Uma Iniciativa somando com União de todos em busca de um Objetivo.

Filha de João Batista Soares que veio de Natal/RN para Santos/SP Servindo a Marinha do Brasil como Fuzileiro Naval, ficou por sete anos e deserdou. E Nair de Oliveira que veio de Eldorado Paulista no Vale do Ribeira veio para Santos para trabalhar, onde se conheceram e tiveram duas filhas. Em 27 de abril de 1976, Rosane de Oliveira Soares nascia à primeira filha. Foi criada em Igreja Evangélica onde aprendeu a trabalhar como voluntária em projetos sociais. Aos 12 anos, se tornou secretária e professora infantil no grupo em IASD: onde ensinava as crianças menores sobre o amor e bondade de Jesus. Também participa de grupos e corais de músicas evangélicas e à medida que crescia aumentava a responsabilidade.

No ano 1995 concluiu o ensino médio na Escola Visconde de São Leopoldo em Santos em 1996 deu início ao Magistério, cursando por dois anos e não dando continuidade, pois precisou trabalhar para ajudar na renda familiar. No dia 29 de Outubro de 1999 casou com Marcio Eduardo da Costa então passou a ser chamar Rosane Oliveira da Costa. Hoje com dois filhos: Marcio Eduardo da Costa Junior (18 anos) e Marcos Eduardo da Costa (14 anos). Em 2006, notou que o seu filho caçula era diferente em seu desenvolvimento e à medida que crescia havia uma regressão na comunicação e no comportamento; começou nossa caminhada para descobrir o que estava por vir... Então no dia 03/01/2007 tivemos o laudo fechado: Marcos com dois anos e sete meses teve o diagnostico de Autismo.

No início começou uma batalha atrás da cura e passando por três especialistas, disseram: "Não há previsão de cura, mas há tratamento..." Passou então por um período muito difícil de aceitação, quase entraram em depressão. Mas por amor ao seu filho, começou a estudar todo material de informação necessária que o esposo trazia para casa e aprender como lidar com AUTISMO SEVERO. Deram início na busca de tratamento, no inicio escola e grupos de apoio das mães no CAPSI, nesta época morava na área continental de São Vicente. SE EMOCIONOU NO PRIMEIRO GRUPO DE APOIO, MÃES SEM ESPERANÇA E AQUELA TRISTEZA PROFUNDA, E FOI AÍ QUE ELA TEVE À UMA IDÉIA, TODO MATERIAL QUE O ESPOSO TRAZIA COLOCAVA NUMA PASTA E DEIXAVA COM S MÂES POR UMA SEMANA PARA AJUDÁ-LAS Continuarem A LUTAR POR SEUS FILHOS.

Era muito corrido, Marcos começou aos três anos na escola em sala especial de manhã e tomava três transportes diários de ida e volta para casa. E a tarde voltava e novamente para as terapias, no final os profissionais diziam: "Seu filho não teve nenhuma evolução neste ano." E no ano inteiro, mesmo indo às várias terapias e não evoluía. Em 2010 final de Novembro mudaram para Praia Grande e conheceram no transporte uma avó que estava com seu neto. E começou a perguntar se seu filho frequentava alguma Escola Especial ou sala Especial então ela respondeu não; só ensino regular. A senhora sugeriu em levar para APAE de Mongaguá.

Aceitando a sugestão Rosane foi atrás e com dois dias de aula de seu filho em escola municipal ela foi chamada para entrevista, não hesitando; foi em busca do melhor para o filho. Em 2011, marcos matriculado na APAE, em 2013, foi feita uma matéria com A TRIBUNA para falar que seu filho estava sem psiquiatra e era agressivo e que precisa urgente dessa melhoria para á patologia do autista em PG. "Foi que algumas mães os procuram para criar um movimento para as autoridades observasse nossas crianças..." Entre as mães estava a SOLANGE PUPO. Então a partir desta data criaram grupos de encontros em redes sociais. Em 2016, foi conselheira da pessoa com deficiência da Praia Grande.

A partir dai observou que a cada dia mais crescia o número de famílias que procurava para a busca dessa orientação. Então a luta foi imensa e precisavam de um representante que sentisse na pele a falta desses profissionais adequados na saúde educação, por não ter as medicações necessárias, etc. Suas propostas política era criar e apoiar projetos que favoreça pessoas carentes na Saúde e Educação e Inclusão social, com soberania e proteção social e olhando para o cenário político atual. Precisamos de Renovação com pessoas novas na política, começando algo novo e mostrando sim, um político ficha limpa e dando bons exemplos a ser seguido.

Rosane Costa
Enviado por Rosane Costa em 03/12/2018
Código do texto: T6517610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.