A versatilidade do autor Patrick Sousa: de romances homoafetivos à distopia infantojuvenil e terror

Em um cenário em que as pessoas buscam cada vez mais consumir o novo, o escritor Patrick Sousa, 26 anos e natural de Picos, Piauí, entende bem do assunto. Começou na escrita aos 20 anos, assim que entrou para o curso de Letras/Português, na UESPI. Identificava-se bastante nas aulas de literatura e, a partir de então, tomou demasiado gosto pela leitura e, principalmente, pela escrita. Ano passado, essa paixão só aumentou quando começou a cursar jornalismo, também pela UESPI.

Começou rabiscando contos, mas não acreditava muito no seu potencial. Escreveu um conto nas vésperas de uma prova de literatura, intitulado Meu Primeiro Beijo e, ao bisbilhotar a internet, encontrou um edital de uma antologia da editora Andross aberto e enviou. A resposta, sem muita expectativa, veio meses depois, e já em 2016, o conto havia sido escolhido entre centenas para compor a antologia. Versava sobre a descoberta da orientação sexual de dois rapazes.

Patrick escreve de forma peculiar sobre esses temas relacionados à diversidade sexual. Em 2017, o autor, que começara a escrever três anos antes seu primeiro romance, finalmente pôde publicá-lo. Segredos de Família é uma obra totalmente fictícia, mas com grandes traços das vivências pessoais do autor. O título chega a ser bastante sugestivo ao que é sua família de verdade. Na época, Patrick estava desempregado, tinha acabado de pedir exoneração de um emprego abusivo na qual sua chefe o desmoralizava e não tinha como publicar o livro, a essa altura já havia assinado contrato com editora Andross e o processo de produção já tinha iniciado.

Mas, como Deus tudo provê, o escritor conseguiu patrocínios com vereadores da sua cidade e alguns órgão da administração pública. O livro foi um sucesso, vendeu todos os 100 exemplares e repercutiu bastante na cidade e no Estado. Patrick Sousa foi o primeiro escritor piauiense a publicar um romance homoafetivo no Piauí.

Em 2018, aventurou-se numa história inspirada num documentário que viu no Museu Ozildo Albano, da jornalista Maria Nilza Carvalho, intitulado Pedras Encantadas, daí surgiu o título do seu segundo livro solo O mistério do Vale das Pedras Encantadas, pela editora Letras e Versos. É uma distopia infantojuvenil com inúmeras referências do realismo fantástico, desde zumbis, vampiros, extraterrestres. O lançamento desse foi mais tímido, apenas na escola que trabalhava, mas obteve igual êxito na venda dos livros e em repercussão na imprensa local.

Nesses intervalos de tempo, Patrick publicou contos e crônicas em antologias das Editoras Andross e Rouxinol. Segundo ele, “atualmente não pretendo mais publicar em nenhuma antologia mista de vários autores, tem muitos outros textos para os leitores notarem os seus.”, ressalta.

O autor destinou 2019 como um ano sabático, apenas para leituras. “Li bastante em 2019, e ainda escrevi um livro que já está circulando por ai”, disse, referindo-se ao seu terceiro livro que falaremos a seguir. No final de 2018, Patrick perdeu sua avó materna, dona Teresa Romana, a qual admirava e amava muito. O choque da perda o deixou numa situação inerte e totalmente desequilibrado emocionalmente.

Alguns meses após a morte de sua avó, Patrick começou a escrever Mil vezes te amarei, um romance com uma pegada meio espírita, mas que não faz doutrinação da religião. A obra fala de amor e usa a reencarnação como pano de fundo. Segundo o autor, a partida precoce da avó motivou e inspirou cada linha do que foi escrito. “Foi meio que uma forma de homenageá-la pela pessoa maravilhosa que ela foi e as lembranças eternas que ela causa em mim”, revela o escritor.

Sousa já tem outros livros escritos: pelo menos mais quatro, que estavam engavetados, mas com a pandemia do novo coronavírus e com as pessoas em isolamento social, em casa, com bastante ócio, viu-se obrigado a publicá-los todos que já escreveu na Amazon, em formato e-book, a preços bem acessíveis desde R$ 9,99 a 1,99. Chegou a fazer promoções gratuitas. O autor revelou que esse ano ia fazer o lançamento impresso do livro Mil vezes te amarei, mas com a pandemia, infelizmente o projeto foi adiado para ano que vem, e o lançamento será provavelmente na Livraria Araújo, no Piauí Shopping e também em Teresina – Piauí.

Os planos, a longo prazo, são publicar todos seus livros em e-book no formato impresso, tendo em vista a preferência de muitos leitores por esse formato. O autor se debruça na escrita de mais um livro, o sétimo, e disse que também se trata de um romance homoafetivo, mas com um viés bem diferente de tudo que já leu e escreveu: “Eu sempre busco escrever o que gostaria de ler, essa história é diferente porque vai contra ideologias defendidas pelos próprios LGBT. Meu livro Pelas janelas da alma é plot twist de Segredos de família, mas é uma história que acabei romantizando demais relacionamento abusivo. Esse que estou escrevendo fala de relações de poder, mas entre ambas as partes, e ainda não decidi qual será o título.”, comenta em tom de suspense.

O autor disse ainda que tem muitos projetos na carreira literária. Pretende escrever livros até as ideias aparecerem em sua cabeça: “Tenho um livro em mente para começar a escrever daqui a alguns meses, talvez. É uma história de terror que mescla vampiros na época do descobrimento do Brasil”, comenta.

E também sonha em ser roteirista. “Meu sonho é ser autor de filmes, séries e novelas. Conheço muito a técnica e já tenho até umas sinopses e bíblias (conjunto de roteiros de uma série com todos os episódios da temporada escritos) prontos, só no ponto de alguém avaliar e produzir, caso se interessem. Mandei um episódio de uma websérie para o canal Meu sobrenome é vida, no Youtube, e gostaram muito, disseram que vão produzir. Acho que vou escrever mais sinopses e, quem sabe, até criar meu próprio canal e produzir minhas webséries, longas e curtas-metragens e documentários.”, finaliza o escritor, entusiasmado. Atualmente, Patrick é professor temporário na rede pública municipal de ensino de Picos e também repórter no portal Pedro II Notícias, como correspondente do centro-sul do Piauí.

Suas obras também são publicadas no site Recanto das Letras, no qual os leitores podem ter acesso gratuitamente para lê-las.

Texto copiado do blog Folha Nacional.

Folha Nacional - Redação
Enviado por Patrick Sousa em 13/08/2020
Código do texto: T7033911
Classificação de conteúdo: seguro