História de NOÉ

HISTÓRIAS DE PERSONAGENS BIBLICOS DO ANTIGO TESTAMENTO

NOÉ – UM NOVO COMEÇO PARA A HUMANIDADE

Texto: Gn. 5.28 – 10.32.

A história desse importante personagem nos leva a um novo começo para a

humanidade, a origem dos hebreus e cananeus, o dilúvio, a utilização da arca.

DESCENDENTES DE ADÃO (5.28-32)

Dentre os descendentes de Adão, aparecem na genealogia aparecem Sete, Enos, Enoque, Metusalém, Lameque, que foi o pai de Noé. Esse nome significa “descanso” ou consolo. Seu pai, colocou esse nome dizendo: “Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas das nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou” (5.29).

A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO (6.1-10)

Noé andava com Deus, conversava com Deus. Com quem nós temos andado e conversado?

Noé era homem justo e íntegro, correto, inatacável entre os seus contemporâneos. Tinha um comprometimento verdadeiro com a justiça. Ele é um modelo para nós.

Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé (6:9-10).

Descendentes de SEM – Hebreus, Caldeus, Assírios, Persas e Arameus (Sírios);

Descendentes de CAM - é o pai de Canaã (Cananeus, Egípcios, Filisteus, Heteus (filhos de Hete) e Amorreus);

Descendentes de JAFÉ – Trácios (Grécia, Turquia e Bulgária).

Noé era um homem obediente, correto, inatacável. Ele fez segundo a tudo o que Deus lhe ordenara. Noé não discutiu o projeto, se era possível, se era justo... Ele simplesmente obedeceu. Noé é um tipo de JESUS na sua obediência.

“Porém Noé achou graça (encontrou favor) diante do Senhor” (6:8). Deus decidiu salvá-lo da destruição que estava planejada para toda a humanidade. Observe que Deus é quem decide nos salvar. O apóstolo Paulo escreveu: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé: isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar” (Ef. 2.8-9). Encontramos aqui um conceito importante: Deus é quem nos procura para salvação. Não é esforço humano.

DEUS ANUNCIA O DILÚVIO (6.11-22)

A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Deus disse a Noé que resolveu dar cabo de toda carne, porque a terra estava cheia da violência dos homens; e que ele os faria perecer todos.

Deus ordenou que Noé fizesse uma arca de tábuas de cipreste. Noé construiu a arca durante cento e vinte anos. É para nós grande exemplo de obediência, foco e perseverança. Lembremos que Noé era um pregador da justiça, mas os seus contemporâneos não o ouviram. Isso tem muita semelhança com os nossos dias.

Deus mesmo especificou a construção da arca, fornecendo muitos detalhes. Ele não confiou os meios de salvação à imaginação humana.

Deus disse que tudo o que há na terra pereceria. Com Noé, porém, estabeleceria a sua aliança; Noé entraria na arca com todos os seus familiares. Exceto ele e sua família, tudo pereceu.

Noé viveu num mundo cheio de pecado, mas não se contaminou com o pecado. Como podemos viver de maneira justa e integra, num mundo também corrompido pelo pecado?

O pacto de Deus era com Noé e sua família. Deus sempre tem um plano para a família, inclusive a sua. Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra. Entrou Noé na arca com todos os seus familiares.

NOÉ E SUA FAMÍLIA ENTRAM NA ARCA/DILÚVIO (7.1-24)

Noé e toda a sua família entraram na arca e Deus fechou a porta pelo lado de fora.

Noé é um exemplo de paciência, pois ele e sua família passaram um ano inteiro dentro do barco. Imagine os conflitos familiares: este dilúvio está demorando muito, tem alguma escala, e se acabar a nossa comida e dos animais?

As águas do diluvio são uma prefiguração do batismo cristão. Pedro escreveu: “Os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;” (1Pe. 3.20,21).

Noé é citado, juntamente com Abraão, Jacó, José, Raabe, Abel, Enoque na galeria dos heróis da fé, conforme Hb.11. Leia esse importante capítulo do livro de Hebreus.

O Antigo Testamento apresenta vários tipos de Cristo e a arca, é um deles. Quem estivesse dentro da arca, estaria salvo; quem não estivesse, morreria.

“Faça uma cobertura, deixando entre ela e a arca uma abertura de meio metro. Coloque uma porta lateral e faça três andares: um embaixo, um segundo e um terceiro.” (Gênesis 6:16). Esses três andares representam o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Três em um.

“E o Senhor fechou a porta da arca. (Gênesis 7:16). Essa porta é Jesus. Ele disse no Evangelho de João: “por isso ele a explicou: “Eu lhes digo a verdade: eu sou a porta das ovelhas.” (João 10:7).

NOÉ E SUA FAMILIA SAEM DA ARCA (8.1-19)

Deus se lembrou de Noé e de todos os animais selvagens e domésticos que estavam com ele na arca. Deus fez soprar um vento sobre a terra, e as águas do dilúvio começaram a baixar. As águas do dilúvio foram baixando aos poucos. Depois de 150 dias, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate. Finalmente Noé sai da arca com sua família e animais que entraram nela.

A história de Noé apresenta um paradoxo. Depois do dilúvio, a arca foi parar no cume de uma montanha. “No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate (atual Turquia).” Um outro paradoxo é apresentado por Jesus quando morreu em nosso lugar. Um morreu por todos. A salvação é gratuita. Não precisamos fazer nada. Apenas crer no seu sacrifício. Você crer no sacrifício de Jesus morrendo em seu lugar? Então, você está salvo.

NOÉ LEVANTA UM ALTAR (8.20-22)

Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. Noé, o sacerdote e seu sacrifício são os protótipos dos sacerdotes de Israel. Eles apontam essencialmente para o grande Sumo Sacerdote Jesus Cristo e o sacrifício que ele fez de si mesmo.

A graça de Deus para com Noé foi estendida à humanidade em geral e chegou até nós. “E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz”.

A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ (9.1-19)

Deus disse a Noé e seus filhos: “Confirmo aqui a minha aliança com vocês, seus descendentes e todos os animais que estavam com vocês na embarcação.”

“Nunca mais os seres vivos serão exterminados pelas águas; nunca mais a terra será destruída por um dilúvio. Eu lhes dou um sinal da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos, para todas as gerações futuras. Coloquei o arco-íris nas nuvens. Ele é o sinal da minha aliança com toda a terra.”

NOÉ PRONUNCIA BENÇÃO E MALDIÇÃO (9.20-28)

“Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.”

O vinho é ambíguo. Tanto proporciona alegria como vexames. Paulo faz a seguinte recomendação na carta aos Efésios: “E não vos embriagueis com vinho, pois ele os levará ao descontrole, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com música, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef. 5:18-20).

Deus soberanamente se comprometeu com a descendência de Sem para a linhagem messiânica. Daí vieram Abraão, Isaque, Jacó... Davi, Salomão... Jesus Cristo. Noé, apesar de ser justo e íntegro, não era perfeito. Jesus morreu para que nós, mesmo imperfeitos, pudéssemos pela fé, ter acesso ao Pai.

CITADO NA BIBLIA

Noé é muito citado no restante da Bíblia. Jesus, os profetas Isaias (650 a.C.) e Ezequiel (590 a.C.), Pedro e o escritor aos Hebreus escreveram a seu respeito, conforme a seguir.

“Porque isto é para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não mais inundariam a terra, e assim jurei que não mais me iraria contra ti, nem te repreenderia” (Is. 54:9).

“Disse o Senhor: ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus” (Ez. 14:14).

“Quando o Filho do Homem voltar, será como no tempo de Noé. Nos dias antes do dilúvio, o povo seguia sua rotina de banquetes, festas e casamentos, até o dia em que Noé entrou na arca. Não perceberam o que estava para acontecer até que veio o dilúvio e levou todos. Assim será na vinda do Filho do Homem (Mt. 24.37-38).

Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Lc. 3.36).

“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé” (Hb. 11.7).

“E não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios”; (2Pe. 2.5).

Noé, passado o dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos; Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu. Esse personagem nos deixou um legado fantástico de sua vida, integridade, obediência e paciência, já anunciando Jesus que viria milhares de anos após.

REFERENCIAS:

Bíblia de estudo cronológica – aplicação pessoal – CPAD

Bíblia de estudo de Genebra - SBB

Bíblia do Peregrino – Ed. Paulus

Bíblia Jovem - Ed.Vida

Bíblia Sagrada – Nova versão transformadora – NVT

Autor: Carlos Alfredo Melo (07/2020)

Carlos Alfredo Melo
Enviado por Carlos Alfredo Melo em 29/08/2020
Código do texto: T7049138
Classificação de conteúdo: seguro