RESUMO BIOGRAFIA JOSÉ CARLOS GUETA

José Carlos Gueta, O POETA DO ABC (poeta de Santo André/SP e sócio honorário, correspondente no estado de São Paulo, da ACALA - Academia Arapiraquense de Letras e Artes)

JOSÉ CARLOS GUETA, O POETA DO ABC

[ Acrósticos, Santo André/SP]

"Primeiramente agradeço a Deus Criador do Céu e da Terra, Onipotente, Onisciente e Onipresente, pelo dom que hoje eu tenho, que da infância me vem, a pintura e o desenho e a escritura também. Ao meu saudoso pai, José Jesus Gueta, que me ensinou o caminho do trabalho e da honestidade, que sempre me aconselhava dizendo: 'Se afaste do inimigo' e que só de amigo eu precisava!! Uma fábrica é como uma orquestra, a qualidade do que ela produz depende da harmonia de cada um! Conheci o 'Clube de Autores' pesquisando na internet e expandi minha atuação na literatura. Hoje não apenas escrevo como, também, ajudo outros (as) escritores (as) que querem publicar suas obras fazendo o trabalho de preparador de textos”. - (José Carlos Gueta)

“Eu fiquei conhecendo a cidade de Arapiraca (AL) através do blog cultural 'Arapiraca Legal', onde em 2013 recebi o certificado 'Melhor Acróstico' e, em 2014, recebi mais três certificados, sendo dois como 'Melhor Acróstico' e um como 'Melhor Escritor'. Devido o carinho deste povo recebi o convite para participar este ano do 'Grande Encontro dos Criadores e Divulgadores da Cultura Popular Arapiraquense' (organizado pela professora, Margarete Malaquias). Realmente, este povo humilde de Arapiraca respira cultura de todas as formas! Tive muito prazer em conhecer esta verdadeira 'Terra de Artistas'!!”. - (José Carlos Gueta, 21/06/2014)

A infância do palestrante, desenhista, inventor, ex-metalúrgico, poeta e sócio honorário da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), José Carlos Gueta (O POETA DO ABC), foi marcada pelas brincadeiras com os seus 10 irmãos onde nasceram, em Santo André (SP). Uma de suas brincadeiras favoritas era desenhar: atividade que mais tarde se transformaria em profissão. Como projetista e designer gráfico, trabalhou por 38 anos na Pirelli: empresa situada no ABC Paulista. Além do amor pela profissão, em sua crônica intitulada Natal da Minha Infância, José Carlos Gueta, revela outra de suas paixões: a poesia.

Aos 17 anos de idade, José Carlos Gueta, descobriu que tinha talento para escrever poesias. Anos antes ele, também, já se aventurava com desenhos, pinturas e redações para os (as) vizinhos (as) e colegas, sempre com temas didáticos e filosóficos. Aos poucos ele foi ganhando prática e participando de diversos concursos culturais. O POETA DO ABC já escreveu mais de 11.000 poesias e ficou colocado entre os 30 melhores no "Concurso Internacional de Poesias Sobre o Tango".

Linha do Tempo:

1983 - Neste ano, José Carlos Gueta participou do Concurso de Frases da Pirelli, conquistando o sétimo lugar.

2009 - Gueta, enviou uma carta ao ex-presidente dos EUA, Barack Obama, em forma de poema. No dia 20 de maio, inesperadamente o americano mandou resposta, agradecendo a preocupação e a iniciativa.

2013 - O POETA DO ABC, lança o livro "O Sonho Tem Que Continuar: HISTÓRIA DE UM VENCEDOR EM PROSA E VERSO: BETO CARRERO" (editora AGBOOK), homenageando Virgínia Lully e o padrinho dela Beto Carrero (in memoriam). Nesta memorável obra literária constam 100 acrósticos de personalidades do mundo artístico, que fizeram parte da vida do grande herói brasileiro, Beto Carrero.

2018 - No dia 10 de março, José Carlos Gueta - O POETA DO ABC, foi empossado como sócio honorário da ACALA.

*******

Homenagens:

1. “José Carlos Gueta, cada vez mais estimo o Sr. e a nossa amizade na qual é um presente de Deus em minha vida. Obrigada por proporcionar-me momentos bons com a leitura de suas poesias!! Abraços cordiais e sinceros!!!” – (Regina Espósito, 23/11/2014)

2. JOSÉ CARLOS GUETA [ Acróstico ]

Autor: Irineu Fernandes

J ovem era quando ingressou na Pirelli

O ficina Central era seu habitat profissional

S empre criativo e rápido torneava, inventava e improvisava

E ra torneiro por dedicação e não por profissão

C erto de que seu caminho era o desenho

A pós alguns anos assumiu o dom da sua vocação

R apidamente fez dela sua brilhante profissão

L igeiro no rascunho e preciso nos desenhos

O ntem dominava o lápis apenas para rascunhar

S eu dom foi aumentando e poesias passou a elabora

G estos rápidos contrastam com seu dom de pintar e poetizar

U ns o acham afoito, outros um pouco louco

E na verdade é um artista como poucos

T ua trajetória de vida está traçada e desenhada em versos

A o seu futuro desejamos o sucesso, que no rádio passas a divulgar.

3. "Parabenizo o Sr. José Carlos Gueta, O POETA DO ABC. Verdadeiramente és um dos maiores divulgadores dos talentos brasileiros das mais diversas áreas culturais!" - (Pedro Jorge, 28/11/2013)

Resposta: "Caro amigo, Pedro Jorge! Estamos juntos nesta empreitada, ao compartilharmos os talentos brasileiros, cujas fontes transbordam nesta bela cidade de Arapiraca (AL), espalhando em 'rios' por todo o nosso país... Saudações poéticas!" - (José Carlos Gueta, 28/11/2013)

4. "O poeta e ex-metalúrgico, José Carlos Gueta, ganha a web com poemas filosóficos. Ele tem familiaridade com plataformas de publicação online. Gueta é de Santo André e é conhecido como O POETA DO ABC. Ele lançou cinco livros de poemas." - (Marina Bastos, janeiro de 2015)

5. *"Em todas as suas poesias e obras, percebo sempre que são inspirações criadas e evoluídas automáticas em sua mente Pai! A genialidade e visão caminham sempre com suas escritas. Parabéns, pai!" - (Michael Gueta Jéssica, 07/08/2018)*

Fontes: sites Agbook e Recanto das Letras - José Carlos Gueta, Mais Q Notícia (online) - redação e Clube de Autores - Marina Bastos; Facebooks Virginia Lully II e José Carlos Gueta e blogs Arapiraca Legal – Pedro Jorge e Poeta do ABC - José Carlos Gueta.