Sandra Tochio quem sou?

Nasci em São Carlos em dois de fevereiro de mil novecentos e cinquenta e oito, família bastante humilde, sem muito a oferecer material aos filhos, porém, tínhamos muito amor. Minha infância foi muito gostosa até meus treze anos...brinquei muito, tanto no parquinho da Vila Monteiro, como na rua, pois naquela época podíamos ficar até tarde na rua, que ninguém oferecia perigo...

Conheci a poesia aos 12 anos, quando o Tio Nelson de Brotas, irmão do vô Oscar veio nos visitar, e me achou muito talentosa, eu escrevia escondido, pois "isso" não era coisa de menina decente, ele me deu de presente alguns escritos seus, que guardo até hoje com muito carinho.

Como a vida não era muito fácil para nós mulheres, mesmo sendo eu a primeira da classe, meu pai me tirou da escola para ir trabalhar de doméstica, para ajudar no orçamento da cada....e assim poderia ter se encerrado um promissora vida, mas Deus já tem tudo traçado, penso eu, que muito acredito Nele, como pai maior.

Pausa de uns três anos, trabalho, casa, casa trabalho e faço dezesseis anos, mocinha tímida, não podia sair de casa, o pai muito bravo, ( ignorância da época) um encontro inusitado, eu balançando na árvore que tínhamos no jardim de casa, escuto um assobio, sinto um pedrisco atirado, para me chamar a atenção, e não é que ali estava o grande amor da minha vida, mas eu nem bola dei, continuei brincando, a noite teve brincadeira dançante na casa de uma amiga, fui escondida do pai....e quem estava lá lá? O DJ das festinhas, sim ele mesmo, e do nada me tirou para dançar, eu dura que nem pau, nunca tinha dançado, ele me olhou e disse boce vai ser minha para sempre....e até hoje quarenta e quatro anos depois, estamos juntos. Desse amor tivemos três filhos, amores da minha vida.

Casamos em 1974, em uma era de que Tudo era pecado e absurdo, e casei-me de seis meses de gravidez, muito trabalho pois os pais não aceitavam, criamos os filhos com muita dificuldade, e meu amor, querendo me "proteger" dos perigos do mundo, não aceitava que eu trabalhasse ou estudasse, e assim passaram -se dezessete anos de muita submissão, mudamos para Araraquara em mil novecentos e oitenta e dois,até que um dia uma amiga muito querida e professora, interferiu e disse a ele, você tem que deixar sim, vá junto, e o milagre aconteceu! Fizemos supletivo de quinta a oitava, depois colegial, nesse período prestei concurso de servente na prefeitura Municipal de Araraquara, comecei a trabalhar, que sufoco! Mas eu estava muito feliz. Depois terminar o supletivo do colegial, prestei concurso para merendeira, passei, fui trabalhar no CER com educação infantil, onde me apaixonei e fui buscar capacitação para pode atuar na área, fiz magistério, pedagogia, prestei concurso para Bercarista ( hoje se diz agente educacional),trabalhei seis anos com esses seres humaninhos maravilhosos, sai de licença sem remuneração, para dar aula em Américo Brasiliense onde aprendi muito...retornei já estava como vice presidente do SISMAR , O sindicato dos SERVIDORES MUNICIPAIS, fui candidata a vereadora em 2004, me decepcionei com a política, desisti, fui convidada a prestar serviços no Eleitoral, onde atuei com muito empenho durante doze anos. No social fui Noel durante dez anos, fui doutora panacéia vários anos, hoje Tia Mala, atua no Otoniel de Camargo com varios amigos levando alegria,fundei o Grupo VIVA ( Voluntários INTERDEPENDENTES VIVENDO AMOR) somos quase cem voluntarios, assistimos aos moradores em situação de rua, sou atual presidente, aos poucos vamos devolvendo a eles sua dignidade perdida.Amo a vida, amo comemorar nova idade, pois com o passar dos anos vou procurando melhorar cada vez mais. Talvez não agrade todo mundo, mas procuro amar a todos na medida do possível. Sou grata a cada um que passou por minha vida, pois tenha certeza levou um pouco de mim e deixou um pouco de si.

Agradeço a Deus pela minha vida!

Aos meus pais

Meus irmãos

Professores

Padres

Dirigentes espirituais

Meu esposo

Meus filhos, genro e noras

Netos e netas

Amigos sem os quais não Poderia "voar"

É hoje nesse dia especial, onde completo sessenta e um ano, posso assegurar com certeza: Sou muito agradecida e feliz!!!