Biografia do Advogado LOURIVAL PEREIRA DA COSTA

Lourival Pereira da Costa é um bancário, advogado e agropecuarista. Nasceu na Fazenda Firmeza, na zona rural de Dueré, pelas mãos habilidosas da parteira dona Dulica Beckman, em 08 de março de 1958, filho dos produtores rurais Tadeu Pereira Martins e Maria José Costa Pinto. É o caçula de 7 irmãos: Isabel, Domingas, Aldenora, Otaciano, Deuzina, João e Lourival.

Em 1966, Lourival veio para Gurupi estudar no Educandário Evangélico Gurupiense. Em 1970, com o fechamento do Educandário Evangélico Gurupiense, ele passou a estudar no Colégio Estadual General Costa e Silva. Em 1973, ingressou no Colégio Bernardo Sayão, onde concluiu o segundo grau.

Nessa época, seus pais moravam na Fazenda Firmeza. Eles possuíam uma casa na Avenida Pará, entre as Ruas 04 e 05 – local que residiam os filhos solteiros e onde Sr. Tadeu e Maria José ficavam quando vinham para Gurupi.

A irmã Isabel era quem cuidava de Lourival. Foi ela quem lhe ensinou as primeiras letras e quem realmente cuidou dele da meninice até a adolescência, incutindo-lhe o gosto pelos estudos, os princípios cristãos, a disciplina e a responsabilidade para o trabalho. Inúmeras qualidades e virtudes que Lourival manifestou ao longo de sua vida são marcas dadivosas impressas em seu caráter e coração com muito amor e carinho por sua amada irmã Isabel.

Em 1975, com 17 anos, Lourival começou a trabalhar na Casa Pioneira, que era um dos mais importantes comércios da cidade, situado à Rua 7, entre as Avenidas Goiás e Pará. Aos finais de semana ele gostava de jogar bola ou ia visitar seus pais na Fazenda Firmeza, onde ajudava nas tarefas e se divertia tomando banho no córrego.

Em 1977, passou num dos concursos públicos mais disputados em toda a Região Norte do país, concurso para escriturário do Banco da Amazônia (BASA) e foi lotado na cidade de Porto Nacional. Nessa instituição ele fez extensa e bem-sucedida carreira, ocupando inúmeros cargos em várias cidades dos estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará.

Em Porto Nacional Lourival logo fez muitas amizades. Seu primeiro carro era um fusca marrom. Passeava pela cidade e chamava atenção. Logo conheceu uma bela jovem de família tradicional; em pouco tempo começaram a namorar. O relacionamento ficou sério e eles decidiram selar a união.

Em 05 de maio de 1979, aconteceu na igreja do Colégio Sagrado Coração de Jesus a cerimônia de casamento de Lourival Pereira da Costa e Solange Maria dos Santos Costa, filha de Raimundo Santos Silva (conhecido como Birica) e Solange Santos Silva.

Solange Maria dos Santos Costa é neta do Dr. Hermano Francisco dos Santos. Ele até hoje é lembrado por inúmeras realizações e feitos valorosos que marcaram profundamente a história local. Inclusive, Dr. Hermano quando era promotor titular da comarca de Porto Nacional, ao se deparar com situações de falta de políticas públicas e ineficiente estatal, buscava com seus próprios meios atender a população mais carente. Certa vez, ele chegou a acolher crianças carentes em sua própria residência, por determinado tempo, até que fossem encaminhadas para adoção e cuidados, de modo que os moradores locais apelidaram sua casa de “O Hermanato”, em alusão a um orfanato. Quando aparecia alguma criança abandonada, as pessoas já diziam: "leva lá para o Hermanato!" Essa é só uma de tantas histórias pitorescas que o tornaram uma figura ilustre na cidade de Porto Nacional e nos estados de Goiás e Tocantins.

Dessa união, Lourival e Solange tiveram 3 filhos: Viviane, Jaqueline e Renê; e 5 netos: Jorge, Lara, Renato, Bernardo e Enock. Tanto filhos como netos têm vários motivos para se orgulhar de terem nos ramos materno e paterno de sua árvore genealógica exemplos de pessoas virtuosas e de bom nome.

Em 1984, ele mudou-se para trabalhar em Nortelândia, uma pequena cidade de Mato Grosso, distante cerca de 230km de Cuiabá.

Em 1987, retornaram para a centenária Porto Nacional. Ia para Gurupi regularmente visitar a família e rever amigos de infância e juventude. Também recebia com frequência parentes e amigos em sua residência. Sua irmã Isabel gostava de levar os sobrinhos de Gurupi para a temporada de praia em Porto Nacional.

1992 foi um ano de muitos acontecimentos. Lourival passou no concorrido vestibular de Direito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH). Neste mesmo ano passou por nova mudança. Desta vez Lourival e família foram para Goiânia. Lá ele deu sequência no bacharelado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o fechamento das agências naquele estado, todos os funcionários tiveram que ser transferidos para estados da Região Norte.

Como Lourival estava estudando Direito ele pediu transferência para Belém, onde poderia prosseguir nos estudos. Assim, em 1993, estabeleceu-se na capital paraense, indo estudar na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 1997, aconteceu sua formatura.

Em 1999, foi promovido à gerente e assumiu sua primeira gerência na cidade de Soure, também conhecida como a pérola da Ilha de Marajó.

Em 2001, foi para o sul do Pará, para a cidade de Conceição do Araguaia, situada às margens do grande rio Araguaia, na divisa do Tocantins.

Em 2004, retornou ao seu estado de origem, indo residir em Araguaína – a segunda maior cidade do Tocantins.

Em 2007, fez uma grande reunião familiar, em comemoração ao aniversário de sua mãe, Dona Maria José – carinhosamente apelidada de “Zequinha”. Os sogros, irmãos, cunhados, sobrinhos, primos e muitos amigos se reuniram para celebrar durante 3 dias de comemoração. Foram momentos de fartura e alegria, com muita comida, música boa, cantorias. Relembraram estórias antigas e engraçadas, muitos risos e brincadeiras.

Em 2008, teve rápida passagem por Castanhal, uma das maiores cidades do nordeste do Pará.

Em 2009, mais uma transferência. Dessa vez para Redenção, que é um dos maiores e mais desenvolvidos municípios no sul paraense, cuja economia é baseada no agronegócio e na indústria florestal.

Em 2010, após 33 anos de trabalhos prestados ao BASA Lourival aposentou-se. Mas enganou-se quem pensou que ele iria ficar parado. Ele que desde cedo sempre teve uma vida intensa, extremamente produtiva e frutífera. Mesmo deixando suas atividades como bancário esse ritmo não mudou; ele foi trabalhar num escritório de advocacia renomado na região sul do Pará.

Lourival que outrora não podia atuar como advogado pela demanda que o trabalho como gerente de uma renomada instituição que é o Banco da Amazônia exigia, com a aposentadoria ficou desimpedido para atuar nas ciências jurídicas – sua 2ª paixão. Agora é Dr. Lourival!

Ainda hoje Lourival preserva sua essência. Assim como seus pais, Tadeu e Maria José, ele respira e transpira o ambiente rural. Tem uma bela propriedade que batizou Fazenda Amazônia, em referência a instituição onde tanto aprendeu e contribuiu no seu crescimento pessoal, profissional e social. Sua propriedade é bem rentável e ainda lhe proporciona reviver momentos da infância. Nela, ele cria galinhas caipiras e algumas cabeças de gado-curraleiro para consumo próprio.

Já se passaram mais de 50 anos que Lourival deixou o aconchego da Fazenda Firmeza para ir estudar em Gurupi. Mesmo assim ele preserva as raízes rurais de seus antepassados. Na sua mesa não faltam comidas típicas, como: queijo, requeijão, leite in natura, farinha, gordura de porco, carne seca, linguiça caseira, cozidão etc. Tem alguns cavalos que utiliza para participar de cavalgadas.

Lourival sempre teve muita disposição e energia. Gosta de correr, já tendo competido em várias cidades, inclusive participou da Meia Maratona no Rio de Janeiro em 2016. Atualmente está pedalando, às vezes percorrendo distâncias que superam 70km.

Lourival desde a juventude tem uma rotina agitada e cheia de compromissos. Contudo, mesmo estando intensamente atarefado, nunca deixou de valorizar as coisas simples da vida e a família. Alegre e bom de prosa, participa com frequência de encontros anuais, onde relembra momentos da juventude e reaviva laços afetivos.

A biografia de Lourival Pereira da Costa, de certa forma, resume a trajetória de seus avós e pais. Lourival mudou-se muito novo, assumindo desde cedo a responsabilidade como profissional e pai de família. Superou dificuldades e obteve conquistas virtuosas, como seus antepassados fizeram ao deixar Pedro Afonso na década de 1940 para desbravar e iniciar uma nova trajetória na “região dos gerais” entre Dueré e Gurupi.

Lourival é um orgulho para todos os membros da numerosa família Costa, pois carrega a mesma força, ousadia e disposição de seus avós, pais e irmãos para enfrentar o desconhecido e para conquistar por meio do trabalho duro e honesto uma vida digna para sua família!

BIBLIOGRAFIA:

BASA – Banco da Amazônia. 2019. História do BASA. Disponível em: https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/sobre-o-banco/historia-marca

BRITO, Núbio. 2017. Nos Tempos do Capotão. Campo Grande: Life Editora. 220p.

CÂMARA MUNICIPAL DE GURUPI. 2017. Dados - História de Gurupi. Disponível em: http://www.gurupi.to.leg.br/institucional/historia

FEITOSA, João da Cruz Gomes (organizador). 2006. Fragmentos da Nossa História: Vitórias e Conquistas de um Povo. Goiânia. Editora Karis. 182p.

GOMES, Marilde de Almeida. 2010. Dueré – Passado & Presente. Goiânia: Editora Kelps. 140p.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Dueré (TO): Histórico. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=170730

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Gurupi (TO): Histórico. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/tocantins/gurupi.pdf

O ESTADO DO TOCANTINS. 2019. A Pré-história do Tocantins. Disponível em: http://oestadodotocantins.com.br/page4.html

PREFEITURA DE PORTO NACIONAL. 2016. Um breve histórico sobre a fundação e emancipação política de Porto Nacional. Disponível em: http://www.portonacional.to.gov.br/pagina-cidade-um-breve-historico-sobre-a-fundacao-e-emancipacao-politica-de-porto-nacional.html

PREFEITURA DE PORTO NACIONAL. 2019. Galeria de Prefeitos. Disponível em: http://www.portonacional.to.gov.br/index.php/governo/galeria-de-prefeitos

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia da Prof.ª ALDENORA PEREIRA DA COSTA. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/6038947

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia da Prof.ª DEUZINA COSTA DE OLIVEIRA. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6190065

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia da Prof.ª ISABEL PEREIRA MARTINS. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6141599

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de CACILDO PEREIRA DA SILVA. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5982874

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de José Bento Pereira (“José Bertoldo”). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/6050499

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de José Pereira da Luz “Professor José Neto”. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/6087819

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia da Prof.ª DOMINGAS PEREIRA DA COSTA. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6216014

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia do casal MIGUEL FERREIRA DE ANDRADE e MARGARIDA PEREIRA MARTINS. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6299604

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia de JOÃO PEREIRA DA COSTA. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6810877

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia de OTACIANO PEREIRA DA COSTA. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6731440

UNES, Wolney; PONDÉ, Roberta (Org.). 2008. Memória do Ministério Público em Goiás. Goiânia: Instituto Centro Brasileiro de Cultura. 200p. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/26/docs/projeto_memoria_mpgo.pdf

WIKIPÉDIA. 2019. Araguaína. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aragua%C3%ADna

WIKIPÉDIA. 2019. Castanhal. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castanhal

WIKIPÉDIA. 2019. Conceição do Araguaia. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_do_Araguaia

WIKIPÉDIA. 2019. Dueré. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Duer%C3%A9

WIKIPÉDIA. 2019. Gurupi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurupi

WIKIPÉDIA. 2019. Porto Nacional. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Nacional

WIKIPÉDIA. 2019. Nortelândia. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nortel%C3%A2ndia

WIKIPÉDIA. 2019. Redenção. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reden%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2019. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Viviane dos Santos Costa

E-mail: kavelma@gmail.com