Dom Lucas e Uzi Gal (Há pouco mais de cinco anos...)

Passou quase despercebida a morte do Cardeal Dom Lucas, que nos últimos anos vinha ocupando altas funções no Vaticano, ainda que com a saúde já em avançado processo de debilitação.

E nem a "imortalidade" que lhe garantira a Academia Brasileira de Letras foi suficiente para ao menos retardar sua passagem para a eternidade. É inexorável, chegando a hora, não há como cair fora. Nem estando ao lado do Papa.

Mais para conservador do que para conversador, Dom Lucas teve uma carreira eclesiástica cintilante, de que o seu manto de purpurado foi ponto culminante. Feito o primo Tancredo, aquele menino humilde de São João d`El Rei destacou-se numa vida de dedicação e de serviço à causa que abraçou.

Detalhe que me surpreendeu, no entanto, foi ler seu obituário publicado pelo International Herald Tribune, jornal de cobertura universal, coincidentemente ao lado de um tal de Uzi Gal.

Pois bem, desse Uzi Gal, tece o IHT um rosário de realizações, porquanto ao Cardeal, daquele total não cabe mais que um terço. Uzi Gal inventou o famoso fuzil UZI, do qual há milhões de unidades espalhadas pelo mundo, tanto nas mãos de tropas regulares quanto nas mãos de mercenários, de guerrilheiros, traficantes e tantos outros meliantes.

Enquanto um facilitou a semeadura da morte, o outro cuidou da salvação da alma e parece mais que mera coincidência que tenham aparecido lado a lado num derradeiro registro. Se antes era a espada que andava ao lado da fé, agora o fuzil seu companheiro é. Bem, pelo menos os que o portam tem nele a maior fé. Se falhar, só rezar. Ao fim e cabo, tudo vai se zerar...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 27/12/2018
Código do texto: T6536795
Classificação de conteúdo: seguro