Ícones da literatura: Clarice Lispector

Nascida no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia, porém de naturalidade brasileira devido à migração de sua família para o Brasil, Clarice Lispector tornou-se uma das mais importantes escritoras do século XX. A escrita certamente pode ser dita como algo que estava inato na autora, pois a mesma começou a escrever aos 5 anos de idade. Falante de vários idiomas, Clarice foi escritora, cronista, contista, romancista, jornalista, poetisa, ensaísta e tradutora. Um dos grandes nomes da terceira fase do modernismo, a famosa "Geração de 45", a autora ganhou destaque com seus poemas e demais escritos. Uma de suas obras mais notáveis é "A Hora da Estrela", que além de ter sido reproduzida como livro, também foi reproduzida como um grande filme. As características mais marcantes de suas produções são: sondagem psicológica, tendência intimista e crítica social. A escritora voltava-se muito para o público feminino em suas obras. Em entrevista ao TV Cultura, a autora revelou que um dos textos que mais a prestigiaram foi "O Ovo e a Galinha". Definiu-se também como caótica, intensa, e completamente fora da realidade dentro da sua estética literária quando jovem. Também chegou a contribuir para a literatura infantil. Clarice se autodefiniu como escritora amadora, porque escrevia simplesmente quando queria, sem a obrigação e as cobranças de um escritor profissional. Logo, pode-se subeentender que escrever para ela era sinônimo de liberdade. Excepcionalmente profunda, Clarice fez uma busca dentro de si através da literatura.

Ane Cardoso
Enviado por Ane Cardoso em 04/07/2019
Reeditado em 04/07/2019
Código do texto: T6688244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.