A ultima corrida de Lorenzo Bandini... foi em Mônaco

Grande Prêmio de Mônaco: acidente de Lorenzo Bandini em 1967

Dando sequência a história do Grande Prêmio de Mônaco, prova esta que será realizada no próximo final de semana, contaremos a história do acidente de um dos maiores pilotos da história da categoria. Estamos falando do italiano Lorenzo Bandini.

O piloto italiano Lorenzo Bandini era a grande esperança da Itália na Fórmula 1, após a morte do gênio Alberto Ascari, em 1955.

Bandini lutava pelo título com o Denny Hulme.

O acidente

A tragédia ocorreu na 82ª volta, quando ele tentava diminuir a distância que o separava do líder Denny Hulme.

A causa do acidente, segundo os especialistas na época, foi o cansaço, já que a prova já passava mais de duas horas de duração.

O piloto vinha num ritmo forte, mas calculou mal a passagem pela estreita chicane, após o túnel, e tocou na lateral de proteção e perdeu o controle do carro.

A Ferrari bateu contra a barreira de feno e incendiou-se junto com a proteção.

Bandini ficou três dias em estado grave em um hospital antes de perecer.

As barreiras de feno foram banidas da Fórmula 1, depois esta prova e a família real monegasca também não mediu esforços para tornar sua prova mais segura.

O acidente de 1967 pôs fim à carreira de um dos poucos pilotos com quem Enzo Ferrari demonstrava especial afeição.

Após a morte de Alberto Ascari, em 1955, “Il Commendatore” passou a guardar distância de seus comandados – para evitar a dor em caso de perda e também para ter mais poder de negociação com eles, pagando sempre menos.

Daí criou-se o mito ‘quando a Ferrari ganha, é por causa do carro. Quando perde, é por causa do piloto’.

Nota do divulgador:- Mas Senna foi várias vezes Campeão e nunca dependeu do carro, mas de seus braços pois são mais de 7800 engates e desengates de cambio durante a prova, hoje em dia é só teclar junto ao volante!!! Mil vezes bem mais fácil ser campeão em Mônaco!!!!