T6465944
Classificação de conteúdo: seguro