APOLOGIA DE UM COMPÊNDIO CIENTIFICO DE RELAÇÃO À VIDA I

Gostaria de mostrar esse grande texto que fiz um livro elaborado por mim com grande honra e satisfação que serviu de suporte para conhecer o corpo, o espírito e a alma que pesquisamos aqui para uma existência na vida que eu mantenho como segurança da minha vida as doenças e enfermidades que o mundo está fora de contato com a realidade da própria vida e quero que você sinta a nobreza dos meus estudos sobre a vida por trás da felicidade de viver e ser feliz que estão envoltos nessas inúmeras páginas teoricamente de grandes mestres da ciência e grande curiosidade da minha sabedoria que se eleva ao lado do meu livro que entra como uma emanação de luz na vida e seus contextos de viver e ser feliz em plena saúde.

Quero enfaticamente ressaltar aos leitores que esse compêndio criado por mim é uma memória extraordinária que guardo com amor e carinho para que todos possam ler e entender com extraordinária firmeza que a vida em nós é algo muito valioso para ser humano e filhos de Deus e sabendo entender todos os detalhes narrados nessas pequenas folhas que nasceram de um sentimento e pensaram que a vida é como uma caixa de som eterno para nunca parar de tocar a mesma música ou a mesma vida que é um pulso constante ao longo da vida .

A biologia é a ciência que estuda os organismos vivos e vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o meio ambiente e entre si, biociência, ciências biológicas [Compreende várias outras ciências especializadas, como, por exemplo, ecologia, bioquímica, genética, zoologia e botânica].

A vitamina está na bioquímica cada uma das moléculas orgânicas, presentes em quantidades relativamente pequenas nos seres vivos, mas essenciais para o metabolismo.

Os sais minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro, etc.

A proteína em bioquímica é uma macromolécula composta por uma ou mais cadeias polipeptídicas, cada uma tendo uma sequência de aminoácidos característicos e peso molecular; protid [Representa uma grande parte da massa de seres vivos e é necessário na dieta de animais e organismos que não realizam fotossíntese.].

A célula é uma unidade estrutural e funcional microscópica dos seres vivos, constituída fundamentalmente por material genético, citoplasma e membrana plasmática.

O corpo humano é um conjunto de estrutura óssea e muscular que compreende o organismo humano. Também é responsável por manter a vida humana, juntamente com todas as outras funções vitais que o corpo humano desempenha.

O treinamento com pesos é um complexo de movimentos musculares.

O mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado como resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e nomeado não apenas com base em sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.

O reino vegetal é o reino da natureza que agrupa as plantas, um vasto conjunto de organismos eucarióticos multicelulares, sem motilidade e fotossintético predominantemente autotrófico, contendo células que geralmente incluem um ou mais cloroplastos, organelas.

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo que não tem vida, por exemplo, água, solo, gases, minérios, rochas. Origem dos minerais caracterizados pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou rearranjo de íons (metamorfismo).

O reino plantae - Conceito, o que é, Significado. O Reino Plantae é um conceito que pertence à área de Biologia e refere-se ao grupo formado por todas as plantas terrestres, incluindo musgos e grandes árvores da Amazônia.

As enzimas são substâncias orgânicas com a função de catalisar outras reações químicas e aperfeiçoar a produção de outros compostos essenciais para a nossa saúde.

A doença auto-imune é uma falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio corpo. Qualquer doença que resulta desse tipo de resposta é chamada de doença autoimune.

Átomos para os pensadores do atomismo, cada uma das minúsculas partículas eternas e indivisíveis, que combinam e se desintegram movidas pelas forças mecânicas da natureza, determinando assim as características de cada objeto.

O elemento químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. O número atômico é o número de prótons que um átomo possui em seu núcleo.

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento normal dos seres vivos, esp. os processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas de seres vivos saudáveis; biofisiologia.

As funções comuns a todos os seres vivos, também chamadas funções vitais, incluem: funções reprodutivas, incluindo gametogênese, fertilização, propagação de esporos ou outras estruturas reprodutivas, etc; funções do metabolismo, como respirar, comer; as funções do catabolismo.

Os genes, na definição da genética clássica, são a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos - as biomoléculas mais importantes no controle celular, pois contêm informações genéticas.

Química é o estudo científico da constituição da matéria, suas propriedades, transformações e as leis que as governam.

Bioquímica é a ciência interdisciplinar (ou ramo) que utiliza princípios e métodos da química para investigar as transformações que ocorrem em substâncias e moléculas de seres vivos e seus processos metabólicos; química biológica, química fisiológica.

A alquimia é a química da Idade Média, que procurava descobrir a panacéia universal, ou remediar todos os males físicos e morais, e a pedra filosofal, que deveria transformar metais em ouro; espagiria, espagírica.

Metafísica no aristotelismo, uma subdivisão fundamental da filosofia, caracterizada pela investigação das realidades que transcendem a experiência sensível, capaz de fornecer uma base para todas as ciências particulares, através da reflexão sobre a natureza primordial do ser; filosofia em primeiro lugar.

no kantismo, estudo das formas ou leis constitutivas da razão, a base de toda especulação sobre realidades super-sensíveis (a totalidade cósmica, Deus ou a alma humana) e fonte de princípios gerais para o conhecimento empírico.

O corpo é o primeiro entendimento do que é o corpo, porque é a parte visível, isto é, o que habitamos no mundo físico. Há passagens na Bíblia que afirmam que Deus fez o homem do pó da terra, que surgiu no catolicismo romano e no islamismo.

A composição orgânica do corpo possui 72% de água, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5% de nitrogênio e 3,5% distribuídos entre 15 outros elementos, como cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, entre outros. Coincidência ou não, esta também é a mesma composição orgânica da terra. Em outras palavras, a terra que dá vida aos seres humanos é a mesma que produz alimentos.

A Bíblia é muito enfática ao dizer que Jesus se tornou homem em tudo, mas ele também era 100% espírito. Mas para Deus, o corpo é o seu endereço, ou santuário, ou tabernáculo de carne, ou mesmo um pequeno Deus.

A alma no Novo Testamento reconhece a alma como uma "psique", traduzida do grego como uma parte interior invisível. É considerado a sede das emoções que funcionam no campo da mente humana e dos sentimentos emocionais. Ainda no Antigo Testamento, quatro categorias de almas foram sugeridas: a alma biológica (ligada às emoções no sentido físico), a alma eterna (presente de Deus, uma alma diferenciada), a alma como cidadão e a alma como sentimento ( sentimentos como alegria e tristeza).

O espírito É a parte que conecta os cristãos a Deus, é a conexão com as coisas espirituais. É algo que pertence apenas ao homem. Na Bíblia, vemos que o espírito foi inflado nas narinas de Adão. A conexão entre o espírito e Deus acontece através da oração, louvor e glória para ele.

O espírito pode governar a vida e o caráter do homem, representando a natureza e transformando-a todos os dias na verdadeira imagem e semelhança de Deus. É o princípio ativo de nossa vida espiritual e também é imortal. Responsável por manter uma conexão com Deus e receber seu conhecimento.

Homogêneo é aquele que tem a mesma natureza e / ou possui estrutura, função, distribuição, etc. similares em relação a (é dito de qualquer coisa em comparação com outra).

É o que apresenta grande unidade, adesão entre seus elementos.

Física é ciência é o que investiga as leis do universo com relação à matéria e energia, que são seus constituintes e suas interações.

A física quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que ocorrem com partículas atômicas e subatômicas, ou seja, iguais ou menores que átomos, como elétrons, prótons, moléculas e fótons, por exemplo.

Os cinco reinos são a categoria mais difundida e incluem seres vivos com características semelhantes, mas algumas peculiaridades importantes. Atualmente, consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Os sete e cinco sentidos são o paladar, o tato, o olfato, a visão e a audição não são os únicos sentidos do corpo humano. Muitas vezes ouvimos a afirmação de que temos cinco sentidos. Mas o que estudiosos como o neurologista Alvaro Pascual-Leone e os psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, da Universidade de Harvard, nos EUA, dizem é que nossa capacidade de perceber o mundo, interna e externamente, vai muito além dos 5 sentidos básicos aristotélicos. Para entender o que isso significa, podemos tentar responder a perguntas. No começo, a pergunta do título para o bobo: na escola, aprendemos que existem apenas cinco - visão, audição, tato, olfato e paladar.

ficção para expandir nossos horizontes - o filme “O Sexto Sentido” nos apresentou mais um, responsável por perceber experiências extra-sensoriais e sobrenaturais, enquanto no universo do desenho “Os Cavaleiros do Zodíaco” é possível alcançar no oitavo sentido, isso seria superior a todos os outros. Mas qual dessas suposições está certa?

A resposta pode parecer absurda, mas um pouco de pesquisa nos leva à resposta de que não estamos restritos aos sentidos "clássicos" - no entanto, a ficção também não acerta as explicações. Os números variam de acordo com a pesquisa desenvolvida e variam de um mínimo de 9 a um máximo de 33 percepções diferentes.

Quebrando o mito

Os sentidos mais comuns que conhecemos e aprendemos são chamados de "sentidos fundamentais". A classificação é atribuída ao filósofo grego Aristóteles e leva em consideração os métodos mais básicos de percepção do corpo humano, capazes de explicar nossa relação com os diferentes estímulos do ambiente. Ainda assim, isso não significa que essas informações estejam erradas, mas apenas incompletas.

O toque, o paladar, o olfato, a visão e a audição fazem parte de uma resposta consensual - todos eles existem, mas podem ser expandidos para classificações mais complexas. O problema é que não existe uma formulação oficial para quantos sentidos existiriam no corpo humano.

Como as ramificações mais complexas envolvem conhecimentos científicos mais específicos, abordaremos quais seriam os quatro sentidos adicionais do nosso corpo.

Percepções

Fora da ficção, a percepção não tem nada a ver com "eu vejo pessoas mortas" ou qualquer outro tipo de experiência sobrenatural. Dois dos sentidos estão fortemente relacionados às sensações cotidianas, mas você nem pensa que elas se encaixam nessa categoria.

Propriocepção

Quando você fecha os olhos, por exemplo, pode perceber os músculos e membros do seu corpo, mesmo que não possa vê-los - esse é o chamado senso de propriocepção ou localização espacial do corpo. Veja como é importante: feche os olhos e coloque o dedo indicador direito no umbigo. A pessoa responsável por inconscientemente "mostrar" a você onde estão essas partes do corpo é a propriocepção.

Saldo

Outra percepção importante diz respeito ao equilíbrio, que é um dos sentidos mais importantes do nosso organismo. Afinal, ele é responsável por nos fazer levantar, andar por aí, sentir a gravidade que age em nossos corpos e praticar esportes, por exemplo. Ele funciona movendo os líquidos presentes no ouvido interno, que oscilam de acordo com nossas ações.

As superpotências da pele

Um dos mecanismos mais fascinantes do corpo humano é o que o sistema nervoso é capaz de fazer com a pele. Ele reage ao contato com qualquer objeto - e de maneira diferente se o tocarmos com um cubo de gelo ou uma brasa, por exemplo. É responsável pelos outros sentidos adicionais do corpo humano.

É na pele que o maior número de sentidos adicionais seria concentrado, graças ao alto número de terminações nervosas diferentes. O que chamamos de tato, portanto, pode ser expandido para termocepção que é o ato de sentir mudanças de temperatura, como água fria ou quando você se aproxima do fogão, por exemplo.

Além disso, esse é um recurso de defesa muito importante, pois nos mantém afastados de possíveis perigos, como temperaturas muito altas ou baixas. Mas, como os outros sentidos do corpo, ele não funciona sem a ajuda de outros mecanismos.

Nocicepção

Essa percepção geralmente está associada a outros sentidos, pois é ativada para alertar sobre a dor. Pode ser uma presença física do toque, como um soco ou uma agulha, a feridas térmicas (como queimaduras) e feridas químicas (como inflamações). Os responsáveis por detectar tudo isso são sensores espalhados por todo o corpo chamados nociceptores.

Os sentidos internos

Mas nenhum desses sentidos funcionaria sem a atividade cerebral e nosso sistema nervoso. Além dos mecanismos já mencionados, o organismo é capaz de manifestar percepções que você nem percebe que estão funcionando, mas que são essenciais para a nossa existência. Mesmo o funcionamento dos órgãos pode ser considerado sentidos isolados, como filtrar os rins ou liberar secreções do fígado.

Sem entrar em questões mais complexas, é possível mencionar percepções como fome, sede ou passagem do tempo. Além disso, de acordo com alguns dos estudos que aumentam o número de sentidos humanos para 21 ou 33, partes muito mais específicas do corpo também fazem parte da lista, como vários receptores sensoriais espalhados pelos pulmões, cérebro ou medula espinhal.

Sinestesia

Algumas pessoas dizem que são capazes de relacionar cores, cheiros, sons ou gostos entre si, mesmo que não estejam presentes no ambiente - como juntar verde a um sabor doce ou sentir imediatamente um cheiro de carne ao ver uma imagem.

em um churrasco sendo feito, por exemplo.

Isso é sinestesia, um fenômeno muito curioso sobre os sentidos. Quem quer que seja, é capaz de misturar mais de um plano sensorial, causando efeitos como nos exemplos mencionados acima. Por outro lado, essa atividade está relacionada ao uso de drogas alucinógenas, mas há quem desenvolva essa “superpotência” sem o auxílio de qualquer substância. Agora que você sabe que o corpo humano tem mais de cinco sentidos, observe durante a sua vida diária quantas vezes você usa cada um dos sentidos complementares - e fique com medo de imaginar como seria viver sem um deles.

Os sete chakras e seus significados Existem sete chakras principais associados ao sistema endócrino do corpo humano, localizados ao longo da coluna vertebral, de baixo para cima: Básico, Sexual, Umbilical, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronariano.

Poder da mente, estamos falando de sua própria capacidade de mudar sua vida. Muitos de nós estão cientes da existência de uma mente "subconsciente" - mas não sabemos necessariamente o que é, o que faz ou como a dominamos.

Yoga ou yoga significa controlar, unir-se. É um termo de origem sânscrita, um idioma presente na Índia, especialmente na religião hindu. Yoga é um conceito, é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através das disciplinas tradicionais de quem o pratica.

A psicologia é uma ciência que lida com estados e processos mentais, comportamento humano e suas interações com um ambiente físico e social. É um conjunto de traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos.

Agora, vamos decifrar várias questões que aqui emprego com muito amor sobre tudo sobre a vida e suas estratégias variantes, nas quais vemos o corpo humano com muito mais eficiência aos nossos olhos, que talvez não veja simplesmente a relação do ser humano entre a ciência. e ciência. vida e obrigado a todos!

O QUE É BIOLOGIA?

O que é biologia? Quem nunca fez essa pergunta ao estudar esta disciplina? Esta ciência está relacionada ao estudo da vida em todas as suas nuances.

A biologia estuda a vida em seus mais variados aspectos Antes de começar a estudar qualquer disciplina, precisamos saber o que é. Provavelmente foi essa dúvida que o trouxe até aqui: o que é biologia, afinal?

O nome dessa ciência vem da combinação de dois termos gregos: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Portanto, dizemos que a biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida em todos os seus aspectos. Mas você deve estar se perguntando: como seria a vida? E, afinal, que aspectos são esses estudados pela Biologia?

Por incrível que pareça, a primeira pergunta não é fácil de responder, porque a vida não tem uma definição aceita por todos os cientistas. É muito difícil definir a vida claramente, sem excluir alguns organismos claramente vivos. Até então, a grande maioria dos pesquisadores estabeleceu que um ser vivo é um organismo que apresenta metabolismo, se reproduz e está sujeito a processos evolutivos.

A partir da definição de vida, surgem outras questões: o que é metabolismo? O que é reprodução? O que é evolução? Podemos dizer que o metabolismo são as reações bioquímicas que ocorrem no corpo de um ser e em suas células. Reprodução é a capacidade de gerar um novo ser vivo. Finalmente, a evolução diz respeito às mudanças pelas quais os seres vivos sofrem ao longo do tempo. Portanto, para que um organismo seja considerado vivo, ele deve realizar reações bioquímicas em seu corpo, ser capaz de gerar descendentes e sofrer alterações ao longo do tempo.

Agora que sabemos o que é a vida que os biólogos estudam, resta conhecer os fatores relacionados a ela que são estudados especificamente pela Biologia. Infelizmente, essa resposta também não é simples, pois essa ciência se preocupa com todas as características de um organismo vivo. Ao estudar esta ciência, analisamos as características físicas e químicas de um ser, as estruturas de suas células, seus genes, como os órgãos funcionam, como ocorre o desenvolvimento e a evolução de um ser vivo, como esse organismo se relaciona com os outros e com o organismo. meio ambiente, entre vários outros aspectos fundamentais para entender como um ser é estabelecido ou estabelecido no planeta.

Diante de tantas perguntas a serem respondidas sobre um ser vivo, era necessário dividir a Biologia em várias áreas para que o estudo ocorresse satisfatoriamente. A botânica, por exemplo, é uma área da biologia que estuda plantas. No entanto, não há profissional que estuda todos os aspectos das plantas, pois existem botânicos especializados em anatomia da planta, em fisiologia, taxonomia, genética e vários outros aspectos.

Vale a pena notar que a biologia não existe apenas para descrever seres vivos. Foi através dele que conseguimos maravilhosas descobertas, como as que ocorreram no campo da saúde e que contribuíram para a prevenção de várias doenças e a cura de problemas que anteriormente e sentenças de morte. Essa ciência também alcançou resultados maravilhosos em genética, como a criação de organismos geneticamente modificados. Além disso, a biologia desempenha um papel fundamental na criminalística, ajudando a responsabilizar os criminosos por meio do estudo de material biológico nas cenas de crime.

Pode-se ver, portanto, que a biologia, mesmo que seja s extremamente ampla, complexa e cheia de perguntas a serem respondidas, é também uma área repleta de belezas e aspectos fascinantes que nos fazem entender a importância de cada ser, do macro ao microscópico.

Neste espaço, você conhecerá os pontos mais curiosos da biologia e se aprofundará em temas essenciais para esta ciência. Descubra os textos que são mais fascinantes no estudo da vida nos textos abaixo.

Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo incorporados através dos alimentos.

Eles são essenciais para o funcionamento de importantes processos bioquímicos no organismo, especialmente como catalisadores de reações químicas.

As principais fontes de vitaminas são frutas, legumes, legumes, carne, leite, ovos e cereais.

A deficiência parcial de vitamina é chamada hipovitaminose, enquanto a ingestão excessiva de vitamina é chamada hipervitaminose. A avitaminose é a falta extrema ou total de vitaminas.

Também existem pró-vitaminas, substâncias das quais o corpo é capaz de sintetizar vitaminas. Por exemplo: carotenos (pró-vitamina A) e esteróis (pró-vitamina D).

As vitaminas são encontradas em uma ampla variedade de alimentos

Tipos

As vitaminas são divididas em dois grupos, dependendo da substância em que se dissolvem:

• Vitaminas lipossolúveis: são vitaminas lipossolúveis e, portanto, podem ser armazenadas. Este grupo inclui as vitaminas A, D, E e K.

• Vitaminas solúveis em água: são as vitaminas do complexo B e vitamina C, solúveis em água. Eles não podem ser armazenados no corpo, tornando raros os casos de hipervitaminose. Eles também são absorvidos e excretados rapidamente.

Vitaminas lipossolúveis

Vitamina A (Retinol / Beta-Caroteno)

• Funções: crescimento e desenvolvimento de tecidos; ação antioxidante; funções reprodutivas; integridade do epitélio, importante para a visão.

• Fontes: fígado, rim, nata, manteiga, leite integral, gema de ovo, queijo e peixe oleoso. Fontes de carotenos presentes em cenoura, abobrinha, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, agrião, espinafre.

• Hipovitaminose: queratinização das membranas mucosas que revestem o trato respiratório, o trato digestivo e o trato urinário. Queratinização da pele e epitélio do olho. Alterações na pele, insônia, acne, pele seca com descamação, diminuição do paladar e apetite, cegueira noturna, úlceras na córnea, perda de apetite, inibição do crescimento, fadiga, anormalidades ósseas, perda de peso, aumento da incidência de infecções.

• Hipervitaminose: dor nas articulações, afinamento dos ossos longos, perda de cabelo e icterícia.

Vitamina D

• Funções: Absorção de cálcio e fósforo. Ajuda no crescimento e resistência dos ossos, dentes, músculos e nervos;

• Fontes: leite e produtos lácteos, margarinas e cereais enriquecidos, peixe gordo, ovos, fermento de cerveja.

• Hipovitaminose: anormalidades ósseas, raquitismo, osteomalácia;

• Hipervitaminose: hipercaliemia, dor óssea, fraqueza, falha no desenvolvimento, depósitos de cálcio nos rins;

Vitamina E (tocoferol)

• Funções: ação antioxidante, protege as células dos danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

• Fontes: óleos vegetais, nozes, amêndoas, avelãs, gérmen de trigo, abacate, aveia, batata doce, vegetais verde-escuros.

• Hipovitaminose: anemia hemolítica, distúrbios neurológicos, neuropatia periférica e miopatia esquelética.

Hipervitaminose: Não há toxicidade conhecida.

Vitamina K

• Funções: catalise a síntese de fatores de coagulação do sangue no fígado. A vitamina K atua na produção de protrombina, que combina com o cálcio para ajudar a produzir o efeito coagulante, além de ser necessária na manutenção da saúde óssea.

• Fontes: vegetais de folhas verdes, fígado, feijão, ervilha e cenoura.

• Hipovitaminose: tendência a sangrar.

• Hipervitaminose: dispnéia e hiperbilirrubinemia.

Vitaminas solúveis em água

Vitamin CI

• Funções: Antioxidante, cicatrizante, atua no crescimento e manutenção dos tecidos do corpo, incluindo matriz óssea, cartilagem, colágeno e tecido conjuntivo.

• Fontes alimentares: frutas cítricas, frutas, maçãs, tomates, batatas, batata doce, repolho, brócolis.

• Hipovitaminose: manchas hemorrágicas na pele e ossos, capilares fracos, articulações frágeis, dificuldade em curar feridas, sangramento nas gengivas.

Frutas exóticas também são excelentes fontes de vitamina C.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas B compreendem oito vitaminas, são elas:

Tiamina

(B1)

• Funções: Liberação de energia a partir de carboidratos, gorduras e álcool.

• Fontes: gérmen de trigo, ervilha, fermento, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, porco e carne, fígado, grãos, legumes.

• Hipovitaminose: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema músculo-esquelético.

• Hipervitaminose: pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.

Riboflavina (B2)

• Funções: Fornece energia alimentar, crescimento infantil, restauração e manutenção de tecidos Fontes: iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, germe de trigo, cereal vitaminado, grãos, peixe oleoso, fermento, ovos, caranguejo, amêndoa, semente de abóbora, legumes.

• Hipovitaminose: Quilosis (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele, dermatite seborreica.

Niacina (B3)

• Funções: necessárias para a produção de energia nas células. Desempenha um papel nas ações das enzimas no metabolismo dos ácidos graxos, na respiração dos tecidos e na eliminação de toxinas.

• Fontes: carnes magras, fígado, peixe oleoso, amendoim, cereais vitamínicos, leite, queijo de cogumelos, ervilhas, vegetais de folhas verdes, ovos, alcachofras, batatas, aspargos.

• Hipovitaminose: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções cutâneas, confusão mental, apatia, desorientação, neurite.

Ácido Pantotênico (B5)

• Funções: transformação de energia de gorduras, proteínas e carboidratos em substâncias essenciais, como hormônios e ácidos graxos.

• Fontes: fígado, rim, gema de ovo, leite, gérmen de trigo, amendoim, nozes, grãos integrais, abacate.

• Hipovitaminose: doenças neurológicas, dor de cabeça, cãibras e náusea.

Piridoxina (B6)

• Funções: desempenha um papel no sistema nervoso central, participa no metabolismo dos lipídios, na estrutura da fosforilase e no transporte de aminoácidos através da membrana celular.

• Fontes: germe de trigo, batatas, bananas, vegetais crucíferos, nozes, nozes, peixe, abacate, sementes de gergelim.

• Hipovitaminose: anormalidades do sistema nervoso central, distúrbios da pele, anemia, irritabilidade e convulsões.

Hipervitaminose: ataxia e neuropatia sensorial.

Biotina (B8)

• Funções: produção de energia através de alimentos, síntese de gorduras, excreção de resíduos de proteínas.

• Fontes: gema de ovo, fígado, rim, coração, tomate, fermento, aveia, feijão, soja, nozes, alcachofra, ervilha e cogumelos.

• Hipovitaminose: alterações da pele.

Folato (B9) - Ácido Fólico

• Funções: atua como uma coenzima no metabolismo dos carboidratos, mantém a função do sistema imunológico, juntamente com a vitamina B12, está presente na síntese de DNA e RNA, além de participar da formação e maturação das células sanguíneas.

• Fontes: vegetais de folhas verdes, fígado, beterraba, gérmen de trigo, cereais vitamínicos, nozes, amendoins, grãos, legumes.

• Hipovitaminose: anemia megaloblástica, lesões nas mucosas, malformação do tubo neural, problemas de crescimento, distúrbios gastrointestinais, alterações na morfologia nuclear celular.

Cobalamina (B12)

• Funções: atua como uma coenzima no metabolismo de aminoácidos e na formação da porção heme da hemoglobina; essencial para a síntese de DNA e RNA; participa na formação de glóbulos vermelhos

• Fontes: Alimentos de origem animal, fígado, rim, carne magra, leite, ovos, queijo, fermento.

• Hipovitaminose: anemia perniciosa, anemia megaloblástica, distúrbios gastrointestinais.

• Descubra para que serve e onde encontrar cada tipo de vitamina

Pouca dieta variada causa doenças derivadas da avitaminose

As vitaminas promovem vários benefícios para o corpo, além de manter o corpo funcionando em ordem. Segundo o nutrologista André Veinert, eles também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Portanto, eles devem ser consumidos diariamente em porções adequadas.

A quantidade a ser ingerida pode variar de acordo com a idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. As doses de vitaminas devem ser aumentadas e reforçadas em mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas com problemas de saúde - explica o especialista.

As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. As vitaminas A, D, K, E são solúveis em gordura, ou seja, solúveis em gordura. Se ingerido em excesso, eles podem prejudicar o corpo. O complexo de vitamina C e B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9) é solúvel em água (solúvel em água). Eles são excretados pelos rins e podem ser consumidos diariamente.

O nutrologista alerta para a falta de vitaminas no organismo, o que pode causar avitaminose e outras doenças.

- A ausência pode ser causada por uma dieta um pouco variada. Aqueles que não consomem frutas ou vegetais podem desenvolver algumas doenças como conseqüência da avitaminose.

Mas lembre-se de que o consumo abusivo também se torna um risco para a saúde. Procure aconselhamento especializado, mantenha hábitos e exercícios saudáveis, para manter todo o corpo e a mente funcionando em perfeita harmonia.

Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:

Vitamina A

Desempenha um papel muito importante na visão, crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele. Onde encontrar: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.

Vitamina D

É fundamental no metabolismo ósseo, ajudando a prevenir doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E

Está relacionado à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, como envelhecimento, câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, trigo.

Vitamina C

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajuda no processo de absorção de ferro pelo organismo, no combate ao estresse e atua como um antibiótico natural. Onde encontrar: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.

Vitamina K

É importante para uma boa coagulação do sangue, estando presente na gordura de alimentos, especialmente de origem vegetal. Onde encontrar: alimentos verdes como vegetais folhosos e vegetais como couve, brócolis e salsa.

Vitamina B12

Está associado ao funcionamento de todas as células e também do tecido nervoso. Sua ausência pode causar alterações neurológicas e o desenvolvimento de anemia megaloblástica. Onde encontrar: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijo e carne.

Vitamina B1 (Tiamina)

Mantém os sistemas nervoso e circulatório em bom estado de funcionamento e auxilia na formação de sangue e no metabolismo de carboidratos. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais folhosos (alface, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e aves.

Vitamina B2 (Riboflaviana)

Previne a catarata, auxilia na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: legumes, grãos integrais, leite e carne.

Vitamina B3 (nicotinamida)

Reduz triglicerídeos e colesterol e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Onde encontrar: fermento, carne magra e aves, fígado, leite, gema de ovo, grãos integrais, vegetais folhosos (brócolis, espinafre), aspargo, cenoura, batata doce, frutas secas, tomate, abacate.

Vitamina B5 (ácido pantotênico)

Auxilia na formação de glóbulos vermelhos e desintoxicação química. Evita a degeneração da cartilagem e ajuda a construir anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais e integrais, amendoim, fermento, legumes (brócolis), algumas frutas (abacate), ovários de peixes de água fria, geléia real.

Vitamina B6 (piridoxina)

Reduz o risco de doença cardíaca, ajuda a manter o sistema nervoso central e o sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: grãos integrais, sementes de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, frutas (bananas, tomates, abacates) e vegetais (espinafre).

Vitamina B7 (biotina)

Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e reduz o açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia a dor muscular. Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

Vitamina B9 (ácido fólico)

Promove a saúde dos cabelos e da pele. A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso e ajuda a combater o câncer de mama e cólon.

Vitamina B12 (cobalamina)

Atua nos glóbulos vermelhos, células nervosas, equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar para evitar anemia e outras complicações. Onde encontrar: fígado, rins, carne, peixe, ovos, leite, queijo.

MINERAIS

Os minerais são compostos químicos inorgânicos que, quando agrupados, dão origem a diferentes tipos de rochas.

Conjunto de diferentes minerais para uso econômico

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente que possuem uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou aparecer no planeta através de meteoritos e outros corpos espaciais não terrestres.

Atualmente, existem mais de 4.000 minerais catalogados e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais estão sendo descobertos, alguns deles extraídos de 2014, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu um novo mineral presente em um meteorito coletado na Antártica na década de 1960. O nome do mineral é Wassonita e só foi produzido na Terra em pesquisas de laboratório.

Os átomos, em geral, possuem uma estrutura cristalizada com uma cadeia química estabelecida, responsável por conferir a esse mineral suas propriedades físicas. Como já mencionamos, eles são sempre de origem inorgânica, de modo que os materiais de origem orgânica são chamados mineralóides, como pérola e âmbar.

Dependendo de sua composição, os minerais podem ser classificados em metálicos e não metálicos:

Não pare agora ... Há mais depois da publicidade;)

a) Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Eles geralmente são bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre, etc.

b) Minerais não metálicos: aqueles que não são compostos de elementos químicos metálicos, como diamante, calcário e areia.

O estudo de minerais é complexo. A observação de suas características obedece a alguns critérios diferentes, a saber:

1) Cristalização: corresponde à forma geométrica tridimensional do mineral.

2) Cor: corresponde à cor externa do mineral, com os comprimentos de onda absorvidos por sua composição química.

3) Transparência: a capacidade dos minerais de absorver ou não absorver a luz, que pode ser dividida em translúcida e opaca.

4) Brilho: quantidade de luz refletida pelo mineral.

5) Dureza: é a capacidade do mineral de arranhar e não ser arranhado.

6) Traço: a cor do pó mineral.

7) Fratura: é a superfície irregular do mineral resultante de sua quebra.

8) Densidade: é o número de vezes que um mineral é mais pesado que um volume igual de água.

9) Clivagem: nível de ruptura de minerais em uma superfície plana ou regular.

10) Propriedades eletromagnéticas: a capacidade dos minerais de conduzir ou não conduzir corrente elétrica e sua capacidade de se relacionar com o magnetismo, entre algumas outras propriedades de nível semelhante.

Para que servem os sais minerais?

Os sais minerais fazem parte das substâncias inorgânicas necessárias que o corpo humano precisa para funcionar adequadamente. Como a água, geralmente são moléculas mais simples, mas desempenham funções muito importantes.

Eles podem ser dissolvidos ou não, e encontrados a partir de estruturas esqueléticas, na forma de íons necessários para o metabolismo. Os seres vivos não podem produzir sais minerais internamente, diferentemente dos nutrientes orgânicos, que podem ser sintetizados a partir de outras substâncias. Portanto, é necessário que obtenham esses nutrientes inorgânicos externamente, através da ingestão já na organização necessária.

No caso do corpo humano, por exemplo, eles auxiliam na formação de ossos, dentes, na transmissão de comandos elétricos, na coagulação e no equilíbrio da transição fluida entre as células e o resto do corpo. Quando falta sais minerais no corpo, é possível que esse déficit leve à morte.

Aprenda mais sobre sais minerais, sua importância no corpo humano e quais são os principais sais que usamos em nossos corpos:

Quais são as principais funções dos sais minerais?

Entre as várias funções dos sais minerais no corpo humano, destacam-se:

• Substâncias importantes na formação e reparo de ossos no corpo - especialmente aquelas relacionadas ao cálcio;

• Regulação do desempenho de enzimas, através da presença no organismo;

• Papel central no equilíbrio dos processos de osmose;

• Participar na formação de algumas moléculas principalmente orgânicas;

É importante notar que o corpo humano não é capaz de produzir seus próprios sais minerais. Ao contrário de alguns nutrientes orgânicos, que acabam sendo convertidos em calorias através de diferentes processos, os sais não podem ser simplesmente substituídos. Portanto, é necessário garantir que a dieta sempre inclua uma quantidade adequada de substâncias.

Principais sais minerais usados pelo organismo

Entre os vários sais minerais utilizados, alguns se destacam por suas funções centrais no corpo:

Cálcio

O cálcio é um dos minerais mais abundantes no corpo humano. Ele se aloja especialmente nas estruturas ósseas e dentárias. Além de participar ativamente da formação óssea, é uma parte essencial dos mecanismos de controle da permeabilidade celular.

O cálcio também é importante nas esferas muscular, hormonal e sanguínea, liberando hormônios e participando da coagulação sanguínea.

Ferro

O ferro é outro mineral essencial para o corpo funcionar. Mais especificamente, auxilia na formação de hemoglobinas - necessárias para o transporte de oxigênio e nutrientes por todo o corpo. Também está diretamente relacionado ao oxigênio no músculo, armazenando a substância nas células.

Flúor

Mais conhecido por seu uso ortodôntico, o flúor ajuda na saúde dental e óssea, além de participar da construção de tecidos e células

Fósforo

O fósforo tem duas funções principais no corpo humano. Uma é a participação da substância na formação esquelética, juntamente com o cálcio. A outra é a sua importância energética, fazendo parte da composição P de TA, molécula de energia que todas as células do nosso corpo usam para realizar suas atividades.

Iodo

O iodo é essencial nos sistemas cardiovascular, esquelético, urinário e respiratório. Além disso, é central na composição da tireóide, uma das mais importantes no metabolismo humano. Além disso, é essencial no processo de crescimento não apenas dos seres humanos, mas de vários organismos.

Magnésio

O magnésio é um sal mineral ligeiramente menos comum na natureza, mas é absolutamente importante, especialmente no processo de duplicação de ácidos nucleicos. Além disso, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, trocas de elétrons e síntese de certos nutrientes no corpo.

Potássio

O potássio, como o sódio, atua diretamente nos impulsos nervosos. Também é importante para a regulação do metabolismo, desde questões relacionadas à água, até a regulação da pressão arterial e produção de certos nutrientes no organismo.

Sódio

O sódio é uma parte fundamental dos impulsos elétricos das células nervosas. Também está envolvido no processo de regular a água e a pressão no corpo

PROTEÍNAS

As proteínas são as macromoléculas orgânicas mais abundantes nas células, essenciais para a estrutura e função das células. Eles são encontrados em todos os tipos de células e em vírus.

Eles são formados por aminoácidos ligados entre si e unidos por ligações peptídicas.

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem pelo menos um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura.

Estrutura geral do amino, ácido

As proteínas são polímeros de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido.

Eles são as unidades fundamentais das proteínas. Todas as proteínas são formadas a partir do link seqüencial de 20 aminoácidos. Alguns aminoácidos especiais podem estar presentes em alguns tipos de proteínas.

Composição da proteína

Com peso molecular extremamente alto, as proteínas são compostas de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio e praticamente todas possuem enxofre. Elementos como ferro, zinco e cobre também podem estar presentes.

Todas as proteínas são formadas por um conjunto de 20 aminoácidos, dispostos em diferentes seqüências específicas.

Tipos de proteínas

Dependendo de sua função no corpo, as proteínas são classificadas em dois grupos principais:

• Proteínas dinâmicas: este tipo de proteína desempenha funções como defesa do organismo, transporte de substâncias, catálise de reações, controle do metabolismo;

• Proteínas estruturais: como o próprio nome indica, sua principal função é a estruturação de células e tecidos no corpo humano. Colágeno e elastina são exemplos desse tipo de proteína.

Classificação de proteínas

As proteínas podem ser classificadas das seguintes maneiras:

Composição

• Proteínas simples: libere apenas aminoácidos durante a hidrólise;

• Proteínas conjugadas: Por hidrólise, eles liberam aminoácidos e um radical não peptídico, chamado grupo protético.

Em relação ao número de cadeias polipeptídicas

• Proteínas monoméricas: Formadas apenas por uma cadeia polipeptídica;

• Proteínas oligoméricas: de estrutura e função mais complexas, são formadas por mais de uma cadeia polipeptídica.

Quanto ao formulário

• Proteínas fibrosas: A maioria das proteínas fibrosas é insolúvel em meio aquoso e possui pesos moleculares muito altos. Eles são geralmente formados por longas moléculas de formato quase retilíneo e paralelas ao eixo da fibra. Esse grupo inclui proteínas estruturais como o colágeno do tecido conjuntivo, queratina capilar, miosina muscular, entre outros;

• Proteínas globulares: possuem uma estrutura espacial mais complexa e são esféricas. Eles são geralmente solúveis em meio aquoso. Exemplos de proteínas globulares são proteínas ativas, como enzimas, e transportadores, como hemoglobina.

Saiba mais, leia também:

• Estrutura de proteínas

Polímeros

• Biomoléculas

Função proteica

As principais funções das proteínas são:

• fornecimento de energia;

Estruturação celular;

• Catalisador de funções biológicas, na forma de enzimas;

• Regulação de processos metabólicos;

• armazenamento de substâncias;

• transporte de substâncias;

• Construção e reparo de tecidos e músculos;

• Defesa do organismo, na forma de anticorpos;

• Produção de hormônios e neurotransmissores.

Alimentos ricos em proteínas

Alimentos ricos em proteínas

Alimentos ricos em proteínas são os de origem animal e a menor quantidade de origem vegetal:

• Alimentos de origem animal: carne em geral, peixe, ovos, leite e laticínios;

• Alimentos de origem vegetal: feijão, lentilha, soja, quinoa, trigo, ervilha.

Para que servem as proteínas? Entenda sua importância em nossos alimentos

Alimentos ricos em proteínas têm vários benefícios para o corpo, incluindo a melhoria da saúde do cérebro

Você certamente está cansado ou acha que a proteína é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Mas você sabe exatamente por que isso é tão importante? Para começar a entender, vale ressaltar que os atletas que desejam ganhar massa magra e aumentar a definição muscular não apostam em uma dieta rica nessa substância por acaso: as proteínas são formadas por aminoácidos que contribuem precisamente para o crescimento dos tecidos. Além disso, eles também restauram a energia perdida, ajudam a defesa do organismo, transportam substâncias pelo corpo e atuam no sistema nervoso. Dê uma olhada no artigo para descobrir mais detalhes!

A proteína é uma substância indispensável na dieta dos atletas

Quem é atleta ou pratica atividades físicas diariamente precisa estar muito atento ao escolher qual tipo de alimento seguir, para que o corpo tenha a disposição necessária para realizar os exercícios e melhorar os resultados do treinamento. Entre os alimentos mais adequados estão aqueles que são ricos em proteínas, precisamente porque fornecem mais energia e contribuem para o aumento da massa magra e a definição dos músculos - tanto os suplementos de proteínas como o que usa a proteína do soro de leite são aliados da dieta. quem quer resultados mais rápidos.

Esse ganho de massa está relacionado ao fato de as proteínas aparecerem como nutrientes construtores, que atuam diretamente na formação e crescimento dos tecidos.

A substância tem uma função reguladora - e um exemplo é a insulina

Outra vantagem importante das proteínas é que elas ajudam a regular algumas funções do metabolismo. Um bom exemplo disso é a insulina - que, embora muitas pessoas não saibam, é um hormônio protéico. Muito mencionado no diabetes, é responsável por controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue e sua deficiência pode causar sérios problemas para quem sofre da doença.

Para aumentar a produção de insulina e diminuir Na resistência à substância, a dica é apostar em alimentos que podem ser verdadeiros aliados nessa função - como canela, linhaça e vegetais de folhas verdes, por exemplo.

Pode ajudar a fortalecer unhas e cabelos

Você sabia que as proteínas também podem trazer benefícios para a parte estética, fortalecendo unhas e cabelos? Mas, para realmente tirar proveito dessa vantagem, é necessário seguir uma dieta rica em substância - uma vez que, quando absorvida por um alimento, ela se decompõe em pequenos aminoácidos que atendem às principais necessidades do corpo antes. atuando em partes secundárias.

Proteína dá sensação de saciedade e acelera o metabolismo

Quando se trata de aumentar a sensação de saciedade, os alimentos ricos em fibras são os mais lembrados - mas as proteínas também podem contribuir para essa função! Isso ocorre porque a substância é digerida lentamente, o que faz com que o corpo se sinta satisfeito mais rapidamente e não precisa beliscar entre uma refeição e outra. Além disso, ainda tem o fato de ajudar a acelerar o metabolismo - o que é ótimo para quem quer perder peso, principalmente.

Maior imunidade também está entre os benefícios

Para que o corpo esteja livre de doenças, ele precisa de proteção contra a ação de agentes nocivos. Anticorpos - na verdade, são proteínas de defesa que aumentam a imunidade e impedem que corpos estranhos causem qualquer complicação no corpo.

É por isso que qualquer pessoa com gripe, resfriado ou qualquer outro problema de saúde que afete o sistema imunológico deve apostar em uma dieta rica em proteínas para aproveitar todos os benefícios da função protetora que faz parte dessa substância.

Dieta rica em proteínas também se reflete na saúde do cérebro

Nosso cérebro precisa de uma quantidade específica de aminoácidos - isto é, proteínas - para que funcione bem, com suas funções cognitivas devidamente ativadas. Portanto, esse é mais um motivo para aumentar a absorção desse nutriente através do consumo de certos alimentos - como carne, queijo, ovo, tofu e feijão, por exemplo.

O resultado é um sistema nervoso mais saudável, com muito mais concentração, foco e melhor coordenação motora.

O QUE SÃO CARBOIDRATOS?

Clique aqui e conheça os carboidratos, substâncias importantes que servem como fonte de energia para todos os seres vivos.

Com exceção do mel, os carboidratos são encontrados apenas em vegetais

Os carboidratos também podem ser chamados de carboidratos ou açúcares, e são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em vários tipos de alimentos. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como cereais (arroz, trigo, aveia, etc.), raízes e tubérculos (batatas, mandioca, cenoura, beterraba, etc.), leguminosas (feijão, ervilha, soja) ) etc.), frutas (banana, manga, maçã etc.) entre muitas outras.

Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm uma função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas de seres vivos, como celulose e quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura do DNA e do RNA.

Os carboidratos são a principal fonte de energia dos seres vivos

Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são glicose (produzida pelos vegetais durante a fotossíntese), frutose (encontrada no mel) e galactose (presente no leite). Monossacarídeos são solúveis em água.

Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são sacarose e lactose. Os dissacarídeos são solúveis em água.

Sacarose: formada por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. A sacarose é o açúcar que consumimos em casa, que usamos em nossos cafés, sucos, doces etc. Esse carboidrato pode ser encontrado principalmente na cana-de-açúcar e beterraba.

Lactose: formada por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. É o açúcar encontrado no leite e é a principal fonte de energia para o bebê durante a amamentação.

Os polissacarídeos são formados pela união de centenas e até milhares de monossacarídeos e não são solúveis em água. Os exemplos mais conhecidos de polissacarídeos são:

• Amido: principal fonte de energia em nossos alimentos. As plantas usam amido como reserva de energia, e é por isso que podemos encontrá-lo em caules, mas principalmente em raízes, tubérculos e sementes.

• Celulose: a celulose é o principal componente da parede celular dos vegetais.

• Quitina: constituinte principal do exoesqueleto (esqueleto externo) de artrópodes, como insetos, aracnídeos, crustáceos, etc.

A principal função dos carboidratos é fornecer energia

Como vimos, os carboidratos são essenciais para os seres vivos, pois além de servirem como fonte de energia, também fazem parte da constituição de várias estruturas importantes. É por esse motivo que devemos manter uma dieta equilibrada, pois assim podemos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

DOENÇAS

Informações e resumos sobre várias doenças, sintomas, profilaxia, medicamentos, tratamentos e tratamentos.

Doenças e outros temas

• Alergias - alergias, suas manifestações, antígenos, anticorpos, imunoglobulina, histamina, linfócitos, ...

• Doenças causadas por fungos - As principais doenças causadas por fungos em humanos, ...

• Amebíase - Aprenda sobre amebíase, protozoários, causas, diagnóstico, sintomas, ...

• Anemia - O que é anemia, sintomas, problemas de saúde, ...

• Artrite - Aprenda sobre a artrite, suas causas, tipos, processo ...

• Artrose - Saiba mais sobre Artrose, suas causas, tipos, fotos, ...

• Ascaridíase - Descubra o que é esta doença, formas de contaminação, ...

• Autismo - Aprenda sobre autismo, transtorno mental, causa, tratamento, ...

• Cálculo renal - O que é cálculo renal, cálculos renais, causas, ...

• Caxumba - O que é caxumba, sintomas, causas, doença, transmissão, contágio, ...

• Cólera - O que é cólera, doença, formas de contaminação, sintomas, ...

• Doença celíaca - Saiba mais sobre a doença celíaca, causa, sintomas, tratamento, ...

• Doenças causadas por bactérias - As principais doenças causadas por bactérias nos seres humanos, ...

• Doenças causadas por protozoários - As principais doenças causadas por protozoários em humanos, ...

• Enxaqueca - Descubra o que é esta doença, causa, sintomas, tratamento, ...

Escorbuto - O que é escorbuto, sintomas, falta de vitamina C, ...

• Leptospirose - características, sintomas, tratamento, prevenção, contaminação da leptospirose

• Febre tifóide - febre tifóide, bactérias, sintomas, como evitar, transmissão, prevenção, informações ...

• Filariose - Filariose ou Elephantiasis, transmissão, mosquito transmissor, filarias, características

• Giardíase - Aprenda sobre giardíase, protozoários, causa, infecção, sintomas, ...

• Gigantismo - O que é gigantismo, causa, características, hormônio do crescimento

• Doença de Hansen - doença de Hansen, bactérias, causas, transmissão, sintomas, prevenção de doenças

• Icterícia - Aprenda sobre icterícia, causas, tipos, pigmentos biliares ...

• Hipertensão - Aprenda sobre hipertensão, causas, fatores desencadeantes, sintomas, ...

• Infecção urinária - infecção urinária, bactéria Escherichia coli, causas, sintomas, prevenção, tratamento

• Leishmaniose - Aprenda sobre Leishmaniose, manifestação, tipos, sintomas, transmissão, ...

• Leucemia - Leucemia, uma doença que causa produção anormal de células sanguíneas ...

• Doença de Alzheimer - Saiba mais sobre esta doença, sintomas, tratamento, informações

• Parasitoses - Quais são as parasitoses humanas, as doenças mais comuns, ...

• Poliomielite - Saiba mais sobre poliomielite, vírus, paralisia infantil, vacina, ...

• Frio - O que é um resfriado, sintomas, causas, doenças, transmissão, contágio, ...

• Rot avirus - Rotavirus - Saiba mais sobre doenças causadas por rotavírus, doença por rotavírus, ...

• Rubéola - O que é rubéola, sintomas, problemas de saúde, ...

• Sarampo - Aprenda sobre sarampo, sintomas, estágios de ...

• Sarna - Aprenda sobre sarna, infecção de pele, ácaros, coceira, ...

• Sinusite - Saiba mais sobre esta doença, sintomas, tratamento, prevenção, viral ...

O QUE É CÉLULA?

O QUE É BIOLOGIA?

A compreensão do que é uma célula e de que todos os organismos são formados por essa estrutura foi essencial para o avanço da Biologia.

A célula é a menor unidade viva de seres vivos

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas estão vivas, carregam as informações genéticas de um determinado organismo e são capazes de transmitir essas informações no momento da divisão celular.

Segundo a Teoria Celular, todos os organismos vivos são constituídos por células. Em indivíduos unicelulares, uma única célula constitui todo o corpo da amostra; em seres multicelulares, várias células que atuam juntas são necessárias para a formação do corpo. O homem é um exemplo de organismo multicelular e as bactérias são exemplos de seres unicelulares.

Quando olhamos para as células de diferentes organismos, podemos ver que elas têm características morfológicas muito diferentes. No nosso corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale ressaltar, no entanto, que, embora sejam visualmente distintos, quando analisamos detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos concluir que eles são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes.

Quais são as partes básicas de uma célula?

Uma célula é composta de algumas partes básicas. Costumamos dizer que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. No entanto, existem células que não possuem essa última estrutura, aspecto que é até uma maneira de diferenciar dois tipos de células: procariontes e eucariotos.

As células procarióticas são aquelas que não possuem um núcleo celular definido, portanto o material genético é disperso no citoplasma. Células eucarióticas são aquelas em que o material genético está presente em um núcleo celular rodeado por uma membrana dupla. Além dessa diferença crucial, também podemos mencionar que as células procarióticas não possuem proteínas chamadas histonas ligadas ao seu DNA e nem organelas citoplasmáticas membranosas.

A membrana plasmática e o citoplasma, diferentemente do núcleo, estão presentes em todos os tipos de células. A membrana plasmática, caracterizada por ser uma dupla camada fosfolipídica, é extremamente importante para a célula, pois controla a passagem de substâncias tanto dentro quanto fora. Devido a essa propriedade de selecionar o que entra e sai da célula, dizemos que ela tem permeabilidade seletiva.

O citoplasma, por sua vez, é uma região delimitada pela membrana plasmática. Esta região consiste em uma matriz, chamada citosol, que contém substâncias como aminoácidos, nutrientes energéticos e íons. Imersas nessa matriz estão as organelas celulares, estruturas responsáveis pelo controle das diversas atividades da célula.

O que são organelas celulares?

Organelas celulares são estruturas que funcionam como pequenos órgãos dentro da célula. Cada organela desempenha uma determinada função e é essencial para o bom funcionamento da célula. Existem várias organelas celulares, nomeadamente:

• Centríolo

• Cloroplasto

• complexo Golgiense

• Lisossoma

• Mitocôndria

• Peroxissomo

• Retículo endoplasmático

• Ribossomo

Fica claro, portanto, que, embora pequenas, as células possuem uma variedade de estruturas e processos bioquímicos complexos que são essenciais para a manutenção da vida. Sem o desenvolvimento dessas pequenas estruturas, a vida não seria possível.

O QUE SÃO AS CÉLULAS

Todos os seres vivos são compostos de células. Algumas, como a ameba, são constituídas por uma única célula (organismo unicelular), enquanto temos cerca de 60 trilhões de células.

Então, falar sobre a função das células é falar sobre todos os fenômenos que caracterizam a vida.

O que quero dizer com isso?

Bem, pense em todas as coisas que você precisa fazer para permanecer vivo agora. Pensamento? Pense também nas coisas que você é capaz de fazer, mas que não são fundamentais para sua sobrevivência.

Bem, todas essas coisas que você pensou são, de alguma forma, mediadas por células que compõem nosso corpo.

Por exemplo: Sabemos que respiramos porque precisamos do oxigênio presente no ar. Depois de inalarmos esse gás, ele chega aos pulmões e é transportado de lá para as células. Nas células ocorre o que chamamos de respiração celular (você já deve ter ouvido falar), que é um processo que tem energia química tão importante para a nossa sobrevivência, porque é essa energia que dá força para realizar todas as atividades do nosso metabolismo ) Precisamos de oxigênio precisamente porque faz parte de uma das etapas deste processo de produção de energia.

Como podemos ver, esse processo ocorre dentro de nossas células. Podemos então dizer que uma das muitas funções das células é produzir energia e que essa energia é essencial para que a própria célula seja capaz de desenvolver suas outras muitas funções.

Assim, podemos nos referir à célula como uma unidade estrutural (porque compõe o corpo de todos os organismos vivos) e também como uma unidade funcional (porque é capaz de desempenhar todas as funções de um organismo, como respirar, crescer, reproduzir etc.).

É importante entender a dimensão desse assunto, também saber que somos formados por muitas células diferentes (nem todas são iguais aos desenhos que vemos nos livros) e que cada tipo de célula tem funções diferentes. As células sanguíneas, por exemplo, têm várias funções que as células epiteliais, ou células ósseas, ou qualquer outro tipo de célula não. Além disso, as células vegetais são capazes de desempenhar funções que as células animais não.

Autor: Gabriela Teixeira

CORPO HUMANO

O corpo humano consiste em diferentes partes, incluindo pele, músculos, nervos, órgãos, ossos, etc.

Cada parte do corpo humano é composta de inúmeras células que definiram formas e funções. Além disso, existem tecidos, órgãos e sistemas que funcionam de maneira integrada.

Podemos comparar nosso corpo a uma máquina complexa e perfeita com todas as suas peças funcionando em sincronia.

ANATOMIA: O ESTUDO DO CORPO HUMANO

O corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros

Anatomia humana é a área da biologia que estuda as estruturas do corpo humano, incluindo sistemas, órgãos e tecidos. Ele também analisa como as estruturas do corpo podem ser afetadas pela genética, pelo ambiente e pelo tempo.

O corpo humano é dividido em três partes básicas: cabeça, tronco e membros superiores e inferiores.

A descrição anatômica considera que o corpo deve estar na posição vertical, de pé, com a face voltada para a frente, membros superiores esticados e paralelos ao tronco, com as palmas voltadas para a frente, os membros inferiores devem estar unidos. Isso é chamado de posição anatômica.

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano é constituído por estruturas simples, como células, até os órgãos mais complexos.

O nível de organização do corpo humano é o seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.

Aprenda mais sobre cada uma das estruturas que fazem parte da organização do corpo humano:

Células

Célula animal e suas estruturas

As células são estruturas formadas por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma.

Cada célula do corpo pode variar em forma (estrelada, alongada, cilíndrica, etc.), tamanho e vida útil. As células ósseas, por exemplo, duram vários anos, enquanto as células da pele se renovam entre 35 e 45 dias.

Cada tipo de célula se desenvolve para desempenhar um papel no corpo. A célula muscular, por exemplo, é capaz de contrair. O glóbulo vermelho transporta oxigênio por todo o corpo. A célula nervosa é capaz de receber e transmitir estímulos.

Tecidos

O corpo humano é formado por vários tipos de tecidos

A vida humana começa com uma única célula. A partir daí, ele divide e dá origem a duas novas células, que também se dividem e formam mais duas, e assim por diante.

Durante a formação do feto, no útero materno, as células se desenvolvem de acordo com sua localização e função no organismo. Esse processo é chamado de diferenciação celular.

No corpo humano existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células trabalham em grupos, são organizadas de forma integrada, desempenhando juntas uma função específica.

Esses grupos celulares formam tecidos. Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro tipos:

• Tecido epitelial

• Tecido conjuntivo

• Tecido muscular

• Órgãos do tecido nervoso

Principais órgãos do corpo humano

Tecidos, como células, também se agrupam. O conjunto de tecidos que desempenham uma determinada função é chamado de órgão. Em geral, um órgão é composto de diferentes tipos de tecidos.

Vários órgãos formam o corpo humano, incluindo coração, pulmão, cérebro, estômago, intestino, fígado, pâncreas, rins, ossos, baço, olhos, etc. A maioria dos órgãos está localizada na região do tronco.

A pele é o maior órgão do corpo humano.

Sistemas

Sistemas do corpo humano

Um conjunto de corpos que atuam de maneira integrada constitui um sistema. Os sistemas do corpo humano desempenham funções específicas, no entanto, agem de maneira integrada.

O corpo humano é composto de vários sistemas: respiratório, circulatório, digestivo, cardiovascular ou circulatório, muscular, nervoso, endócrino, excretor, linfático, reprodutivo e ósseo.

Cada sistema tem sua função específica. O sistema respiratório, por exemplo, é responsável pela absorção de oxigênio do ar pelo organismo e pela eliminação do dióxido de carbono removido das células.

Corpo

Finalmente, o conjunto de todos os sistemas funcionais constitui o organismo que, em conjunto, mantém a sobrevivência do indivíduo.

Assim, o organismo representa o nível mais alto de organização.

• partes do corpo humano

• Membros do corpo humano

Ossos do corpo humano

• Músculos do corpo humano

• Nervos do corpo humano

Curiosidades sobre o corpo humano

• O maior osso do corpo humano é o fêmur, o osso da coxa da perna. O menor osso é o estribo, localizado no ouvido interno.

• O coração de um adulto bate cerca de 100.000 vezes por dia.

• Em média, 2 kg de peso corporal são representados por bactérias que habitam nosso corpo.

• Os rins filtram aproximadamente 1,3 litros de sangue por minuto.

• Um impulso nervoso pode chegar a 360 km / h.

• Um adulto tem 206 ossos, enquanto o bebê tem 300.

CORPO HUMANO

O corpo humano é capaz de desempenhar várias funções graças às estruturas complexas que possui.

O corpo humano é uma máquina complexa com várias estruturas que trabalham juntas.

O corpo humano é uma estrutura complexa que nos permite realizar uma série de atividades importantes. Podemos caminhar, correr, lembrar eventos passados, comer, remover oxigênio da atmosfera, pensar, entre outras atividades, tudo graças às várias células, tecidos, órgãos e sistemas que integram o corpo humano.

Níveis de organização do corpo humano

Sabemos que todos os animais, incluindo os humanos, são multicelulares, ou seja, eles têm mais de uma célula formando seu corpo. Essas células têm formas e funções diferentes e formam tecidos, órgãos e sistemas diferentes. Quando consideramos as células como o primeiro nível a ser estudado, temos o seguinte nível de organização:

Vamos conhecer melhor cada um desses níveis:

• Células: são as unidades funcionais e estruturais da maioria dos seres vivos, com exceção apenas dos vírus. No corpo humano, como sabemos, várias células são encontradas, como somos seres multicelulares. As células que compõem o nosso corpo têm um núcleo ligado à membrana e também organelos membranosos e, portanto, são eucariotos.

• Tecidos: são formados por células semelhantes e que desempenham a mesma função. Nos seres humanos, observamos quatro tipos básicos de tecido: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Órgãos: são formados por grupos de tecidos que trabalham juntos para executar uma determinada tarefa. O coração, estômago, pulmão, rins, esôfago, fígado e baço são alguns exemplos de órgãos.

• Sistemas: são formados por órgãos que atuam juntos para desempenhar uma função. Como exemplo de sistemas, podemos citar os sistemas cardiovascular, digestivo, endócrino, reprodutivo, urinário e nervoso.

Para entender melhor esses níveis, imagine uma célula do tecido muscular (miócito), que se une a outras que formam o tecido muscular do coração. Esse tecido forma nosso coração, um órgão que faz parte do sistema cardiovascular sistema. Nesse caso, temos:

Miócitos, tecido muscular estriado cardíaco, coração, sistema cardiovascular.

Leia também: A pele é um tecido ou um órgão?

Células do corpo humano

O corpo humano é constituído por trilhões de células, cada uma desempenhando uma determinada função. Veja alguns exemplos de células e a função que elas desempenham em nosso corpo.

• Adipócitos: células que armazenam lipídios (gordura).

• Células de Schwann: responsáveis pela formação da bainha de mielina dos neurônios.

• Células beta: células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, um hormônio relacionado aos níveis de glicose no sangue.

• Esperma: gametas masculinos.

Observe que o corpo humano tem diferentes tipos de células.

• Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou glóbulos vermelhos: glóbulos que atuam no transporte de oxigênio por todo o corpo. Estas são as células encontradas na maior quantidade de sangue.

• Hepatócitos: células hepáticas que sintetizam proteínas e bílis, além de atuar na desintoxicação de várias substâncias.

• Leucócitos ou glóbulos brancos: glóbulos responsáveis pela defesa do organismo. Existem vários tipos de leucócitos, como neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.

• Miócitos ou fibras musculares: células que compõem os músculos.

• Neurônios: células do tecido nervoso que garantem a transmissão de impulsos nervosos.

• Oócito: gameta feminino que também é conhecido popularmente como ovo.

Tecidos do corpo humano

No corpo humano, encontramos quatro tipos básicos de tecidos, que têm seus subtipos. Segue:

Leia também: Tecido do corpo humano

• Tecido epitelial: tecido caracterizado pela presença de células muito próximas umas das outras, consequentemente apresentando pouca substância entre elas (pouca matriz extracelular). Este tecido pode ser dividido em dois tipos básicos: tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.

• Tecido conjuntivo: a característica mais marcante é a presença de uma grande quantidade de matriz extracelular. Este é o tipo de tecido que possui o maior número de subtipos, a saber:

• próprio tecido conjuntivo;

• Tecido adiposo;

• Tecido ósseo;

• tecido cartilaginoso;

• tecido sanguíneo.

• Tecido muscular: apresenta células com capacidade de contração. O tecido muscular pode ser classificado em três tipos diferentes: músculo liso ou não estriado, músculo estriado esquelético e músculo estriado cardíaco.

• Tecido nervoso: possui células capazes de interpretar e transmitir impulsos nervosos. É esse tecido, portanto, capaz de capturar informações do ambiente externo e interno e gerar respostas.

Leia também: Esqueleto e músculos

Órgãos do corpo humano

Nosso corpo possui vários órgãos, que são formados por conjuntos de tecidos. Esses órgãos são responsáveis por várias funções e são agrupados para formar os sistemas. Aqui estão alguns dos órgãos mais importantes em nosso corpo e o papel que eles desempenham em nossos corpos.

O corpo humano tem vários órgãos, que são formados por conjuntos de tecidos.

• Bexiga: um órgão do sistema urinário que armazena a urina.

• Coração: é sem dúvida um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, sendo responsável por aumentar o sangue em todo o corpo humano. Como o sangue possui oxigênio e nutrientes, o coração garante que esses elementos atinjam todas as células.

• Estômago: é um órgão do sistema digestivo e, portanto, está relacionado à digestão dos alimentos. Produz suco gástrico, que transforma o bolo em quimo.

• Intestino delgado: onde o processo de digestão termina e a maioria dos nutrientes é absorvida.

• Intestino grosso: onde ocorre a absorção de água e a formação de fezes.

• Laringe: órgão do sistema respiratório que se destaca pela presença das chamadas pregas vocais.

• Ovários: órgãos encontrados apenas em mulheres e onde são produzidos gametas femininos e hormônios sexuais femininos.

• Pulmões: têm aparência esponjosa e estão relacionados à captação de oxigênio.

• Rins: órgãos do sistema urinário onde a urina é produzida.

• Testículo: órgãos encontrados apenas em homens e onde são produzidos gametas masculinos e hormônios sexuais masculinos. Sistemas do corpo humano

O corpo humano é formado por uma série de sistemas, que atuam nas mais variadas funções. Aqui estão alguns dos principais sistemas do corpo humano.

Os sistemas do corpo humano são constituídos por conjuntos de órgãos.

• Cardiovascular: é formado pelo coração e vasos sanguíneos e é responsável pela circulação do sangue pelo corpo.

• Digestivo: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e glândulas anexas. É responsável por quebrar os alimentos em partículas menores.

• Endócrino: é o sistema formado por todas as glândulas endócrinas do organismo, responsáveis pela produção de hormônios.

• Esquelético: é formado por ossos e garante, entre outras funções, o apoio do corpo e a proteção dos órgãos internos.

• Excretor: também chamado sistema urinário, é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. É responsável pela produção e descarte de urina.

• Muscular: é formado por todos os músculos do corpo.

• Nervoso: é responsável por permitindo a captura de estímulos internos e externos e gerando respostas a esses estímulos.

• Criador: é o sistema responsável pela criação.

• Respiratório: é formado pelo nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Garante a captação de oxigênio e a eliminação do dióxido de carbono.

• Tegumentar: formado pela pele, cabelos, unhas e glândulas. Ele executa várias funções, como revestimento e proteção do corpo.

CORPO HUMANO

BIOLOGIA

O corpo humano é constituído por diferentes órgãos e sistemas, que juntos desempenham várias funções essenciais para a sobrevivência do indivíduo.

O corpo humano é constituído por um grande número de células.

PUBLICIDADE

O corpo humano é composto de vários órgãos e sistemas, que trabalham juntos para garantir o perfeito funcionamento do organismo. Se olharmos para o nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e milhares de células, que formam tecidos, órgãos e sistemas, uma característica que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos multicelulares.

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano pode ser analisado em diferentes níveis de organização. Podemos estudar células, tecidos, órgãos ou até os vários sistemas. Considerando as células como o primeiro nível hierárquico da organização, temos:

As células são consideradas as unidades funcionais e são aspectos estruturais dos seres vivos. Em nosso corpo, encontramos milhares de células e, portanto, somos classificados como organismos multicelulares. As células encontradas em nosso corpo são eucariotos, ou seja, possuem núcleo definido e organelas membranosas.

Nos seres vivos multicelulares, um grupo de células semelhantes e com a mesma função é chamado tecido. Temos quatro tipos básicos de tecidos em nosso corpo: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Os tecidos podem ser organizados em órgãos, que são definidos como grupos de tecidos que desempenham algumas funções específicas. Os órgãos, por sua vez, podem ser interconectados, formando sistemas, que desempenham funções ainda mais complexas.

O corpo humano possui vários órgãos, que têm funções específicas para garantir o funcionamento do corpo como um todo.

Para entender melhor esses níveis, imagine, por exemplo, osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Essas células são do tecido ósseo, responsável pela formação dos ossos, órgãos que compõem o sistema esquelético. O sistema esquelético, juntamente com outros sistemas, como os sistemas digestivo, muscular, cardiovascular e nervoso, forma o corpo humano.

Células do corpo humano

O corpo humano possui vários tipos de células, que desempenham as mais variadas funções. Aqui estão alguns tipos de células encontradas em nosso corpo e suas funções.

• Adipócitos: células que armazenam gorduras.

• Célula de Schwann: produz a bainha de mielina dos neurônios.

• Células beta: células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.

• Condroblastos: células jovens do tecido cartilaginoso que formam a matriz cartilaginosa.

• Condrócitos: células do tecido cartilaginoso, derivadas de condroblasto, que ocupam lacunas na matriz da cartilagem.

• Esperma: gametas masculinos.

• Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou glóbulos vermelhos: glóbulos que garantem o transporte de oxigênio por todo o corpo.

• Hepatócitos: células hepáticas que sintetizam proteínas e bile, além de garantir a desintoxicação de várias substâncias.

• Leucócitos ou glóbulos brancos: glóbulos que atuam na defesa do organismo. Os tipos de leucócitos existentes são neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.

No corpo humano, é possível observar diferentes tipos de células.

• Neurônios: células responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos.

• Osteoblastos: células do tecido ósseo responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea.

• Osteócitos: células maduras do tecido ósseo derivadas de osteoblastos e encontradas em lacunas na matriz óssea.

• Osteoclastos: células no tecido ósseo que atuam na reabsorção desse tecido.

• Oócito: gameta feminino.

Tecidos do corpo humano

• Tecido epitelial: a característica mais importante é a presença de células justapostas com pouca matriz extracelular. Pode ser classificado em dois tipos básicos: revestimento de tecido epitelial e tecido epitelial glandular.

O tecido epitelial é caracterizado pela presença de células próximas umas das outras.

• Tecido conjuntivo: sua principal característica é a presença de uma grande quantidade de matriz extracelular, característica que a diferencia do tecido epitelial. Existem vários tipos de tecido conjuntivo, a saber: tecido conjuntivo em si, tecido adiposo, tecido sanguíneo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo.

• Tecido muscular: destaca-se pela presença de células com capacidade de contração. Podemos classificar o tecido muscular em três tipos: músculo liso ou não estriado, músculo estriado esquelético e músculo cardíaco estriado.

O tecido muscular tem uma capacidade de contração e pode ser classificado em três tipos diferentes.

• Tecido nervoso: apresenta células capazes de capturar, interpretar e transmitir os chamados impulsos nervosos.

órgãos do corpo do homem

Um órgão humano pode ter vários tecidos, como pode ser visto no diagrama a seguir:

Não pare agora ... Há mais depois da publicidade;)

Observe os vários tecidos encontrados no estômago, um órgão do sistema digestivo.

Todos os órgãos do nosso corpo são importantes, mas alguns são vitais e outros não. Veja alguns exemplos abaixo.

• Bexiga: local de armazenamento de urina após a formação deste produto pelos rins.

• Coração: órgão responsável por conduzir o sangue para o corpo. Graças a esse bombeamento, as células são capazes de adquirir oxigênio e outros nutrientes necessários.

O coração é um órgão muscular responsável por bombear sangue para o corpo.

• Esôfago: tubo muscular que garante que os alimentos sejam retirados da boca para o estômago.

• Estômago: órgão do sistema digestivo onde parte da digestão ocorre. Ele é responsável pela produção de suco gástrico e pela transformação do bolo em quimo.

Leia também: Ruído do estômago

• Intestino delgado: onde o processo de digestão termina e ocorre a absorção da maioria dos nutrientes removidos dos alimentos.

• Intestino grosso: onde ocorre a absorção de água e a formação de fezes.

O intestino delgado e o intestino grosso fazem parte do sistema digestivo.

• Laringe: este órgão do sistema respiratório une a faringe à traquéia. É na laringe que as pregas vocais são encontradas.

• Ovários: órgãos exclusivos para mulheres em que são produzidos gametas femininos e hormônios sexuais femininos.

• Pâncreas: glândula mista responsável pela produção de suco pancreático e dois hormônios importantes (insulina e glucagon), que atuam na regulação da taxa de glicose no sangue.

O pâncreas é responsável pela produção de suco pancreático e dos hormônios insulina e glucagon.

• Pulmões: órgãos esponjosos do sistema respiratório, ricos em alvéolos, que são os locais onde ocorrem trocas gasosas.

Leia também: Embolia pulmonar

• Rins: órgãos do sistema urinário onde a urina é produzida.

• Testículo: órgãos apenas masculinos onde são produzidos gametas masculinos e hormônios sexuais masculinos.

Tubos uterinos: parte do sistema reprodutivo feminino onde a fertilização geralmente ocorre.

• Útero: parte do sistema reprodutivo feminino em que o embrião se desenvolve durante a gravidez.

Principais sistemas do corpo humano

O corpo humano possui vários sistemas que garantem, por exemplo, captação de oxigênio, uso de nutrientes e locomoção.

• Cardiovascular: composto do coração e dos vasos sanguíneos, garante a circulação sanguínea através do corpo e, consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células.

• Digestivo: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas, é responsável por garantir a decomposição dos alimentos, transformando-os em partículas menores que podem ser utilizadas.

• Endócrino: é formado por todas as glândulas endócrinas do organismo, responsáveis pela produção de hormônios que, por sua vez, atuam na regulação química de diversas atividades do organismo.

• Esquelético: composto principalmente de ossos, está relacionado a funções como proteção de órgãos internos, locomoção, suporte, armazenamento de cálcio e produção de células sanguíneas.

• Excretor: também conhecido como sistema urinário, é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e é responsável pela produção e eliminação da urina.

• Muscular: é formado por músculos e está relacionado ao movimento do nosso corpo e à contração dos órgãos.

• Nervoso: é responsável por garantir a percepção dos estímulos internos e externos e gerar respostas a esses estímulos. Graças a este sistema, somos capazes de memorizar, coordenar, falar, sentir, ver e aprender.

• Criador: é o sistema responsável por nossa criação. O sistema reprodutivo feminino garante a formação de gametas femininos e a gravidez do bebê. O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e transferência do gameta masculino para a mulher.

• Respiratório: formado pelo nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, é responsável por garantir as trocas gasosas.

• Tegumentar: é formado pela pele, cabelos, unhas e glândulas e atua em diversas funções, como barreira contra a perda de água e entrada de microrganismos, além de regulação da temperatura corporal.

OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO HUMANO

O corpo humano é como a máquina. É um design único, pois consiste em vários sistemas biológicos, que são regulados por órgãos internos.

Leia para obter informações detalhadas sobre os órgãos internos do corpo humano. O corpo humano pode ser dividido em cabeça, tronco, mãos e pernas.

Cabeça e tronco desempenham um papel importante na proteção de alguns órgãos internos cruciais do corpo humano. Eles consistem em muitos tecidos, células e tecidos conjuntivos, que ajudam na regulação de vários sistemas biológicos.

Alguns dos principais sistemas orgânicos são os sistemas esqueléticos, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema digestivo, sistema imunológico, sistema respiratório, sistema urinário, sistema reprodutivo, sistema linfático e sistema endócrino, etc.

e sobrepostos e interdependentes.

LISTA DE ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO HUMANO

Os seres humanos e outros organismos multicelulares complexos têm sistemas orgânicos que trabalham juntos, realizando processos que nos mantêm vivos.

O corpo tem níveis de organização que se acumulam. Células formam tecidos, tecidos formam órgãos e órgãos compõem sistemas orgânicos.

A função de um sistema orgânico depende da atividade integrada de seus órgãos. Por exemplo, os órgãos do sistema digestivo cooperam para processar alimentos.

A sobrevivência do organismo depende da atividade integrada de todos os sistemas orgânicos. Frequentemente coordenado pelos sistemas endócrino e nervoso.

Cérebro:

O cérebro humano é protegido pelo crânio, mantendo-o muito seguro, pois é o centro do sistema nervoso. A estrutura do cérebro humano pode ser comparada a outros mamíferos, mas é três vezes maior e mais avançada do que outros mamíferos.

Abriga nossas memórias estimadas, planos para o futuro e nos mantém alertas no presente. O cérebro ajuda o corpo a ativar músculos e a secretar substâncias químicas que lhe permitem responder a estímulos externos. Nenhum dos outros animais tem a capacidade de pensar e pesar as coisas logicamente.

Porém, o cérebro humano desempenha algumas funções executivas, tais como: autocontrole, planejamento, raciocínio e pensamento abstrato, o que torna os seres humanos as espécies mais inteligentes do mundo.

O corpo humano realiza proezas incríveis todos os dias. Do envio de sinais que se espalham pelo cérebro em alta velocidade para distribuir oxigênio em mais de 1.000 quilômetros a 1.600 quilômetros de vias aéreas.

CORAÇÃO:

A principal função do coração é fornecer sangue oxigenado a todos os órgãos do corpo através dos vasos sanguíneos através de contrações rítmicas. Também conhecido como batimento cardíaco.

O coração é constituído por músculos cardíacos involuntários, e é por isso que o coração continua batendo mesmo quando estamos dormindo. O coração pesa 250 a 350 gramas e é quase do tamanho do punho.

Ele está localizado no lado esquerdo do peito e é protegido pela caixa torácica. O pericárdio, um saco de parede dupla que circunda o coração. Além de proteger o coração, ele permanece em torno da estrutura das âncoras e evita que o coração encha demais de sangue.

PULMÕES:

O corpo humano é composto por dois pulmões e desempenha as funções do sistema respiratório. Os pulmões trabalham muito de perto com o coração.

Os pulmões fornecem oxigênio puro na atmosfera para o sangue, que por sua vez é distribuído pelo coração para vários órgãos. Os pulmões também removem dióxido de carbono e outras impurezas do sangue nas veias.

O coração é quase flanqueado pelos pulmões, por isso também atua como um choque absorvente e suave no coração, além de manter o nível de pH no sangue.

ESTÔMAGO:

É o ator principal no sistema digestivo. O estômago é um órgão em forma de pêra localizado na cavidade abdominal entre o esôfago e o intestino. O estômago pode mudar sua forma e tamanho, dependendo da posição do corpo e da quantidade de comida no interior. Desde que é muscular e elástico na natureza.

O estômago é o órgão grande e suas múltiplas câmaras, hospedam as bactérias que produzem enzimas especiais necessárias para a digestão. É cheio de ácido gástrico, ácido clorídrico e mantém o nível de pH, o que ajuda na digestão de alimentos comestíveis. É um dos órgãos internos importantes do corpo humano.

INTESTINO:

Intestino é o trato digestivo localizado entre o estômago e o ânus. Pode ser dividido em intestino grosso e curto. O intestino delgado é estreito e mede 6-7 metros de comprimento, enquanto o intestino grosso tem apenas 1,5 metro de comprimento, mas é grande em diâmetro.

A grande parte da digestão ocorre no intestino delgado, onde a maioria dos nutrientes essenciais é absorvida. A função do intestino grosso na digestão é fundamental, pois absorve a água e é responsável pela excreção de resíduos.

A musculatura intestinal realiza contrações rítmicas chamadas peristaltismo para mover alimentos não digeridos. Em seguida, absorve-o como alimento por todo o trato intestinal.

FÍGADO:

Está localizado no lado direito da cavidade abdominal. Algumas das funções importantes do fígado incluem a filtragem de substâncias nocivas do sangue. Manter o nível de colesterol e glicose no sangue, secreção de certos aminoácidos. Armazene vitaminas e minerais, secretando substâncias químicas que decompõem as gorduras e convertendo glicose em glicogênio, etc.

Além desses, existem vários órgãos internos do corpo humano, como rins, bexiga, pâncreas, timo, olhos, glândula pituitária. Hipotálamo, baço, apêndice, supra-renais, etc., incluindo os diferentes órgãos reprodutivos de homens e mulheres.

O estudo dos órgãos Os órgãos internos do corpo, que fazem parte da anatomia humana, são essenciais para qualquer disciplina de saúde. A disfunção dos órgãos órgãos internos pode ser fatal e, portanto, é importante entender suas funções.

Isso ajudará você a entender bem o corpo humano para mantê-lo em forma e saudável.

CULTURA, UM ESPORTE COMPLEMENTAR

Uma das vantagens do treinamento com pesos é que ele pode ser praticado em um complemento para muitos outros esportes. Na verdade, é uma disciplina que está perfeitamente associada a vários ramos, permitindo que você melhore seu desempenho no que lhe diz respeito. Estes são notadamente esportes de combate e resistência, que combinam bem com a prática de treinamento com pesos. Este último possui um ativo não negligenciável e garante um complemento útil.

Musculação e esportes de combate

Por um longo tempo, acreditamos que o culturismo e os esportes de combate eram incompatíveis. Certas pessoas imaginavam que trabalhar com cargas perdia velocidade e destreza, qualidades indispensáveis ao combate ao esporte. No entanto, muitos atletas hoje acham que o treinamento com pesos melhora sua força e força para os músculos úteis para suas respectivas práticas.

A associação de culturismo e esportes de combate permite:

• adquirir poder (força e velocidade)

• garantir uma melhor estabilidade, indispensável para este tipo de esporte

• prevenir lesões, fortalecendo músculos e articulações

• relaxe os músculos durante os períodos de descanso

• aumentar a massa muscular cujo aspecto estético não é desprezível ...

Se você deseja associar esportes de combate e musculação, não esqueça seu objetivo, ou seja, torne o bodybuilding compatível com a melhoria das qualidades esportivas e permaneça em contato permanente com seu esporte favorito. Você pode alternar entre treinamento de força e força, além de praticar regularmente circuitos de treinamento que fazem o trabalho de resistência (iniciar sua sessão com uma corrida de cerca de dez minutos, por exemplo).

Não carregue pesos muito pesados e varie o programa de treinamento. Dessa forma, com 2 ou 3 sessões por semana, você eliminará a saturação física e psicológica, desenvolverá habilidades diferentes e diversificará sua prática.

Esportes de musculação e resistência:

O culturismo também é um excelente aliado para praticantes de esportes de resistência. Traz força e solidez, com a condição de alcançar um equilíbrio justo entre as duas disciplinas. De fato, é necessário evitar misturá-los e praticá-los separadamente. Da mesma forma, os fisiculturistas precisam praticar sessões regulares de cardio, pois apenas o fisiculturismo é prejudicial à resistência. Ao contrário das idéias feitas, o treinamento cardio não é prejudicial à massa muscular.

Em geral, o treinamento com pesos melhora o desempenho de atletas de resistência, sejam ciclistas ou corredores. Não causa uma entrada de massa na corrida, mas melhora a capacidade anaeróbica, a eficácia da etapa e o desempenho. No ciclismo, o treinamento com pesos traz força nas pernas, mais desempenho no sprint e aumenta o tempo máximo de esforço. É também uma excelente maneira de combater a fadiga nervosa.

Benefícios do Bodybuilding - Conheça os 10 principais

1. Página inicial>

2. Dicas>

3. Benefícios do bodybuilding - Conheça os 10 melhores

Benefícios Musculação - # 1

Tonificação muscular: a prática de musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. Treinar com o uso de peso melhora ainda mais essa resistência muscular.

Benefícios do Bodybuilding - # 2

Ajuda a prevenir a osteoporose: a pessoa que pratica o treinamento com pesos tem menos probabilidade de desenvolver uma doença chamada osteoporose, pois ajuda a fortalecer os ossos do corpo humano.

Benefícios de Musculação - Nº 3

Aumento da força: o treinamento de força o fortalece, ajudando a resistir ao trabalho diário e aos possíveis momentos em que é necessário usar a força.

Benefícios de Musculação - Nº4

Fortalece a região da coluna: ajuda a prevenir problemas na coluna, além de fortalecer a região lombar, reduzindo a dor local.

Benefícios de Musculação - Nº5

Diminui as chances de diabetes: a prática de exercícios físicos é um grande aliado para a prevenção de doenças como o diabetes. O treinamento com pesos é uma das práticas benéficas, que podem ajudar a prevenir o aparecimento da doença e, para quem já tem diabetes, pode ajudar no tratamento e no equilíbrio da taxa de glicose no sangue.

Benefícios de Musculação - Nº 6

Melhora o sistema imunológico: além da prática de outros exercícios, o treinamento com pesos também ajuda no funcionamento do sistema imunológico.

Benefícios de Musculação - Nº 7

Beneficia o sistema digestivo: as pessoas que sofrem de prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal nos primeiros dias de treinamento com pesos, pois ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios de Musculação - Nº 8

Aumenta o equilíbrio: o treinamento com pesos praticado regularmente ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

Benefícios de Musculação - # 9

Ajuda durante a gravidez: as mulheres grávidas que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de cólicas durante a gravidez, menor chance de desenvolver varizes e até reduzir o ganho de peso.

Benefícios de Musculação - Nº 10

Melhora o humor: o treinamento com pesos melhora o humor, a auto-estima e as interações sociais.

Agora que você conhece os principais benefícios, é hora de sujar as mãos!

Vamos fazer esse treino e cuidar bem da sua saúde

E para aproveitar a viagem, que tal saber quais são as melhores fontes de proteína para ganhar massa muscular?

TERAPIAS ALTERNATIVAS: SAÚDE PARA O CORPO E A MENTE

Cuidar do seu corpo e mente é essencial para ter qualidade de vida. Uma das preocupações das pessoas é perder peso, e a maneira como ela é seguida para atingir esse objetivo geralmente pode trazer danos à saúde. A busca por uma perda de peso saudável está se tornando cada vez mais, e uma das práticas alternativas, ou seja, a medicina alternativa, que cuida principalmente da mente, é um grande aliado durante o processo de perda de peso.

Quais são as terapias alternativas para perda de peso

Terapias alternativas trabalham com a mente, reduzindo o estresse e o cansaço. Esse tipo de terapia utiliza técnicas alternativas, que visam reduzir a ansiedade, sem qualquer tipo de sintomas de curto ou longo prazo, onde outros meios de perda de peso causam sintomas, como o uso de medicamentos para perda de peso. A ansiedade é uma das causas do ganho de peso e, como terapias alternativas trabalham para reduzi-la, facilita durante o processo de perda de peso.

Tipos de terapias alternativas

A prática de terapias alternativas ganhou um grande número de seguidores. Atualmente, existe uma gama muito ampla de terapias alternativas, usadas para aliviar o estresse. Aqui estão algumas terapias alternativas:

Acupuntura e acupuntura: a acupuntura é uma terapia alternativa que utiliza agulhas em pontos do corpo. Para aliviar a tensão, essa técnica é amplamente utilizada na terapia chinesa. Para o processo de perda de peso, as agulhas são colocadas em pontos relacionados à digestão. A acupressão usa as mesmas técnicas que a acupuntura, mas é feita com o auxílio das mãos, onde a pressão é usada em pontos específicos.

Hipnoterapia: A hipnose é usada, onde o psicólogo tenta descobrir o problema e começa a trabalhar nesse fato para corrigi-lo. No caso da perda de peso, é usado para detectar as barreiras de bloqueio que dificultam o processo de perda de peso, mas deve ser combinado com o processo de autoconhecimento.

Aromaterapia: esta terapia utiliza óleos essenciais de plantas, nos quais ativam as áreas do cérebro responsáveis pelas emoções, principalmente reduzindo a ansiedade. Esses óleos podem ser usados em massagens, durante o banho ou até mesmo inalados, para que os efeitos dos óleos essenciais sejam eficazes, eles devem ser puros.

Yoga: o yoga é uma das técnicas alternativas mais conhecidas e também amplamente utilizadas. Essa técnica envolve meditação, que garante condicionamento físico e está associada ao bem-estar mental. A terapia proporciona reajuste na postura, qualidade na respiração, além de melhorar a qualidade do sono e da concentração, reduzindo o estresse.

Terapias alternativas realmente perdem peso?

A prática de terapias alternativas por si só não favorece a perda de peso. No entanto, quando combinada com exercício físico regular e dieta equilibrada, a perda de peso se torna mais saudável.

Minerais

Os minerais são compostos químicos inorgânicos que, quando agrupados, dão origem a diferentes tipos de rochas.

Postado por: Rodolfo F. Alves Pena em Geografia Física

Conjunto de diferentes minerais para uso econômico

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente que possuem uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou aparecer no planeta através de meteoritos e outros corpos espaciais não terrestres.

Atualmente, mais de quatro mil minerais são catalogados e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais estão sendo descobertos, alguns deles de origem extraterrestre. Em janeiro de 2014, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu um novo mineral presente em um meteorito coletado na Antártica na década de 1960. O nome do mineral é Wassonita e só foi produzido na Terra em pesquisas de laboratório.

Os átomos, em geral, possuem uma estrutura cristalizada com uma cadeia química estabelecida, responsável por conferir a esse mineral suas propriedades físicas. Como já mencionamos, eles são sempre de origem inorgânica, de modo que os materiais de origem orgânica são chamados mineralóides, como pérola e âmbar.

Dependendo de sua composição, os minerais podem ser classificados em metálicos e não metálicos:

a) Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Eles geralmente são bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre, etc.

b) Minerais não metálicos: aqueles que não são compostos de elementos químicos metálicos, como diamante, calcário e areia.

O estudo de minerais é complexo. A observação de suas características obedece a alguns critérios diferentes, a saber:

1) Cristalização: corresponde à forma geométrica tridimensional do mineral.

2) Cor: corresponde à cor externa do mineral, com os comprimentos de onda absorvidos por sua composição química.

3) Transparência: a capacidade dos minerais de absorver ou não absorver a luz, que pode ser dividida em translúcida e opaca.

4) Brilho: quantidade de luz refletida pelo mineral.

5) Dureza: é a capacidade do mineral de arranhar e não ser arranhado.

6) Traço: a cor do pó mineral.

7) Fratura: é a superfície irregular do mineral resultante g de sua quebra.

8) Densidade: é o número de vezes que um mineral é mais pesado que um volume igual de água.

9) Clivagem: nível de decomposição de minerais no surfaceflat ou regular.

10) Propriedades eletromagnéticas: a capacidade dos minerais de conduzir ou não conduzir corrente elétrica e sua capacidade de se relacionar com o magnetismo, entre algumas outras propriedades de nível semelhante.

REINO VEGETAL

O Reino Vegetal, ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autotróficos (produzem seus próprios alimentos) e clorofilas.

Através da luz solar, eles realizam o processo de fotossíntese e, por esse motivo, são chamados seres fotossintéticos.

Lembre-se de que a fotossíntese é o processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzir sua própria energia. Isso ocorre através da ação da clorofila (um pigmento associado à cor verde das plantas) existente em seus cloroplastos.

As plantas formam a base da cadeia alimentar. Produzem matéria orgânica e alimentam heterotróficos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.

Isso indica que sem a existência desses autótrofos, a vida na Terra seria impossível.

Características gerais do reino vegetal

• Eucariotos (núcleo organizado)

• Autotróficos (produzem seus próprios alimentos)

• Fotossintetizadores (produção de fotossíntese)

• Pluricelular (multicelular)

• Células formadas por vacúolos, cloroplastos e celulose

Saber mais:

• clorofila

• Hormônios vegetais

• Seres autotróficos e heterotróficos

Estrutura da planta

Estrutura principal de uma planta angiosperma

No que diz respeito à sua estrutura, basicamente as plantas são formadas pela raiz (fixação e alimentação), caule (suporte e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção de sementes).

Classificação do Reino das Plantas

O Reino Vegetal é composto por plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva e plantas avasculares (briófitas), desprovidas desses vasos.

Briófitas

As briófitas são pequenas plantas que não recebem luz solar direta, pois habitam locais úmidos, por exemplo, musgos.

A reprodução desse grupo ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexual, produzindo gametas, e outro assexual, produzindo esporos.

Além disso, eles não possuem vasos condutores de seiva, o que os diferencia de outros grupos de plantas. Assim, o transporte de nutrientes ocorre através de um lento processo de difusão das células

Pteridófitos

Chifre de veado

Os pteridófitos têm mais variedade que os briófitos. São plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam lugares com muita umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, vieiras e xaxins.

Eles têm vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, assim como os briófitos, a reprodução desses vegetais ocorre através de uma fase sexual e uma sem sexo.

Quando o caule dos pteridófitos é subterrâneo, é chamado de rizoma. Epífitas, por outro lado, são plantas que repousam sobre outras plantas, no entanto, sem causar danos a elas, como samambaias e chifres de veado.

Gimnospermas

Araucária

O grupo de gimnospermas é composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diferentes tamanhos.

São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que têm raízes, caules, folhas e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequóias, pinheiros, araucárias, entre outros.

A reprodução das gimnospermas é sexual. A fertilização ocorre nos órgãos femininos através do pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com a ajuda da natureza através do vento, chuva, insetos e pássaros.

O que os diferencia do grupo das angiospermas são principalmente suas sementes, pois apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.

Angiospermas

Angiospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores. Eles habitam ambientes diferentes e representam um grupo muito variado, composto por vegetais pequenos e grandes.

As angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal, com aproximadamente 200 mil espécies.

Eles são distintos das gimnospermas, pois suas sementes são mantidas dentro da fruta. Sua reprodução é sexual e a fertilização ocorre com a presença de pólen masculino.

Curiosidades

O Reino Vegetal é composto por aproximadamente 400 mil espécies conhecidas, sendo, portanto, um dos maiores grupos de seres vivos.

Por serem organismos auto-suficientes (autotróficos), as plantas foram os primeiros seres vivos do planeta Terra.

Plantas carnívoras

Plantas carnívoras ou insetívoras são um caso curioso do Reino Vegetal, pois possuem uma característica peculiar que atraiu a atenção de muitos cientistas.

Eles também realizam fotossíntese, no entanto, por habitarem solos pobres em nutrientes, buscam complementação nutricional através da digestão de alguns animais pequenos. Para isso, eles geralmente capturam pequenos insetos ou, em alguns casos mais raros, sapos, camundongos, pequenos mamíferos e pássaros.

Plantas parasitas

Eles são conhecidos como parasitas, planta outros vegetais porque eles precisam de sua seiva para sua nutrição. Eles procuram em outros organismos fotossintéticos a energia necessária para sobreviver, uma vez que não produzem o suficiente.

Existem aproximadamente 300 espécies com essas características, algumas das quais: capim, planta fantasma, visco, videira dourada, entre outras

REINO MINERAL

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo que não tem vida, por exemplo, água, solo, gases, minérios, rochas. A origem dos minerais é caracterizada pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou rearranjo de íons (metamorfismo).

Características do Reino Mineral

• seres inorgânicos

• ausência de vida

• ordem geométrica

• Durabilidade, transparência, cor, brilho (rochas e minérios)

• Sólidos e Cristalinos (rochas e minérios)

Privado de inteligência e extinto

Minerais

Os minerais são substâncias sólidas, naturais e inorgânicas que possuem um arranjo interno (cristalização) caracterizado por determinadas propriedades físicas e químicas que ao longo dos anos foram formadas pela intervenção da natureza entre temperatura, calor, pressão etc. Por outras palavras, os minerais são compostos químicos formados por sólidos cristalinos, divididos em: minerais metálicos e não metálicos.

1. Minerais metálicos: esses minerais têm em sua composição elementos com características físico-químicas de metais, como ferro, cobre, alumínio, entre outros.

2. Minerais não metálicos: esse grupo é composto por minérios que não contêm propriedades metálicas em sua composição, como areia, diamante, calcário, entre outros.

Materiais orgânicos fósseis

Chamados de recursos de energia fóssil, esses minérios são compostos de elementos de origem orgânica, por exemplo, petróleo, gás natural, óleos minerais, carvão, resinas, asfalto e betume.

Exemplos de minerais

• grafite

• cristal

• diamante

• ouro

• Prata

• cobre

• quartzo

• feldspato

Mica

Turmalina

Rochas

As rochas agregadas naturais e multigranulares constituídas por dois ou mais minerais e, de acordo com sua formação, os tipos de rocha são:

1. Rochas sedimentares: formadas pela sedimentação de partículas e matéria orgânica, por exemplo, arenito.

2. Rochas magmáticas (ígneas): formadas por magma, por exemplo, granito.

3. Rochas metamórficas: sofrem alterações em sua estrutura, por exemplo, mármore.

Exemplos de rock

Granito

• Arenito

• Mármore

• basalto

• Milonita

• Riolito

• Coquinas

• Migmatitos

Curiosidades

• A ciência que estuda minerais é chamada mineralogia.

• O estudo de cristais é chamado cristalografia.

• A maioria dos minerais é formada por dois ou mais elementos; no entanto, existem minerais compostos de um elemento químico como ouro (Au) e diamante (C).

• O termo “minério” é usado para indicar que uma rocha ou mineral é de importância econômica, por exemplo, bauxita, hematita, turmalina e quartzo.

• A água é considerada um mineralóide, com características semelhantes às dos minerais.

• Mercúrio é o único mineral líquido

A CLASSIFICAÇÃO DE MINERAIS

GEOGRAFIA

Os minerais são classificados da seguinte forma: minerais metálicos e minerais não metálicos.

Os minerais são recursos naturais encontrados no subsolo e de grande valor para a produção industrial, pois servem como matéria-prima para a fabricação de bens de consumo, como utensílios domésticos, fios elétricos, joias, materiais de construção, além de servir como fonte de energia.

As cidades são compostas por edifícios construídos, para concebê-los é necessário extrair uma série de minerais da natureza, além de subprodutos, como tijolos (argila), cimento (calcário), material hidráulico (óleo), areia e muitos outros. outras.

No setor industrial, das máquinas utilizadas na produção ao produto construído, elas são extraídas de recursos minerais que não são iguais em termos de composição físico-química, sendo classificadas em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo fósseis de recursos energéticos.

• Minerais metálicos: contendo em sua composição elementos físicos e químicos do metal, que permitem uma condução razoável de calor e eletricidade. Exemplos: ferro, alumínio e cobre.

• Minerais não metálicos: minérios que não contêm propriedades metálicas em sua composição. Exemplos: diamante, calcário e areia, entre outros.

• Recursos energéticos fósseis: minérios que contêm elementos de origem orgânica em sua composição. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.

Kingdom Plantae

BIOLOGIA

As plantas pertencem ao Reino Plantae e são muito importantes para a manutenção da vida na Terra, pois todos os seres vivos dependem deles para sobreviver.

Os reinos de Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. Eles são auto-suficientes, ou seja, eles produzem seus próprios alimentos através da fotossíntese, por isso são chamados de autotróficos. Todas as células vegetais têm células e, em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos dentro.

Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra. Graças à sua auto-suficiência alimentar, eles conseguiram conquistar o meio ambiente. É através das plantas que a vida no planeta é mantida alinhado.

Os vegetais são classificados de acordo com a presença ou ausência de flores. Plantas que não têm flores e cuja estrutura reprodutiva é pouco visível são chamadas de criptogramas; e plantas que têm flores e cuja estrutura reprodutiva é muito visível, chamamos fanerógamas.

As plantas, em termos da presença ou ausência de vasos condutores, são classificadas em plantas vasculares e vasculares.

Mapa Mental: Reino Plantae

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

As plantas avasculares são desprovidas de vasos condutores de seiva. Os filos que possuem vegetais avasculares são:

As plantas vasculares, também chamadas traqueófitas, têm vasos condutores de seiva. Entre os vegetais vasculares, existem aqueles que têm sementes e aqueles que não têm sementes.

Os filos com vegetais vasculares e sem sementes são:

Os filos vegetais que possuem plantas vasculares com sementes são gimnospermas e angiospermas.

1. Gimnospermas: vegetais que não possuem flores, criptogramas ou frutas.

2. Angiospermas: vegetais com flores e frutas.

• Phylum Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, gramíneas, etc.).

Descubra para que servem realmente os minerais ...

Entre os nutrientes necessários à saúde, além de proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas, existe um grupo de elementos chamados minerais.

Minerais, assim como vitaminas, não podem ser sintetizados pelo organismo e, portanto, devem ser obtidos através dos alimentos. Eles não fornecem calorias, mas são encontrados no corpo realizando várias funções.

Os minerais têm papéis essenciais, como constituintes estruturais dos tecidos do corpo, por exemplo, cálcio e fósforo que formam ossos e dentes; como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, a atividade muscular e o equilíbrio ácido-base do corpo.

Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento do corpo. Como componentes dos alimentos, os minerais participam do sabor, ativam ou inibem enzimas e outras reações que influenciam a textura dos alimentos.

Teoricamente, todos os alimentos devem conter sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los.

Os minerais também são importantes no esporte, pois durante o exercício físico a perda de água pelo suor é sempre acompanhada pela perda de eletrólitos, sais, principalmente sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio. Assim, a falta destes pode levar ao aparecimento de cãibras musculares.

ESCOLHA VIVER MELHOR E MAIS SAÚDE

Você não precisa ser radical e desistir das coisas que gosta de fazer e comer para ser saudável. Devemos apenas adaptar a rotina, incorporando hábitos importantes, como praticar atividade física regular e comer com equilíbrio e discrição. Afinal, quem pode fazer mais pela sua saúde do que você?

SAIBA QUE ENZIMAS VEGETAIS E SEUS BENEFÍCIOS SÃO

As enzimas são substâncias orgânicas com a função de catalisar outras reações químicas e aperfeiçoar a produção de outros compostos essenciais para a nossa saúde. Os de origem vegetal são extraídos diretamente de frutas, vegetais, legumes e raízes e podem ser encontrados em extratos líquidos prontos com os seguintes ingredientes: melancia, chuchu, melão, mamão, abacaxi, abacate, cenoura, espinafre, pera, repolho, tomate, maçã, banana, pepino, goiaba, gengibre, broto de feijão, aipo, agrião e sacarose.

O processo de extração enzimática é realizado através da fermentação natural de todos os ingredientes sem a adição de componentes químicos durante o processo, tornando-o completamente natural. Com todos esses ingredientes, o extrato líquido se torna rico em vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, sem a adição de componentes químicos.

Algumas das enzimas extraídas são:

• Papaína - para o tratamento de úlceras, melhora a cicatrização, anti-inflamatório e melhora as varizes.

• Bromelina - anti-inflamatório, imunidade aumentada, acelera a cicatrização, melhora a digestão, melhora a circulação e o sistema cardiovascular.

• Coenzima Q10 e betaína - melhorando a força muscular, melhorando o sistema cardiovascular, reduzindo os efeitos do estresse e reduzindo o risco de doenças crônicas.

As enzimas também ajudam a combater as seguintes doenças:

Asma.

Reumatismo.

Bronquite.

• Doenças de pele, como manchas e espinhas.

Perda de cabelo.

• Doenças do fígado e rins.

• Desequilíbrio do sistema nervoso.

• Alta pressão.

Existe apenas uma contra-indicação ao uso de enzimas para diabéticos e para pessoas que têm alergia a qualquer composto dos ingredientes.

A ingestão de duas colheres de sopa é indicada misturada com água, sucos e outras bebidas. Três vezes ao dia: de manhã com o estômago vazio e meia hora antes das refeições (almoço e jantar).

Você pode encontrar o concentrado líquido de enzimas vegetais em 500ml ou 250ml nas lojas de produtos naturais Relva Verde em Londrina e em nossa loja virtual com entrega em todo o Brasil.

6 Remédios naturais contra doenças autoimunes

Quando nosso próprio corpo nos ataca, é necessário procurar alternativas para não perder a qualidade de vida. Nós falamos sobre doenças auto-imunes.

• Cocon ut vinagre: principais usos e benefícios

• Benefícios incríveis do óleo essencial de incenso

• Benefícios do óleo de menta para a saúde do corpo

Abaixo, oferecemos seis remédios naturais contra doenças auto-imunes que ajudarão você a melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu bem-estar.

As doenças autoimunes ocorrem como resultado de um erro no sistema imunológico. Eles atacam as células do próprio corpo. Quando esse problema surge, geralmente há uma resposta exagerada contra as próprias substâncias e tecidos. Em outras palavras, o corpo se defende.

Sintomas comuns

• fadiga

• Febre

• Vermelhidão

• Inchaço

• Inflamação crônica

• dores musculares e articulares

• Calor excessivo, sem motivo aparente

Seis remédios naturais contra doenças auto-imunes

Embora as doenças autoimunes sejam muito diversas, existem alguns remédios que serão muito úteis para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Entre os mais comuns e eficazes estão aqueles que discutiremos abaixo.

1. Tome chá

O chá verde e o chá preto contêm compostos benéficos como flavonóides, catequinas e flavonóides. Estes são excelentes para combater e reduzir os efeitos de doenças autoimunes.

Como os chás podem trazer um novo sabor ao paladar, é aconselhável incorporá-los gradualmente. Caso contrário, você pode achar que o sabor é desagradável e deixará de tomá-lo em pouco tempo.

Uma boa opção para criar o hábito de beber chá é acompanhá-lo com frutas, como frutas cítricas ou silvestres.

2. Coma mais maçãs

Outro remédio natural para doenças auto-imunes são as maçãs. Essas frutas são ricas em quercetina. Este elemento reduz reações alérgicas e reduz a inflamação, duas características comuns em doenças autoimunes. A quercetina também pode ser encontrada em:

Frutas silvestres

Alcarrapas

• Uvas vermelhas

• cebola roxa

É importante saber que a maior porcentagem de quercetina é encontrada na pele desses alimentos. Portanto, você deve evitar comer a maçã descascada.

3. Inclua mais receitas de cenoura na dieta

As cenouras contêm carotenóides, os pigmentos vegetais que incluem beta-caroteno. O consumo desses alimentos corrige a deficiência e reduz consideravelmente a inflamação. Outras fontes que contêm carotenóides são:

• Batata doce

• Damasco

• Espinafre

• Abóbora

• Repolho

Se o paciente sofre de inflamação, tente incluir um desses alimentos em sua dieta diária. Em pouco tempo, a inflamação diminuirá.

4. Adicione um pouco de gengibre

O gengibre é uma raiz muito benéfica para o corpo e é outro remédio natural contra doenças auto-imunes.

Ajuda a reduzir a inflamação inibindo as prostaglandinas, suprimindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e quimiocinéticas. Tudo isso significa que reduz o impacto de doenças autoimunes.

Este alimento é especialmente recomendado para pacientes com artrite reumatóide. Você pode incluí-lo em sua dieta ou beber uma xícara de chá de gengibre por dia.

5. Mais ômega 3

O ômega-3 é um ácido graxo essencial que equilibra a formação de compostos químicos que causam inflamação. Esta substância pode ser obtida nos seguintes alimentos:

• Grão de bico

• Salmão

Sardinhas

• Anchovas

• Nozes

• Linhaça

• Soja

6. Inclua mais fibra na dieta

Com um cólon saudável e ativo, é possível favorecer o trânsito intestinal, o que sem dúvida aliviará a carga sobre o sistema imunológico.

Para que isso seja possível, você deve aumentar sua ingestão de fibras em sua dieta diária. O melhor tipo de fibra é encontrado naturalmente em:

Frutas

• grãos integrais

• Vegetais de folhas verdes

A fibra é um dos melhores remédios naturais contra doenças auto-imunes. Ajuda a regular o corpo, fornecendo vários nutrientes.

Tente evitar consumir alimentos processados, mesmo se o rótulo indicar que eles são ricos em fibras. O problema com esses produtos é que eles também são ricos em açúcares e conservantes, dois elementos que agravarão os problemas.

Outras medidas para aumentar a qualidade de vida

1. Reduza o estresse

É necessário procurar maneiras de aliviar com sucesso o estresse diário. Dessa forma, somos capazes de combater os problemas causados por doenças autoimunes. Os métodos mais eficazes são:

Yoga

Meditação

• massagens relaxantes

• Outras técnicas de relaxamento

Seria bom para o paciente praticar várias dessas técnicas durante a semana. Pouco a pouco, você descobrirá aqueles que são mais e os que fornecem os benefícios mais imediatos. O segredo é continuar tentando até encontrar o ideal para o seu caso particular.

2. Durma o suficiente

Descansar o suficiente é essencial para combater os sintomas de doenças auto-imunes. Lembre-se de que a insônia ou o sono ruim podem piorar outros sintomas e, em alguns casos, piorá-los.

Idealmente, durma de 6 a 8 horas seguidas à noite. Se você estiver com problemas para atingir esse objetivo, tente tomar uma infusão ou fazer mais exercícios durante o dia.

3. Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta adequada mantém boa saúde e fornece energia. Além disso, é capaz de melhorar os sintomas causados por doenças autoimunes. Os alimentos são essenciais para o corpo e, quanto melhor a qualidade dos alimentos.

benefícios.

As doenças autoimunes (DAI) estão se tornando cada vez mais comuns, afetando a maioria das mulheres na população mundial, em comparação aos homens. No artigo de hoje, será possível entendê-los melhor, bem como conhecer suas principais causas, sintomas e formas de tratamento, mas antes disso é necessário entender de uma vez por todas o que exatamente é uma doença auto-imune.

Em primeiro lugar, é importante saber que existe um grupo composto por mais de 100 doenças que são consideradas auto-imunes e que chamamos de DAI. Mais sucintamente, devemos saber, em primeira instância, que o sistema imunológico é responsável por produzir anticorpos que protegem nosso organismo de possíveis agentes externos nocivos, como é o caso das bactérias, por exemplo. Quando um desses agentes invade nosso corpo, o sistema imunológico reconhece automaticamente a invasão e produz anticorpos que os destruirão, protegendo assim o organismo. No entanto, quando existe uma doença imunológica em jogo, esse sistema de defesa não consegue mais distinguir o que é ou não faz parte do próprio corpo e acaba produzindo anticorpos para destruir órgãos e sistemas de si, como forma de proteção, mas é não é bem isso que acontece.

Em outras palavras, a doença em questão é um problema existente no sistema imunológico de um indivíduo, que, em vez de exercer sua função primária de proteger seu organismo, faz exatamente o oposto: ele o ataca. É por isso que dizemos que o DAI geralmente ataca dois ou mais órgãos ou sistemas de uma pessoa mutuamente ou simplesmente se concentra em um único alvo. A seguir, falaremos mais sobre outros aspectos das doenças autoimunes. Saiba mais sobre as causas de doenças auto-imunes, tipos, sintomas, como diagnosticar e tratamentos abaixo:

1. O que causa doenças autoimunes?

Uma causa específica que leva a doenças autoimunes ainda não foi descoberta, no entanto, alguns fatores internos (organismo) e externos (ambientais) podem parecer desencadear esses fatores, como:

• Hereditariedade / predisposição genética para desenvolver uma doença autoimune;

• Exposição a bactérias, vírus e / ou toxinas que o sistema imunológico não combateu com sucesso;

• alterações hormonais;

• Sistema imunológico frequentemente enfraquecido;

• estresse;

Medicamentos que desestabilizam o sistema imunológico;

• Higiene excessiva, que enfraquece o sistema imunológico, causando o aparecimento de infecções.

2. Tipos de doenças autoimunes

Em geral, doenças autoimunes podem afetar órgãos e tecidos como tireóide, rins, estômago, intestino, pâncreas, articulações, pele, plaquetas etc. Existem mais de 100 tipos de doenças autoimunes, das quais as mais conhecidas são:

• diabetes tipo 1 (afeta o pâncreas);

• Lúpus (afeta pele, rins, cérebro, articulações);

Psoríase (afeta a pele);

Vitiligo (afeta a pele);

• Artrite reumatóide (afeta as articulações);

• anemia perniciosa (afeta o estômago);

• anemia hemolítica (afeta o sangue);

• tireoidite de Hashimoto (afeta a tireóide);

• doença de Graves (afeta a tireóide);

• esclerose múltipla (afeta o cérebro e a medula espinhal);

• doença de Crohn (afeta o trato digestivo);

• doença celíaca (afeta o intestino).

3. Quais são os sintomas?

Quando se trata de doença auto-imune, não há como dar precisão sobre os sintomas que realmente refletem a existência dela no corpo de um indivíduo. A mesma doença pode apresentar sintomas diferentes em duas pessoas, portanto, essa imprecisão dificulta o diagnóstico do problema, levando em média cinco anos para alguém ser diagnosticado com AID. Abaixo, listaremos alguns dos sintomas mais comuns que podem surgir em casos desse tipo, mas lembre-se, esteja ciente de sua frequência e durabilidade e, é claro, sempre procure um profissional para esclarecer seu caso com segurança. Os sintomas são:

• Dor de cabeça (dor de cabeça);

• crises de ansiedade;

• Algum tipo de confusão mental;

• Dificuldade em manter a atenção (déficit);

• surgimento de acne;

• manchas vermelhas na pele descascando ou não;

• surgimento de psoríase;

Eczema;

• problemas com dermatite e alergia em geral;

• sintomas de boca seca;

• Rescolds que ocorrem com freqüência;

• aumentar ou diminuir o peso;

• asma;

• diarréia e gases;

• problemas de cólica na área do estômago;

• Aspecto de rigidez e dor semelhante aos sintomas da fibromialgia;

• Constipação;

Sensação de estômago inchado.

Ainda existem muitos outros fatores que podem ser considerados sintomas da AID, no entanto, como foi possível perceber, a maioria dos sintomas mencionados é comum a várias doenças, o que dificulta o processo de diagnóstico. O importante é sempre procurar um médico nos casos de sintomas que persistem, pois o corpo pode estar alertando sobre essa ou outra possível doença. Fique ligado!

4. Como é diagnosticada uma doença auto-imune

Como muitos sintomas são confundidos com outras doenças, o diagnóstico de doenças autoimunes pode ser difícil. Os médicos geralmente suspeitam de uma doença auto-imune devido a algo que afeta vários órgãos.

Além disso, um único exame falha ao detectar a presença de uma doença auto-imune, exigindo uma investigação mais complexa. O médico avalia a condição com base nas queixas e histórico do paciente, realiza um exame físico e solicita alguns exames adicionais que dependerão da causa da doença, como, por exemplo, exames completos de sangue e anticorpos (fator antinuclear).

5. Tratamentos

E quando diagnosticada, a doença auto-imune é tratada? Claro que sim. Embora não exista cura, é possível tratá-la e cuidar para que seu sistema imunológico não a prejudique, como acontece nesses casos. E, assim como existem várias dessas doenças, não há modelo de tratamento padrão que funcione para todas elas. O que acontece em geral é o tratamento que utiliza drogas imunossupressoras, como corticosteróides, capazes de causar inibição no sistema imunológico de um indivíduo.

O grande fator negativo desse tipo de tratamento é justamente o fato de esses medicamentos não atingirem apenas os anticorpos que causam danos ao organismo, como todos os outros que deveriam ser benéficos, e que fazem com que os pacientes em tratamento de doenças autoimunes se tornem maiores. chances de contrair infecções, bactérias e até fungos. Mas ser tratado é importante e crucial para o indivíduo sobreviver diante de uma doença assim.

Portanto, se você tiver mais de um dos sintomas expostos aqui, procure um profissional para esclarecer seu caso e, se houver um diagnóstico de doença auto-imune, faça o tratamento corretamente e não se preocupe com a possibilidade de viver normalmente. , você simplesmente não consegue parar de se cuidar, ok? Você não pode brincar com saúde e é certamente o maior tesouro que você pode ter na vida.

6. Remédios caseiros para doenças autoimunes

• Açafrão - açafrão contém uma substância chamada curcumina que suprime enzimas que aumentam a inflamação em doenças auto-imunes como artrite, doença de Crohn e colite ulcerativa. Ferva um copo de leite, adicione uma colher de chá de açafrão em pó e tome 3 vezes ao dia com as refeições.

• Gengibre - as propriedades anti-inflamatórias do gengibre também podem ajudar a lidar com doenças autoimunes. Ajuda a reduzir a inflamação, que é um problema comum em doenças autoimunes. Ferva um copo de água, adicione uma colher de chá de gengibre picado. Beba o chá 2 a 3 vezes ao dia.

• Óleo de coco - um estudo mostrou que o óleo de coco virgem possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Tome 2 colheres de sopa de óleo de coco para combater a inflamação.

• Aloe Verda ou Aloe vera - o aloe vera contém lupeol e ácido salicílico que têm propriedades analgésicas, além de certos compostos químicos, como ácidos graxos que têm um efeito anti-inflamatório na artrite. Bata 2 colheres de sopa de aloe vera com suco de limão e beba 1 copo por dia.

• Abacaxi - o abacaxi contém uma classe de enzimas chamada bromelina que possui propriedades anti-inflamatórias. Para ser mais eficaz, bata o suco de abacaxi com 3 colheres de chá de açafrão.

• Óleo de peixe - o óleo de peixe contém ácidos graxos essenciais com propriedades anti-inflamatórias que aliviam dores nas articulações, rigidez e até reduzem a dependência de medicamentos em pacientes com artrite reumatóide. Consuma uma cápsula de 500 mg por dia.

• Pimenta caiena - quando você consome a pimenta, a propriedade chamada capsaicina inibe a atividade de um produto químico em seu corpo responsável pela transmissão de sinais de dor ao cérebro. Por esse motivo, a pimenta caiena tem sido eficaz no tratamento da dor na artrite reumatóide e na espondilite espinhal. Além disso, também melhora a circulação sanguínea geral que lubrifica as costas e as articulações rígidas. Misture uma colher de sopa de pimenta caiena com mel e tome 2 a 3 vezes ao dia.

• Vinagre de maçã - o vinagre de maçã é benéfico para doenças auto-imunes. Contém vitamina B5 (ácido pantotênico), que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação. O cálcio, manganês, potássio e fósforo tornam a dor nas articulações ainda mais fácil. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água quente. Em seguida, adicione mel e gengibre e beba duas vezes por dia.

• Canela - um estudo publicado que a canela é um remédio anti-inflamatório eficaz no tratamento de doenças crônicas como a artrite reumatóide. Misture uma colher de chá de canela em pó e mel em um copo de água quente. Beba diariamente.

• Óleo de orégano - as propriedades anti-inflamatórias do óleo de orégano também são importantes para o tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatóide e espondilite. Adicione 3 ou 4 gotas de óleo de orégano a um copo de água ou suco e beba 3 vezes ao dia.

O QUE É ÁTOMO?

O átomo é uma estrutura (composta de próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria.

Atom é o nome dado ao primeiro da matéria (tudo o que ocupa espaço e tem massa). Este nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.

Em sua constituição, o átomo possui partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte de matéria. No entanto, sua visualização não é possível. O que se sabe sobre o átomo está relacionado a experimentos físicos, químicos e matemáticos cientificamente comprovados.

A evolução do conhecimento sobre o átomo levou a várias tecnologias sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas.

Composição básica de um átomo

• Núcleo: região mais densa do átomo e contém prótons e nêutrons;

• Níveis de energia: regiões que circundam o núcleo e que contêm subníveis, orbitais e elétrons. Existem sete níveis de energia, representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q;

• Níveis de energia: são regiões que abrigam os orbitais. Eles estão presentes em todos os níveis e são representados por letras (s, p, d f). Sua quantidade depende de cada nível: K (possui subníveis s), L (possui subníveis sub, níveis), M (possui subníveis s, ped), N (possui subníveis s, p, def) , O (possui subníveis s, p, def), P (possui subníveis s, ped) e Q (possui subníveis sep);

• Orbitais atômicos: regiões com maior probabilidade de encontrar um elétron. Cada subnível possui um número diferente de orbitais: s (um orbital), p (três orbitais), d (cinco orbitais) ef (sete orbitais);

• Prótons: partículas positivas (representadas por p);

• Elétrons: partículas negativas que também mostram o comportamento das ondas (representadas por e);

• Nêutrons: partículas não carregadas que diminuem a repulsão entre os prótons no núcleo (representado por n).

Mapa Mental: Atom

Representação de um átomo

A maneira mais simples de representar um átomo é usar a sigla do elemento químico que ele forma. A sigla If, por exemplo, representa todos os átomos que formam o elemento químico selênio.

A sigla que representa o átomo ainda pode fornecer duas informações importantes: o número atômico (representado pela letra Z e sempre no lado inferior esquerdo da sigla do átomo) e o número de massa (representado pela letra A, que pode ser posicionado à esquerda ou à direita na parte superior da sigla do átomo).

Acrônimo de um átomo com número de massa e número atômico

• Número atômico (Z): indica o número de prótons presentes no núcleo do átomo e o número de elétrons (e) presentes nos níveis de energia.

• Número da massa (A): indica a massa presente no núcleo do átomo, resultante da soma do número de prótons (p) e do número de nêutrons (n).

Não pare agora ... Há mais depois da publicidade;)

Fórmula que indica a representatividade do número de massa

Semelhanças atômicas

Os átomos do mesmo elemento químico ou de diferentes elementos químicos podem ser comparados em termos de número de prótons, elétrons, nêutrons e massa, sendo classificados da seguinte forma:

a) Isótopos

Átomos que possuem:

Mesmo número atômico;

• mesmo número de prótons;

• número de massa diferente;

• número diferente de nêutrons;

Exemplo:

Os átomos A e B são isótopos

Os átomos A e B são isótopos porque:

• O átomo A possui 15 prótons, um número atômico de 15, 15 elétrons, 15 nêutrons e um número de massa 30.

• O átomo B possui 15 prótons, um número atômico de 15, 15 elétrons, 20 nêutrons e um número de massa de 35.

b) Isobares

Átomos que possuem:

• números atômicos diferentes;

• diferentes números de prótons;

• diferentes números de elétrons;

• mesmos números de massa;

• números diferentes de nêutrons.

Exemplo:

Átomos C e D são isobares

Os átomos C e D são isobares porque:

• O átomo C possui 32 prótons, um número atômico de 32, 32 elétrons, 23 nêutrons e um número de massa de 55.

• O átomo D possui 37 prótons, um número atômico de 37, 37 elétrons, 18 nêutrons e um número de massa de 55.

c) Isótonos

Átomos que possuem:

• números atômicos diferentes;

• diferentes números de prótons;

• diferentes números de elétrons;

• diferentes números de massa;

• mesmo número de nêutrons.

• O átomo E possui 20 prótons, um número atômico de 20, 20 elétrons, 20 nêutrons e um número de massa de 40.

• O átomo F possui 30 prótons, um número atômico de 30, 30 elétrons, 20 nêutrons e um número de massa de 50.

d) Isoeletrônica

Átomos que possuem:

• mesmo número de elétrons.

NOTA: os átomos isoeletrônicos ainda podem ter o mesmo número de massa (isobares), o mesmo número de nêutrons (isótonos) ou o mesmo número de prótons (isótopos).

Exemplo:

Os átomos G e H são isoeletrônicos

Os átomos G e H são isoeletrônicos porque:

• O átomo G possui 16 prótons, um número atômico igual a 16, 18 elétrons (o sinal -2 indica que ele possui mais dois elétrons que o número de prótons), 17 nêutrons e um número de massa 33.

• O átomo H possui 21 prótons, um número atômico igual a 21, 18 elétrons (o sinal +3 indica que ele possui três elétrons a menos que o número de prótons), 27 nêutrons e um número de massa 48.

ELEMENTOS QUÍMICOS

Elementos químicos são grupos de átomos que possuem o mesmo número de prótons dentro de seus núcleos.

Um elemento químico é definido como um conjunto de átomos que possuem o mesmo número de prótons dentro de seu núcleo, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). Os elementos químicos também podem ser chamados de substâncias simples.

Um fato extremamente importante sobre a definição dada a um elemento químico é que, sob nenhuma circunstância, ele pode sofrer composição, isto é, não pode dar origem a novas substâncias simples, apenas participa da formação de novas substâncias compostas.

Um exemplo é o cloreto de sódio, que, sendo uma substância composta, pode ser decomposto na substância simples sódio (Na) e na substância simples cloro (Cl2) por eletrólise ígnea. Esse fato não pode acontecer com o gás Neônio (Ne), por exemplo, que é um elemento químico e, consequentemente, uma substância simples.

É importante notar que um átomo isolado também representa um elemento químico. Na fórmula da água (H2O), por exemplo, temos dois átomos que representam o elemento hidrogênio e um átomo que representa o elemento oxigênio.

Os elementos químicos são representados por uma sigla, na qual a letra inicial está em maiúscula e pode ser acompanhada por uma ou duas letras minúsculas. Nesta sigla, devemos posicionar o número atômico no lado inferior esquerdo, conforme mostrado abaixo:

ZX

O acrônimo do nome do elemento pode se referir a vários aspectos, como o nome do elemento em latim, o nome do elemento em outro idioma, o nome do descobridor, homenagem a um cientista, local de descoberta etc. Aqui alguns exemplos:

Não pare agora ... Há mais depois da publicidade;)

• Berílio - sigla Be, que vem do grego Berílio;

• Boro - sigla B, que vem do nome em árabe (buraq) e em persa (burah);

• Cobalto - sigla Co, que vem do alemão kobalt ou kobold (espírito maligno ou demônio das minas). Ele recebeu esse nome por causa de sua toxicidade;

• Sódio - sigla Na, que é originária do latim Natrium;

• Strontium - sigla Sr, em homenagem a uma vila escocesa chamada Strotian;

• Líti o- Sigla Li, que vem do grego Lithos (pedra);

• Magnésio - sigla Mg, chamada na magnésia grega em referência à região da Tessália;

• Roentgênio - sigla Rg, uma homenagem ao cientista Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu o raio-X;

• Californium - sigla Cf, com o nome da Universidade da Califórnia, onde foi sintetizada.

Vários elementos químicos são conhecidos hoje. Eles estão organizados em ordem crescente de número atômico na famosa Tabela Periódica, proposta por Moseley em 1913. Independentemente de serem naturais ou sintéticos, muitos dos elementos químicos são muito importantes, pois fazem parte da composição de milhares de produtos químicos que envolvem a vida e a vida cotidiana do ser humano.

Criamos um espaço para você ter acesso a textos que abordam características, funções, origens, usos e formas de obter vários elementos químicos. Não deixe de conferir os textos abaixo!

Bons estudos!

Artigos de "elementos químicos"

• Berílio

Este artigo fornece informações sobre como o elemento químico Berílio se manifesta na natureza, suas aplicações e quão altamente tóxico é.

• Boro

Clique aqui para conhecer as características e o uso do boro.

• carbono

Aprenda um pouco mais sobre o carbono e suas formas alotrópicas, onde é encontrado e suas aplicações na vida cotidiana.

• Cloro

Clique e aprenda sobre as características, usos e propriedades físicas e químicas do cloro e saiba como esse elemento químico é produzido.

• Cobalto

Confira aqui a importância do cobalto para o nosso organismo e em que outras situações esse elemento é usado.

• Elemento 111: Roentgenium

Clique aqui para aprender sobre as principais características do Roentgenium, um elemento relativamente novo.

• elemento de cálcio

Conheça a porcentagem desse elemento na Terra e na Lua.

• elemento magnésio

Onde pode ser encontrado e quais são suas principais funções.

• elemento de sódio

Conheça as principais características e usos do sódio!

• Elementos artificiais

Elementos artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície da Terra e que foram sintetizados, ou seja, criados em laboratório.

• elementos naturais e sintéticos

Confira aqui as principais características dos elementos naturais e sintéticos!

• enxofre

Clique e saiba tudo (características atômicas, formas de obtenção, propriedades) sobre o elemento químico enxofre.

Estrôncio

Metal usado em tubos de raios catódicos de televisores a cores.

• Ferro insolúvel: propriedades deste elemento

A solubilidade dos metais na água.

• gás argônio

Gás usado na conservação de materiais oxidáveis.

• gás criptônio

Confira aqui os recursos e aplicações do gás criptônio!

• gás neon

Clique aqui e entenda como o gás neon é obtido, veja também onde é comumente usado!

Hidrogênio

Clique e conheça a história, as características, as formas de obtenção e os principais usos do elemento químico Hidrogênio.

Iodo

Confira aqui a importância do iodo para o organismo e quais são as fontes alimentares desse mineral!

• lítio

Conheça as propriedades e usos do metal mais leve que existe.

• Mercúrio metálico

Esteja ciente dos perigos oferecidos por este heavy metal.

• níquel

Os efeitos tóxicos deste metal em nosso corpo.

• nitrogênio

Clique e aprenda tudo sobre o elemento Nitrogênio, bem como as maneiras pelas quais ele pode ser encontrado na natureza.

• oxigênio

O elemento mais abundante na superfície da Terra é o oxigênio. Conhecer as propriedades e peculiaridades de seus átomos, a importância de suas formas alotrópicas, além das aplicações desse elemento em geral.

• platina

Clique e descubra as características atômicas e físicas, histórico, obtenção e uso do elemento químico Platinum!

• Potássio

Na natureza, o potássio é um metal, em nosso corpo é um mineral. Clique e entenda!

• Radon

Rádon, família de gases nobres, decaimento de urânio-238, localização do rádon na tabela periódica, ocorrência de rádon na natureza, características físicas do rádon, aplicações do rádon.

• Rubídio

Clique aqui para conhecer as características e usos do rubídio!

• titânio

• Aprenda mais sobre as características, propriedades e uso de titânio. Clique aqui!

• Ununócio

Descubra como esse elemento foi sintetizado em laboratório.

• Xenon

Clique aqui para conhecer as principais características, usos e também curiosidades sobre o xenônio.

• zircônio

Descubra o elemento químico zircônio, sua descoberta, propriedades e principais aplicações na indústria e na vida cotidiana.

Elementos químicos e suas funções

Hidrogênio:

H (hidrogênio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• combustível de foguete;

• hidrogenação de gorduras;

• enchimento de balões;

• dessulfuração de óleo.

Metais:

REPRESENTANTES:

Na (sódio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• sal de mesa;

Sínteses orgânicas;

• iluminação para estradas;

• resfriamento para o reator atômico;

•acumulador;

•soda cáustica;

• vidro.

Be (berílio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• janela para tubos de raios X;

• material para desacelerar

nêutrons sem reatores atômicos;

• primavera (para relógios);

• ferramentas anti-faíscas.

Al (alumínio)

Aplicações diárias:

• automóvel, foguete, avião;

• janelas, portas, caixilhos de janelas, panelas; Ilustração:

• folha, tubo, cabo;

• iluminação, fogos de artifício;

Cimento;

• preenchimento de dentes.

K (potássio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• lentes de vidro;

• fertilizantes químicos;

• fósforo, pólvora;

•máscara de oxigênio;

• sal na dieta.

Ca (cálcio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• gesso, cimento, concreto;

• preparação de metal;

• bainha para o cabo do acumulador;

• fertilizantes químicos;

• carregamento de material para papel e tinta.

TRANSIÇÃO:

Sc (escândio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• a germinação da semente;

• Detector de vazamentos;

• material para atividades espaciais.

V (vanádio)

Aplicações diárias: Ilustração:

•Ferramentas;

• material para construção;

• motor a jato;

• catalisador para a produção de ácido sulfúrico.

Rh (ródio)

Aplicações diárias: Ilustração:

• refletor de farol;

• retransmissão por telefone;

• ponta da caneta-tinteiro;

• catalisador de gases de escape;

• vela de ignição do motor de avião.

Cu (cobre)

Aplicações diárias: ...

FISIOLOGIA

Aprenda mais sobre Fisiologia, estudo das funções dos seres vivos

O que é fisiologia

A fisiologia é uma ciência biológica que estuda as funções (físicas, orgânicas, bioquímicas) dos seres vivos. A palavra é de origem grega, onde physis significa natureza e logos significa estudo ou conhecimento.

A fisiologia reúne importantes princípios da física, química e matemática, dando sentido às interações dos elementos básicos de um ser vivo com o meio ambiente.

Existem três áreas principais de fisiologia:

- Fisiologia animal (inclui fisiologia humana)

- Fisiologia vegetal

- Fisiologia bacteriana

Funções vitais

Funções vitais se referem às funções necessárias desempenhadas por todo ser vivo para manter a vida. Mesmo seres vivos unicelulares também podem desempenhar funções vitais, uma vez que a única célula existente pode executá-las independentemente.

Existem três funções vitais principais: nutrição, reprodução e relacionamento com o meio ambiente.

Grandes funções vitais

Nutrição

A nutrição reúne todas as atividades que os seres vivos realizam para obter a matéria e a energia essenciais à vida. A nutrição consiste em vários fatores:

- Alimentos: a sobrevivência dos seres vivos só é possível com a ingestão de alimentos que fornecem as proteínas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Existem dois tipos de nutrição: heterotrófica e autotrófica. O primeiro é usado por seres humanos e animais e baseia-se na fabricação de matéria a partir de matéria orgânica. Ou seja, os alimentos são digeridos e reduzidos a moléculas simples. O sistema digestivo é fundamental, com a digestão, que é um processo químico e mecânico no qual ocorre a quebra de moléculas de nutrientes, como lipídios, proteínas, carboidratos e ácidos nucléicos.

O segundo tipo de nutrição é usado pelos vegetais e consiste em criar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, através da fotossíntese.

- Circulação: a circulação é essencial para que a matéria atinja todas as partes do corpo. A circulação é feita através do tecido sanguíneo e o sangue circula através dos vasos, artérias, veias e capilares. A circulação humana é dupla, fechada e completa.

- Excreção: excreção é a eliminação de resíduos metabólicos resultantes de reações químicas nas células do corpo. Esses resíduos, como amônia, uréia e ácido úrico, não podem permanecer na corrente sanguínea porque uso eles são tóxicos. No caso de humanos e animais, os resíduos são eliminados pela urina e fezes, graças ao sistema excretor.

- Respiração: a respiração é inserida na nutrição, pois é o processo metabólico que permite elaborar e manter a energia que obtemos através dos alimentos. É representado pelos processos de inspiração (oxigênio que entra no corpo) e expiração (expulsão de dióxido de carbono). O sistema respiratório é formado pelas vias aéreas através dos pulmões.

reprodução

A reprodução é a função vital que garante a sobrevivência da espécie, transmitindo genes para as gerações futuras. Existem dois tipos de reprodução: sexual e assexual. A reprodução sexual é aquela que requer dois indivíduos do sexo oposto e é realizada pela união das células sexuais (óvulos e espermatozóides), ou gametas, de cada indivíduo, chamado fertilização. A reprodução assexuada é a de seres unicelulares, nos quais apenas um indivíduo intervém.

Relação com o meio ambiente

Permite que os seres vivos percebam mudanças no ambiente, interno e externo, e desenvolvam respostas a esses estímulos. Dessa maneira, torna-se possível a relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente e a garantia da sobrevivência.

FISIOLOGIA

Funções vitais humanas

Confira as funções vitais para o funcionamento da máquina humana:

Digestão

Processo químico e mecânico, onde as moléculas de nutrientes se decompõem. Esses nutrientes são lipídios, proteínas, carboidratos e ácidos nucléicos. O modo de alimentação é o seguinte: boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado (jejuno), intestino grosso e reto, onde as fezes saem.

A bile, produzida pelo fígado, emulsiona as gorduras, facilitando a ação das lipases. Os hormônios envolvidos na digestão são: gastrina, secretina, colecistocinina e enterogastrona. Tudo secretado pelas células epiteliais do trato digestivo.

As dobras intestinais ou vilosidades são formadas por vasos sanguíneos e linfáticos, tecido conjuntivo e tecido epitelial com microvilosidades, o que aumenta a superfície de absorção.

Dicas: Lembre-se de que as enzimas gástricas (do estômago) não quebram os carboidratos, mas apenas as proteínas, devido à ação da pepsina, que é ativada pelo HCl do suco gástrico.

A tripsina e a quimotripsina estão inicialmente na forma de tripsinogênio e quimotripsinogênio, que são ativados pela enterocinase no duodeno quando o suco pancreático é liberado lá.

Os monossacarídeos são obtidos a partir de dissacarídeos no intestino delgado pela ação de enzimas entéricas: a maltase é selada e removida.

Todo alimento é usado como fonte de energia ou construção de matéria viva. O que estiver em excesso será armazenado na forma de lipídios, em adipócitos (células do tecido adiposo ou adiposo). Quando há falta de nutrientes, as gorduras começam a ser mobilizadas como fonte de energia e a pessoa perde peso.

Problemas do aparelho digestivo:

Úlcera péptica - causada por medicação ou pela bactéria Helicobacter pylori, existe uma falha na defesa do revestimento do estômago ou do duodeno e a acidez gástrica ataca esse revestimento e aparecem lesões e feridas, causando dor e azia; A constipação ocorre quando os movimentos peristálticos do intestino são muito lentos e os resíduos permanecem no intestino por um longo tempo, onde endurecem devido à grande reabsorção da água; a diarréia ocorre quando o intestino delgado fica irritado e os movimentos peristálticos são muito rápidos.

Funções hepáticas: armazenar glicose na forma de glicogênio, armazenar algumas vitaminas, transformar glicídios em lipídios e proteínas, produzir bile, entre outros ...

Excreção:

Eliminação de resíduos metabólicos resultantes de reações químicas nas células do corpo. Esses excrementos nitrogenados não podem permanecer na corrente sanguínea porque são tóxicos. Eles podem ser amônia, uréia e ácido úrico.

• Animais amoniotélicos: excretam amônia por ser uma substância muito solúvel em água;

• Animais uricotélicos: excretam ácido úrico, que é muito pouco solúvel e não precisa de uma quantidade relevante de água;

• Animais uriotélicos: excretam a uréia, que requer pouca água e é bem adaptada à excreção humana, pois precisamos economizar o máximo possível de água.

Nossa excreção é feita pelos néfrons, que são a unidade filtrante dos rins. Existem cerca de um milhão de néfrons em cada rim. Nosso rim é do tipo metanefro, pois remove todos os metabólitos diretamente do sangue. 99% da água é reabsorvida e no ducto coletor a urina é formada, armazenada na bexiga e liberada pela uretra.

Dica: Dois hormônios atuam na excreção humana: aldosterona e hormônio antidiurético (ADH). O ADH é liberado pela glândula pituitária e facilita a reabsorção de água nos néfrons. O álcool inibe o ADH, produzindo urina mais diluída e abundante. A aldosterona, a partir das supra-renais, aumenta a reabsorção de íons nos túbulos de néfrons e, portanto, atua no controle osmótico do sangue.

Problemas do trato urinário:

Uremia - taxa elevada de uréia no sangue;

Glomerul umafrite - inflamação dos glomérulos.

Pedras nos rins - acúmulo de cristais de sal mineral nos rins, e a chance aumenta devido à baixa ingestão de água.

Respiração

Representado pelos processos de inspiração e expiração. O sistema respiratório é formado pelas vias aéreas e pelos pulmões. O ar inspirado, rico em oxigênio, enche os pulmões ao nível dos alvéolos (sacos onde ocorrem trocas gasosas com o sangue (hematose). Os pulmões são protegidos pela caixa torácica, formada pelo esterno e pelas costelas. feita pelo diafragma e pelos músculos intercostais.

Quando inspiramos, a caixa se expande e o diafragma desce, entrando no ar. Quando expiramos, a caixa volta ao normal e o diafragma sobe novamente, expelindo o ar, cheio de dióxido de carbono. O sangue deve nutrir os tecidos e, portanto, leva os nutrientes e gases respiratórios. Quando atinge as células dos diferentes tecidos, ocorre uma troca entre elas e o sangue arterial, que libera oxigênio e recebe dióxido de carbono, que é carregado principalmente na forma de íons bicarbonato, mas também é dissolvido no plasma e ligado ao plasma. hemoglobina. .

A anidrase carbônica é a enzima que catalisa a reação da água com dióxido de carbono no sangue. A hemoglobina é o pigmento dos glóbulos vermelhos que lhes confere a cor característica e, por meio de seus íons Ferro, eles transportam oxigênio inspirado para todas as células do corpo. Esse oxigênio será usado para a respiração celular, com um balanço energético de 38 ATPs.

Dica: o CO (monóxido de carbono), um gás inodoro, cria uma ligação altamente estável com a hemoglobina, impedindo-o de transportar oxigênio. Se o indivíduo for exposto ao CO por um período prolongado, ele pode morrer de asfixia.

Em altitudes mais altas, o ar é mais fino e a disponibilidade de oxigênio é menor. As pessoas que vivem ao nível do mar, ao subirem a tais altitudes, sentem o impacto da deficiência de oxigênio. O corpo, para suprir essa deficiência, começa a produzir mais glóbulos vermelhos na medula óssea, através da ação do hormônio eritropoietina e, portanto, haverá um número maior de moléculas de hemoglobina para captar mais oxigênio.

Problemas do trato respiratório:

Gripe e resfriado - causados por vírus, que atacam o trato respiratório, seios da face e ouvido;

Tuberculose e pneumonia - causadas por bactérias. A traquéia e os brônquios podem ficar inflamados, o que pode causar bronquite aguda, que pode atingir os pulmões - broncopneumonia. A bronquite crônica ocorre devido à constante irritação das vias aéreas pela ação do tabagismo, alergias e poluição do ar. O enfisema é uma destruição progressiva dos alvéolos, causada principalmente pelo fumo. A asma é uma reação inflamatória nos brônquios, com edema, hipersecreção de muco e contração da musculatura lisa, causando falta de ar.

Circulação:

A circulação é feita através do tecido sanguíneo. O sangue circula através dos vasos, artérias, veias e capilares. A circulação humana é dupla, fechada e completa. O sangue passa duas vezes pelo coração em um circuito completo que dura cerca de 1 minuto. O coração é composto por quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

O átrio direito recebe sangue venoso do corpo através da veia cava. O ventrículo direito bombeia esse sangue para os pulmões, onde ocorre hematose, através da artéria pulmonar. O sangue arterial entra no átrio esquerdo e é bombeado para o corpo através da sístole do ventrículo esquerdo e sai do coração para o corpo através das artérias Aorta e Carótida.

As cavidades são separadas por válvulas e também existem válvulas entre os ventrículos e os vasos através dos quais o sangue flui. O miocárdio é o músculo cardíaco (músculo estriado cardíaco - movimentos involuntários). Possui certa independência em relação ao sistema nervoso, pois permite batimentos cardíacos através de feixes de células que transmitem um impulso elétrico, permitindo movimentos da sístole e diástole dos átrios e dos dois ventrículos. É o nó sinoatrial; o nódulo atrioventricular; o feixe de silvos e as fibras purkinje.

O sangue arterial leva nutrientes, gases respiratórios e hormônios para os tecidos e coleta excrementos e dióxido de carbono. A troca ocorre no nível dos capilares, vasos muito finos e o que vaza e não retorna devido à diferença de pressão na parte arterial e na parte venosa do capilar, é coletada pela circulação linfática, que também transporta linfócitos, células de defesa do corpo. O que é coletado é posteriormente levado de volta ao sangue pelas veias subclávia.

Dica: Veia é todo vaso que entra no coração e artéria, todo vaso que sai do coração, independentemente do tipo de sangue que eu carrego (arterial ou venoso).

Problemas do trato circulatório:

• Aterosclerose - endurecimento dos vasos sanguíneos devido à deposição de placas gordurosas (ateroma);

• Isquemia - dificuldade no transporte de oxigênio e células oxigenantes em geral;

• Trombose - bloqueio de um vaso, impedindo a passagem de sangue;

• Acidente vascular cerebral (AVC) - ruptura de uma artéria.

o cérebro devido a um aumento repentino na pressão sanguínea;

• Infarto - morte do miocárdio devido ao entupimento das artérias que suprem o coração, as artérias coronárias. Os sintomas são angina de peito (dor no peito esquerdo que irradia para o braço), dor no pescoço, sudorese e dificuldade em respirar.

Causas de problemas cardíacos e circulatórios: Estilo de vida sedentário (falta de exercício físico), obesidade, alimentos ricos em gordura animal e gorda trans, tabagismo, estresse, depressão e uso de esteróides anabolizantes.

GENES

O que são genes, hereditariedade, genoma humano, genética, DNA e RNA, cromossomos.

O que é

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (as biomoléculas mais importantes no controle celular, pois contêm informações genéticas. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA).

Funções, localização e outras informações

Os genes controlam não apenas a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles transmitem suas informações para a próxima geração.

Quimicamente, cada gene é constituído por uma sequência de DNA que forma nucleotídeos (compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente a biossíntese na maioria das células).

Os nucleotídeos são compostos de uma base nitrogenada, uma pentose (açúcar com cinco átomos de carbono) e um grupo fosfato. As bases de nitrogênio podem ser classificadas em: pirimidinas e purinas.

O gene geralmente está localizado intercalado com seqüências de DNA não codificadas por proteínas. Essas cadeias são chamadas de "DNA inútil". Quando esse tipo de DNA ocorre dentro de um gene, a porção codificada é classificada como uma porção não codificada.

O DNA inútil compõe 97% do genoma humano e, apesar do nome, é necessário que os genes funcionem corretamente.

Cada espécie possui um número definido de cromossomos. Alterações no seu número ou disposição de genes podem resultar em mutações genéticas.

Quando ocorrem mutações nas células germinativas (óvulo ou esperma), as alterações podem ser passadas para as gerações futuras. Mutações que afetam as células somáticas podem resultar em certos tipos de câncer.

A composição genética de um organismo (genótipo) mais a influência recebida do meio ambiente serão responsáveis pelo fenótipo, ou seja, pelas características observáveis do indivíduo.

A soma total de genes é chamada genoma. Pesquisas realizadas com o objetivo de identificar a localização e a função de cada gene são conhecidas como genoma humano.

O QUE É QUÍMICA?

A química estuda as transformações envolvendo matéria e energia.

A química é um ramo das ciências naturais que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.

A matéria é o principal objeto de estudo da Química e pode ser definida como tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa, ou seja, todo o mundo material à nossa volta e até a nós mesmos.

Independentemente da forma, origem (presente em nosso planeta ou universo) ou viva ou morta, não há material que esteja além do alcance da Química.

A química tem um enorme impacto na tecnologia e em nossa sociedade, pois seus estudos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de todos os ramos da ciência. Afinal, é através do estudo da matéria que podemos entender as propriedades e possíveis transformações pelas quais cada substância pode sofrer, e depois usar esse conhecimento em nosso benefício.

É muito fácil ver as diversas contribuições fornecidas pela Química ao longo da história da humanidade. Entre eles, podemos destacar:

• desenvolvimento de alimentos processados;

• O aumento do prazo de validade dos produtos;

• O aumento da efetividade e ação dos cosméticos;

• Desenvolvimento de medicamentos para combater as mais variadas doenças;

• Desenvolvimento de fontes alternativas de combustível;

• Produção de substâncias em laboratório;

• Desenvolvimento de técnicas e soluções para problemas ambientais.

A química é uma ciência em três níveis fundamentais:

1. Macroscópico: transformações que podem ser observadas, ou seja, lida com as propriedades que envolvem objetos grandes e visíveis;

2. Microscópico: é a interpretação dos fenômenos macroscópicos através de transformações que não podemos ver diretamente, como o rearranjo de átomos;

3. Simbólico: símbolos químicos, como fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas, assim como equações e fórmulas matemáticas, são usados para representar as transformações e fenômenos estudados.

Nesse espaço, você pode esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mais variados temas e questões envolvendo Química, ou seja, todo o conhecimento relacionado às principais áreas da Química exigidas nos vestibulares ainda em vigor e no Enem, a saber:

Química Geral:

- Importam

- Estados físicos da matéria

- Propriedades da matéria

- Substâncias e misturas

- Atom

Química Inorgânica:

- Ácidos

- Bases

- Óxidos

- Sais

- Reações químicas relacionadas às substâncias destacadas acima

Fisico quimica:

- Soluções

- Propriedades coletivas

cinética médica

- Termoquímica

- Eletroquímica

- Balanço químico

- Radioatividade

Química orgânica:

- Características do carbono

- Funções orgânicas oxigenadas

- Funções orgânicas de nitrogênio

- Isomeries

- reações orgânicas

- Polímeros

- Bioquímica

Química ambiental

- Poluição atmosférica

- Poluição da água

- Poluição do solo

- Chuva ácida

Destruição da camada de ozônio

- Descarte de lixo

- Reciclagem de lixo

Agora, sinta-se à vontade para clicar em cada um dos textos propostos abaixo e expandir ainda mais seus conhecimentos de ciência química.

BIOQUÍMICA

BIOLOGIA

Bioquímica é a parte da biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

A descoberta da estrutura do DNA foi fundamental para o avanço da Bioquímica

A bioquímica é a parte da biologia responsável pelo estudo das estruturas, organização e transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e a reprodução dos organismos vivos.

O metabolismo é geralmente classificado em anabolismo ou catabolismo. No primeiro caso, as reações químicas são focadas na síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples. No caso do catabolismo, moléculas complexas são divididas em estruturas mais simples. Vale a pena notar que os dois processos ocorrem em todas as células vivas.

Processos bioquímicos dos seres vivos

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos muito diferentes, o que facilita a compreensão da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que executam processos químicos para produzir a energia necessária para a sobrevivência.

Em geral, podemos dizer que todos os organismos realizam quatro processos bioquímicos básicos para a manutenção da vida:

Síntese de biomoléculas, como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos;

Transporte de substâncias através de membranas;

Produção de energia;

Eliminação de metabolitos e substâncias tóxicas.

Descobertas bioquímicas

Entre os principais achados da Bioquímica que merecem destaque, podemos citar o entendimento da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), o entendimento da importância do gene na síntese de proteínas, a determinação da estrutura das proteínas e o entendimento das vias metabólicas. .

O entendimento desses processos foi, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas, como biotecnologia, medicina e agricultura. No campo da medicina, por exemplo, podemos destacar a importância dessa ciência no avanço da genética e no entendimento de doenças metabólicas, como diabetes e até mesmo problemas degenerativos. No campo da agricultura, o desenvolvimento de variedades transgênicas garantiu maior sucesso nas lavouras.

Percebe-se, portanto, que a Bioquímica nada mais é do que o estudo da química envolvida em todos os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para a compreensão dos processos que permitem a manutenção da vida e o desenvolvimento de técnicas que garantam uma melhor qualidade de vida para todos. Vale ressaltar que, apesar do grande desenvolvimento da área, ainda há muito a ser estudado, e é constante o investimento nesse campo de estudos.

Confira os textos exibidos abaixo para mergulhar na química da vida! Bons estudos !!!

ALQUIMIA

A alquimia é uma prática antiga, a química antiga praticada na Era Medieval. Ele reúne no seu amplo espectro cognitivo as noções de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo e religião. A crença mais difundida é que os alquimistas buscam encontrar na Pedra Filosofal, uma substância mítica, o poder de transformar tudo em ouro e, ainda mais, de proporcionar aos que a encontram a vida eterna e a cura de todos os males.

Segundo os pesquisadores, no entanto, a Alquimia vai mais longe. Seus objetivos têm um valor simbólico, o que significa que, de fato, seus praticantes buscam algo maior - transmutação espiritual. Portanto, o famoso Elixir da Longa Vida nada mais seria do que um recurso do organismo humano, capaz de conceder àqueles que realizam o longo processo de purificação espiritual uma vida estendida ao infinito. Diz-se que esta substância também é um ponto importante na filosofia do Yoga.

Os alquimistas procuraram intensificar a busca por esse Elixir através de experimentos de laboratório que usavam os quatro elementos essenciais ao trabalho alquímico: fogo, água, terra e ar. Na observação extrema da natureza e de seus componentes, os alquimistas alcançaram conhecimentos muito importantes, alguns deles apenas recentemente adotados pela física quântica, como evidência de que todas as coisas estão interconectadas no cosmos. Essa visão holística contribuiu.

Ureias realizadas pelo médico suíço Philippus Paracelsus, que em sua missão como curador partiu desse ponto de vista. Ele acreditava que substâncias como sal, mercúrio e enxofre permeiam todos os seres vivos, até o organismo humano.

Atualmente, essa mesma crença é resgatada pela Antroposofia, uma corrente espiritualista que também compara conceitos da alquimia com forças ativas da alma - o pensamento corresponderia ao sal; a sensação de mercúrio e o desejo de enxofre. Alguns de seus pensadores veem o ouro perseguido pelos alquimistas como uma representação do "eu", a essência humana.

Embora a alquimia não seja atualmente considerada uma ciência, como o conhecimento científico é hoje concebido, mas uma visão espiritual mais preocupada com as tradições antigas do que com a descoberta de novidades, ela é considerada um ancestral da própria Química e Medicina moderna. Além dos experimentos químicos com os alquimistas, havia uma preocupação constante em realizar uma série de ritos.

A alquimia também lidou com alguns pontos da Cabala e da Magia, além de cultivar uma filosofia hermética. Da teoria cabalística, a alquimia herdou a busca pela harmonia dos opostos. A Pedra Filosofal poderia ser, portanto, a busca da perfeição, que não poderia ser alcançada sem o equilíbrio entre as polaridades que o Homem possui. Portanto, a manipulação de metais seria um símbolo da metamorfose espiritual pela qual cada ser vivo passa. Mas há muitas interpretações de textos alquímicos, e até hoje não houve consenso sobre o real significado dos símbolos da alquimia. Arquivado em: Filosofia, Química

O Segredo da Alquimia

Paracelso simplifica o conceito misterioso, mágico e sobrenatural de alquimia e esclarece: "O padeiro também é um alquimista, que converte farinha em pão, que produz vinho e tece o fio com sua roca".

A alquimia é a mãe da química, alopatia, homeopatia, mas difere totalmente do significado atual de farmácia e laboratório.

A alquimia é física, psíquica e espiritual. Dá um sentido divinizante e humaniza tudo.

Como a alquimia é o maior tratado da filosofia hermética, ela se baseia em princípios imutáveis, que são os estados da matéria: o volátil, que ultrapassa o estado gasoso, o sólido, o líquido e o pastoso.

É a “árvore” que melhor representa: a vida da árvore começa em um estado volátil, onde o pólen de suas flores é transportado pelo ar. É sólido na consistência de seu tronco. Torna-se pastoso na seiva, na resina, no leite e no látex. Torna-se líquido na água de coco e no suco de frutas. É animal em parte de sua composição. É um mineral que é feito de pedra quando se torna âmbar, quando é feito incenso. É mágico, humano e divino, por sua função alquímica.

A frase que simboliza a alquimia: "solvite corpora et coagulate spiritum" (dissolve o corpo e coagula o espírito).

Nenhuma outra ciência permite atingir esse tipo de transmutação, a metamorfose.

O segredo está no mesmo processo que diferencia o cérebro do computador.

O computador sabe apenas o que está programado.

Quanto ao cérebro, o que programamos com conhecimento, fermenta e ressoa por todo o corpo, mente e alma. Por ser um tratado universal, pode extrair a essência de uma estrela, uma planta, um mineral ou um homem.

O espírito é solar, o corpo é terrestre e a alma é a fusão alquímica do corpo e do espírito.

Também: mercúrio, enxofre e sal, nos dão uma equivalência com a trindade ou o "trimurty".

Mercúrio é o criador.

O enxofre é o conservador.

O sal é o transmutador.

Para transformar chumbo em ouro, ou seja, o negativo em positivo:

A metafísica é a base da filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser.

Através da metafísica, busca-se uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

O que é?

A palavra metafísico vem do grego e o prefixo "meta" significa "além". O primeiro filósofo a lidar com o assunto de maneira sistemática foi Aristóteles.

De fato, ele próprio chamou essa idéia de "primeira filosofia", porque entendeu que seria o fundamento da reflexão filosófica. Assim, o termo metafísica não foi cunhado por ele, mas por um de seus discípulos que organizou seu trabalho.

Além da "primeira filosofia", Aristóteles investigou a "ciência do ser enquanto é". Portanto, ele estava interessado em questionar o que torna o assunto diferente e ao mesmo tempo privado.

Aristóteles

Ao contrário de Platão, Aristóteles pensava que os princípios da realidade não estão no mundo inteligível, mas em nosso mundo sensível. A realidade está sujeita ao tempo e espaço.

Aristóteles afirmou que quatro causas condicionam a existência dos seres:

1. Causa material: o corpo é composto de matéria. como sangue, pele, músculos, ossos, etc.

2. Forma: se, por um lado, temos matéria, também temos uma forma. Uma cabeça, dois braços, duas pernas, etc.

Assim, essa forma nos transforma em seres singulares que diferem dos outros.

3. Eficiente: por que existimos? A primeira resposta é porque alguém nos criou. Isso seria uma resposta do campo "causa eficiente": existimos porque fomos criados.

4. Final: existimos para alguma coisa. Essa resposta transcende a anterior porque estamos enfrentando um propósito, um objetivo. Todos os seres foram criados para um fim. O campo da filosofia que estuda é chamado de "teleologia".

Kant

É comum ouvir que Kant (1724-1804) teria matado a metafísica. No entanto, o que Kant quis dizer é que o ser humano não é capaz de responder a certas questões metafísicas, como a existência de Deus e da alma, por exemplo.

Kant procurará valorizar a razão. Se não consigo encontrar evidências racionais, não devo lidar com essas questões ou pelo menos elas não pertencem ao campo da razão.

Então, Kant mudará as perguntas. Em vez de se perguntar o que é verdade, ele se perguntará como é possível que a verdade exista.

Kant expôs seu pensamento no trabalho "The Foundation of Metaphysics of Customs", escrito em 1785.

A história da metafísica é dividida em três períodos:

1. Primeiro período: começa com Platão e Aristóteles (entre os séculos IV e III aC) e termina com David Hume (século XVIII). Nesse estágio, a metafísica era entendida como um reflexo do ser em seu sentido mais geral. Um dos grandes estudiosos dessa época será Tomás de Aquino, que recuperará a filosofia aristotélica e a aplicará em seus estudos teológicos.

2. Segundo período: começa com Immanuel Kant, no decorrer do século XVIII, e termina no século XX com Edmund Husserl e seus estudos sobre fenomenologia. Kant continuará os estudos de Hume, apontando a primazia da razão sobre as questões transcendentais levantadas pela metafísica.

3. Terceiro período: é o período que começa na segunda década do século XX até os dias atuais. Corresponde aos estudos da metafísica contemporânea. As críticas mais negativas da metafísica surgem com a recuperação do materialismo e a criação do positivismo. Por outro lado, no final do século XX, ressurgimos a metafísica através de correntes esotéricas.

4. Ontologia

A área da filosofia que lida com a natureza do ser, que é a realidade e a existência das coisas, e questões metafísicas em geral, é chamada ontologia.

No sentido filosófico, possui várias definições e alguns autores consideram o estudo da metafísica contemporânea.

A palavra resulta da união das palavras gregas ontos (ser) e logotipos (palavra).

ética

A ética é um conjunto de sistemas morais que afetam a maneira como as pessoas tomam decisões.

Pode ser definido como uma filosofia moral.

O termo ética vem da palavra grega ethos, que significa hábitos, costumes ou caráter.

A ética é abordada em diferentes segmentos da sociedade, como religião, política, filosofia e cultura.

Enquanto a metafísica estuda o ser como um ser, a ética lida com causa e efeito. Para Aristóteles, a ética é baseada na metafísica.

Epistemologia

Epistemologia é o estudo da origem e aquisição de conhecimento. Portanto, existe uma área específica para verificar a validade do conhecimento da metafísica.

Hoje, a epistemologia moderna é baseada em dois pontos fundamentais: empirismo e racionalismo.

Positivismo

O positivismo é a corrente principal em oposição à metafísica. O pensamento positivista sustenta que o objetivo da ciência é a lógica. Emoções e pensamentos não são considerados.

O homem é composto de alma e corpo, embora em certos casos o termo "espírito" seja acrescentado. Tanto a alma como o espírito são colocados em contraste com o corpo para expressar a parte incorpórea do homem. Há, no entanto, uma distinção entre alma e espírito. A palavra "alma" é usada para expressar a parte moral imortal do ser humano, e às vezes é usada para "pessoa", como no versículo de Gênesis 46:26, que diz: "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito" " “Oito almas foram salvas” (1 Ped 3:20). "A alma que pecar, ela morrerá" (Ezequ. 18: 4).

A palavra hebraica geralmente traduzida como "alma" é nefesh. Em muitas passagens, é traduzida como "vida", como em Jonas 1:14: "... não perecemos por causa da vida deste homem". No Novo Testamento, a mesma palavra grega é usada para alma e vida: “Para quem quer salvar sua vida (ou alma) a perderá, e quem perder sua vida (ou alma) por minha causa, a encontrará. Pois qual é o benefício de um homem ganhar o mundo inteiro, se ele perde sua alma (ou vida)? ou o que o homem dará como recompensa por sua alma (ou vida)? "

É na alma, distinta do espírito, que apetites e desejos são encontrados. O rico disse: “E direi à minha alma, Alma, que você tem muitos bens guardados por muitos anos: descanse, coma, beba e faça uma pausa” (Lucas 12:19). Naquela noite, sua "alma" foi procurada. A salvação da alma não pode ser separada da salvação da pessoa.

O espírito é claramente a parte mais alta do homem. Marca consciência, individualidade e distingue o homem dos baixos.

outras criaturas na criação. Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida, e assim o homem foi colocado em um relacionamento com Deus, e ele não pode ser verdadeiramente feliz sem Ele, tanto na existência presente como na eterna. As mesmas palavras usadas no hebraico e no grego originais para "espírito" também são usadas constantemente para o Espírito de Deus ou para o Espírito Santo, e também são usadas para anjos, no sentido de espíritos, e para espíritos malignos.

A Palavra de Deus é nítida e capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora não seja fácil para a mente humana perceber essa divisão. O apóstolo orou pelos tessalonicenses para que tanto o espírito (que provavelmente é mostrado como o lugar onde Deus trabalha), quanto a alma e o corpo, pudessem ser santificados (1 Tessalonicenses 5:23). Na carta aos hebreus, lemos sobre os "espíritos" dos justos aperfeiçoados; seu lugar é com Deus através da redenção. A palavra ali significa, aparentemente, a pessoa separada de seu corpo.

Tendo recebido o Espírito Santo como fonte de vida em Cristo, o cristão é exortado a orar com o espírito, a cantar com o espírito, a andar no Espírito, de modo que, em alguns casos, torna-se difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.

O que é homogêneo:

Homogêneo é um adjetivo atribuído a tudo que tem a mesma natureza ou possui uma estrutura ou função semelhante, quando comparado a outra coisa.

Geralmente, o termo é usado em situações em que não é possível determinar claramente a composição ou a formação de uma coisa ou espaço específico, por exemplo.

Exemplos:

As terras da fazenda são muito mais homogêneas.

Este artigo sobre a economia do país contém informações muito homogêneas.

Este termo também pode ser usado para se referir a algo a fim de expressar coerência ou demonstrar alguma correspondência entre duas coisas.

Exemplos:

Essa é uma característica de um governo homogêneo.

O repórter apresentou um texto muito homogêneo.

Homogêneo em química

Para a área química, o termo homogêneo está relacionado ao sistema formado por uma mistura de substâncias que contém apenas uma fase (monofásica) quando dois ou mais elementos são misturados.

Quando dizemos que uma mistura é homogênea, queremos dizer que sua composição é uniforme, ou seja, que os componentes se misturam facilmente e que não é possível perceber as substâncias separadamente.

Diferença entre homogêneo e heterogêneo

Na química, a diferença entre homogêneo e heterogêneo reside precisamente no fato de que substâncias puras se misturam. Portanto, o que define se uma mistura é classificada como heterogênea ou homogênea é como as substâncias utilizadas são misturadas e se o resultado terá uma ou mais fases.

As misturas podem ser formadas por duas ou mais substâncias puras e serão classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

Nesse sentido, a mistura homogênea é aquela que apresenta visivelmente uma fase única. A mistura heterogênea, por outro lado, possui duas ou mais fases, sendo bifásica ou trifásica, por exemplo.

A água salgada é um exemplo de uma mistura monofásica homogênea, ou seja, possui apenas uma fase. Isso ocorre porque quando água e sal são misturados, não é possível notar a diferença ou separação das substâncias que compõem essa mistura.

Água e óleo são os exemplos mais conhecidos de uma mistura heterogênea, pois essas substâncias são bem misturadas. Nesse caso, é uma mistura bifásica heterogênea, pois é possível perceber cada uma das substâncias separadamente.

Veja também o significado de Heterogêneo.

Homogêneo em matemática

Em matemática, o termo homogêneo refere-se a uma equação na qual os termos que formam a expressão têm o mesmo valor, o mesmo grau ou a mesma direção.

Na equação chamada linear homogênea, o resultado da equação formada por termos independentes será sempre igual a zero.

Veja este exemplo: 3a + 2b - c = 0.

Sinônimos de homogêneo

O termo pode ser substituído por sinônimos como: igual, análogo, idêntico, igual, semelhante, semelhante, semelhante, uniforme, simples, conectado, suave, uniforme, coeso, harmonioso, coerente, coeso, equilibrado.

O QUE É FÍSICA?

Física é a área das ciências naturais que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria no espaço e no tempo.

A palavra física tem sua origem no termo grego physiké, que significa "natureza", seu uso / significado está sempre relacionado à palavra episteme, que, também de origem grega, significa "conhecimento", "ciência". Portanto, a física foi definida como: A ciência que estuda a natureza.

No entanto, essa foi a definição dada pelos gregos da Grécia antiga. Para eles, todos os fenômenos naturais eram intrigantes e não havia distinção entre o fato de um corpo cair, uma planta brotar e o vinho fermentes.

Com o passar do tempo, houve uma divisão das ciências naturais e, assim, nasceu a própria Química, Biologia e Física - que passou a ter seu próprio campo de estudos.

A física procura descrever, prever e justificar através de leis os fenômenos que acontecem, caneta com a matéria no espaço e no tempo.

Os fenômenos estudados pela física estão presentes em todos os lugares, em nossas vidas diárias, em nosso planeta, em outras galáxias, enfim, em todo o universo. Ao abordar esses fenômenos, a Física utiliza o método científico, uma vez que as hipóteses devem ser corroboradas por experimentos; portanto, as previsões são feitas e é possível verificar se os experimentos estão de acordo com essas previsões.

A física é tradicionalmente dividida em ramos. Cada filial agrupa o estudo de fatos que possuem propriedades semelhantes e que podem ser relacionadas e descritas por leis comuns.

Então, aqui estão os ramos da Física:

Mecânica: estuda os movimentos dos corpos.

Termologia: estuda os fenômenos relacionados à temperatura e calor.

Ótica: estuda os fenômenos relacionados à luz.

Onda: estuda fenômenos relacionados às ondas, suas características, propriedades e comportamentos.

Eletricidade e magnetismo: estuda fenômenos elétricos e magnéticos.

Física moderna: trata da física desenvolvida no século XX, na qual podemos incluir a relatividade, a física quântica e a física nuclear.

O que é física quântica:

A física quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que ocorrem com partículas atômicas e subatômicas, ou seja, iguais ou menores que átomos, como elétrons, prótons, moléculas e fótons, por exemplo.

Todas essas micropartículas não podem ser estudadas da perspectiva da física clássica, pois não são influenciadas pelas leis que a compõem, como a gravidade, a lei da inércia, a ação e a reação, etc.

Ao contrário da física clássica, a física quântica é classificada como "não intuitiva", isso significa que, neste ramo de estudo, certas coisas são verdadeiras mesmo quando parecem não ser. De fato, por ser considerada não intuitiva, a física quântica tornou-se conhecida como uma "teoria falsa".

Também conhecida como mecânica quântica, essa teoria revolucionária da física moderna surgiu nos primeiros anos do século XX, com o físico Max Planck (1858 - 1947) sendo um dos pioneiros no desenvolvimento de seus princípios básicos e que contradizem muitas das leis fundamentais. da física clássica. Planck foi responsável, por exemplo, pela criação da "constante de Planck" (E = h.v).

No entanto, foi Albert Einstein, o criador da Teoria da Relatividade, que nomeou pela primeira vez a equação de Planck quântica (palavra latina que significa "quantidade"). Quantum é uma referência à quantização de eventos físicos co, que consiste na mudança instantânea de elétrons que contém um nível mínimo de energia para um nível mais alto, se forem aquecidos.

Embora a teoria da física quântica se concentre nos fenômenos microscópicos, eles se refletem em todos os aspectos macroscópicos, pois tudo no universo é feito de moléculas, átomos e outras partículas subatômicas.

Ao longo do século XX, vários cientistas e físicos contribuíram para o desenvolvimento da teoria física quântica, como: Werner Heisenberg (1901 - 1976), Louis de Broglie (1892 - 1987), Niels Bohr (1885 - 1962), Erwin Schrödinger (1887). - 1961), Max Born (1882 - 1970), John von Neumann (1903 - 1957), Richard Feynman (1918 - 1988), Wolfgang Pauli (1900 - 1958), entre outros.

Desde então, a física quântica se tornou a teoria básica de vários outros ramos da física e da química, como física atômica, física nuclear, física molecular, química quântica, física de partículas, etc. De fato, os princípios da física quântica também são aplicados em vários setores do conhecimento humano, revolucionando não apenas as ciências exatas, mas também as correntes filosóficas.

O principal elo entre a física quântica e os conceitos filosóficos e espirituais, segundo os defensores dessa relação, está na condição de acaso e incerteza dessa teoria, que diz que é possível duas situações diferentes e simultâneas para um determinado corpo subatômico.

Esse princípio foi observado na física quântica a partir da chamada "dualidade onda-partícula", isto é, quando uma partícula se comporta como partícula ou como onda, uma afirmação totalmente anormal diante da física clássica.

A partir dessa idéia, por exemplo, emergem várias hipóteses teóricas de estudo, como a “teoria dos vários mundos”, que afirma que é possível ter várias realidades alternativas para cada indivíduo.

Física quântica e espiritualidade

Essa relação é controversa, pois consiste no debate entre dois núcleos distintos, um formado por aqueles que defendem a veracidade da influência quântica no plano espiritual e outro que nega totalmente o uso da mecânica quântica como forma de explicar a espiritualidade.

Para aqueles que defendem a existência de um relacionamento entre a física quântica e a espiritual, o poder do pensamento humano pode exercer grande poder sobre a realidade individual de cada pessoa, sendo capaz, com as indicações certas, de mudar o mundo para si.

Física quântica e pensamento

Vários físicos de renome internacional relacionam os princípios.

uantum para teorias sobre a consciência humana e o poder do pensamento como o "construtor" da realidade.

Em resumo, a mente humana teria uma capacidade profunda de influenciar o arranjo de micropartículas atômicas em torno das pessoas, o modo como elas se comportam e como constroem a realidade de cada indivíduo. Para os estudiosos que acreditam nessa idéia, as intenções das pessoas influenciam a construção da realidade.

OS CINCO REINOS DOS SERES VIVOS

Descubra os cinco reinos dos seres vivos e aprenda mais sobre suas diferenças.

Animais e plantas são classificados nos reinos Animalia e Plantae, respectivamente

Sabemos que, de acordo com suas semelhanças, todos os seres vivos são agrupados em diferentes categorias, variando de reino a espécie. Um reino é a categoria mais abrangente e inclui seres vivos com características semelhantes, mas algumas peculiaridades importantes.

Atualmente, consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Essa classificação foi proposta pela pesquisadora Whittaker em 1969 e até hoje é uma das mais aceitas e estudadas no ensino fundamental e médio.

O reino Monera é um grupo de seres muito simples. Todos os membros são formados por apenas uma célula (célula única) e não possui núcleo definido (célula procariótica). Alguns representantes são capazes de produzir seus próprios alimentos (autotróficos), enquanto outros precisam tomar seus nutrientes de outros organismos vivos (heterotróficos). Incluídas neste grupo estão todas as espécies de bactérias e cianobactérias.

O reino Protista ou Protoctista, diferentemente do reino Monera, não possui indivíduos com células procarióticas, todos sendo representantes eucarióticos. Neste grupo, encontramos seres unicelulares e multicelulares e também organismos com nutrição autotrófica e heterotrófica. Este reino tem organismos muito diversos, e muitas pessoas dizem até que nele existem seres agrupados que simplesmente não se encaixam em outros reinos. Como representantes, podemos mencionar protozoários e algas.

O paramecium é um exemplo de um representante do reino protoctista

O reino dos fungos apresenta organismos unicelulares ou multicelulares com uma célula eucariótica. Todos os representantes, diferentemente dos reinos acima, são heterotróficos, isto é, incapazes de odiar sua comida. Essa é a principal característica que nos permite distinguir esse grupo de plantas. Incluídos neste reino estão todos os cogumelos, bolores e leveduras.

O reino Plantae é composto exclusivamente por organismos autotróficos que possuem células eucarióticas e multicelulares. É um grupo muito diversificado e inclui todas as plantas do planeta. Apesar do aparecimento de plantas com algas, este último grupo não pode ser agrupado neste reino. No entanto, evidências comprovam que as plantas têm algas verdes como ancestrais.

Finalmente, temos o reino Animalia, o reino ao qual pertencemos. Possui representantes de células heterotróficas, multicelulares e eucarióticas. Essa primeira característica (seres heterotróficos) é fundamental para diferenciar esse grupo de plantas.

Ainda temos vírus, mas eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres vivos, uma vez que não possuem células e metabolismo fora das células parasitadas por eles. No entanto, este ainda é um ponto controverso. Diante desse problema, os vírus são estudados separadamente.

REINOS DO MUNDO VIVO

BIOLOGIA

Os reinos do mundo vivo mais aceitos hoje são Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Desde os tempos antigos, várias maneiras de classificar os seres vivos têm sido propostas, a fim de facilitar o estudo desses organismos e entender suas relações evolutivas. Os critérios usados para agrupá-los são variados, o que significa que esses sistemas são constantemente modificados e aprimorados.

Os primeiros sistemas de classificação eram bastante simples e, como os recursos tecnológicos eram escassos, baseavam-se nas características macroscópicas de cada ser e em seus hábitos de vida. Por esse motivo, os organismos foram inicialmente classificados por Lineu em dois reinos: Animal e Vegetal.

Com o avanço da tecnologia, iniciou-se o estudo de seres microscópicos e, com isso, emergiu uma nova classificação. Em 1866, o termo protista foi proposto para designar organismos eucarióticos que não se encaixavam nos reinos Animal e Vegetal. Anos depois, os protistas foram promovidos ao reino.

Copeland, em 1956, sugeriu a criação de um reino para agrupar organismos que poderiam ser considerados os mais simples da natureza: bactérias. Surgiu o sistema de quatro reinos, bem como o Reino de Monera, onde os seres procarióticos foram inseridos.

Os fungos fazem parte do reino dos fungos

Mais tarde, em 1969, o sistema de cinco reinos proposto por Whittaker apareceu. Sem dúvida, este é o sistema mais utilizado, embora existam outras classificações. De acordo com o sistema Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

Kingdom Monera: Agrupa organismos procarióticos unicelulares.

eles têm apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias.

Reino Protista (atualmente chamado Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariotos, autotróficos ou heterotróficos. Exemplo: algas e protozoários.

A mudança de denominação do Reino Protista para Protoctista ocorreu na década de 1980 e foi proposta por Margulis e Schwartz. Além de mudar os nomes, os pesquisadores incluíram algas multicelulares e alguns fungos nesse grupo.

Reino dos Fungos: Agrupa seres eucarióticos, os quais, na maioria das vezes, são multicelulares e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos, bolores e leveduras.

As plantas fazem parte do reino Plantae

Reino Plantae ou Metaphyta: Inclui organismos multicelulares eucarióticos com nutrição autotrófica. Exemplo: musgos, samambaias, araucária e manga.

Animalia do Reino ou Metazoa: Inclui organismos eucarióticos e heterotróficos que possuem nutrição heterotrófica. Exemplo: Homem, cachorro, vaca e pássaros.

Os animais fazem parte do reino Animalia

Além dessa classificação, atualmente é aceito que todos os organismos estejam incluídos em três domínios principais: Bactérias, Arquéias e Eukarya. Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1990, e criada usando dados da análise de nucleotídeos de RNA ribossômico.

O domínio Bactérias agrupa todas as bactérias verdadeiras ou simplesmente bactérias. O domínio Archaeae inclui todas as arquéias, que antes eram confundidas com o grupo basal de bactérias. O domínio Eukarya, por sua vez, é composto por todos os organismos eucarióticos existentes, sendo, portanto, incluídos neste grupo, os reinos Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Como os livros didáticos e a maioria dos professores ainda adotam a classificação proposta por Whittaker, aqui você encontrará textos que obedecem a esse sistema.

Bons estudos!

Atenção: Os vírus são um grupo muito peculiar devido à ausência de células. Portanto, eles não são classificados dentro dos reinos dos seres vivos. Vale ressaltar que esses organismos são incapazes de viver sem célula, sendo considerados áreas obrigatórias de parasitas intracelulares.

7 SIGNIFICAÇÕES DO CORPO HUMANO CONHECIDO

Gosto, toque, olfato, visão e audição não são os únicos sentidos do corpo humano

Muitas vezes ouvimos a afirmação de que temos cinco sentidos. Mas o que estudiosos como o neurologista Alvaro Pascual-Leone e os psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, da Universidade de Harvard, nos EUA, dizem é que nossa capacidade de perceber o mundo, interna e externamente, vai muito além dos 5 sentidos básicos aristotélicos. Para entender o que isso significa, podemos tentar responder a perguntas como:

Imaginando que temos os olhos fechados, que sentido nos dá a sensação de que estamos em uma altura elevada?

O toque é responsável por perceber a temperatura? Não precisaríamos jogar, já que estamos falando apenas de tato?

Se entrarmos em uma sala com os olhos vendados, que sentido exato pode indicar que a sala está cheia ou vazia?

Em um local barulhento, podemos escolher em qual som queremos focar nossa atenção. É realmente apenas ouvir que é capaz de fazer isso? O que acontece com o resto dos sons que sentimos falta?

Se você ficou confuso ao tentar responder a essas perguntas, talvez alguns dos outros sentidos estudados pelos cientistas listados abaixo possam esclarecer suas dúvidas.

Propriocepção:

Esse sentido é responsável por saber que temos e onde estão localizados nossos órgãos, membros, músculos e nosso corpo como um todo.

Nocicepção

É o sentido da dor. Estudos indicam que pode estar associado a fatores emocionais e outros tipos de percepção.

Os 7 principais chakras dos seres vivos

Para começar a falar sobre chakras, você precisa falar sobre energia. Energia é tudo que vibra: a luz, o som, os raios do Sol, a água ... Tudo o que existe no Universo é composto de energia. Tudo o que vemos é composto de energia condensada, isto é, matéria.

Nosso corpo físico é matéria, isto é, energia. Nosso planeta é composto de energia condensada, assim como a natureza e todas as coisas que o homem criou. Há energia em todo lugar, dentro e fora do planeta Terra.

Todos os seres vivos precisam de energia vital (ou prana, bioenergia, chi ...) para permanecerem vivos. Pode ser obtido pela luz solar, alimentos, plantas, terra, água, ar.

Tudo é feito de energia - a aura ou psicossomo

Como somos energia, cada ser vivo possui um campo magnético que o protege e o diferencia de outros seres. Esse campo é mais conhecido como aura e tem nomes diferentes de acordo com a escola espiritual que o estuda.

Na aura, segundo o professor Wagner Borges, do IPPB, existem várias aberturas pelas quais fazemos trocas de energia com o meio ambiente, com outras pessoas, com outros seres, com a natureza.

___________________________________

CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS

________________________________________

Desperte o poder das ervas para transformação e equilíbrio da alma

Chakras

Essas aberturas na aura são vórtices energéticos e são mais conhecidas popularmente como chakras.

chakras. Os chakras são centros de energia em forma de círculo (chakra = roda, em sânscrito) em nosso corpo que vibram constantemente. Bilhões estão espalhados por toda a aura dos seres vivos. Como isso acontece?

É simples, todos os seres vivos são compostos de células. Nós humanos somos constituídos por bilhões deles, e cada um precisa estar vivo e em constante atividade para que estejamos vivos.

Portanto, para que isso aconteça, as células são nutridas com energia vital e precisam receber e liberar energia constantemente. Graças a essa troca, nascemos, crescemos e nos desenvolvemos, até que um dia as trocas de energia cessam e o corpo físico morre junto com suas células.

Tudo isso acontece graças aos chakras, os principais responsáveis por essa troca de energia. Para cada célula viva, há um chakra em movimento constante.

Existem chakras que desempenham papéis importantes no corpo. Alguns são mais importantes que outros. Existem os principais e os secundários. Estes últimos são considerados assim porque não estão associados às glândulas endócrinas. Dois exemplos são o chakra esplênico (conectado ao baço) e o chakra do fígado. Neste artigo, veremos os principais chakras em geral.

Os principais chakras

Os sete principais chakras do corpo são, de baixo para cima: básico, sexual, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronariano. Todos eles estão associados ao sistema endócrino do corpo humano e cada um deles está associado a uma glândula específica.

Aqui nos basearemos no estudo dos hindus, que trabalham com anatomia sutil há pelo menos 10.000 anos, através da medicina ayurvédica e das escrituras sagradas do hinduísmo. Eles são os pioneiros no estudo dos chakras, e cada um deles representa flores de lótus com diferentes quantidades de pétalas. Quanto mais sutis os chakras, mais pétalas eles têm (com exceção do chakra frontal).

Do ponto de vista espiritual, cada chakra traz consigo uma missão a ser cumprida pelo homem. A vibração de cada um dos chakras também indica se a pessoa está indo bem em cada parte do corpo e em cada setor de sua vida. Um chakra que vibra excessivamente é hiperativo, ou que vibra menos que o normal, hipoativo, está desequilibrado.

CHAKRA BASE ou 1º CHAKRA:

É chamado pelos hindus Muladhara, e em sânscrito significa apoio. Está na base da coluna vertebral (no último osso, cóccix), mais precisamente na região do períneo. Sua abertura está voltada para baixo, em direção à terra. É responsável por absorver a energia telúrica e estimular diretamente a energia no corpo e na circulação do sangue.

Está ligado às glândulas supra-renais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar nossas vidas em situações de perigo ou decisão.

O chakra básico é vermelho e, como já vimos, está conectado ao elemento terra e também governa os órgãos que dão estrutura ao corpo (ossos, músculos, coluna, quadris), pernas e pés. Dessa maneira, esse chakra nos oferece um suporte, uma estrutura para vivermos no plano terrestre, porque é o que nos conecta à terra, à existência.

É comum que pessoas com depressão ou que tentaram suas próprias vidas tenham esse chakra frágil. As pessoas muito apegadas às coisas materiais, que acumulam coisas velhas, tendem a ter problemas com o intestino e isso reflete um mau funcionamento do chakra básico.

Pessoas prósperas e saudáveis geralmente têm um chakra básico igualmente saudável. A missão deste chakra é fazer-nos andar com equilíbrio no planeta Terra e expressar a saúde do corpo físico como um todo.

CHAKRA SEXUAL ou 2º CHAKRA:

Para os hindus, é Swadhisthana (ou cidade do prazer, em sânscrito) e é encontrada no abdome inferior. Ela está fisicamente ligada às gônadas - testículos (homem) e ovários (mulher) - e à energia feminina, ao útero da mãe, à procriação (à criação de outras coisas também, como projetos pessoais e profissionais), à gravidez . É responsável pela reprodução e troca sexual durante o sexo e pelo controle de fluidos em todo o corpo humano.

O chakra sexual energiza toda a área genital e urinária, também cuida da filtração e circulação de fluidos nos rins e expele todas as excreções do corpo. É governada pela Lua (e é por isso que está tão ligada ao feminino, sexualidade, maternidade e criação) e pelo elemento água (ligado ao líquido amniótico, relacionamentos interpessoais, auto-estima, auto-estima).

Durante a gravidez, no ventre de nossa mãe, ficamos nove meses conectados a ela pelo cordão umbilical. No útero, fomos protegidos e cercados pelo líquido amniótico, e fomos nutridos por ele; por todas essas razões, a saúde desse chakra mede e influencia a qualidade de nosso relacionamento com a Terra, com a família, com as pessoas em geral e conosco. Representa nosso corpo emocional, armazena emoções vivenciadas nos relacionamentos e nos dá a missão de interagir com o mundo, com o que nos rodeia de maneira harmoniosa.

Também pode ser chamado de chakra sacral e é laranja, roxo ou vermelho (dependendo das circunstâncias). É o chakra da troca sexual e da alegria. Muitas escolas espirituais evitam falar sobre esse chakra e colocam o chakra esplênico (ou chakra do baço) em seu lugar.

Quando bloqueado, causa impotência ou desânimo, problemas de relacionamento, baixa auto-estima. Quando hiperativo, causa intenso desejo sexual e outras compulsões. Se o chakra sexual é saudável, estimula o melhor funcionamento dos outros chakras e ajuda a despertar a kundalini; a pessoa tem uma auto-estima equilibrada, consegue desfrutar e apreciar os prazeres da vida.

CHAKRA UMBILICAL OU 3º:

Chamado Manipura pelos hindus (em sânscrito, cidade das jóias), fica um ou dois dedos acima do umbigo e está conectado ao pâncreas. Este chakra tem uma cor amarela, verde e vermelha forte.

Isso influencia nosso relacionamento com a matéria e com o poder pessoal. Neste chakra, emoções densas, como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, ressentimento, ansiedade são retidas. É um dos chakras que precisa ser tratado e harmonizado ao máximo. Representa o corpo mental.

O plexo solar controla a região das vísceras, e não é de admirar que todas as emoções densas e viscerais (como paixão e desejo) se acumulem nessa região. É responsável por absorver a energia dos alimentos e distribuí-la por todo o corpo. É um dos chakras mais suscetíveis à nossa rotina. A maioria das pessoas sofre de um problema físico nessa região, como gastrite, problemas estomacais, diabetes ou outros problemas digestivos.

Quando bloqueado, o chakra umbilical causa náusea, medo ou irritação. Quando em harmonia, nos dá um grande poder de realização, é o chakra que nos impele a agir. Este chakra tem grande vitalidade quando saudável e funciona como um radar psíquico, percebendo energias ou presenças espirituais no ambiente.

CHACRA CORAÇÃO OU 4º CHAKRA:

Hindus

s deu o nome Anahata (Câmara Secreta do Coração) e, traduzindo do sânscrito, é fácil saber onde ele está? na região do coração, no centro do peito. O chakra do coração é de cor verde e ouro amarelo e está conectado à glândula timo.

É responsável por energizar o sistema cardiorrespiratório e toda a energia do peito. Considerado o centro do amor e o canal de expressão dos sentimentos, também está ligado ao equilíbrio, amor universal, compaixão, altruísmo e, fisicamente, ao sistema imunológico.

O chakra do coração tem a função de equilibrar as energias de todos os outros chakras, como está no centro, tendo abaixo dele três chakras inferiores associados à existência na Terra e, acima, três chakras superiores, mais sutis e associados ao plano espiritual. É o coração que liga o Céu à Terra, é a conexão da espiritualidade através da matéria. Representa o corpo astral.

É o chakra mais frágil se houver um desequilíbrio emocional. Se bem desenvolvido, torna-se um canal de amor pelo trabalho de assistência espiritual. Quando há um bloqueio, a pessoa sente depressão, angústia, irritação, pontos no peito, é excessivamente materialista e apegado. Fisicamente, o bloqueio pode gerar infarto, taquicardia. Nas mulheres, o câncer de mama pode surgir.

CHACRA LARÍNGEO OU 5º CHAKRA:

Batizado como Vishuddha (O purificador de sangue, em sânscrito). Esse nome já nos dá algumas pistas sobre a glândula à qual está ligada: a tireóide (e a paratireóide). A função da tireóide é filtrar o sangue, regular os ciclos menstruais, nas mulheres.

Está localizado na garganta e é responsável pela comunicação, pela expressão de idéias, verbalização e implementação de projetos. Fisicamente, cuida da boca, garganta e vias aéreas. As mãos e os braços são extensões físicas do chakra da garganta, pois é com eles que trazemos idéias para o plano material, colocando as mãos na massa.

A laringe representa o corpo etérico padrão e apresenta azul celeste, lilás, branco prateado ou rosa. Quando está em boa saúde e desenvolvimento, facilita a psicofonia e a clariaudiência. Também é considerado como um filtro de energia que impede que as energias emocionais cheguem aos chakras da cabeça.

Quando apresenta um desequilíbrio, pode causar dor de garganta, herpes, dor de dente e / ou gengiva, hiper ou hipotireoidismo. Uma pessoa com problemas de adaptação, ou que consegue tudo em silêncio, "engole sapos", pode ter o chakra da garganta bloqueado.

CHACRA FRONTAL OU 6º CHAKRA:

Ajna (Centro de Controle, em sânscrito) é mais conhecido como o terceiro olho. Isso significa que está na testa, entre as sobrancelhas, e ligada à hipófise ou hipófise. Possui cor índigo, azul-branco, amarelo ou esverdeado.

Ele controla todos os outros chakras, é dele que todos os comandos saem de todo o corpo; também cuida do lobo frontal, que representa nossa porção lógica, nossos ideais, raciocínio e pensamentos, nossa capacidade de aprender, observar e intuir a ação. O chakra frontal também representa o corpo celeste e é responsável pela saúde dos olhos e nariz.

Quando saudável, ajna adquire clarividência e expande a intuição. É fácil trabalhar, pois usamos muito diariamente, de vista. Geralmente, sua atividade pode ser sentida por uma vibração ou sensação de calor na testa. Esse chakra também representa a dualidade e os dois hemisférios do cérebro, pois é desenhado com apenas duas pétalas.

Existem várias disfunções neste chakra, como excesso de pensamentos, idéias que se acumulam e não são colocadas em prática, desorganização, falta de foco. Fisicamente, a pessoa pode sofrer de sinusite, que é o somatório desse congestionamento mental. Também pode haver um sentimento de pânico, dores de cabeça e até problemas mentais. A meditação é uma ótima maneira de esvaziar a cabeça e limpar o chakra frontal.

CHACRA CORONÁRIO OU 7º CHAKRA:

O Sahashara (lótus das mil pétalas, em sânscrito) tem exatamente 972 pétalas. Está no topo da cabeça, conectado à pineal ou epífise, que é a glândula que fica no centro da cabeça e está localizada sobre todas as outras glândulas do corpo. O chakra forma uma coroa de luz, por isso também é conhecido como chakra da coroa, pois está voltado para cima. Tem uma cor violeta, branca fluorescente ou dourada.

Através deste chakra, podemos alcançar uma compreensão de tudo e é através dele que nos conectamos com o plano espiritual, com o Eu Superior, com Deus e o divino em todas as coisas; está ligada à maneira como professamos nossa fé e evoluímos espiritualmente.

Quando é trabalhado e desenvolvido, facilita o recall e a conscientização das projeções da consciência. É muito importante na telepatia, no desenvolvimento da mediunidade, na expansão da consciência e na recepção de temas elevados. É o chakra através do qual a energia cósmica e a energia do Sol penetram também.

O coronário é o chakra mais importante, pois é responsável por energizar o cérebro, influencia as funções mentais e a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, pois regula o sono, o apetite, o humor, entre outras funções.

Este chakra representa o corpo causal. Sua vibração também indica que estamos vivos. Por esse motivo, as pessoas que dizem que não acreditam em Deus, ou que não professam fé, ou que não têm prática religiosa, também são ativas no chakra da coroa.

Quando desequilibrada, a pessoa pode desenvolver fobias, problemas neurológicos, falta de fé, depressão, tendências suicidas. Quando você está saudável, ativamos toda a nossa sensibilidade e vivemos de acordo com nosso objetivo, com saúde, felicidade e muita disposição.

O chakra da coroa é o mais importante de todos os chakras, e sua missão é entender toda a existência e tornar-se iluminado, para integrar-se ao todo. É o nosso último dever no planeta Terra.

Chakras e Fitoenergética

Como vimos anteriormente, cada pessoa tem seu próprio campo de energia que circunda o corpo físico, chamado aura. Cada chakra cuida de um setor de nossa vida e dos desafios que temos que superar.

Conhecendo melhor como nossa energia se comporta, é possível começar a desvendar as causas das doenças e perceber o nível de toxicidade do comportamento e pensamentos recorrentes em nossas vidas diárias. Podemos começar a entender como sentimentos, pensamentos e emoções afetam nossa saúde emocional, mental e física.

A partir do momento em que descobrimos os desequilíbrios em nosso corpo, nos chakras, podemos contar com a energia das plantas. Lembre-se de que todos os seres vivos têm energia vital? Portanto, plantas e vegetais podem nos ajudar, com sua energia, a nos curar de doenças físicas, mentais, espirituais e emocionais.

COMO TER O PODER DA MENTE AO SEU FAVOR

Use o poder da mente para sua vantagem

A mente humana é um dos lugares mais incríveis que existem. Essa “caixa” esconde um potencial infinito, no qual podemos buscar idéias, conceitos e planos para torná-los realidade. Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo!

Uma mente leve é muito mais poderosa e agregadora! Desde que falamos sobre o poder da mente, apresento meus programas de desintoxicação de pensamentos negativos! Mude sua vida agora! Acesse aqui! É de graça!

Transformando sonhos em realidade

O primeiro passo para tornar algo real é a criação mental. Não há nada que possamos colocar em prática ou materializar fisicamente sem antes ter isso em mente. A realidade está diretamente ligada às imagens projetadas dentro de nós. Quando não estamos no controle de nossos pensamentos ou não entendemos como trabalhar a mente, passamos por situações complicadas ou somos levados a um mundo que não é ideal.

Você pode ter ouvido um ditado antigo, bastante comum: "querer é poder". Parece simples, não é? Mas se olharmos para o coaching, nossas realizações começam a partir do momento em que a mente trabalha em direção ao que acreditamos e queremos alcançar. Quando pensamos corretamente, temos o poder de alcançar o que tanto desejamos.

Dicas sobre como trabalhar a mente corretamente

Não faz sentido exigir toneladas de idéias inovadoras.

om uma mente inquieta. Então, confira algumas dicas sobre como cuidar de si mesmo:

• Segundo o neurocientista Cori Bargmann, da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, para manter o cérebro ativo e saudável, é essencial dormir. Durante o sono, as memórias são fixadas e algumas proteínas tóxicas são eliminadas, o que não acontece quando estamos acordados.

• Exercícios físicos também são essenciais para o bom funcionamento da mente.

• A gratidão por aprendizados e realizações é importante. Essa postura positiva fortalece a autoconfiança e faz o indivíduo ver a vida de uma maneira mais edificante e menos pessimista.

• O pensamento positivo elimina tensões e ansiedades. Apoiado por ele, o ponto central nunca é o problema em si, mas como encontrar as melhores soluções para resolvê-lo e seguir em frente.

• Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman, outro elemento importante para acessar o poder da mente é o foco. Para o especialista, é necessário manter o foco interno, externo e empático para encontrar o equilíbrio. Para isso, Goleman argumenta que é necessário aprender a se desconectar completamente do meio ambiente, bem como ver o mundo com novas perspectivas e, finalmente, escolher as melhores maneiras de se relacionar com as pessoas.

Se você tiver outras recomendações que queira compartilhar, basta escrever nos comentários!

6 dicas para aumentar o poder da sua mente

Como mencionado acima, não é necessária uma ótima técnica ou um segredo inovador para que o poder da mente toque ao nosso lado. São pequenas atitudes, uma mudança de comportamento e mudanças no estilo de vida que podem fazer uma grande diferença. Siga os conselhos abaixo e aproveite o poder da sua mente:

1. Seja positivo: tente sempre ter uma perspectiva positiva. Atitudes e pensamentos Os sentimentos positivos aumentam a auto-estima e favorecem a manutenção da saúde física e mental. É inútil querer alterar o poder da mente a seu favor, se os pensamentos forem ruins, negativos.

2. Exercício: Os exercícios são essenciais para uma boa saúde. O coração e o resto do corpo agradecem se você se exercita com frequência. O filósofo romano Juvenal (morto no século II) disse que "uma mente saudável em um corpo saudável". Durante as atividades físicas, áreas importantes da mente são trabalhadas, responsáveis por estimular a memória e a criação de células em regeneração.

3. Agradeça: ao agradecer, você está promovendo sentimentos positivos que favorecem a sensação de bem-estar, felicidade e recompensa. Além disso, agradecer fortalece seu propósito e sua missão de vida. Seja grato por suas realizações, familiares e amigos. E tente exercitar esse sentimento de gratidão sempre que possível nos pequenos gestos das pessoas ao seu redor.

4. Durma bem: Como mencionado anteriormente, a pesquisa mostrou que o sono é essencial para o funcionamento adequado do cérebro. Portanto, tente dormir de preferência pelo menos 8 horas por noite e faça o possível para relaxar e descansar o corpo e a mente. Assim como a parte física, chega um momento em que a cabeça também precisa recarregar suas baterias.

5. Mantenha o foco: controlando sua capacidade de concentração, o poder sobre sua mente aumenta gradualmente. Saber o momento certo para prestar atenção a um determinado tópico ou simplesmente relaxar e se distrair faz com que o cérebro estabeleça um equilíbrio e não fique sobrecarregado. Faça uma lista do que é realmente importante e tente segui-lo para não ficar borrado e trabalhar nesse lado fundamental da mente.

6. Substitua as palavras: você sabe que as palavras têm força, certo? Portanto, trabalhe com eles para exercitar sua mente pouco a pouco. Uma dica valiosa a esse respeito é substituir o "se" por "quando". Sempre que você estiver lidando com um problema ou plano futuro em sua vida, não diga "se eu conseguir o emprego", mas "quando eu conseguir o emprego". O "se" fornece opções e o "quando" é centrado em uma opção.

Você viu como tudo pode ser diferente com atitudes simples na vida cotidiana? Exercite sua mente, tenha pensamentos e ações positivas, obtenha maior poder mental e resultados extraordinários em sua vida.

Programação neurolinguística

Você já ouviu falar sobre programação neurolinguística? Essa ciência foi desenvolvida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder na década de 1970 nos Estados Unidos. Sua pesquisa mostrou que o ser humano possui três pilares: processos neurológicos, linguagem e comportamento. Mais do que isso, os estudiosos dizem que uma pessoa pode conectar esses pontos para atingir uma meta.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), existe um treinamento que funciona exatamente sobre esse conceito chamado Programação Neurolinguística (PNL). Além de aprofundar os conceitos de programação neurolinguística, o curso o ajudará a encontrar seu eu interior e a desenvolver uma versão melhor de si mesmo, sem perder a essência. E não para por aí! O treinamento também ensina:

• Qual é a melhor maneira de transformar sonhos em objetivos reais. Um tópico muito relacionado ao que trata este artigo.

• O que é e como exercitar o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a auto-estima e a inteligência emocional.

• Como praticar linguagem não verbal.

e alinhamento dos níveis neurológicos.

• Qual é a estrutura do pensamento e como ela funciona.

• Como desenvolver flexibilidade comportamental.

• Quais são os canais representacionais;

• Aumentar a capacidade de refletir sobre uma determinada situação, olhando-a de mais de um ângulo

• Como negociar e resolver problemas de maneira eficaz.

• Como gerenciar tempo e atividades de forma produtiva.

• Melhores práticas para uma boa liderança.

• Desenvolvimento de capacidade crítica.

• Como gerar comprometimento da equipe.

• Como expandir a capacidade de se comunicar com diferentes tipos de público.

Redefinir várias situações e fatos em sua vida.

• Maturidade da criatividade e sua aplicação em processos e soluções de problemas.

Você gostou do treinamento? Portanto, não espere mais um minuto e navegue no site para saber mais sobre ele ou entre em contato com um de nossos atendentes.

Uma mente leve é muito mais poderosa e agregadora! Desde que falamos sobre o poder da mente, apresento meus programas de desintoxicação de pensamentos negativos! Mude sua vida agora! Acesse aqui! É de graça!

Se você gostou dessas dicas, comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Abaixo, também, deixe outras idéias para tornar a mente nossa aliada na busca de sucesso e objetivos.

O QUE É IOGA?

Se você acha que a ioga está apenas torcendo e movendo seu corpo de maneira estranha, é hora de repensar. Yoga é muito mais que posturas. Derivado da palavra sânscrita "yuj", que significa "unir ou integrar", o yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5.000 anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayama), posturas de yoga (asanas) e meditação. Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o que é yoga:

Yoga para todos

Yoga é um modo de vida e, se pararmos para pensar, praticamos desde que éramos bebês! Por exemplo, esticar o gato para esticar a coluna. Você sempre vê crianças praticando ioga durante o dia.

O yoga funciona para todos: pessoas que trabalham em um escritório, praticantes de esportes, pessoas que procuram perder peso, com uma rotina intensa ou silenciosa no dia-a-dia que pode ter mais qualidade de vida com a prática.

Técnicas de respiração (Pranayama) e meditação

Pranayama é a arte de controlar efetivamente sua respiração. A prática de técnicas respiratórias apropriadas pode ajudar a trazer mais oxigênio para o sangue e o cérebro, ajudando assim a controlar o prana, ou energia vital. Pranayama também segue junto com vários asanas de ioga.

A união entre esses dois princípios do yoga é considerada a forma mais elevada de purificação e autodisciplina, cobrindo a mente e o corpo. As técnicas de Prayanamas também nos preparam para uma experiência mais profunda de meditação.

Sri Sri Yoga

Na Art of Living, temos uma oficina de yoga que ocorre em 5 dias (2 horas por dia), unindo corpo, mente e respiração com uma experiência alegre. É ensinada uma combinação de asanas realizada de maneira suave e vigorosa, além de outras técnicas que garantem o bem-estar do corpo e nutrem a mente e o espírito.

Com a rotina multidimensional do Sri Sri Yoga, combinando posturas de yoga, técnicas de respiração, conhecimento de yoga e meditação, os alunos acabam com uma prática completa para se apresentar em casa. Destina-se a iniciantes e, ao mesmo tempo, a praticantes mais avançados. Através das práticas ensinadas no workshop, os participantes podem perder peso e curar doenças crônicas como insônia, asma, diabetes, hipertensão e enxaqueca.

Sutras de Yoga de Patanjali - O presente clássico do yoga

O comentário exclusivo de Sri Sri Ravi Shankar sobre este texto antigo, Yoga Sutras de Patanjali, iluminará seu conhecimento de yoga, sua origem e propósito. Mergulhe neste rico conhecimento e aprenda mais sobre a prática de yoga, descrita por Patanjali. Você pode comprar o livro em nossas lojas.

FRUTAS E SUAS VITAMINAS

Frutas são alimentos que precisam ser incluídos todos os dias em nosso cardápio. Eles são ricos em vitaminas e fornecem energia para as atividades. Cada tipo de fruta é um verdadeiro bálsamo para a saúde, com benefícios físicos e estéticos. Alguns deles têm importantes poderes medicinais.

As pessoas em geral são incapazes de comer o número ideal de porções de frutas todos os dias, pois há uma forte tentação de comer um doce ou chocolate em vez de uma maçã, por exemplo. No entanto, é importante conversarmos sobre esforços para priorizar frutas sempre que possível.

Verifique o perfil vitamínico de cada fruta:

Banana: Vitaminas A, B1, B2 e C

Melancia: Vitaminas B, A e C

Laranja: Vitamina C

Limão: Vitaminas C e complexo B

Maçã: Vitaminas B1 e B2

Abacaxi: Vitaminas C, B1 e A

Maracujá: Vitaminas A, C e B

Melão: Rico em vitaminas A, C e B

Morango: Rico em vitamina C

Pêra: vitaminas do complexo A, C e B

Mamão: vitaminas do complexo A, C e B

Abacate: Vitamina E.

Uva: Vitaminas B e C

Frutas com poderes antioxidantes: morango, ameixa, uva, laranja, maçã, banana, pêra e mamão.

Frutas a serem incluídas na dieta para perda de peso: abacaxi (baixa caloria e diurético); banana (rica em triptofano, que ajuda a combater a ansiedade); FIG (fonte de magnésio e diurético); limão (combate os radicais livres e também é diurético); manga (altas concentrações de potássio e magnésio) e melancia (diurético) e pêssego (muito nutritivo).

Frutas cítricas (com ácido cítrico): ricas em vitaminas e antioxidantes, combatem os radicais livres: laranja, limão, acerola, caju, abacaxi, nêspera. Não é ácido e não é adequado para quem sofre de azia.

Frutas indicadas para combater a azia: maçã, melão, melancia e banana

TABELA DE VITAMINAS

O que são, funções de vitaminas, tipos de vitaminas, vitaminas de frutas, avitaminoses, vitaminas solúveis em água e lipossolúveis, importância, vitamina C e outras.

O que são vitaminas

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso corpo. Eles são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente porque ajuda a prevenir muitas doenças.

Eles não são produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridos pela ingestão de alimentos (frutas, verduras, carnes, etc.). A falta de vitaminas pode levar a várias doenças (avitaminose).

As vitaminas podem ser de dois tipos: solúvel em água (solúvel em água e absorvido pelo intestino) e solúvel em gordura (solúvel em gordura e absorvido pelo intestino com a ajuda de sais biliares produzidos pelo figo).

Vitamina A

Fontes: aves, fígado de animais e cenouras

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): problemas de visão, secura da pele, redução de glóbulos vermelhos, formação de pedras nos rins

Funções no corpo: combate os radicais livres, formação óssea, pele; funções da retina

Vitamina D

Fontes: óleo de peixe, fígado, gema de ovo

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): raquitismo e osteoporose

Funções no corpo: regulação do sangue e cálcio ósseo

Vitamina E

Fontes: verduras, azeite e legumes

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): dificuldades visuais e alterações neurológicas

Funções no corpo: atua como um agente antioxidante.

Vitamina K

Fontes: fígado e vegetais de folhas verdes, abacate.

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): deficiência de coagulação do sangue, sangramento.

Funções no corpo: atua na coagulação do sangue, previne a osteoporose, ativa a osteocalcina (uma importante proteína óssea).

Vitamina B1

Fontes: cereais, carnes, legumes, levedura de cerveja

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): beribéri

Funções no corpo: atua no metabolismo energético dos açúcares

Vitamina B2

Fontes: leite, carne, legumes

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): inflamação da língua, anemia, seborreia

Funções no corpo: atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.

Vitamina B5

Fontes: fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, legumes

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): fadiga, cãibras musculares, insônia

Funções no corpo: metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares

Vitamina B6

Fontes: carnes, frutas, legumes e cereais

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): seborreia, anemia, distúrbios do crescimento

Funções no corpo: crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção hormonal

Vitamina B12

Fontes: fígado, carne

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): anemia perniciosa

Funções no corpo: formação de eritrócitos e multiplicação celular

Vitamina C

Fontes: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): escorbuto

Funções no corpo: atua no fortalecimento do sistema imunológico, combate os radicais livres e aumenta a absorção de ferro pelo intestino.

Vitamina H

Fontes: noz, amêndoa, castanha, fermento, leite, gema de ovo, arroz integral

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): eczema, exaustão, dor muscular, dermatite

Funções no corpo: metabolismo da gordura

Vitamina M ou B9

Fontes: cogumelos, vegetais verdes

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): anemia megaloblástica, doenças do tubo neural

Funções no corpo: metabolismo de aminoácidos, formação de glóbulos vermelhos e tecidos nervosos

Vitamina PP ou B3

Fontes: ervilhas, amendoins, feijão, peixe, feijão, fígado

Doenças causadas por deficiência (avitaminose): insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão

Funções no corpo: manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue.

ÁGUA DE COCO: BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE

Há pouco tempo, nutricionistas, nutrologistas e todos os tipos de profissionais envolvidos na área de alimentos - inclusive eu - recomendaram moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano, quando é mais quente. Estávamos preocupados que ele contenha frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde e porque pensamos que seus benefícios não superam os danos.

A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

A água de coco possui uma combinação de substâncias que a tornam especial, mesmo quando comparadas às bebidas. É rico em vitaminas, minerais, amino e ácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu o reconhecimento internacional como o melhor reidratador oral. Em outras palavras: uma bebida super esportiva incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem para esse fim. É tão compatível com o corpo humano que pode até ser injetado na veia, o que era bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, bem como na Guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez com que os militares aprendessem sobre o único qualidades da água de coco quase por acidente. Por mais que a característica hidratante desta bebida seja a mais famosa, os benefícios para a saúde não param por aí. A água de coco promove o equilíbrio da química do corpo, beneficiando a saúde como um todo. Reduz a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, previne a aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, controla os níveis de glicose no sangue, a circulação sanguínea, torna o sistema imunológico mais ativo, tem propriedades antienvelhecimento e ajuda preservar bactérias favoráveis à saúde. Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Atua como repositório de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhora o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água. Beba água de coco: está tudo bem!

Super saúde!

Saiba mais: Água com sabor faz com que 2 litros pareçam pouco

PSICOLOGIA

Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. O estudo desta área é multifacetado e inclui subcampos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos.

A palavra "psicologia" vem do grego antigo psique, que significa "mente", e logos, que significa "conhecimento ou estudo". Como é uma ciência, tenta investigar as causas do comportamento. Conseqüentemente, utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados em interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.

Parece impossível estudar a máquina mais complexa da Terra, que é a mente humana. Embora não possamos observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pela forma como ela funciona.

Os psicólogos tomam o comportamento humano como dados brutos para testar suas teorias sobre como a mente funciona. Para os pacientes, isso significa entender quais são os processos mentais que estão desencadeando reações negativas em suas vidas. Assim, é possível trabalhar com eles para mudar esses comportamentos para uma mente mais saudável. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, hoje existem pouco mais de 310 mil psicólogos no Brasil, 90% dos quais são mulheres.

O que é psicologia?

Nos primeiros dias, havia duas perspectivas teóricas dominantes em seu estudo. Um psicólogo americano chamado William James (1842-1910) desenvolveu uma abordagem que passou a ser conhecida como funcionalismo. Nele, ele argumentou que a mente está constantemente mudando e é inútil procurar os blocos de construção da experiência. Em vez disso, o foco deve estar em como e por que um organismo faz alguma coisa. Finalmente, sugeriu-se que os psicólogos procurassem a causa subjacente do comportamento e dos processos mentais envolvidos. Essa ênfase nas causas e consequências do comportamento foi a principal influência da psicologia contemporânea.

A segunda perspectiva era o estruturalismo de Wilhelm Wundt. O termo se originou de Edward Titchener, um psicólogo americano treinado por Wundt. O estruturalismo foi baseado em introspecção treinada. Como resultado desse método de pesquisa, os sujeitos relataram o que estava acontecendo em suas mentes enquanto realizavam uma determinada tarefa. Este provou ser um método não confiável, porque havia muita variação individual nas experiências e relatórios dos sujeitos da pesquisa. Apesar do fracasso da introspecção, Wundt é uma figura importante na história. Foi ele quem abriu o primeiro laboratório dedicado à psicologia em 1879. Essa abertura é geralmente vista como o início da psicologia moderna.

Wundt também foi importante para separar essa área da filosofia, analisando o funcionamento da mente usando procedimentos mais objetivos e padronizados. Com seu amplo escopo, a psicologia investiga uma enorme variedade de fenômenos: aprendizado e memória, sensação e percepção, motivação e emoção, pensamento e linguagem, personalidade e comportamento social, inteligência, desenvolvimento infantil, doença mental e muito mais.

De onde veio a psicologia?

A psicologia é uma ciência muito nova, com a maioria dos avanços ocorrendo nos últimos 150 anos. No entanto, suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C. A ênfase era filosófica, com grandes pensadores como Sócrates influenciando Platão, que por sua vez influenciaram Aristóteles.

Durante o século XVII, o filósofo francês René Descartes divulgou a idéia do dualismo. Afirmou que a mente e o corpo eram duas entidades que interagiam para formar a experiência humana. Muitas outras questões ainda hoje debatidas pelos psicólogos, como as contribuições relativas da natureza versus criação, estão enraizadas nessas antigas tradições filosóficas.

Em meados do século XIX, o filósofo Wundt estava usando métodos de pesquisa científica para investigar os tempos de reação. Seu livro foi publicado em 1874, Principles of Physiological Psychology. Ele descreveu muitas das principais conexões entre a ciência da fisiologia e o estudo do pensamento e do comportamento humano.

Além disso, a fisiologia contribuiu para o eventual surgimento da psicologia como disciplina científica. As primeiras pesquisas fisiológicas sobre o cérebro e o comportamento tiveram um impacto dramático na área. Por isso, contribuíram para a aplicação de metodologias científicas no estudo do pensamento e do comportamento. Os braços da psicologia

Qualquer tentativa de explicar por que os seres humanos pensam e se comportam dessa maneira estará ligada a um ramo da psicologia. As diferentes disciplinas são extremamente amplas. Eles incluem:

•Psicologia Clínica

• Psicologia cognitiva

• psicologia do desenvolvimento

• Psicologia evolucionária

• Psicologia Forense

• psicologia da saúde

• Neuropsicologia

• psicologia ocupacional

•Psicologia Social

Psicologia Clínica

Esta área clínica integra ciência, teoria e prática para entender, prever e aliviar problemas com adaptação, incapacidade e desconforto. Promove a adaptação, ajuste e desenvolvimento pessoal. Um psicólogo clínico enfoca os aspectos intelectuais, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e comportamentais do desempenho humano ao longo da vida de uma pessoa, em diferentes culturas e níveis socioeconômicos.

A psicologia clínica pode nos ajudar a entender, prevenir e aliviar o sofrimento ou sofrimento psicológico causado e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo. A avaliação psicológica e a psicoterapia são centrais para a prática da psicologia clínica. No entanto, psicólogos clínicos também estão frequentemente envolvidos em pesquisa, treinamento, testemunho forense e outras áreas.

Psicologia cognitiva

A psicologia cognitiva investiga processos mentais internos, como resolução de problemas, memória, aprendizado e linguagem. Ele analisa como as pessoas pensam, percebem, se comunicam, lembram e aprendem. Está intimamente relacionado à neurociência, filosofia e lingüística. Psicólogos cognitivos analisam como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações. As aplicações práticas incluem como melhorar a memória, aumentar a precisão da tomada de decisões ou como configurar programas educacionais para aumentar o aprendizado.

Psicologia do Desenvolvimento

Este é o estudo científico das mudanças psicológicas sistemáticas que uma pessoa experimenta ao longo da vida, geralmente chamada de desenvolvimento humano. Isso se concentra não apenas em bebês e crianças pequenas, mas também em adolescentes, adultos e idosos. Os fatores incluem habilidades motoras, resolução de problemas, compreensão moral, aquisição de linguagem, emoções, personalidade, autoconceito e formação de identidade. A psicologia do desenvolvimento se sobrepõe a campos como a lingüística.

Psicologia evolucionária

A psicologia evolucionária analisa como o comportamento humano, como a linguagem, foi afetado por ajustes psicológicos durante a evolução. Um psicólogo evolucionista acredita que muitos traços psicológicos humanos são adaptáveis, pois nos permitiram sobreviver por milhares de anos.

Psicologia Forense

O estudo forense envolve a aplicação da psicologia à investigação criminal e à lei. Um psicólogo forense pratica a psicologia como uma ciência no sistema de justiça criminal e nos tribunais civis. Envolve avaliar os fatores psicológicos que podem influenciar um caso ou comportamento e apresentar as conclusões ao tribunal.

Psicologia da saúde

A psicologia da saúde também é chamada de medicina comportamental ou psicologia médica. Ela analisa como o comportamento, a biologia e o contexto social influenciam a doença e a saúde.

Um médico geralmente olha primeiro para as causas biológicas de uma doença. Um psicólogo da saúde se concentrará na pessoa como um todo e no que influencia sua saúde. Isso pode incluir seu status socioeconômico, educação e histórico, e comportamentos que podem ter um impacto sobre a doença, como seguir instruções e medicamentos. Psicólogos da saúde muitas vezes trabalham ao lado de outros profissionais médicos em ambientes clínicos.

Neuropsicologia

A neuropsicologia analisa a estrutura e a função do cérebro em relação aos comportamentos e processos psicológicos. A neuropsicologia pode estar envolvida se a condição envolver danos cerebrais e avaliações que envolvam o registro de atividade elétrica no cérebro.

Uma avaliação neuropsicológica é usada para determinar se é provável que uma pessoa tenha problemas comportamentais após uma lesão cerebral suspeita ou diagnosticada, como um acidente vascular cerebral. Os resultados podem permitir que um médico forneça tratamento que ajude o indivíduo a alcançar possíveis melhorias no dano cognitivo.

Psicologia do Trabalho

Em um ambiente corporativo, um psicólogo pode ajudar a aumentar a produtividade e a retenção de funcionários. Psicólogos ocupacionais ou organizacionais estão envolvidos na avaliação e na recomendação de desempenho das pessoas no trabalho e no treinamento. Eles ajudam as empresas a encontrar maneiras mais eficazes de funcionar e entender como as pessoas e os grupos se comportam no trabalho. Essas informações podem ajudar a melhorar a eficácia, eficiência, satisfação no trabalho e retenção de funcionários.

Psicologia Social

A psicologia social usa métodos científicos para entender como as influências sociais afetam o comportamento humano. Procura explicar como os sentimentos, comportamentos e pensamentos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas.

Um psicólogo social examina o comportamento do grupo, percepção social, comportamento não verbal, conformidade, agressão, preconceito e liderança. A percepção social e a interação social são vistas como fundamentais para a compreensão do comportamento social. Outras ramificações incluem psicologia militar, de consumo, educacional, transcultural e ambiental, e o número de armas continua a crescer.

O que todas essas abordagens têm em comum é o desejo de explicar o comportamento dos indivíduos com base no funcionamento da mente. Em todas as áreas, os psicólogos aplicam a metodologia científica. Eles formulam teorias, testam hipóteses por meio de observação e experimentos e analisam os resultados com técnicas estatísticas que os ajudam a identificar descobertas importantes para ajudar os indivíduos.

Celebridades que estudaram psicologia

Algumas celebridades que estudaram psicologia que você provavelmente não conhece são. Atriz internacional Natalie Portman, ator nacional Leonardo Miggiorin, apresentadora Eliana, criadora do Facebook Mark Zuckerberg, apresentadora brasileira Tiago Leifert e a grande atriz brasileira Marisa Orth.

Então, para que serve a psicologia?

A mente é altamente complexa e as condições relacionadas a ela podem ser difíceis de lidar. Os sinais físicos de alguns problemas de saúde mental podem ser vistos, como as placas que se desenvolvem com a doença de Alzheimer. Oposto a isso, muitas teorias da psicologia são baseadas na observação do comportamento humano.

Um psicólogo clínico se reunirá com os pacientes e realizará avaliações para descobrir quais são suas preocupações. Portanto, observe o que está causando alguma dificuldade e recomende ou forneça tratamento. Por exemplo, através de aconselhamento e psicoterapia. Além disso, os psicólogos também podem ter outros papéis.

• Realizar estudos para aconselhar as autoridades de saúde e outros órgãos sobre estratégias sociais.

• Avalie crianças que têm dificuldade em aprender na escola.

• Realize workshops sobre como evitar o bullying.

• Trabalhar com equipes de recrutamento em empresas e muito mais.

Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano.

O trabalho dos psicólogos é muito variado, mas todos eles compartilham um objetivo principal. Este objetivo é ajudar as pessoas a ter uma vida melhor. Nossa vida diária é profundamente impactada pela maneira como interpretamos centenas de estímulos (positivos ou negativos) que recebemos todos os dias. Em outras palavras, a qualidade de vida ocorre quando esses estímulos são corretamente absorvidos e destinados a não prejudicar nossa vida.

Em conclusão, os psicólogos são hábeis em entender o papel que esses fatores desempenham na influência da saúde, felicidade e bem-estar geral. Entrar em contato com a psicologia ajuda a obter uma compreensão mais rica das muitas maneiras pelas quais a mente afeta sua própria vida.

Gostaria de mostrar esse grande texto que fiz um livro elaborado e elaborado por mim com grande honra e satisfação que serviu de suporte para conhecer o corpo, o espírito e a alma que pesquisamos aqui para uma existência na vida que eu mantenho como segurança da minha vida as doenças e enfermidades que o mundo está fora de contato com a realidade da própria vida e quero que você sinta a nobreza dos meus estudos sobre a vida por trás da felicidade de viver e ser feliz que estão envoltos nessas inúmeras páginas teoricamente de grandes mestres da ciência e grande curiosidade da minha sabedoria que se eleva ao lado do meu livro que entra como uma emanação de luz na vida e seus contextos de viver e ser feliz em plena saúde.

Quero enfaticamente ressaltar aos leitores que esse compêndio criado e criado por mim é uma memória extraordinária que guardo com amor e carinho para que todos possam ler e entender com extraordinária firmeza que a vida em nós é algo muito valioso para ser humano e filhos de Deus e sabendo entender todos os detalhes narrados nessas pequenas folhas que nasceram de um sentimento e pensaram que a vida é como uma caixa de som eterno para nunca parar de tocar a mesma música ou a mesma vida que é um pulso constante ao longo da vida .

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 18/06/2020
Reeditado em 18/06/2020
Código do texto: T6980545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.