Trajetória profissional

Atualmente nossos jovens têm tudo fácil e acham que conquistar algo é simples. Na verdade, só se consegue alguma coisa com muita dificuldade e força de vontade, com muita luta, determinação e coragem.

Eu, particularmente, lutei muito para chegar onde estou. Sempre trabalhei e estudei.

Desde muito cedo interessada em sair da vida de dificuldade e superar a escassez das condições básicas para ter uma vida digna, apeguei-me aos estudos, como forma de me libertar daquela vida de sofrimento e, principalmente ajudar os meus pais.

Quando morava no interior juntava coco e dava de meia para as mulheres quebradeiras de coco quebrarem, no final do dia ia vender o coco e entregava o dinheiro para minha mãe.

Vim para a cidade a pedido de minha avó paterna, Mãe Jesus, que sempre quis que estudássemos. Estudava pela manhã e ajudava nas tarefas domésticas à tarde.

Quando ingressei no 2º grau (Ensino Médio) passei a estudar à noite, porque já tinha em mente conseguir um trabalho, como não encontrei coloquei uma escolinha de reforço, no quintal de casa.

Após o término do 2º grau incentivada e orientada por Luísa Simão prestei vestibular e fui aprovada. Ainda cursando a Universidade fiz o concurso do Estado para Agente administrativo para Coelho Neto, passei, morei lá por 1 ano, em seguida fui removida para Caxias-MA, onde resido e trabalho até hoje.

Sempre com uma previsão de me qualificar fiz vários cursos no SENAC, dentre eles posso citar:

Datilógrafo Copista

Cabeleireiro

Auxiliar de Escritório.

Trabalhei como Babá, Vendedora de livros (enciclopédias), Cabeleireira, professora de reforço na Escolinha São Jorge e Escola da Raimundinha.

Em 1993 trabalhei nas seguintes escolas:

Colégio São Raimundo

Frederico Chaves

Cônego Aderson

Em 1994 vim removida de Coelho Neto como agente Administrativo, trabalhei no Aluísio Azevedo na Secretaria até 2001 em seguida passei para o cargo do Magistério, pedi exoneração de Agente Administrativo e assumi como professora em 2002. Fiquei até 2017, porque em 2018 a escola passou para regime de tempo integral, nesse contexto pedi remoção para o C.E. César Marques.

Em 1998 passei no concurso Municipal, quando assumi trabalhei na U.I.M.José Castro, depois tirei licença sem vencimento quando retornei fui encaminhada para a U.I.M. Hélio de Souza Queiroz como achava muito distante da minha residência busquei outra escola foi aí que encontrei vaga na U.I.M. Paulo Freire.

Atualmente sou professora da rede municipal e estadual.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 24/01/2019
Reeditado em 18/03/2024
Código do texto: T6558370
Classificação de conteúdo: seguro