Quem é esse Jorge Jesus do Flamengo???

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA AOS TORCEDORES DO FLAMENGO!!!

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, mais conhecido como Jorge Jesus, (Amadora, 24 de julho de 1954) é um técnico e ex-futebolista português que atuava como meio-campista. Atualmente comanda o Flamengo.

Começou a sua carreira no Sporting, atuando depois noutros 12 clubes em 17 anos, incluindo nove temporadas na Primeira Liga.

Estreou-se como treinador em 1990 com o Amora Futebol Clube, levando o clube à Segunda Liga, conseguindo a subida de divisão na temporada 1991–92 e chegou ao primeiro escalão do futebol português com o Felgueiras na temporada 1995–96.

Depois de não conseguir manter o clube de Felgueiras na primeira divisão e uma curta passagem no União da Madeira, teve duas passagens pelo Estrela da Amadora, orientando pelo meio o Vitória de Setúbal.

Jesus treinou outros clubes da Primeira Liga como o Vitória de Guimarães, o Moreirense e União Leiria. Entre 2006 e 2008 foi técnico do Belenenses, levando o clube do Restelo à final da Taça de Portugal na sua primeira temporada.

Na temporada 2008–09 treinou o Braga, vencendo até agora o único título internacional do clube minhoto, a Taça Intertoto.

De 2009 a 2015 foi treinador do Benfica, ganhando dez títulos (recorde do clube) e alcançando duas finais da Liga Europa.

Carreira como jogador

Jorge Jesus foi um jogador de futebol, filho de Virgolino António de Jesus, que jogou no Sporting entre 1973 e 1976, período em que realizou 12 jogos, nos quais marcou cinco gols. Jorge Jesus representou, entre outros emblemas, o Belenenses e o Sporting.

Jogou no Juventude Évora na temporada 1978–79, na equipe treinada por Fernando Peres que acabou em segundo lugar da 2ª divisão.

Jorge Jesus retirou-se em 1989, com 35 anos, depois de passagens na segunda (no Estrela da Amadora) e na terceira divisão.

Carreira como técnico

Primeiros anos

O primeiro clube que treinou foi o Amora, tendo-se sagrado campeão nacional da 3ª Divisão. Seguidamente, orientou o Felgueiras que subiu desde a 2ª Divisão B até à primeira liga do futebol português (1ª participação deste clube no principal campeonato).

Os seus serviços foram recrutados sucessivamente por Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães (todos no escalão principal).

No entanto, Jorge Jesus teve também alguns momentos menos felizes, como as descidas de divisão com o Felgueiras (1995-1996), o clube que tinha subido, e com o Moreirense (2004-2005).

Orientou a equipa principal do Clube de Futebol "Os Belenenses", tendo conseguido, na temporada de 2006–07, o 5º lugar na Liga, a presença na final da Taça de Portugal e a qualificação para a Taça UEFA.

No dia 20 de maio de 2008 foi oficialmente contratado pelo Braga como treinador para a temporada 2008/2009, levando, nesta temporada, a equipe até as oitavas-de-final da Liga Europa, ganhando inclusivamente a última edição da Taça Intertoto, algo nunca antes conseguido por um clube português.

Benfica

2009–10

No final da temporada 2008–2009, após várias especulações, foi anunciado um princípio de acordo entre o Benfica e o Braga para a contratação do treinador por 700 mil euros em compensação.

O acordo foi confirmado e Jorge Jesus substituiu Quique Flores no comando do Sport Lisboa e Benfica, sendo contratado por um período de dois anos, mais um de opção.

Durante a apresentação oficial como treinador do Benfica, mostrou-se bastante confiante no seu trabalho ao dizer que chegava ao clube com a certeza de que iria ser campeão.

No seu primeiro ano, levou o Benfica ao Campeonato Nacional a 9 de maio de 2010, dando assim ao clube lisboeta o seu 32º título na mais importante prova do futebol português, derrotando o Rio Ave em casa por 2 a 1 (apenas com duas derrotas na liga e 78 gols marcados), também chegando aos quartas-de-final da Liga Europa, perdendo para o Liverpool num resultado agregado de 5 a 3.

Jorge Jesus como treinador do Benfica.

No dia 5 de outubro de 2009, Jorge Jesus alcançou a vitória 100 no Campeonato Português, com um 3 a 1 contra o Paços de Ferreira. No mês seguinte, teve o seu primeiro Derby de Lisboa, que terminou com um empate fora 0 a 0.

No final daquela temporada vitoriosa, que também trouxe a Taça da Liga (conseguindo a primeira dobradinha da Primeira Liga e da Taça da Liga do futebol português), o treinador foi recompensado com uma extensão de contrato, sendo prolongado até 2013.

2010–11

Em 2011, o treinador alcançou a primeira vitória do Benfica na Alemanha, após um 2 a 0 contra o Stuttgart. Esta vitória permitiu a Jesus bater o recorde de Jimmy Hogan em 1972-1973, com 16 vitórias consecutivas.

No entanto, esta temporada foi de menos sucesso do que a anterior, o clube conquistou a segunda Taça da Liga consecutiva e realizou um bom trajeto na Liga Europa, chegando até às meias-finais.

2011–12

No dia 7 de dezembro de 2011, na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo disputado no Estádio da Luz contra o Oţelul Galaţi, tornou-se o treinador benfiquista com mais vitórias nas competições da UEFA, batendo a marca de 20 vitórias de Sven-Göran Eriksson.

No dia 12 de janeiro de 2012, levou o Benfica ao 8º lugar do ranking dos melhores clubes do mundo na temporada 2011–12, segundo a IFFHS, tornando-se a melhor equipe portuguesa nesse período.

No dia 11 de fevereiro de 2012, após o triunfo por 4 a 1 sobre o Nacional da Madeira pelo Campeonato Português, conquistou a centésima vitória no comando dos encarnados em competições oficiais.

Terminou a temporada 2011–2012 com a terceira vitória consecutiva na Taça da Liga, o segundo lugar no campeonato nacional e os quartas-de-final da Liga dos Campeões, tendo sido eliminado pelo Chelsea, que viria a sagrar-se campeão europeu.

2012–13

No dia 10 de dezembro de 2012, após vitória do Benfica por 3 a 1 na casa do rival Sporting, Jorge Jesus tornou-se no treinador português com mais vitórias no Derby da Capital, ao vencer sete jogos em nove, ultrapassando Toni (seis em dez).

No dia 2 de maio de 2013, Jorge Jesus chegou à nona final europeia do Benfica (recorde nacional) reafirmando o prestígio do clube na Europa.

Ao vencer por 3 a 1 o Fenerbahçe, o Benfica apurou-se para a final da Liga Europa de 2012–13, algo festejado dado que o clube não atingia uma final europeia desde a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1989–90.

Na final, entretanto, perderam de 2 a 1 para o Chelsea, com um gol de Branislav Ivanović aos 48 minutos do segundo tempo.

2013–14

Após a temporada anterior, a primeira rodada desta nova temporada começou com uma derrota contra o Marítimo (2 a 1).

A partir daí, o Benfica não voltou a perder no Campeonato por 28 jogos, conseguindo a maior sequência de vitórias .

No dia 11 de fevereiro de 2014, Jorge Jesus conseguiu a sua décima vitória (2 a 0) contra o Sporting, que empatou dois e ganhou um.

No dia 20 de abril de 2014, Jesus conquistou o segundo campeonato português da sua carreira e o 33º título de campeão nacional do Benfica, estabelecendo um novo recorde nacional.

No dia 7 de maio de 2014, Jesus venceu a sua quarta Taça da Liga (a quinta do Benfica), por 2 a 0, contra o Rio Ave (conseguindo a segunda e única juntamente com a primeira dobradinha da Primeira Liga e da Taça da Liga do futebol português), outro recorde nacional.

No dia 14 de maio, disputou a final da Liga Europa contra o Sevilla (após eliminar a Juventus em Turim) e ficou com o vice após perder nos pênaltis.

No dia 18 de maio de 2014, Jorge Jesus fez a décima dobradinha do clube (recorde nacional) vencendo a sua primeira Taça de Portugal (a 25ª do Benfica) e tornou-se no primeiro treinador português a fazê-lo e no sétimo treinador em termos gerais a conquistar as duas competições, ao vencer o Rio Ave por 1 a 0 (conseguindo a primeira e única dobradinha de taça doméstica do futebol português).

Assim, a temporada 2013–14 terminou com o primeiro e único triplete doméstico no futebol português, ao ter vencido a Primeira Liga, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

2014–15

No dia 10 de agosto de 2014, Jorge Jesus ganhou a sua primeira Supertaça, superando János Biri como o treinador com mais jogos no Benfica (273) e também empatou com Cosme Damião no número de troféus ganhos pelo Benfica , ultrapassando o número de troféus ganhos por János Biri e Otto Glória pelo Benfica e tornando-se no segundo treinador em Portugal com o maior número de troféus, à frente de Artur Jorge (9).

Tornou-se no único treinador a ganhar todas as 4 competições portuguesas (ainda por cima num ano).

Continuou a quebrar recordes, tornando-se no treinador com mais vitórias (195) no dia 27 de setembro de 2014, numa vitória contra o Estoril.

No dia 18 de janeiro de 2015, Jorge Jesus alcançou o tricentésimo jogo no Benfica, com a maior percentagem de vitórias desde Jimmy Hogan no início da década de 70 do século passado.

Sporting

O Sporting terminou a liga com a maior pontuação da sua história e ganhou 5 clássicos, ganhando a Super Taça 2015.

Em junho de 2018 saiu do clube leonino, depois de ambas as partes terem chegado a um acordo.

Flamengo

No início de junho de 2019, o presidente Rodolfo Landim confirmou a contratação de Jesus, com duração de um ano.

Nas semi-finais da Libertadores-2019, contra o Grêmio, Jorge Jesus deu um nó tático no técnico gremista, Renato Gaúcho, nas 2 partidas, onde o placar agregado ficou 6 x 1 para o Flamengo. Não por menos, ele foi aplaudido pela imprensa brasileira na coletiva pós 2o jogo.

Características como técnico

Estilo de jogo

“Não há um bom treinador sem bons jogadores, e não há uma boa equipe sem um bom treinador. (...) O treinador é como o jogador: nasce, desenvolve e potencializa. A minha escola, a minha faculdade foi a prática, o treino, foi o jogador.

Aí é onde você se cria treinador. Mas nem todos conseguem ser treinadores. Para isso é preciso ter criatividade, como existe em outras atividades.

Aqueles que copiam muito dos outros nunca vão ser treinadores top. Temos que estar ligados em tudo o que se passa, mas você tem que ser um criador. Não tenho medo nenhum de assumir que eu e minha equipe técnica criamos uma metodologia de treinos e a desenvolvemos”.

Jorge Jesus.

Técnico disciplinador e linha dura, Jorge Jesus gosta que suas equipes atuem com uma posse de bola agressiva (seus times circulam rápido a bola, com muitos jogadores à frente da linha da bola), e com uma defesa sincronizada e sempre alta, quase na linha do meio de campo.

Ele gosta também do chamado "perde-pressiona": Perdeu a bola? Avança rápido, mata a jogada e não deixa o jogador adversário escapar.

Seu esquema de jogo preferido é o 4-1-3-2. A ideia é sair para o ataque através de passes curtos, trazendo o volante para fazer a saída de bola entre os zagueiros, projetando os laterais num primeiro momento, e utilizando os cinco jogadores mais ofensivos em constantes movimentos de apoio ao companheiro com a bola, ou atacando espaços em profundidade.

Rei do Blefe

Se pensarmos em cartas, o jogador pode fazer um blefe nas cartas.

Jorge Jesus, em 2015, após uma partida em que divulgou a imprensa que o meia Bryan Ruiz e o atacante Islam Slimani não tinham condições de jogo, e escalar ambos como titulares, numa partida da Taça de Portugal daquele ano.

Jorge Jesus costuma blefar sobre a escalação de atletas para enganar os rivais. Quando comandava o Benfica, ele informava para a imprensa que alguns jogadores estavam vetados ou que teriam poucas chances de atuar.

Conforme o jornalista Rui Miguel Gomes, do site "O Jogo", em 37 clássicos disputados pelo Benfica, ele não cumpriu o que falava em 22, surpreendendo a todos.

No Flamengo, ele usou deste mesmo expediente no jogo Flamengo x Internacional, pela Libertadores, ao não relacionar Gabigol para o jogo no dia anterior, mas escalá-lo como titular na partida.

Por conta de episódios como esse, ele ficou conhecido em Portugal como "Pôquer Face".

Títulos

Amora

Segunda Divisão B: 1991–92

Braga

Taça Intertoto: 2008

Benfica

Campeonato Português: 2009–10, 2013–14, 2014–15

Taça de Portugal: 2013–14

Taça da Liga: 2009–10, 2010–11, 2011–12, 2013–14, 2014–15

Supertaça Cândido de Oliveira: 2014

Sporting

Supertaça Cândido de Oliveira: 2015

Taça da Liga: 2017–18

Al-Hilal

Supertaça da Árabia Saudita: 2018

Prémios individuais

Campeonato Português – Melhor Treinador: 2009–10, 2013–14, 2014–15

IFFHS – 8º Melhor Treinador do Mundo: 2013

Galardão Cosme Damião – Treinador do ano: 2014

Condecorações

Medalha Tiradentes: 2019

Nota do divulgador:- Com certeza os torcedores do Flamengo sabem até a mãe de cada jogador mas não sabem nada sobre seu treinador!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk Daqui a pouco estão chamando ele de BURROOOOO OU A MÃE DO PRÓPRIO TREINADOR!!! KKKKKKKKKK