HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA VOLUME 1

GREGÓRIO DE MATOS E GUERRA, filho de Português , nasceu na Bahia em 1636, de prestigiada familia originária de Guimarães. Entre 1642 e 1650 estudou Gramática, Retórica , Humanidades, História e Geografia no Colégio dos Jesuitas na sua cidade natal. Neste mesmo periodo também se familiriaza com a leitura dos Clássicos.

Ingressa na Universidade de Coimbra em 1652, nela concluindo, no ano de 1661, o curso de Direito canónico. Neste periodo Coimbrense desenvolve a sua personalidade de poeta em contato com a poesia peninsular e com a tradição trovadoresca.

Em 1663 é nomeado Juíz de Fora de Álcacer do Sal, no Alentejo em 1671, Juíz do Civil de 1672 a 1674, procurador da cidade de Salvador, cargo do quql foi exonerado por mau desempenho. Retorna á Bahia em 1682, aceitando os Cargos de Vigário-geral e tesoureiro mas, que exercia sem a vestimenta eclasiática .

Destituído dessas funções , viveu uma vida errante pelo Reconcavo Bahiano como cantador, crónista de costumes , exercendo sua função de grande critico satirico da Sociedade Colonial. Deportado para Angola em 1694, de lá regressa , constrangido por limitações á própria criação poética , para Recife onde morre em 1695.

DE SILVIO CASTRO

TÓLU
Enviado por TÓLU em 12/11/2019
Código do texto: T6793003
Classificação de conteúdo: seguro