Biografia do Pastor JOSÉ TELLES CARNEIRO FILHO

O Pastor José Telles Carneiro Filho foi um dos mais conhecidos e respeitados líderes evangélicos da Assembleia de Deus no Tocantins. Em mais de 30 anos de ministério atuou em diversos municípios, ocupando inúmeros cargos e colaborando para a expansão e fortalecimento da igreja no estado. Faleceu em fevereiro de 2019, aos 50 anos, comovendo profundamente a sociedade tocantinense.

Pastor José Filho, como era mais conhecido, é considerado um dos mais populares líderes da Convenção Interestadual de Ministros (Evangelistas e Pastores) e Igrejas Assembleias de Deus do SETA (CIADSETA).

Ele trabalhou como fundador de igrejas e congregações, diácono, presbítero, evangelista, pastor, capelão, supervisor regional, conselheiro eclesiástico e político, 2º vice-presidente da Convenção Estadual e presidente da Igreja Assembleia de Deus CIADSETA Campo de Taquaralto. Em todos os cargos deixou sua marca como amigo, companheiro e homem que age de acordo com a Palavra de Deus.

Mais detalhes de sua longa e rica trajetória como líder eclesiástico e ganhador de almas são apresentados logo a seguir.

Nasceu em 28 de julho de 1968, em Porto Nacional, maior cidade do norte goiano (hoje estado do Tocantins), filho do casal de produtores rurais José Telles Carneiro e Raimunda Gomes dos Santos.

Passou os primeiros anos de sua vida na pequena Aparecida do Rio Negro (na época povoado Meira Matos), uma região vocacionada para agricultura e pecuária, situada cerca de 130 km de Porto Nacional. Lá, José Filho teve uma infância simples, como a de qualquer criança do interior do Brasil. Com seus irmãos e vários amigos o pequeno garoto jogou bola, nadou e pescou nas águas do Rio Negro, que é o principal curso d’água que corta a cidade. Dividia o seu tempo entre as brincadeiras, estudos e ajudando nos trabalhos domésticos e na obtenção de renda para a família.

Em 1984, já residindo em Porto Nacional, ele iniciou a sua vida ministerial ainda bem jovem, aos 16 anos, assumindo a sua primeira função como diácono, exercendo o dom da pregação e do ensino na Igreja Assembleia de Deus do Ministério CIADSETA.

Aos 17 anos, foi consagrado a presbítero. Já naquele tempo era reconhecido por sua dedicação à leitura da Bíblia, à oração e por seu envolvimento nas atividades da igreja.

Começou a trabalhar como operador de máquinas agrícolas, mas seu foco principal era manejar a Palavra de Deus.

Em 11 de março de 1989, com 20 anos de idade, José Telles Carneiro Filho casou-se com Elcina Freire Cavalcante Telles – sua companheira idônea por toda vida. A cerimônia foi celebrada na cidade dos sogros - Paraíso do Tocantins. Tiveram 3 filhos: Sóstenes Cavalcante Telles, Silas Cavalcante Telles e Saullo Cavalcante Telles; e 5 netos. Todos os frutos desta união pertencem ao Ministério CIADSETA.

Com apenas 3 meses de casado, a Convenção CIADSETA lhe transferiu para Rio Sono, onde realizou a obra de Deus naquele município por 14 anos e 6 meses. Assumiu a igreja como evangelista, com apenas 6 fiéis e 1 presbítero. Cerca de 2 anos depois foi consagrado a Pastor. Em Rio Sono viu sua família aumentar com a chegada dos três filhos. Maior ainda foi o crescimento de sua igreja. A cada ano, Deus acrescentava mais e mais ovelhas ao Seu rebanho. Muito animado, alegre, gostava de estar com amigos e irmãos em Cristo, numa mesa farta, com muitas estórias e risos. Em 2003, quando deixou a igreja de Rio Sono tinha cerca de 600 membros, 50 líderes (diáconos, presbíteros e pastores-auxiliares) e 7 congregações. Foi pregar o evangelho em outras localidades, mas sempre retornava para rever amigos e companheiros.

Em São Valério pastoreou por 6 meses – um período curto, mas de muito trabalho e realizações.

Em seguida, a Convenção CIADSETA lhes transferiu para a Assembleia de Deus na cidade de Filadélfia, situada às margens do rio Tocantins, onde ficou pelo período de 2 anos. O Pastor José Filho é lembrado por ser bem firme em suas posições, zeloso com os princípios e valores da igreja, mas sempre atencioso e cativante. Sabia corrigir e orientar alguém sem ser excessivamente duro ou depreciativo. Suas palavras sábias e seu jeito simples contribuíam para estreitar laços e cativar os fiéis. Liderava por palavras e atitudes. Assim, o rebanho que ele pastoreava crescia constantemente em quantidade e compromisso com os propósitos do Reino de Deus.

No ano de 2006, ele foi transferido para a cidade de Goiatins, perto da divisa com o estado do Maranhão, ficando ali 4 anos e 3 meses. Por onde passou houve grande crescimento do número de membros e de obreiros. Assumiu a igreja em Goiatins com 5 obreiros e poucos crentes, deixou o campo daquela cidade com 50 ministros do evangelho e aproximadamente 400 congregados.

Em 2010, ele foi transferido para assumir a presidência da Assembleia de Deus CIADSETA Campo de Taquaralto, onde substituiu o renomado Pastor Francisco Ribeiro Novaes, que jubilou após décadas de intenso trabalho ministerial.

O Pastor José Filho recordava constantemente em suas preleções que, 26 anos antes de assumir o Campo de Taquaralto, isto é, em 1984, tivera um sonho, no qual antevia aquele momento, de ser usado por Deus para uma grande obra, sob a tutela e benção do Pastor Francisco Ribeiro Novais.

Assim, no dia 15 de dezembro de 2010, o Pastor José Filho assumiu a presidência do Campo da Assembleia de Deus de Taquaralto, cumprindo assim o que Deus lhe havia mostrado em sonho. Deu continuidade ao crescimento da igreja em Taquaralto, hoje considerada uma das maiores e mais atuantes no Tocantins.

Ele sempre se mostrava agradecido e nunca deixava de mencionar nomes de amigos e líderes que lhe apoiaram e foram fonte de inspiração em sua jornada cristã. Zé Filho gostava de recordar dos tempos de sua juventude, quando morou na casa do Pr. Francisco Ribeiro Novais, um dos baluartes do evangelho no Tocantins, fundador da Assembleia de Deus em Taquaralto. Além deste, teve como referencial outros pastores, como: Pedro Lima Santos, Sebastião Andrade, José Wellington Bezerra da Costa (presidente da CGADB), Antônio Xavier dos Santos Vale, Paulo Martins Neto e muitos outros.

Na primeira reunião ministerial que realizou na Assembleia de Deus Campo de Taquaralto, 66 obreiros estavam presentes; na última reunião da Escola Bíblica de Obreiros (EBO), esse número subiu para 315 (um crescimento de quase 380%!).

O Campo que em 2010 tinha 11 congregações teve um crescimento extraordinário, chegando em 2019 com 30 igrejas, mais de 20 pontos missionários e cerca de 3.000 membros.

Participava ativamente e levava consigo muitos de seus liderados para celebrar e buscar renovação espiritual num dos maiores congressos evangélicos do Tocantins, o COMADEC (Congresso de Missões das Assembleias de Deus na Capital), que reúne milhares de pessoas na cidade de Palmas.

Em Palmas, José Filho concluiu o Bacharelado em Teologia. Dedicava intensamente a leitura dos textos sagrados e à oração. Em seu escritório a Bíblia em várias versões estavam sempre sobre a mesa. Montou uma verdadeira biblioteca particular, com um número muito grande de livros, apostilas e compêndios. Além de leitor assíduo, estimulava familiares, amigos e os liderados à buscarem conhecimento e aprendizado constantes.

Era bastante participativo na vida pública da capital tocantinense e ensinava sobre a importância do envolvimento dos crentes em causa sociais. Exortava aos fiéis de sua igreja que fossem instrumento de transformação da sociedade. Sua igreja era reconhecida por ações de apoio aos mais carentes, na recuperação de dependentes químicos e no acolhimento de pessoas necessitadas de amparo e auxílio espiritual e emocional.

Seu aniversário de 48 anos foi prestigiado por líderes de diversas denominações evangélicas, além de políticos e empresários.

Pastor José Filho era amigo de lideranças políticas de várias correntes ideológicas. Como poucos, ele tinha trânsito fácil entre autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Ele tinha suas convicções e opiniões bem fundamentadas, mas não fazia acepção de pessoas e nem de partidos, mantendo-se como voz ativa na proposição de ações e como reivindicador de políticas públicas para beneficiar sua comunidade.

A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, sancionou a Lei Municipal nº 2.520, de 17 de dezembro de 2018, concedendo o título de cidadão palmense ao Pastor José Telles Carneiro Filho. O projeto era de autoria do vereador Ivory de Lira, hoje deputado estadual.

Em 2018, o Pastor José Filho foi sondado para suplente de senador e no começo de 2019 recebeu visita da Senadora Katia Abreu, que o convidou a se filiar ao seu partido, já que via nele um forte nome para disputar a Prefeitura de Palmas em 2020.

Um cidadão exemplar, líder nato, corajoso, ativo na vida pública, reconhecido e admirado por sua relevância perante a sociedade tocantinense.

Um grande pregador da Palavra de Deus, um homem cheio do Espírito Santo, usado para transmitir mensagens poderosas de cura, libertação e restauração de vidas. Era querido e requisitado em todo Tocantins. Não lhe faltavam convites para pregar em congressos e seminários realizados no interior do estado.

Contudo, foi em Rio Sono, cidade onde iniciou o ministério, que ele cumpriu sua última missão pastoral, encerrando sua belíssima carreira no altar da igreja, durante o culto de posse do pastor José Senna Pascoal. Partiu inesperadamente, vítima de um ataque cardíaco, no dia 24 de fevereiro, aos 50 anos. Seu velório aconteceu no templo sede da Assembleia de Deus CIADSETA em Taquaralto e o sepultamento foi em Aparecida do Rio Negro.

Sua partida deixa saudades e afáveis lembranças pelas suas boas obras e pelo exemplo de vida.

Pastor José Filho será sempre lembrado por suas diversas qualidades e talentos. Muito sorridente, extremamente otimista, calmo, conciliador, tinha enorme facilidade para aproximar pessoas e fazer amizades. Pastor José Filho “o amigo de todos”!

Pastor José Filho marcou um diferencial no histórico do pastorado tocantinense. Em sua biografia registra-se como um grande ganhador de almas. Ele representa genuinamente a essência de um servo de Deus, um obreiro fiel que cumpriu seu chamado com zelo e amor!

Todos os familiares, amigos e companheiros de caminhada cristã sentem-se entristecidos com a separação desse grande líder, porém consolados com a esperança de encontrá-lo muito em breve na Glória.

“Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos”- Salmos 116:15.

Os três filhos, Sóstenes, Silas e Saullo, são ministros da Palavra de Deus, pertencentes ao Ministério CIADSETA.

O filho primogênito, Pastor Sóstenes Cavalcante Telles, lidera a Igreja Assembleia de Deus CIADSETA na cidade de Nova Olinda.

O segundo varão, Pastor Silas Cavalcante Telles, irá assumir em breve a Igreja Assembleia de Deus CIADSETA no distrito de Buritirana, município de Palmas.

O seu filho caçula, Saullo Cavalcante Telles é Bacharel em Teologia e pastor da Assembleia de Deus CIADSETA, na congregação no setor Irmã Dulce, em Palmas. É idealizador do Abala Região Sul - o maior congresso evangélico da Região Norte, com mais de 30 milhões de seguidores na internet.

Eles têm honrado seu pai, Pastor José Filho, seguindo suas pisadas nessa nobre missão de levar o Evangelho e influenciar na transformação sociocultural da comunidade palmense e de todo Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ADARAGUATINS. 2010. História da CIADSETA. Disponível em: http://www.adaraguatins.org.br/wp-content/arquivo/2010/04/Hist%C3%B3ria-CIADSETA.pdf

ADARAGUATINS. 2019. TOCANTINS: Lideranças Políticas, Eclesiásticas e a comunidade em geral lamentam a morte do Pastor José Filho. Disponível em: http://www.adaraguatins.org.br/2019/02/tocantins-liderancas-politicas-eclesiasticas-e-a-comunidade-em-geral-lamentam-a-morte-do-pastor-jose-filho.php

AGÊNCIA Tocantins. 2019. Nota de pesar – Missionária Maria Freire Cavalcante. https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/3682/nota-de-pesar-missionaria-maria-freire-cavalcante

ASSEMBLEIA DE DEUS PALMAS-CENTRO. 2019. HISTÓRIA DA CIADSETA, a minúscula semente de mostarda que se transformou numa grande árvore. Disponível em: https://adpalmascentro.com/nossa-historia

BOHN, Simone R. 2004. Evangélicos no Brasil. Perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. X, nº 2, p. 288-338. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v10n2/22020.pdf

CAMPOS, Leonildo Silveira. 2008. Os Mapas, Atores e Números da Diversidade Religiosa Cristã Brasileira: Católicos e Evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião. pp. 9-47. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_campos.pdf

CARNEIRO, W. P. S. 2013. Pentecostais na política capixaba: representação parlamentar da Igreja Assembleia de Deus nas eleições (2002, 2006, 2010). 179f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espirito Santo. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4332

CIDADE-BRASIL. 2019. Município de Aparecida do Rio Negro. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-aparecida-do-rio-negro.html

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Em sessão solene, Câmara homenageia os 71 anos da CIADISETA. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/23/em-sessao-solene-camara-homenageia-os-71-anos-da-ciadseta

D´AVILA, Edson. 2006. Assembleia de Deus no Brasil e a política: uma leitura a partir do Mensageiro da paz. 190f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/357

FOLHA DE SÃO PAULO. 2019. Pastor rodou o Tocantins inteiro professando a fé. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/03/mortes-pastor-rodou-tocantins-inteiro-professando-a-fe.shtml

GOSPEL GERAL. 2018. Pr. José Filho da AD Ciadseta é sondado para vaga de suplente de senador. Disponível em: https://www.gospelgeral.com.br/2018/04/pr-jose-filho-da-ad-ciadseta-e-sondado-para-vaga-de-suplente-de-senador/

GOSPEL GERAL. 2019. Léo Barbosa emite “Nota de Pesar” pelo falecimento da Missionária Maria Freire Cavalcante. Disponível em: https://www.gospelgeral.com.br/2019/04/leo-barbosa-emite-nota-de-pesar-pelo-falecimento-da-missionaria-maria-freire-cavalcante/

IAD – IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. Nossa História. Disponível em: http://assembleiagurupi.com.br/index.php?pg=nossahistoria

IBGE. 2019. Aparecida do Rio Negro (Tocantins). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/aparecida-do-rio-negro/panorama

IBGE. 2019. Rio Sono - Tocantins (Histórico). Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/tocantins/riosono.pdf

JM NOTÍCIA. 2016. Culto em Ação de Graças pelo aniversário do Pastor José Filho acontece em Taquaralto nesta terça, 03. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2016/08/03/culto-em-acao-de-gracas-pelo-aniversario-do-pastor-jose-filho-reune-amigos-e-lideranca-da-capital-em-taquaralto-nesta-terca-03/

JM NOTÍCIA. 2018. Com cerca de 800 igrejas sedes e 6.500 pastores Ciadseta comemora 68 anos. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2016/04/25/9805/

JM NOTÍCIA. 2018. Pastor José Filho lança “Projeto 1.000 almas para Cristo Já” em Taquaralto. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/03/09/pastor-jose-filho-lanca-projeto-1-000-almas-para-cristo-ja-em-taquaralto/

JM NOTÍCIA. 2019. Pastor Paulo Martins Neto assume presidência da AD Ciadseta Taquaralto. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2019/03/07/pastor-paulo-martins-neto-assume-presidencia-da-ad-ciadseta-taquaralto/

JM NOTÍCIA. 2019. Morre durante culto em Rio Sono, o pastor José Filho, líder da Ciadseta de Taquaralto. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2019/02/25/luto-morre-durante-culto-em-rio-sono-o-pastor-jose-filho-lider-da-ciadseta-de-taquaralto/

OLIVEIRA, Maria de Fátima. 1997. Um Porto no Sertão: Cultura e cotidiano em Porto Nacional 1880/1910. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 177p. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/OLIVEIRA__Maria_de_F_tima._1997.pdf

OLIVEIRA, Joana D’arc de. 2010. Entre o Jornalismo e o Marketing Político: A Cobertura Política do Jornal do Tocantins nas Eleições Municipais de Palmas 2008. In: Anais do I Encontro de História da Mídia da Região Norte. Palmas – TO. 20p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/noticias-dos-nucleos/artigos/ENTRE%20O%20JORNALISMO%20E%20O%20MARKETING%20POLITICO.pdf

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL. 2016. Um breve histórico sobre a fundação e emancipação política de Porto Nacional. Disponível em: http://www.portonacional.to.gov.br/pagina-cidade-um-breve-historico-sobre-a-fundacao-e-emancipacao-politica-de-porto-nacional.html

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO SONO. 2016. Sobre a Cidade de Rio Sono. Disponível em: http://riosono.to.gov.br/Portal/acidade.asp?menu=acidade

RODRIGUES, Jean Carlos. 2008. Estado do Tocantins: Política e Religião na Construção do Espaço de Representação Tocantinense. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP). 148p. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de JOSÉ PEREIRA DA LUZ “Professor José Neto”. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6087819

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de NATAL CÉSAR ALVES DE CASTRO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/5581751

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia do Pastor ARIAS SOARES SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6418486

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Bispo GUARACY BATISTA DA SILVEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6621436

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Deputado Federal ELI DIAS BORGES. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6638587

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Pastor AMARILDO MARTINS DA SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6618171

SETA - Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia. 2019. História do SETA. Disponível em: http://cieadesque.blogspot.com/p/a-igreja.html

SOU DE PALMAS. 2019. Pastores, amigos e políticos lamentam morte do Pr. José Filho. Disponível em: https://www.soudepalmas.com.br/noticia/381/pastores-amigos-e-polticos-lamentam-morte-do-pr-jos-filho-confira

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2008. A Assembléia de Deus e o Movimento Pentecostal na cidade de Imperatriz (1952-2002): História, Memória e Identidade Cultural. Sacrilegens, Juiz de Fora, v.5, n.1, p. 04-22. Disponível em: http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2009/06/5-2.pdf

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2010. Uma perspectiva histórica sobre construções de identidades religiosas: a Assembleia de Deus em Imperatriz- MA (1986-2009). 166f. Orientadora: Profa. Dra. Libertad Borges Bittencourt. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/DISSERTA____O_BERTONE.pdf

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2016. A Expansão da Assembleia de Deus em Imperatriz-MA: História e Constituição Identitária. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_Bertonedeousa.pdf

SURGIU. 2014. História da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Paraiso do Tocantins – 1964 a 2014. Disponível em: http://surgiu.com.br/2014/11/14/hist%C3%B3ria-da-igreja-evang%C3%A9lica-assembleia-de-deus-em-paraiso-d/

WIKIPÉDIA. 2019. Aparecida do Rio Negro (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aparecida_do_Rio_Negro

WIKIPÉDIA. 2019. Assembleia de Deus. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus

WIKIPÉDIA. 2019. Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Nacional_das_Assembleias_de_Deus_no_Brasil

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 2014. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2014

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2018

WIKIPÉDIA. 2019. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2019. Lista de denominações protestantes no Brasil por número de membros. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_denomina%C3%A7%C3%B5es_protestantes_no_Brasil_por_n%C3%BAmero_de_membros

WIKIPÉDIA. 2019. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2019. Porto Nacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Nacional

WIKIPÉDIA. 2019. Rio Sono. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Sono

WIKIPÉDIA. 2019. Silvanópolis. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Silvan%C3%B3polis

WIKIPÉDIA. 2019. Taquaruçu. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taquaru%C3%A7u_(Palmas)

WIKIPÉDIA. 2019. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Julho de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior