Biografia de LUCIÉLIA DE AQUINO RAMOS (Luara Aquino)

Luciélia de Aquino Ramos, mais conhecida como Luara Aquino, é professora universitária e gestora pública com enorme atuação na promoção da cultura e arte tocantinense. É pioneira em Palmas, onde tem ocupado inúmeros cargos de assessoria e gestão, com destaque por ter presidido o Conselho e a Secretaria Municipal de Cultura. É coordenadora do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Faculdade Objetivo e presidente da Associação de Pioneiros de Palmas (APPA).

Nasceu em 05 de julho de 1962, em Itumbiara, município goiano que faz divisa com Minas Gerais. É filha dos produtores rurais Olegário de Aquino Ramos e Maria Odete Ramos Paulielio de Aquino Ramos. É a caçula e tem dois irmãos.

Pertence à numerosa família Aquino Ramos, radicada em Itumbiara e circunvizinhança, onde tem presença marcante com contribuições significativas na vida social, política e econômica da região. Seu pai, Sr. Olegário, foi Secretário Municipal de Serviços Urbanos durante a gestão do Prefeito Waterloo Araújo. Em razão dos serviços prestados em Itumbiara, ele foi homenageado com uma rua no bairro Veloso sendo batizada com seu nome.

Ela teve uma infância feliz e típica do interior do Brasil. De acordo com dados do IBGE, em 1970, Itumbiara tinha aproximadamente 64 mil habitantes. Era considerada uma cidade segura e tranquila. A criançada brincava ao lar livre em contato com a natureza e curtindo o belo rio Parnaíba. A menina Luara cresceu cercada por muitas crianças, primos e primas, amigos da escola e vizinhos. Tem boas lembranças daquele tempo.

Estudou nas escolas locais de Itumbiara, onde concluiu o Ensino Médio.

Em 1982, mudou-se para Goiânia onde deu sequência em sua formação escolar ingressando no curso Técnico em Agrimensura na Escola Técnica Federal de Goiás.

Assim, começou a trabalhar na conceituada Prodec Engenharia como desenhista técnica.

Depois, tornou-se diretora de arte na empresa Miluje-Tê, onde desenvolvia estampas artísticas para camiseta.

Em 1986, ingressou na faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás (UFG). Teve grande afinidade com o curso. Dedicava-se intensamente em busca do aprendizado e participava de eventos ligados à cultura e artes plásticas.

Luara Aquino teve alguns trabalhos expostos na Feira Nacional de Indústria Têxtil (FENIT), e uma das camisetas foi vestida pela atriz Zezé Polessa que interpretava a personagem Anastácia Passos “Naná” na novela das 19 horas “Top Model”, uma das telenovelas de maior audiência da história da TV Globo.

Enquanto fazia faculdade, a jovem conheceu o advogado Cesamar Lázaro da Silveira. Começaram a namorar e logo o relacionamento ficou sério.

Esse foi um período de acontecimentos intensos e relevantes para vida do casal, bem como para toda sociedade brasileira.

Em 1988, o Brasil vivenciou de maneira intensa o processo de elaboração da nova Constituição Federal, que propunha mudanças na estrutura social e melhorias na qualidade de vida da população. Os goianos tiveram dupla expectativa, pois havia em debate a divisão do território ao meio, de modo que a porção norte tornar-se-ia um novo estado.

Havia uma queixa constante de que a enorme distância de Goiânia deixava os municípios do extremo norte de Goiás abandonados pelas autoridades. Os moradores dessas cidades desejavam maior presença do poder público.

O pai de Luara Aquino, Sr. Olegário, tinha uma fazenda na região do rio do Coco, nas proximidades do município de Paraíso. Em razão disso, Luara Aquino e Cesamar vinham visitar a localidade. Numa dessas viagens, Cesamar foi convidado para dar aulas na faculdade de Paraíso.

O Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos era o líder da luta emancipatória do norte de Goiás. Vários políticos, empresários, professores, religiosos e lideranças comunitárias uniram-se nesse pleito.

Luara e Cesamar participaram das mobilizações com objetivo de coletar 80 mil assinaturas que foram apresentadas à Assembleia Constituinte junto com uma emenda popular como reforço à proposta de criação do Tocantins.

Com a promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, foi criado o estado do Tocantins, a ser implantado a partir de 1º janeiro de 1989.

Dali em diante, Cesamar e Luara estiveram envolvidos intensamente na implantação do Tocantins.

A cidade de Miracema tornou-se a capital provisória até que as obras em Palmas dessem as condições mínimas para instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Cesamar foi trabalhar diretamente como assessor jurídico da Casa Civil da governadoria em Miracema.

Luara e Cesamar estavam decididos a vir definitivamente para Palmas. Assim, eles se casaram em 28 de abril de 1990. Dessa união, tiveram um filho, Felipe César.

Acompanharam de perto os principais marcos históricos do Tocantins. Viram com entusiasmo a mobilização popular entorno do cruzeiro de Palmas na cerimônia do lançamento da Pedra Fundamental, em 20 de maio de 1989.

O primeiro prédio público edificado em Palmas foi o Palacinho, que se tornou a sede do governo estadual. Cesamar foi nomeado chefe da Casa Civil, trabalhando diretamente com o governador Siqueira Campos. Luara Aquino trabalhava na Secretaria Estadual de Educação.

A primeira residência do casal era uma casa simples, sem muro, na Quadra ARSE 72, perto da Avenida Palmas/Brasil.

Em 1993, passou a integrar a equipe da Coordenação de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, na gestão do Prefeito Eduardo Siqueira Campos.

Como ativista cultural passou a dar contribuições significativas em inúmeras ações e projetos.

Implantou o Plano Municipal de Cultura. Coordenou o “Projeto Viver” que levava ações itinerantes de cultura para vários pontos da cidade. Foi uma das idealizadoras do “Arraiá da Capital” e da “Feira do Bosque”. Suas ações foram decisivas para o surgimento do Espaço Cultural, como grande espaço de confluência e promoção das artes.

Em 17 de agosto de 1996, Luara teve que superar a enorme perda de seu querido esposo, Cesamar, que faleceu num acidente automobilístico. Posteriormente, em reconhecimento à importância na história de Palmas, um dos pontos turísticos mais belos da capital foi homenageado com seu nome: o Parque Cesamar.

Em 1997, Luara Aquino foi convidada para atuar como Secretária Municipal de Cultura, colaborando diretamente com as políticas de incentivo à cultura no mandato do Prefeito Odir Rocha.

Organizou e apoiou a realização de inúmeros eventos de promoção da cultura, fóruns, seminários, conferências municipais e estaduais, mostras de artes cênicas, festivais de música, concursos de desenho, pintura etc.

Desde 2003, leciona no Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO (Faculdade Objetivo de Palmas. Atualmente, coordena o curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda).

É especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e está cursando Mestrado em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a pesquisa “Dimensões da Cultura Popular, Sociedade e Politicas Publicas – Ênfase na Cultura Junina”.

É membro-fundadora do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Palmas, onde atua há mais de 20 anos.

Participa continuamente nos principais eventos de cultura do estado, colaborando na assessoria e troca de experiências, bem como na avaliação e júri dos trabalhos e espetáculos apresentados.

É presidente da Associação de Pioneiros de Palmas (APPA). O ex-governador Siqueira Campos é o presidente de honra da APPA. Em parceria com vários amigos tem organizado eventos para confraternizar e reunir os pioneiros, com intuito de fortalecer os laços e oferecer as gerações mais jovens exemplos de superação e empreendedorismo.

Contraiu segunda núpcias. É mãe de três filhos: Wanderson, Felipe César e Júlia.

Ao longo da sua carreira, Luara Aquino teve sua atividade acadêmica desenvolvida com pesquisas, projetos de extensão e docência em graduação e pós-graduação, com orientação e avaliação de trabalhos de conclusão de curso e monografias.

Foi contemplada com inúmeros prêmios e homenagens, tais como: (1) Classificação de 2 obras no II Concurso Universitário de Artes Plásticas do Centro Oeste, (2) Diploma Mérito Cultural, (3) Título Pioneira de Palmas, (4) 2º lugar no Concurso Logomarca Naturatins, (5) 3º lugar no 1º Concurso Literário Lysias Rodrigues, (6) Título Pioneira do Tocantins e (7) Classificação de 5 obras no 17º Festival de Música e Artes Plásticas do Estado de Goiás.

Luara Aquino esteve presente nos principais os momentos da história do Tocantins nos últimos 30 anos. Fez parte da implantação de Palmas. Com dedicação e compromisso, lutou bastante para que a comunidade palmense tivesse acesso à arte nas suas mais variadas formas. Ela sonhou e viu muitos de seus sonhos serem realizados!

Pioneira, professora, pesquisadora, intelectual, gestora, conselheira e ativista cultural, amante e promotora das artes são algumas das múltiplas facetas dessa ilustre personalidade que ocupa lugar de destaque na história do Tocantins.

BIBLIOGRAFIA:

AAPCP – Associação Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas. 2013. Programação do Seminário sobre o Patrimônio Cultural de Palmas. Disponível em: https://patrimonioculturaldepalmas.wordpress.com/

AGÊNCIA TOCANTINS. 2020. Diversidade musical foi destaque no II GuruFestival, em Gurupi. Disponível em: https://agenciatocantins.com.br/diversidade-musical-foi-destaque-no-ii-gurufestival-em-gurupi/

AMC NOTÍCIAS. 2019. Fequajuto promove Curso de Jurados de Quadrilhas Juninas de Palmas. Disponível em: http://www.amcnoticias.com.br/noticia/5659/fequajuto-promove-curso-de-jurados-de-quadrilhas-juninas-de-palmas

APPA – Associação de Pioneiros de Palmas. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/pioneiros/diretoria#

ASSEMP - Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palmas. 2017. Assemp é parceira do Curso de Jurados de Quadrilhas Juninas que está com inscrições abertas. Disponível em: https://www.assempto.org.br/noticias/2017/6/7/assemp-e-parceira-do-curso-de-jurados-de-quadrilhas-juninas-que-esta-com-inscricoes-abertas/

CASA VISUAL GALERIA. 2016. Exposição Coletiva "Diversos". Disponível em: https://www.casavisualgaleria.com/post/2016/07/08/exposi%C3%A7%C3%A3o-coletiva-diversos

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Currículo Lattes Luciélia de Aquino Ramos. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2347122716069880

COMPROMISSO E ATITUDE. 2012. Delegada ministra palestra sobre Lei Maria da Penha. Disponível em: http://www.compromissoeatitude.org.br/delegada-ministra-palestra-sobre-lei-maria-da-penha-govto-21092012/

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Artistas tocantinenses mostram “Traços da Avisto” em exposição no SESC Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/05/31/artistas-tocantinenses-mostram-tracos-da-avisto-em-exposicao-no-sesc-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Fundação cultural apresenta projetos a classe artística. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/01/22/fundacao-cultural-apresenta-projetos-a-classe-artistica

CONEXÃO TOCANTINS. 2015. Agentes culturais tocantinenses participam de roda de conversa com representante da Funarte. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2015/11/06/agentes-culturais-tocantinenses-participam-de-roda-de-conversa-com-representante-da-funarte

CONEXÃO TOCANTINS. 2015. Municípios de Natividade e Paranã recebem caravana estadual da cultura. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2015/07/23/municipios-de-natividade-e-parana-recebem-caravana-estadual-da-cultura

CONEXÃO TOCANTINS. 2017. Confluências reúne obras de 13 artistas do Tocantins. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2017/01/19/confluencias-reune-obras-de-13-artistas-do-tocantins-no-sesc-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2018. Pioneiros de palmas realizam confraternização na ilha canela. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2018/12/14/pioneiros-de-palmas-realizam-confraternizacao-na-ilha-canela

CULTURA-TO. 2015. Com Passo, Descompasso, Ato - Luara Aquino. Disponível em: http://cultura-to.blogspot.com/2015/08/com-passo-descompasso-ato-luara-aquino.html

ESCAVADOR. 2020. Currículo Luciélia de Aquino Ramos. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/3033943/lucielia-de-aquino-ramos

FOLHA CAPITAL. 2019. Representantes do Tocantins concorrem a vaga no CNPC. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/9649/representantes-do-tocantins-concorrem-a-vaga-no-cnpc

FOLHA DO TOCANTINS. 2019. Fequajuto promove Curso de Jurados de Quadrilhas Juninas de Palmas. Disponível em: http://www.folhadotocantins.com.br/fequajuto-promove-curso-de-jurados-de-quadrilhas-juninas-de-palmas/

GAZETA DO CERRADO. 2019. Siqueira, 91 anos: Na Praça dos Girassóis, pioneiros e políticos se reúnem para homenagem. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/siqueira-91-anos-na-praca-dos-girassois-pioneiros-e-politicos-se-reunem-para-homenagem/

GAZETA DO CERRADO. 2019. Tocantinenses concorrem a vaga no Conselho Nacional de Políticas Culturais. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/tocantinenses-concorrem-a-vaga-no-conselho-nacional-de-politicas-culturais/

GOVERNO DO TOCANTINS. 2005. Tocantins participa de Seminário Nacional das Artes Visuais. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/tocantins-participa-de-seminario-nacional-das-artes-visuais-6609/

GOVERNO DO TOCANTINS. 2015. Première do Filme Tudo que Aprendemos Juntos tem apoio da Secretaria da Cultura. Disponível em: https://sics.to.gov.br/noticia/2015/12/8/premiere-do-filme-tudo-que-aprendemos-juntos-tem-apoio-da-secretaria-da-cultura/

GOVERNO DO TOCANTINS. 2020. Galeria de Dirigentes da Casa Civil. Disponível em: https://casacivil.to.gov.br/galeria-de-dirigentes/

G1 TOCANTINS. 2017. Exposição que tem Palmas como referência é aberta nesta quinta-feira. Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2015/08/exposicao-que-tem-palmas-como-referencia-e-aberta-nesta-quinta-feira.html

IAB/TO – Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento do Tocantins. 2013. Seminário sobre o Patrimônio Cultural de Palmas. Disponível em: http://iabto.blogspot.com/2013/06/seminario-sobre-o-patrimonio-cultural.html

IAB/TO – Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento do Tocantins. 2015. A dimensão humana no urbanismo e o Parque Cesamar. Por Patricia Orfila. Publicado originalmente em Jornal do Tocantins, 17/07/2015. Disponível em: http://iabto.blogspot.com/2015/07/a-dimensao-humana-no-urbanismo-e-o.html

IBGE. 1970. Censo Demográfico de Goiás. VIII Recenseamento Geral – Ano 1970. Série Regional. Volume I - Tomo XXIII. Rio de Janeiro (RJ). 671p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/69/cd_1970_v1_t23_go.pdf

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2017. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Luara Aquino. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3YHP1murRkg

O GIRASSOL. 2019. “Tô na pista”: Grupo de amigos organiza o retorno do carnaval de rua em Palmas. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/geral/to-na-pista-grupo-de-amigos-organiza-o-retorno-do-carnaval-de-rua-em-palmas

O PROGRESSO NET. 2014. Exposição Retratos do Tocantins reúne artistas visuais em coletiva. Disponível em: http://oprogressonet.com/tocantins/exposicao-retratos-do-tocantins-reune-artistas-visuais-em-coletiva/52365.html

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Encontro dos pioneiros de palmas reúne a comissão em noite de organização e jantar. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/encontro-dos-pioneiros-de-palmas-reune-a-comissao-em-noite-de-organizacao-e-jantar/

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Festa dos pioneiros de Palmas promete ser batuta e recheada de boas lembranças. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/festa-dos-pioneiros-de-palmas-promete-ser-batuta-e-recheada-de-boas-lembrancas/

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Grande reencontro dos pioneiros de Palmas em registro especial na coluna gente de classe. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/grande-reencontro-dos-pioneiros-de-palmas-em-registro-especial-na-coluna-gente-de-classe-veja-quem-marcou-presenca/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL TOCANTINS. 2019. Adetuc participa de júri técnico do Festival da Canção de Gurupi. Disponível em: https://portal.to.gov.br/noticia/2019/11/14/adetuc-participa-de-juri-tecnico-do-festival-da-cancao-de-gurupi-/

PREFEITURA DE ITUMBIARA. 2020. Sobre Itumbiara. Disponível em: https://itumbiara.com.br/sobre-itumbiara/

PREFEITURA DE PALMAS. 2013. Profissionais da área de fotografia e música se reúnem com a FCP nesta quinta, 27. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/cultural/noticia/10093/profissionais-da-area-da-fotografia-e-musica-se-reunem-com-fcp-nesta-quinta-27/

PRIMEIRA PÁGINA. 2019. Grupo de amigos organiza o retorno do carnaval de rua em Palmas. Disponível em: https://www.primeirapagina.to/noticias/grupo-de-amigos-organiza-o-retorno-do-carnaval-de-rua-em-palmas/

RAMOS, Luciélia de Aquino. 2007. Qualidade de vida no espaço urbano: Espaço Cultural de Palmas. Trabalho da Disciplina: Estudos Especiais em Desenho Urbano 1 – Professor Luiz Alberto de Campos Gouveia. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UnB (DF). Disponível em: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Qualidade-De-Vida-No-Espa%C3%A7o-Urbano/47204649.html

RAMOS, Luciélia de Aquino. 2008. Espaço Público, Leitura Visual e Funcionalidade Espaço Cultural de Palmas – TO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ PPG/FAU – UnB (DF). Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/2008.GT1_lucielia_ramos.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia da bailarina MEIRE MARIA MONTEIRO DOS REIS. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6944705

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia de JANNAIR ALVES DE SOUZA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6941451

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SURGIU. 2019. Eleitos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas. Disponível em: https://surgiu.com.br/2019/03/26/eleitos-novos-integrantes-do-conselho-municipal-de-politicas-culturais-de-palmas/

SURGIU. 2019. Mostra Construindo o Espaço pode ser visitada até 1º de outubro. Disponível em: https://surgiu.com.br/2019/09/20/mostra-construindo-o-espaco-pode-ser-visitada-ate-1o-de-outubro/

T1NOTÍCIAS. 2015. Mudando a Placa. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/cafe-online/mudando-a-placa/66571/

T1NOTÍCIAS. 2018. Festa dos Pioneiros de Palmas. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/a/100099/

T1NOTÍCIAS. 2020. Associação faz campanha para confeccionar máscaras e entregar para famílias carentes. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/cidades/associacao-faz-campanha-para-confeccionar-mascaras-e-entregar-para-familias-carentes/110792/

UFT. 2017. Curso forma 40 novos gestores e conselheiros culturais no Tocantins. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/20049-curso-forma-40-novos-gestores-e-conselheiros-culturais-no-tocantins

UFT. 2019. Pesquisadora da UFT aborda a relevância social do movimento junino. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/25395-pesquisadora-da-uft-aborda-a-relevancia-social-do-movimento-junino

VITRINE. 2012. Confira o Espetáculo “O Brasil é todo índio”. Disponível em: https://www.novitrine.com.br/6132-noticia

WIKIPÉDIA. 2020. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Itumbiara. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Itumbiara

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior