VELHO E CANSADO DE GUERRAS

j.Torquato

EU BATALHAVA UM SANDUÍCHE CHAMADO DE “PASSAPORTE” NUMA LANCHONETE IMPROVISADA NO CONJUNTO JOÃO SAMPAIO I, CASAS (A MAIORIA COMO FOI ENTREGUE) LEVANTADAS COM PAREDES DE PLACAS DE CIMENTO, UM VÃO SÓ, SEM QUARTOS E NEM OUTRA DIVISÓRIA, SÓ UM BANHEIRO NUM CANTO E UM BALCÃO DE COZINHA TOSCO DE CIMENTO NO CANTO DOS FUNDOS.

NÃO HAVIA COMO COLOCAR CAMA, GELADEIRA, FOGÃO, MESA CADEIRA E SOFÁS. MAS TERRENO EM VOLTA HAVIA, E NA FRENTE FIZEMOS UM PUXADINHO E NELE A LANCHONETE MAI TOSCA AINDA ONDE FAZIA SUCESSO COM O SANDUÍCHE “PASSAPORTE”.

QUANDO UM DIA VIERAM ME DIZER QUE MEUS FILHOS NÃO TINHAM MAIS ESCOLA PÚBLICA, PORQUE A QUE HAVIA NÃO PODIA CONTINUAR, PIS NÃO HAVIA AUTORIDADE COMUNITÁRIA PARA ASSINAR A CESSÃO DO ESPAÇO PARA QUE A ESCOLA FUNCIONASSE.

PERGUNTAMOS PELA ASSOCIAÇÃO, PRESIDENTE, CADÊ ONDE ESTÁ?

REUNIMOS OS PAIS E FOMOS A CATA DE INFORMAÇÕES, A ASSOCIAÇÃO ESTAVA ABANDONADA, O PRESIDENTE ABANDONOU O CARGO, NÃO ENTREGOU NADA E NADA HAVIA NEM DOCUMENTOS DA ENTIDADE.

TOMAMOS A INICIATIVA DE REERGUER A ENTIDADE PARA QUE PUDÉSSEMOS TER A ESCOLA DE VOLTA.

AÍ NASCEU A LIDERANÇA EM 1999, NO RESIDENCIAL JOÃO SAMPAIO I, NO BAIRRO QUE EM 2001 VEIO A SE CHAMAR PETRÓPOLIS.

FOI UM SUCESSO IMEDIATO, NOVA PAVIMENTAÇÃO DO CORREDOR DE TRANSPORTE, RÁDIO COMUNITÁRIA E JORNAL, PAVIMENTAÇÃO DE DIVERSAS RUAS DO CONJUNTO, E O MELHOR EM TRÊS MESES ANTES DA ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTE, A NOVA LIDERANÇA JÁ TINHA CONSEGUIDO O QUE NENHUM POLÍTICO CONSEGUIU EM 10 ANOS. ÁGUA, ÁGUA CORRENTE PARA O CONJUNTO SEDENTO, DESVALORIZADO PELA FALTA DA MESMA... ÁGUA QUE FOI A REDENÇÃO DE UM CONJUNTO SEM VALOR.

VEIO NATURALMENTE E O RESIDENCIAL JOÃO SAMPAIO I, PASSOU A TER VALOR DEMASIADO. SÓ A LIDERANÇA NÃO CRESCEU PESSOALMENTE COMO SUA COMUNIDADE E FOI OBRIGADO A VENDER A CASINHA E SE MUDAR.

A COMUNIDADE AINDA PEDIA SUA VOLTA, MAS AÍ JÁ ERA OUTRA HISTÓRIA. AQUELA LIDERANÇA SE METEU NOS SISTEMAS DE SAÚDE, REINOU NO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, FEZ-SE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, FOI A BRASÍLIA ARENGAR COM HADDAD POR ÍNDICES MELHORES NA EDUCAÇÃO ALAGOANA.

NAS EMISSORAS LOCAIS HAVIA UMA VOZ EXPLICANDO COMO A REDUÇÃO DE IMPOSTOS E TAXAS SOBRE A PLANILHA DE CUSTOS DOS TRANSPORTES COLETIVOS BAIXARIA EM MAIS DE 75% O VALOR DAS PASSAGENS, MOSTRAVA A VERDADE EM NÚMEROS E FAZIA COMPARAÇÕES COM OUTROS MODAIS COMO TRENS DE PASSAGEIROS, E ESTADOS E CAPITAIS CUJO ICMS ERA BEM MAIS REDUZIDO.REINOU COM A PREVENÇÃO, AJUDOU AOS ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA E EMERGÊNCIA. ESCREVIA E GRITAVA NOS MICROFONES, TORNOU-SE PREFEITO COMUNITÁRIO, NUMA ELEIÇÃO QUE NEM A FEDERAÇÃO ACREDITOU NO ENORME SUCESSO E NÃO IMPRIMIU CÉLULAS DE VOTAÇÃO EM QUANTIDADE SUFICIENTES.

ESTE É TORQUATO

HOJE, CANSADO E SEMI APOSENTADO, AINDA LUTA PELA COMUNIDADE DO JARDIM ROYAL, ONDE SEM ESPERANÇAS QUANTO A PREFEITURA, SABOREIA AINDA A VITÓRIA DA ASSOCIAÇÃO CONTRA A CEF, NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. ISSO É TORQUATO, BAITA TORQUATO.

CANSADO DE GUERRAS.