NOVO MINISTRO DO STF QUE SUBSTITUI CELSO DE MELLO

INDICADO PARA SUBSTITUIR CELSO DE MELO NO STF

Kássio Nunes Marques (Teresina, 16 de maio de 1972 —) é um magistrado brasileiro, atualmente desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em 1 de outubro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a indicação do de Kassio Nunes para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal em virtude de aposentadoria do ministro Celso de Mello.

Formação Acadêmica

Graduado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nunes concluiu especialização em processo e direito tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como mestrado em direito constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa, onde atualmente cursa o doutorado.

Carreira

Como advogado, ocupou diversos cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e foi suplente do Conselho Federal da OAB, no qual integrou a Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política.

Em maio de 2008, tornou-se juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Em 12 de julho de 2011, nomeado pela presidente Dilma Rousseff, assumiu o cargo de desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em virtude do quinto constitucional, após a aposentadoria do desembargador federal Carlos Fernando Mathias de Souza.

No TRF da 1ª Região ele integrou a 1ª Turma da 1ª Seção, composta de seis magistrados e responsável, principalmente, pelo julgamento de processos na área previdenciária.

Em 30 de setembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro comunicou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a intenção de indicar Nunes para integrar aquela corte, na vaga que seria aberta pela aposentadoria do ministro Celso de Mello

. A escolha foi considerada por aliados do presidente e pela imprensa como uma surpresa, tendo em vista que Nunes não estava nas listas de potenciais indicados para a função. Nunes foi classificado como "equilibrado e discreto".

Vida Pessoal

Ao mesmo tempo, dois integrantes da alta corte comentaram, em conversa reservada com a imprensa, que ficaram aliviados pela nomeação, uma vez que Nunes não era "altamente identificado com Bolsonaro".

Nunes se declara católico. É casado com Maria do Socorro Marques, que em 2020 trabalhava como funcionária comissionada no gabinete do senador Elmano Férrer. (Podemos-PI) e que, previamente, serviu nos gabinetes de Wellington Dias (PT/PI) entre 2011 e 2014, depois da suplente desse Regina Sousa (PT/PI) entre 2015 e 2018 e, em seguida, do segundo suplente Zé Santana (MDB-PI) em 2019.