ADALBERTO CÂNDIDO DE MELO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Antes que seja tarde demais a população de Santa Rita e de modo especial a juventude gloriosa estudantil de nossa Terra tem o direito de conhecer a verdadeira história de um dentre seus ilustres filhos e igualmente heróis, levando-se em consideração de que [...] Ele não voltou... o soldado “Adalberto Cândido de Melo, natural de Santa Rita – PB, 1G 197.821, do 1º RI, falecido aos 28/03/1945 em Monte Belvedere”¹.

Um dentre os seis (6) mortos da representação da Paraíba na 2ª Guerra Mundial².

Diante disso o túmulo que contém seus restos mortais por analogia deve assim ser exaltado, uma vez que:

"Imolando-se pela pátria, adquiriram uma glória imortal e tiveram soberbo mausoléu, não na sepultura em que repousam, mas na lembrança sempre viva de seus feitos. Os homens ilustres têm como túmulo a terra inteira... "(PÉRICLES).

A única homenagem prestada pelo Poder Público Municipal ao ilustre filho até a presente data foi denominar uma Rua com o seu nome no Bairro Popular – Santa Rita – PB, apesar decorridos já 74 (setenta e quatro) anos de sua morte física para defender nossa Pátria, inclusive não consta a lembrança oficial de seu nome dos conteúdos didáticos programáticos referentes à historiografia municipal.

O nosso herói nacional aqui enfatizado deu sua vida pelo Brasil nos campos de batalhas da Segunda Guerra Mundial no Continente Europeu.

Viva Adalberto Candido de Melo!

Viva Santa Rita e seu bravo povo!

Viva o Brasil!

....................................

REFERÊNCIAS

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. São Paulo: Clube de Autores, 2016, 638p. Disponível in.: <https://rl.art.br/arquivos/6404665.pdf >. Acesso em.: 3 Abr. 2019.

¹/²/³PINTO, Henrique de Moura Paula. [...] Lista detalhada dos mortos da F.E.B na Campanha da Itália. IN.: <http://henriquemppfeb.blogspot.com/2011/03/soldados-da-feb-mortos-na-segunda.html>. Acesso: 3 Abr.2019.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/04/2019
Reeditado em 18/04/2019
Código do texto: T6626765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.