A saga dos meus avós...

A minha singela homenagem aos destemidos jovens que se aventuraram pelo mar para vir para uma terra desconhecida a eles!!!

Ambos vieram do Japão, e eram irmãos... Jishiti Ogata e Tomechiti Ogata, 18 e 14 anos...

Chegaram no porto para embarcar no segundo navio de imigrantes ao Brasil o Assano Maru, foram impedidos de poder viajar, pois tinha que serem casados... ou o irmão mais novo ser como se fosse filho!!!

Tinha uma jovem de 14 anos também que era orfã de pais e que queria vir ao Brasil sozinha, e assim arranjaram um jeito de casarem lá no porto mesmo...

Vieram assim como casal formado no porto, mas com uma condição de que a cabine dormiria somente a minha avó de 14 anos e os dois ficariam dormindo num barco de salva-vidas!!!

Assim numa noite de vagalhões se molharam todo, e dai ela com dó dos dois os levou para a cabine... e assim aconteceram os herdeiros, que por acaso depois de 45 dias ela já estava prenha... segundo o meu avô!!!

Enfim o meu avô paterno seguiu com o irmão e a esposa para as fazendas de café e foram colher os frutos que achavam pelo caminho que achavam que eram os frutos, mas quando colocaram água quente e aquilo derreteu eram fezes de cabras da fazenda e não o café tão propalado que era delicioso!!!

Daquele dia em diante tiveram que esquecer o café e plantar e esperar 5 anos para dar a primeira colheita, dai o irmão de 14 anos vendo que jamais seria rico sendo empregado, veio para São Paulo e trabalhou de office boy na empresa que mais tarde foi até gerente, a empresa hoje com nome de Porto Seguro!!!

Foi ele o primeiro japonês em 1928 comprar um Ford bigode com dinheiro a vista de um vendedor recém admitido e virou lenda que entrou um japonês com roupa suja de fazendeiro, e de botas com um saco de dinheiro e comprou a vista... e nem tinha carta de motorista e o vendedor foi quem levou o carro até a casa dele!!!

Foi ele também que comprou uma gleba na atual Vila Mariana, mas não pegou a escritura e não conseguiu mais tomar o terreno que foi invadido por posseiros e depois de 30 anos quando foram tentar obter tais documentos o cartório já tinha incendiado e nenhum documentos foi encontrado....

Assim de rico, ficou pobre e morreu jovem aos 39 anos com tuberculose, que pegou da sua amante, pois rico que não tivesse amante não era rico!!!

Foi ele que na época vendeu terrenos na região de Alta Sorocabana onde ficou muito conhecido como co-fundador da região de José Theodoro, que foi morto por capangas de João Gomes Martins que posteriormente trocou o nome da cidade para Martinópolis!!!

Exatamente onde eu nasci em 1945, numa tarde que Hitler as 16 horas desapareceu na Holanda após um atentado a bomba no palanque onde ele iria discursar, e foi salvo por ter se atrasado!!!

Assim conseguimos amealhar graças a muito trabalho 56 alqueires de terra fértil comprado com sacrifício, mas tivemos que pagar duas vezes... pois nessa de falta de documentos comprobatórios da compra e venda como era comum ser feito em cartório e tais livros sumirem por interesse escuso do tal João Gomes Martins Filho, mais safado que o pai... e mais grileiro que vendia duas vezes a mesma fazenda!!!

Assim após pagar duas vezes com trabalho suado, todos conseguiram fazer com que esses 56 alqueires chegassem a 300 alqueires de algodão e café, montando até uma beneficiadora de café para todos da região!!!

Exportando o melhor café para o estrangeiros isso tudo na década de 1950 até 1970, quando o governo devido uma tal ferrugem, mandaram arrancar até os pés de café bons para que tal doença não grassar nos demais pés de café ainda intactos, mas como pagavam 50 centavos por pé de café se foram 9 milhões de pés de café para o vinagre!!!

Hoje as terras estão devolutas, somente com a pecuária que não precisa de mão de obra a não ser jagunços armados para evitar que esses sem terra entre na fazenda e roubem o gado para se alimentar!!!!

Essa é a saga dos meus avós que foi escrita num japonês casto pelo meu pai que era tradutor do Consulado do Japão no Brasil e ganhou o segundo prêmio da Historia dos Imigrantes nos 70 anos da Imigração no Brasil, sendo o meu pai brasileiro nascido em Ituverava numa fazenda de café onde o meu avô trabalhava para uns italianos como meeiro (50¨% do dono e 50 % de que cuidasse da fazenda)...

Falando contigo hoje me lembrou que sou esse neto de japoneses que representa uma classe de sansseis que vieram para a capital e trabalhar para se formar engenheiro mecânico!!!

Obrigado pela paciência em ler algo que tenho muito orgulho desses pioneiros que fizeram por merecer com tal denodo e trabalho árduo onde até eu mesmo atuei quando menino, pois depois da escola era obrigado participar, e me orgulho disso, pois ainda a noite eu dava aulas aos empregados para que pudessem ler e escrever e votar no meu pai que foi vereador pelo PDS na época do Juscelino Kubistchek... e foi mais votado, naturalmente graças a mim também de ter conseguido mais de 400 eleitores sabendo ler e escrever e poder votar!!!

Sou esse tal Ivan o terrível desde pequeno... mas sempre em prol de um Brasil melhor e talvez um dia terei orgulho de ter elegido alguém com mérito para salvar esse pais de pessoas inescrupulosas que se apropriaram indevidamente de bilhões tornando esse país maravilhoso sujeito a falir por corruptores e corruptos!!!

Quem sabe onde eles estão, esta bem mais tranquilo sem cobras, pois com certeza elas foram para o inferno???

Assim como esses corruptos e corruptores irão com certeza se queimar no fogo do inferno, apesar de que não acredito em tal castigo e que Deus seja tão vingador, mas com certeza possam reencarnar e virar algo que possam sofrer as consequências de suas ganâncias em busca de usurpar dos demais em benefício próprio???

Nota do autor:- Sou grato por terem vindo, mas talvez se estivessem no Japão eu não teria sobrevivido a guerra!!!! Pois nasci exatamente em 1945!!!!