Biografia do Bispo GUARACY BATISTA DA SILVEIRA

Bispo Guaracy Batista da Silveira é um dos mais importantes líderes evangélicos da Região Norte. Sua árvore genealógica sintetiza 100 anos do protestantismo em nossa nação. Possui uma história pessoal e familiar bastante rica que representa uma valiosa parcela dos acontecimentos, lutas e conquistas dos missionários e pastores protestantes em solo brasileiro no último Século, e nos mostra também a bela trajetória de consolidação da Igreja Quadrangular como uma das maiores e mais respeitadas denominações evangélicas do Brasil.

A biografia do Bispo Guaracy Silveira é bem extensa e interessante. Ao longo de 45 anos de ministério ele ocupou inúmeros cargos e funções na hierarquia da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ).

Ele trabalhou como fundador de igrejas e congregações, evangelista, pastor, Superintendente Regional da Amazônia, Diretor do Departamento de Educação e Publicação, Diretor Nacional da Comissão de Patrimônio, Supervisor Estadual em três estados (Pará, Amapá e Tocantins) e Secretário do Conselho Nacional de Diretores (CND), que é o órgão máximo responsável pela supervisão e administração da denominação em nível nacional. Colaborou para abertura e consolidação de cerca de 500 igrejas em diferentes unidades da federação. Com apoio dos crentes da Quadrangular e de outras igrejas evangélicas, ele exerceu dois mandatos pelo estado do Pará, o primeiro na Assembleia Legislativa e o segundo como Deputado Constituinte. Em 2014, tornou-se 2º suplente da Senadora Kátia Abreu, no Tocantins, onde preside o Conselho Estadual de Diretores (CED) e é pastor titular em Palmas.

Mais detalhes de sua longa e rica trajetória são apresentados logo a seguir.

Nasceu em 02 de janeiro de 1951, na cidade de Capão Bonito (SP), filho de Delvílio Batista da Silveira e Odorica Martins da Silveira, pertencendo a uma das mais antigas famílias evangélicas brasileiras – 5ª geração de obreiros, evangelistas, missionários e pastores.

Seu avô paterno, Plácido Silveira, era missionário da Igreja Metodista do Brasil, tendo sido usado por Deus para implantar várias igrejas no sudeste paulista na primeira metade do Século XX. Ele foi o patriarca de uma grande família de servos do Senhor. São muitos os nomes de tios-avôs, tios, tias, primos e primas que há várias décadas atuam na expansão do Reino de Deus no Brasil, entre os quais: Luís Silveira, Procópio Silveira, Profeta Silveira, Zulmira Silveira, Placídino Silveira, Ercília Silveira, Salatiel Silveira e Cornélio Silveira.

Seu pai, Delvílio Batista da Silveira, teve papel relevante como líder metodista no município de Capão Bonito e diversas cidades do sudeste paulista, entre as décadas de 1950 a 1970.

Além no ministério pastoral, sua família atuava em atividades econômicas variadas, tais como: comércio, prestação de serviço, transporte, construção civil e, mais recentemente, no ramo do agronegócio. Desde a adolescência, Guaracy acompanhava seu irmão mais velho, Ananias Silveira, nos trabalhos e em viagens de negócios. Nos anos 60, eles realizaram viagens de sul ao norte, percorrendo longos trechos por vários estados em diferentes caminhões (Nash, Réu, Ford 600 e 57, FNM 58, Mercedes-Benz 1111, 1113 e 1519, Scania etc.), colecionando estórias pitorescas, engraçadas e algumas perigosas (em todas estas lembranças agradecem a Deus pela proteção e livramentos!). Juntos, os dois irmãos, Guaracy e Ananias, desbravaram a Selva Amazônica como construtores da Rodovia Federal Transamazônica (BR 230). Foi neste local inóspito e cheio de desafios que a vida de Guaracy tomaria um rumo surpreendente.

Trabalhando no Norte do Brasil, distante cerca de 3.000 km de sua terra natal, Guaracy seria tocada pela chama do amor.

Em 1972, aos 21 anos, o jovem Guaracy encantou-se com a beleza e simpatia de uma moça paraense, Eusete Silveira, que seria a sua companheira por toda vida.

Em 1973, Guaracy Batista da Silveira se casa com Eusete Silveira, com quem tem 4 filhos: Guaracy Batista da Silveira Junior, Thayz Batista da Silveira Uchôa, Alessandra Batista da Silveira e Charles Rogers Batista da Silveira; e 4 netos. Todos os frutos desta união pertencem ao ministério Quadrangular.

Em 15 de outubro de 1973, o missionário Josué Bengtson (de 29 anos) e seu sogro Demétrio Maestri chegaram em Belém com a missão de abrir a Igreja do Evangelho Quadrangular no Pará. Algumas semanas depois, vieram as mulheres: Marilene Maestri Bengtson (esposa) e Eunice Barbosa da Silva (sogra).

Guaracy Silveira foi o primeiro obreiro do Norte Brasileiro, sendo apresentado como tal pelo Secretário-executivo da Igreja, o Reverendo Euclides Raimundo Tavares, em 1974.

Ele e Josué Bengtson estabeleceram uma parceria forte; tornaram grandes amigos e parceiros, como uma dupla de discípulos de Cristo, imbuídos no propósito de expandir o Reino de Deus, implantando igrejas em solo amazônico.

Guaracy e Josué foram usados tremendamente por Deus, de modo que muitas homens e mulheres se rendiam a Cristo. O trabalho de evangelização atraía mais e mais pessoas para uma nova vida. Dedicavam-se diuturnamente na pregação da Palavra, no apoio as famílias, ministrando nos lares, percorrendo as ruas de Belém em busca de almas sedentas pelo amor de Deus.

Em praticamente todos os cultos os apelos feitos levavam pessoas a entregarem suas vidas a Cristo. Vários foram batizados, tornando-se em seguida crentes fiéis e compromissados com o Reino de Deus.

Iniciaram o programa “A Prece Poderosa” na rádio Guajará e, em pouco tempo, o programa torna-se um dos líderes de audiência entre os programas daquela emissora.

Deus, através da Igreja Quadrangular, promoveu um avivamento espiritual na região metropolitana de Belém e cidades próximas. Logo aquela congregação ficou famosa por inovar na maneira de se portar e na liturgia, o que gerou uma revolução, atraindo muitos jovens que antes achavam as demais igrejas evangélicas caretas, além de despertar a curiosidade de crentes de outras denominações que passaram a visitar os cultos.

A Igreja Quadrangular no Pará surgiu como um diferencial em relação as outras igrejas pentecostais. Os cultos eram bastante animados e o mover de Deus tocava profundamente no coração e na alma daqueles que participavam. Os dons do Espírito Santo se faziam presentes, os crentes falavam em línguas estranhas, havia curas e manifestações sobrenaturais, mas não havia muita preocupação com regras de vestuário, maquiagem e cabelo.

As pastoras Eunice Barbosa, Marilene Bengtson e Eusete Silveira atuavam no ensino na Escola Bíblica Dominical e coordenando as ações sociais, de apoio aos membros e famílias carentes.

Eles viram que a seara era realmente enorme e pediram ao Senhor que enviassem pessoas dispostas a ajudá-los naquela missão. O Todo Poderoso ouviu suas preces. Assim, foram surgindo obreiros fiéis, que passaram a contribuir de muitas maneiras no crescimento da obra. Alguns nomes de destaque daquele período são: Reverendo Pedro Antipas, Pastor Roberto Gromoski, Pastor Luís Telles, obreiro Ismael Troitinho, entre outros.

Em fevereiro de 1976, uma grande conquista veio com a criação do primeiro Instituto Bíblico Quadrangular do Norte do Brasil (hoje Instituto Teológico Quadrangular - ITQ), que teve importante papel na formação de novos obreiros. Seu primeiro diretor foi o Reverendo Demétrio Maestri.

Guaracy e seus companheiros de ministério sempre tiveram zelo pela obra do Senhor, cuidando de Seu rebanho com muito amor e dedicação. Deus honrou o empenho deles, acrescentando constantemente mais ovelhas aos seus cuidados.

No começo dos anos 80, a Igreja Quadrangular já estava presente em vários bairros da capital e em diversas cidades paraenses.

A década de 1980 foi marcada pela abertura política, com o fim do Regime Militar. Foram tempos de grandes mudanças sociais e econômicas. A população tomou as ruas pedindo o retorno completo das liberdades individuais e coletivas.

Aquele foi um período extremamente rico para a sociedade brasileira e a Igreja Quadrangular decidiu participar ativamente desse processo. Assim, vários líderes foram convidados a se candidatarem para cargos eletivos no intuito de defenderem as necessidades e interesses do povo de Deus.

No Estado do Pará, o Pastor Guaracy foi escolhido para representar a igreja como candidato estadual. Os líderes, membros e muitos de seus ouvintes dos programas de rádio se empenharam intensamente, de modo que conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), com 8.960 votos pelo Partido Democrático Social (PDS).

Em 1982, ele, juntamente com o Rev. Mário de Oliveira - eleito para Câmara Federal por Minas Gerais, foram os primeiros deputados eleitos pela Igreja Quadrangular. Guaracy e Mário de Oliveira foram pioneiros nessa seara, servindo de exemplo para tantos outros que se dispuseram, posteriormente, a ocupar cargos nas Assembleias Estaduais, no Congresso Nacional, bem como nas demais esferas de poder.

Outro aspecto relevante que essa eleição nos releva é a mudança que estava acontecendo no cenário nacional. Até os anos 80, a Bancada Evangélica era composta em sua maioria por representantes das igrejas históricas, como: Batistas, Presbiterianas, Metodistas, Luteranas etc. Desse momento em diante, as igrejas pentecostais (Assembleia de Deus, Quadrangular, Universal etc.) passaram a ter representatividade cada vez maior no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, o que refletia o crescimento acentuado dessas denominações em todo território federal.

Em 1983, foi ao ar o primeiro programa “A Prece Poderosa na TV”. Esse programa era transmitido para diversos municípios, alcançando uma vastidão enorme. Milhares de famílias sintonizavam seus rádios diariamente para ouvir as mensagens de fé e esperança. Assim, a Palavra de Deus foi chegando de maneira intensa aos lares paraenses.

Em novembro de 1986, foi reeleito como Deputado Constituinte. Guaracy marcou história nos trabalhos de formatação da nova Constituição Federal, como membro valoroso de um grupo forte de legisladores evangélicos, entre os quais: Pastor Jayme Paliarin de São Paulo e Rev. Mario de Oliveira de Minas Gerais.

A Bancada Evangélica eleita para a Assembleia Nacional Constituinte em 1986 constituiu-se de 32 parlamentares crentes, 18 deles pentecostais. Esse foi um crescimento realmente impressionante, pois no pleito de 1982 foram eleitos somente 11 parlamentares evangélicos, sendo apenas 2 pentecostais.

Em fevereiro de 1987, Guaracy foi empossado no cargo, participando trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte como membro titular e/ou suplente de diversas comissões, entre as quais: da subcomissão de Garantia da Constituição, Reformas e Emendas; da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantias das Instituições; Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes; da Comissão da Família; da Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

Na Constituinte, votou a favor do mandado de segurança coletivo, do aviso prévio proporcional, da soberania popular, do presidencialismo, da nacionalização do subsolo, do mantado de 5 anos para o Presidente Sarney, do limite de 12% ao ano para os juros reais, da proibição do comércio de sangue, e da anistia aos micro e pequenos empresários. Votou contra a pena de morte, a estatização do sistema financeiro, a legalização do aborto, a legalização do jogo do bicho e a limitação dos encargos da dívida externa.

Foi um período de muito aprendizado, trabalho e realizações. Conheceu pessoas de todas as partes do país, fez muitas amizades e vivenciou situações que marcaram profundamente sua vida.

Recorda-se do Senador Jarbas Passarinho – a quem considera um dos expoentes da Assembleia Nacional Constituinte. Bispo Guaracy costuma dizer que o Senador Jarbas foi um mensageiro de Deus naquele momento histórico do País. Ele faz questão de destacá-lo como uma das pessoas mais cultas, sábias, honestas e competentes da classe política brasileira.

Bispo Guaracy Silveira até hoje guarda ótimas lembranças daquele período, de muitos companheiros que atuaram aguerridamente pela elaboração de uma Carta Magna que atendesse aos anseios e sonhos de todos cidadãos. Fala daquela época memorável cheio de orgulho, com brilho nos olhos, especialmente pela certeza que, independente das adversidades e obstáculos, sua atuação como Deputado Constituinte foi direcionada por Deus, servindo de incentivo para que outros seguissem seu exemplo como legítimo representante do povo brasileiro.

Sua valiosa atuação parlamentar abriu caminho para que outros líderes fossem escolhidos como representantes políticos da IEQ em Belém do Pará, como por exemplo: Martinho Carmona (Deputado Estadual), Paulo Queiroz (Vereador), Everaldo Moreira (Vereador), Josué Bengtson (Deputado Federal) e Rai Tavares (Vereadora).

Em agosto de 1988, Guaracy foi nomeado pelo Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular (CND) como Superintendente da Amazônia Legal, que incluía os sete estados da Região Norte, mais os estados nordestinos do Maranhão e Piauí.

Em janeiro de 1989, com a criação do estado do Tocantins, que foi anexado a Região Norte, o Bispo Guaracy passou a ter sob sua responsabilidade cuidar das igrejas pertencentes a dez estados. Quando assumiu essa função, a igreja no Pará contava com 94 igrejas na área metropolitana de Belém. Após 4 anos, devolveu a supervisão ao Rev. Josué Bengtson, com 166 igrejas – um crescimento de quase 80%!

De 1992 a 1998, Guaracy exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Educação e Publicação (DEP), sendo nomeado pelo Rev. Eduardo Zdrojewski. Durante esse período foi assessorado por notáveis educadores e, juntos, unificaram a área educacional da igreja. Antes disso, haviam diferentes equipes para produzir o material de ensino utilizado pelos ministérios da Igreja, como: Instituto Teológico Quadrangular (ITQ), Missão Quadrangular Teológica Infanto-juvenil (MQCC), Curso Avançado de Teologia para Pastores (CATEP), Escola por Correspondência Quadrangular (ECQ), Escola Bíblica Dominical (EBD) e outras. Essa unificação otimizou os esforços, trazendo unidade e harmonia entre os setores envolvidos, bem como proporcionou redução de custos na produção, disseminação e capacitação dos educadores e profissionais cristãos.

Em 1998, os pastores do Tocantins foram a Brasília em caravanas, onde reuniram-se com o Presidente da IEQ, Reverendo Mário de Oliveira, e intercederam para que fosse criada a supervisão do estado do Tocantins. Na oportunidade, sugeriram que o Bispo Guaracy fosse nomeado supervisor

Em seguida, o presidente telefonou para Guaracy perguntando se ele aceitaria essa missão. Respondeu que aceitaria com enorme prazer e alegria. Assim veio para o Tocantins, onde acompanhou desde então a evolução do estado.

Em 2006, foi eleito Secretário do CND, como um reconhecimento pela sua bagagem acumulada em mais de 30 anos de serviços prestados a Igreja.

Em maio de 2006, coube-lhe nova tarefa. Dessa vez foi designado para liderar a IEQ no Estado do Amapá, num momento delicado de turbulência entre a liderança local e a membresia. Guaracy com sabedoria e dedicação aprumou a direção, promovendo unidade e entusiasmo nos crentes amapaenses. Logo os resultados positivos voltaram a aparecer. Permaneceu nessa função até dezembro de 2009. Em pouco mais de 3 anos, pela graça de Deus e a unidade do ministério, a Igreja no Amapá duplicou em portas abertas, chegando a cerca de 140 igrejas (quase todas com propriedade própria!), com média de 20.000 frequentadores!

Em 2010, o Rev. Mario de Oliveira nomeou-o Presidente Nacional da Comissão de Patrimônio, tarefa que inclui contabilizar, cadastrar, regularizar e documentar aproximadamente 20.000 imóveis da IEQ no Brasil.

Em 28 de agosto de 2015, Bispo Guaracy teve o privilégio de comemorar o culto memorial de 100 anos de vida do seu avô Plácido Silveira, o patriarca de uma grande família de servos de Deus.

De outubro a dezembro de 2018, assumiu o Senado Federal, onde atuou de maneira exemplar, pautando-se em princípios como: patriotismo, honestidade, sinceridade, pensando no ser-humano, na proteção da família e da fé.

Em fevereiro de 2019, assumiu novo desafio. Desta vez como Presidente do Partido Social Liberal (PSL) no Tocantins, com intuito de aproximar-se do governo federal para trazer ações e projetos para beneficiar o povo tocantinense.

Hoje, Bispo Guaracy é o líder da Igreja Quadrangular no Tocantins, que possui 246 igrejas, cerca de 260 propriedades, 15 campos missionários, próximo de 26.000 frequentadores, e está fortemente engajado em uma campanha de evangelismo pessoal que visa alcançar 10% da população do Estado.

A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada em São Paulo pelos missionários norte-americanos Edwin Williams e Jesus Hermínio Vasquez, em 15 de novembro de 1951, e hoje congrega cerca de 3 milhões de pessoas em 20 mil templos, com 60 mil pastores, obreiros e missionários em atuação.

São 67 anos de história da Igreja do Evangelho Quadrangular na pátria brasileira. A trajetória de Guaracy honra o legado de sua árvore genealógica e serve, ainda, para engradecer inenarravelmente a bela missão apostólica dos crentes quadrangulares, que cheios do Espírito Santo proclamam a fé, o amor e a esperança para redenção de nosso amado Brasil.

Sua bonita trajetória nos remete há um momento importante da história de nosso país. Seu avô, Plácido Silveira, chegou ao Brasil como parte de uma leva de imigrantes cheios de sonhos e vontade de fazer a diferença. Tornou-se patriarca de uma numerosa família de missionários, obreiros e pastores. Um Século depois, não somente a memória deste valoroso servo do Senhor se mantém viva, pois aqueles sonhos e desejos de levar o Evangelho permanecem constantes na linhagem do sobrenome Silveira, que atualmente está entre os mais conhecidos e respeitados, presente em importantes posições na vida empresarial, política e ministerial do Brasil.

Certamente que a cúpula administrativa e todos os membros da Igreja do Evangelho Quadrangular podem se orgulhar de contar com o Bispo Guaracy Batista da Silveira como um irmão de fé e dedicado servo de Cristo.

A biografia do Bispo Guaracy Batista da Silveira é uma demonstração de honra e respeito ao Soberano-Criador dos Céus e da Terra, em primeiro lugar, e também aos seus queridos antepassados que tanto se dedicaram para expandir a mensagem do Evangelho em nosso país. Sua vida é um exemplo de disposição, renúncia e amor pelo Reino de Deus!

BIBLIOGRAFIA:

AMAZONIA BRASIL RABIOWEB. 2016. Igreja Quadrangular comemora 41 anos no Amapá. Disponível em: https://chicoterra.com/2016/02/05/sugestao-de-pauta-igreja-quadrangular-comemora-41-anos-no-amapa/

ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE. 1987. Sugestões dos Constituintes (Deputado Guaracy Silveira). Brasília: Diário da Assembleia Nacional Constituinte (Suplemento) Quinta-feira, 6 de agosto de 1987. pp. 628-630. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao-cidada/o-processo-constituinte/sugestoes-dos-constituintes/arquivos/sgco10701-10800

BANDINI, Claudirene Aparecida de Paula. 2003.Religião e política: a participação política dos pentecostais nas eleições de 2002. 169f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1457?show=full

BENEDITO, Sergio Mendonça. 2016. Tradicionalismo e conservadorismo? A atuação dos parlamentares evangélicos na Câmara dos Deputados (2007-2015). Disponível em: https://pt.scribd.com/document/344625343/Tradicionalismo-e-conservadorismo-A-atuacao-dos-parlamentares-evangelicos-na-Camara-dos-Deputados-2007-2015

BOHN, Simone R. 2004. Evangélicos no Brasil. Perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. X, nº 2, p. 288-338. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v10n2/22020.pdf

CALLEGARI, R.A. et al. 2017. A Igreja do Evangelho Quadrangular no tempo da eleição. 16p. Disponível em: http://www.uel.br/laboratorios/religiosidade/anais/index.php/2017/SIPRMC/paper/viewFile/103/85

CALLEGARI, Rafael Almeida. 2018. Um campo político “não tão laicizado” e agentes religiosos “não muito políticos”: a Igreja do Evangelho Quadrangular no tempo da política. - Campo Mourão. 141f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Paraná. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2004. Discurso do Deputado Jefferson Campos, em 16/11/2004 (Discursos e Notas Taquigráficas). Brasília-DF. Disponível em: https://www.camara.leg.br/

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2019. Deputado Jayme Paliarin (Biografia). Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/139245/biografia

CÂMARA DOS DEPUTAODOS. 2019. Deputado Mário de Oliveira (Biografia). Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/74747/biografia

CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA. 2017. Ata da 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araguaína. 4p. Disponível em: http://araguaina.to.leg.br/wp-content/uploads/2017/12/Ata-da-6%C2%AA-sess%C3%A3o-Ordin%C3%A1ria-de-11-de-Dezembro-de-2017.pdf

CAMPOS, Leonildo Silveira. 2008. Os Mapas, Atores e Números da Diversidade Religiosa Cristã Brasileira: Católicos e Evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião. pp. 9-47. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_campos.pdf

CASSOTTA, Priscilla Leine. 2016. UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS DEPUTADOS EVANGÉLICOS NO LEGISLATIVO BRASILEIRO. Revista E-Legis.V. 9 N. 20 Maio/Ago. 2016. Disponível em: http://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/259/358

COSTA, Lairson. 2010. Celebrando a IEQ – Pará. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/2631478

FOLHA DE SÃO PAULO. 1995. Edir Macedo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/9/13/opiniao/12.html

FONTES, Edilza Oliveira. 2012. A eleição de 1982 no Pará: Memórias, imagens fotográficas e narrativas históricas. 15p. Disponível em: https://www.encontro2012.historiaoral.org.br/resources/anais/3/1340404347_ARQUIVO_Aeleicaode1982noParaMemorias,imagensfotograficasenarrativashistoricas.pdf

GONÇALVES, Maisa Coimbra. 2016. Influência da Frente Parlamentar Evangélica nos debates do Congresso Nacional. Monografia do Curso de Gestão de Políticas Públicas – Universidade de Brasília. 56p. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/16127/1/2016_MaisaCoimbraGoncalves_tcc.pdf

GONÇALVES, Rafael Bruno. 2011. “Bancada evangélica?”: uma análise do discurso parlamentar evangélico durante a 52ª Legislatura da Câmara Federal. Pelotas. 218f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Sociologia e Política. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Pelotas. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1591/1/Rafael_Bruno_Goncalves_Dissertacao.pdf

GONÇALVES, Rafael Bruno. 2011. Religião e representação política: a presença evangélica na disputa eleitoral brasileira. Revista Espaço Acadêmico. 8p. Disponível em: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10891/6468

GONÇALVES, Rafael Bruno. 2016. O discurso religioso na política e a política no discurso religioso: uma análise da atuação da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados. 260f. Orientadora: Alba Zaluar. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Disponível em: http://www.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2017/06/Tese_Rafael-Bruno-Gon%C3%A7alves.pdf

IBGE. 2018. Estatísticas do povoamento. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/evolucao-da-populacao-brasileira.html

IBGE. 2018. Estatísticas do Século XX. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/29092003estatisticasecxxhtml.shtm

IEQ - Igreja do Evangelho Quadrangular. 2016. Atos do CND e Notícias da Igreja do Evangelho Quadrangular. São Paulo. 14p. Disponível em: http://www.sgaf.org.br/Circular/circular_Fevereiro_2016.pdf

IEQ - Igreja do Evangelho Quadrangular. 2018. Guaracy Batista da Silveira. Disponível em: http://portalieqbrasil.com.br/Artigo/80/materia

IEQ-GRAVATAS-SC. 2011. Historia de inicio da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Disponível em: http://ieqgravatasc.blogspot.com/2011/10/ieq-gravata.html

IEQ-PA - Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Pará. 2019. Nossa História. Disponível em: http://quadrangularpara.org/ieqpa/historia.html

IGREJA METODISTA. 2013. Histórico metodismo no Brasil. Disponível em: http://www.metodista.org.br/historico-metodismo-no-brasil

JMNOTÍCIAS. 2018. Tiago Andrino propõe Título de Cidadão Palmense ao bispo Guaracy. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/11/14/tiago-andrino-propoe-titulo-de-cidadao-palmense-ao-bispo-guaracy/

JMNOTÍCIAS. 2018. Líder evangélico é um dos favoritos ao Senado no Amapá

Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/03/05/lider-evangelico-e-um-dos-favoritos-ao-senado-no-amapa/

JMNOTÍCIAS. 2018. Bispo Guaracy, líder da Quadrangular, declara apoio a Eduardo Gomes ao Senado. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/09/10/bispo-guaracy-lider-da-quadrangular-declara-apoio-a-eduardo-gomes-ao-senado/

JMNOTÍCIAS. 2018. Bispo Guaracy Silveira, suplente de Senador se filia ao PSDC no Tocantins. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/04/02/bispo-guaracy-silveira-suplente-de-senador-se-filia-ao-psdc-no-tocantins/

JMNOTÍCIAS. 2019. Bispo Guaracy Silveira é empossado como senador pelo Tocantins. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/11/01/bispo-guaracy-silveira-e-empossado-como-senador-pelo-tocantins/

MARTINS, Elisafan. 2005. Guia do Tocantins Turismo. Cromograf: Palmas. 288p.

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

NASCIMENTO, Luiz & SILVA, Maria. 2017. “ANDAR COM FÉ EU VOU” - POLITICAS DISTRIBUTIVISTAS E A ELITE POLÍTICA EVANGÉLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. In: Anais do 9º Congresso Latinoamericano de Ciência Política, organizado pela Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Montevideu, 26 ao 28 de julho de 2017. Disponível em: http://www.congresoalacip2017.org/arquivo/downloadpublic2?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjI3MzIiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiNDc4MDY5NTEyMGY4YjU3Mjg5YTQyMjBiM2VjNDY0ODUiO30%3D

REDE 300. 2011. Josué Bengtson (Vida e Obra). Disponível em: http://rede300.webnode.com.br/josue-bengtson-/

REVISTA O PRESIDENTE E VOCÊ. 2010. Reverendo Guaracy Silveira. pp. 50-51. Disponível em: https://issuu.com/fasdesign/docs/revistapresidvc

RODRIGUES, Jean Carlos. 2008. Estado do Tocantins: Política e Religião na Construção do Espaço de Representação Tocantinense. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP). 148p. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Igrejas em Gurupi. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/997962

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SALERA JÚNIOR, G. 2017. História do Educandário Evangélico Gurupiense - 1ª Escola da Assembleia de Deus em Gurupi. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/6119579

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de JOSÉ PEREIRA DA LUZ “Professor José Neto”. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6087819

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia do Pastor ARIAS SOARES SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6418486

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Pastor AMARILDO MARTINS DA SILVA. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6618171

SANTOS, Eder William dos. O PSC e a noção de “família tradicional” como identidade partidária e religiosa: análise do processo eleitoral de 2014. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1482

SCHOENFELDER, Rosilene; PAZ, Joice Lisa Zenatti. 2006. A Igreja do Evangelho Quadrangular nas eleiçoes de 2006: a disputa pela vaga de deputado federal. 12p. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/debatesdoner/article/view/2774/1639

SENADO. 2019. Guaracy Silveira (Tocantins). Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/5639

SENADO NOTÍCIAS. 2018. Guaracy comemora 67 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/11/14/guaracy-comemora-67-anos-da-igreja-do-evangelho-quadrangular-no-brasil

SENADO NOTÍCIAS. 2018. Guaracy Silveira acusa falsos ambientalistas de atrasar o desenvolvimento do país. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/11/22/guaracy-silveira-acusa-falsos-ambientalistas-de-atrasar-o-desenvolvimento-do-pais

SELESNAFES.COM. 2018. “A família está sendo atacada”, diz pastor Guaracy, pré-candidato ao Senado. Disponível em: https://selesnafes.com/2018/03/a-familia-esta-sendo-atacada-diz-pastor-guaracy-pre-candidato-ao-senado/

SELESNAFES.COM. 2018. Líder da Quadrangular se torna senador por Tocantins. Disponível em: https://selesnafes.com/2018/11/lider-da-quadrangular-se-torna-senador-por-tocantins/

TOCANTINSGOSPEL. 2014. IEQ/TO RECEBE PRESIDENTE. Disponível em:

http://tocantinsgospel.blogspot.com/2014/03/ieqto-recebe-presidente.html

WIKIPÉDIA. 2019. Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_Nacional_Constituinte_de_1987

WIKIPÉDIA. 2019. Capão Bonito (São Paulo). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%A3o_Bonito

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Pará em 1982. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Par%C3%A1_em_1982

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 2014. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2014

WIKIPÉDIA. 2019. Guaracy Silveira. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaracy_Silveira

WIKIPÉDIA. 2019. Igreja do Evangelho Quadrangular. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Evangelho_Quadrangular

WIKIPÉDIA. 2019. Igreja Metodista do Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Metodista_do_Brasil

WIKIPÉDIA. 2019. Jayme Paliarin. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jayme_Paliarin

WIKIPÉDIA. 2019. Josué Bengtson. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Josu%C3%A9_Bengtson

WIKIPÉDIA. 2019. Lista de denominações protestantes no Brasil por número de membros. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_denomina%C3%A7%C3%B5es_protestantes_no_Brasil_por_n%C3%BAmero_de_membros

WIKIPÉDIA. 2019. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2019. Partido Democrata Cristão (1985)

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Democrata_Crist%C3%A3o_(1985)

WIKIPÉDIA. 2019. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Abril de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior