QUEM SOU ( 4 )

LIDER É SEMPRE LIDER .. E BOM EXEMPLO AOS DEMAIS... OU.... NUNCA FOI LÍDER

Capítulo IV – LÍDER SINDICAL .. sempre LÍDER...

Tal informação contradiz algo que ocorreu na Polônia dos anos 80... mas que atualmente tal lenda esta tão esquecido no mundo atual... mas com certeza daqui a 100 anos ele será sempre lembrado como LECH WALESA...

Nos início dos anos 80, o mundo começou a falar dele. Virou quase uma lenda, que voltou recentemente a ser assunto por causa de um filme do diretor polonês Andrzej Wajda, em comemoração aos seus 70 anos.

"Daqui a 100 anos haverá um monumento à memória de Lech Walesa em todas as cidades deste país", declarou uma vez o antigo presidente polaco e ex-líder do Solidariedade num célebre discurso.

A sua megalomania vem à tona durante quase toda exibição do filme, diz o jornalista polonês Walesa, no Polska The Times, que acrescenta: É preciso salientar que, desde o dia em que se tornou numa personagem pública, nunca faltaram bajuladores à volta de Lech Walesa.

O mundo parece ter se esquecido dele. Mas Walesa continua a ser extremamente controverso na sua Polônia natal. Os seus opositores, como o historiador e jornalista Adam Michnik e Jaroslaw Kaczynski, líder do partido da oposição Lei e Justiça, e o resto da direita polaca dirigem-lhe palavras muito duras.

Na sua passagem pelo poder foi qualificado de personagem diabólica, mas também acusado de encarnar a mediocridade. Na verdade, falar mal de Walesa é menosprezar os dirigentes de esquerda ou de direita seus contemporâneos. Durante anos, Walesa não se preocupou com eles, apenas os utilizava quando precisava deles e depois os descartava.

Era Walesa quem tomava as grandes decisões, desde a greve de agosto de 1980 no estaleiro naval de Gdansk ao braço de ferro contra os comunistas no final da década de 1980, cujo último desenlace foi a queda do regime.

A altivez de Lech Walesa inspira sentimentos contraditórios. É um comunicador por excelência. O que não quer dizer que muitas pessoas aprovem quando dizia que derrubara o comunismo sozinho, ou quase, e de ter sido o principal fator na libertação da Europa de Leste do jugo soviético.

Não seria melhor deixá-lo com as suas versões sempre auto-elogiosas?, indaga Walesa. Talvez acabemos por admitir que não existia oposição organizada no seio do bloco soviético. Na Polônia, no final dos anos 80, os anticomunistas ativos não seriam mais de uma pessoa em cada dez mil.

Se o comunismo desapareceu da Europa, é porque tinha chegado a sua hora.

O jornalista Knap lembra da capacidade Waleska de fascinar multidões. O compara ao fascínio exercido hoje por Lionel Messi no futebol.

Talvez tenhamos dificuldade em perceber como é que um eletricista de 37 anos, com óbvias dificuldades de expressão, foi capaz de liderar uma greve num estaleiro naval e comandar o Solidariedade, sindicato/movimento político que, no seu apogeu, chegou a dez milhões de membros.

A 30 de novembro de 1988, às 8 da manhã, a Polônia parou. Uma sondagem efetuada posteriormente apurou que, em Varsóvia, oito em cada dez pessoas seguiram o debate televisivo entre Walesa e o seu rival, Alfred Miodowicz, líder dos sindicatos favoráveis ao regime comunista.

Extrapolado à escala nacional deveria corresponder a uma audiência de 20 milhões de pessoas. O debate marcou uma virada.

O Solidariedade fez nascer a esperança nos corações e nos espíritos de muitos dos seus compatriotas. As pessoas sentiam-se próximas de Walesa. Desde o primeiro minuto, quando olhou o público e disse: "Boa noite. Estou muito contente de estar convosco. E agradeço aos que nunca perderam a esperança ao longo destes últimos sete anos".

Estava se referindo ao dia 13 de dezembro de 1981, data da introdução da Lei Marcial que tornou o Solidariedade ilegal e colocou na prisão Lech Walesa e milhares de outras pessoas.

Quando se leem recortes de imprensa do período entre o debate televisivo e a formação do primeiro governo não comunista liderado por Tadeusz Mazowiecki, fica claro que Walesa era uma espécie de ditador no seio do Solidariedade.

Na época, brincava-se com isso. Dizia-se que se "Lechu" fosse fotografado com um poste durante a campanha das eleições de 4 de junho de 1989 (como fez com cada um dos candidatos do Solidariedade), o poste teria muita chance de ser eleito para o Parlamento.

Em 1990 finalmente disputou a presidência. E ganhou, claro.

Durante a campanha roçou o populismo, prometendo a cada polonês um crédito não reembolsável equivalente a 2500 euros hoje e triplicando este montante na campanha para a sua reeleição em 1995, quando perdeu.

Walesa parece ser a única pessoa a fazer um balanço positivo da sua presidência. Mas não se pode negar que teve um papel importante nas negociações para a retirada das tropas soviéticas do território polaco em 1993.

Também conseguiu que Boris Ieltsin bebesse tanto vodka qu

e assinou um protocolo reconhecendo que a Rússia não se opunha à integração da Polônia na NATO.

Lech Walesa é um paradoxo ambulante, escreve Knap. Por um lado dá a impressão de ser amargo, violento, egoísta. Por outro, revelou-se extremamente sagaz e combativo na conquista dos seus objetivos.

Correu grandes riscos. Orgulhava-se da sua intuição, até porque ela lhe foi útil em várias ocasiões. Até ao dia em que perdeu a presidência.

Aos 52 anos, na flor da idade, retirou-se da vida política, após 15 anos na ribalta, dez dos quais na linha de frente. Tinha o dom de atrair multidões. Ainda hoje Walesa tem defensores e apologistas, mas a sua última aparição no papel de líder carismático remonta a duas décadas.

Assim com certeza como a Polônia nos deu PAPA JOÃO PAULO II, mostra que o povo é realmente educado desde o berço para que sejam grandes líderes e com certeza liderança é isto.. representa uma nação e faz com que o mundo reconheça e valorize seus feitos, como homem comum e líder de uma massa que faz o bem para a sociedade que o cerca sem em prol de beneficio próprio ou de algum partido politcio que quer se eternizar ....

Ciente disso com certeza somos carentes de líderes verdadeiros, quer seja mesmo na política como foi ... GETULIO VARGAS ... que criou leis em beneficio dos trabalhadore que até a presente data é válida e nada foi melhorado de tal forma que existe assim a certeza de que o país empobreceu de líderes verdadeiros.. sejam eles patriotas ou não em carregar a BANDEIRA DO BRASIL ... como fazia AYRTON SENNA DA SILVA.. que aos domingos quando ganhava uma corrida tinha a vontade de mostrar ao MUNDO QUE O BRASIL EXISTE... como nação.. e não como está hoje configurado em todo o mundo ... como o PAÍS MAIS CORRUPTO DO MUNDO e que o GOVERNO alega não saber de nada.. e mantem tais políticos ainda exerecendo seus mandatos.. quando devia trancafiá-los como bandidos comuns que não merecem tal regalia de estarem por ai mostrando a VERGONHA INTERNACIONAL de estarem solapando a maior empresa brasileira de óleo e gás..

.

Que tais exemplos como LECH WALESA, PAPA JOÃO PAULO II, AYTON SENNA DA SILVA.. .até mesmo o político GETULIO VARGAS... e que o mundo reconheça valores verdadeiros de pessoas idôneas.. que tem livre acesso em qualquer instância da justiça e em qualquer território nacional ou internacional e seja reconhocido como homem de bem, honesto, ético e sempre lembrado como o maior representante e líder sindical que como LECH WALESA criou SOLIDARNOSC.. .ou SOLIDARIEDDE... quando em 1980 mostrou ao mundo a sua vontade , brio, e coragem de vencer como PRESIDENTE DA POLÔNIA, mas não se enriqueceu e nem tem filhos prodígio em finanças que como toque de Midas transforma seu salário de míseros 3 salarios mínimos em um fortuna incalculável de mais de 2 bilhóes do dólares... gênio das finanças como diz seu pai que o considera um MAGO... mas pouco de nós brasileiros que convivemos com ambos jamais vimos milagres como esse nas finanças do país que antes desse governo era razoavelmente rico e honesto quanto aos seus políticos e governantes.. .mas isto a história em breve vai mostrar a verdeira face de seus governantes ... e tais desculpas sempre amendrontando o povo para um regime militar .. QUE TALVEZ NA PRESENTE DATA COM OS MAUS EXEMPLOS DOS GOVERNANTES ... POSSA SER A ÚNICA SOLUÇÃO!!!