Dos monumentos a Gomes Jardim

Jardim, apesar de ser figura destacada na Revolução Farroupilha, tem sido retratado com imprecisões que necessitam correção.

Dois monumentos até então o homenageiam. Um em Guaíba. Outro em Santo Amaro, ambos acompanhando muitas escritas históricas e têm suas datas de nascimento erradas.

Não se trata de querer mudar os números já gravados, mas de alertar para que não se repitam esses erros em novos escritos ou novos monumentos.

A causa do problema: ao ser batizado não foi registrado a sua data de nascimento. Na época não havia registro civil. O batismo foi em Triunfo a 12 de abril de 1773. É a data que consta em Santo Amaro como sendo a de seu natalício, mas então como hoje, o padre só batizada no mesmo dia do nascimento à criança que estivesse em perigo de vida. Após estudar as fontes disponíveis encontrei como boa prova, a lápide conservada do 1* túmulo de Gomes Jardim, onde está escrito que ele nasceu em 8 de março de 1773. Logicamente a data foi fornecida pela família; o dia e mês em que, a cada ano, era comemorado o aniversário dele. No monumento erguido em 1920 em Guaíba, o engano está no ano do nascimento. No pedestal de granito lê-se que ele nasceu em 1784. É fácil deduzir-se que nesse ano ele já tinha 11 anos de idade e, conforme descobri, já fora até crismado (antes de seu pai) no natal de 1782. Portanto, nasceu em 8 de Março de 1773, batizado em 12 de abril de 1773 e crismado em 25 de dezembro de 1782.

(Ano de 1997)

Josinei Azeredo e René Boeckel Velloso Filho
Enviado por Josinei Azeredo em 23/05/2019
Código do texto: T6654598
Classificação de conteúdo: seguro