Dina Sfat Uma Estrela na Arte e na Vida

Dina Kutner da Silva nasceu em São Paulo, em 28 de outubro de 1938. Filha de judeus poloneses ela estreou nos palcos em 1962, em um pequeno papel no espetáculo Antigone América, dirigido por Antônio Abujamra. Mas Dina estreou profissionalmente, foi no Teatro de Arena, onde atuou na peça: Os Fuzis da Senhora Carrar, de Bertolt Brechit. Na época, a Atriz adotou o sobrenome Sfat, em homenagem à terra natal de sua Mãe. Os trabalhos de Dina Sfat no Teatro foram.:

Os Fuzis da Senhora Carrar

Arena Conta Zumbi

O Rei da Cidade

No Cinema, Dina atuou nos filmes.:

Corpo Ardente (Walter Hugo Khouri)

Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade)

Na Televisão, Dina Sfat brilhou em.:

Selva de Pedra

Fogo Sobre Terra

O Astro

Eu Prometo

Verão Vermelho

Os Gigantes

Assim na Terra Como no Céu

Gabriela

Os Ossos do Barão

Dina Sfat foi casada por 17 anos com o Ator Paulo José. Desta união nasceram três filhas, dentre as quais a também Atriz Bel Kutner. Dina Sfat descobriu o Câncer de Mama em 1986. Mas ela continuou trabalhando, mesmo estando em tratamento. Ela chegou a viajar para a então União Soviética, para participar de um Documentário sobre a Perestroika. Dina escreveu um livro sobre a sua luta contra o Câncer. O título do livro: Dina Sfat-Palmas prá que te Quero. Dina Sfat morreu aos 50 anos de idade no dia 20 de março de 1989. Ela foi vítima do Câncer, doença contra a qual lutava desde 1986. O seu túmulo está situado no Cemitério Israelita do Caju, na cidade do Rio de Janeiro.

Luis de Minas
Enviado por Luis de Minas em 25/07/2019
Código do texto: T6704155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.