BIOGRAFIA "JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA"

José Maria de Oliveira nasceu em Barreira dos Vianas, município de Aracati no dia dez de novembro de 1953, filho de Genésio André de Oliveira e Clotilde Oliveira dos Santos; residiu neste distrito durante parte de sua infância e de sua adolescência em Itaiçaba e outra em Aracati, onde cursou a Escola Técnica de Comércio, terminou o ensino fundamental no Colégio Marista de Aracati, aprendendo com alguns colegas o gosto pela poesia. É graduado desde setembro de 2004, no curso de Marketing Organizacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e especialista em Arte e Educação, pela Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ.

Viajou pela Europa e Oriente Médio, conheceu de perto a trajetória de Jesus e a cultura daqueles países.

Sempre interessado por arte e cultura, tentou desenvolve-la, porém, isto só foi possível quando foi morar em Fortaleza, já por volta dos anos setenta; sua primeira poesia foi “SAUDADE” lida pelo grande e ilustre poeta, Jader de Carvalho, que sempre o incentivou e o ajudou a trilhar os caminhos poéticos, aconselhando-o a escrever as emoções do coração sem se preocupar muito com a métrica e sim, com a essência.

José Maria de Oliveira englobou todos os gêneros da poesia, tendo sua fase apaixonada na descoberta dos “amores de juventude” ainda em Aracati. Em 1977, iniciou na UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES – UBT (Casa de Juvenal Galeno) que a convite do escritor e poeta Severino Fernandes Guerra, fez trovas poéticas.

José Maria de Oliveira participou ainda do livro COLETÂNEAS POÉTICAS “Homenagens” da poetisa e escritora renomada, Marinalva Freire (Paraibana) com artigos e livros publicados no Brasil e Exterior, onde escreveu três poemas: Vem, Menina e Ò sol.

Outorgado em 2003, com o diploma de mérito cultural do ceará, pela Academia de Letras Municipais do Ceará - ALMECE e através de riscos e rabiscos como ele assim chama suas criações, mostra por toda parte que passa o valor de ser um ilustre e desconhecido poeta aracatiense, o qual mesmo distante de sua terra exalta através de seus versos, a riqueza cultural de seu berço natal “Aracati-Ce”. Em junho de 2011, foi nomeado Juiz de Paz, titular da comarca da Mata Fresca, distrito da mesma cidade. Atua no momento como Professor de TGA e Marketing 1 no curso de Administração da FAIBRA, e confrade, ocupando a cadeira nº 8 na Academia Aracatiense de Letras e Academia de Letras do Brasil.

José Maria
Enviado por José Maria em 08/01/2019
Código do texto: T6545506
Classificação de conteúdo: seguro