Biografia do Fotógrafo SOSTHENES SYDNEY GOUVEIA PINTO (Thenes Pinto)

Sosthenes Sydney Gouveia Pinto, mais comumente chamado de Thenes Pinto, é um conhecido e admirado fotógrafo pioneiro de Palmas. Chegou à cidade em 1991, onde atuou apaixonadamente registrando milhares de lindas imagens, tornando-se referência como um dos maiores nomes da fotografia e do fotojornalismo no estado do Tocantins.

Vale a pena conhecer os detalhes de sua extensa e bela trajetória.

ORIGEM:

No nascimento ficou evidente que a biografia Thenes Pinto seria diferenciada. Ele chegou ao mundo de maneira inusitada, diferente, como um prenúncio de alguns adjetivos, como originalidade, criatividade e ousadia, que lhe seguiriam por toda vida.

O seu pai, Ageu Lídio Pinto, nasceu em 03 de agosto de 1912, na cidade de Fortaleza (CE). Sua mãe, Julieta Gouveia Pinto, era 10 anos mais jovem. Ela nasceu em 24 de julho de 1922, em Recife (PE).

Eles se conheceram na capital pernambucana, onde Ageu tinha ido estudar teologia no Seminário Presbiteriano do Norte (SPN). Após a formatura, em 1944, Ageu e Julieta se casaram. Logo veio a gravidez.

O casal decidiu que o primogênito devia nascer na terra dos antepassados paternos - o Ceará. Sendo assim, aos 7 meses de gestação, eles pegaram a estrada rumo à Fortaleza. No entanto, um imprevisto atrapalhou os planos.

Durante a viagem, sua mãe começou a passar mal. Estavam próximos de Campina Grande, cidade distante cerca de 115 km de João Pessoa, capital da Paraíba.

Sr. Ageu, apressadamente, levou sua esposa grávida para ser atendida no hospital municipal.

Assim, em 16 de fevereiro de 1945, o menino nasceu, mudando totalmente o planejamento da família.

Naquele período, a Igreja Presbiteriana de Campina Grande era bem nova e a membresia estava em busca de alguém para pastoreá-la.

O recém-consagrado pastor Ageu foi convidado para participar da eleição que estava acontecendo para escolha do novo líder e, surpreendentemente, foi eleito com grande vantagem sobre os outros concorrentes. Como Deus é maravilhoso! De situações aparentemente adversas Ele extrai grandes bênçãos para nossas vidas!

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça. Gálatas 1:15

Em 03 de abril de 1945, houve a comemoração dos 7 anos da Igreja Presbiteriana de Campina Grande. Ela tinha sido organizada em 1938 pelo Reverendo Joel Rocha e, para honra e glória do Senhor, estava sendo pastoreada pelo Reverendo Ageu e sua esposa Julieta.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

Nos anos seguintes, a família Gouveia Pinto cresceu com a chegada de mais 5 filhos, duas meninas e 3 meninos, a saber: Kilza, Mary, Wesley, Ageu e Diógenes.

Na década de 1950, Thenes e seus irmãos viram o progresso de Campina Grande e o crescimento da Igreja Presbiteriana.

O garoto aprendeu as primeiras letras no Instituto Presbiteriano Jerônimo Gueiros, que era uma escola vinculada a Igreja Presbiteriana.

Sua mãe Julieta, além de colaborar nos trabalhos da Igreja, era professora no Jerônimo Gueiros e ajudou a educar e instruir centenas de crianças utilizando a Bíblia Sagrada como instrumento pedagógico e de formação de caráter.

Em 1957, seus pais lhe enviaram para a cidade de Garanhuns, situada no agreste pernambucano, distante aproximadamente a 230 quilômetros de Recife. Sua ida para lá não foi por acaso. Seus pais desejavam o melhor e sua cidade natal não dispunha de muitas opções de estudo.

Em Garanhuns, o rapaz pôde completar o ensino colegial no Colégio Presbiteriano XV de Novembro, um dos mais antigos e conceituados educandários presbiterianos fundado por missionários Norte-americanos.

Já se passaram 6 décadas, mas, até hoje, Thenes guarda agradáveis lembranças do tempo de internato em Garanhuns. No XV de Novembro, ele vivenciou uma das melhores fases de sua vida escolar.

Em 1964, retornou para Campina Grande, onde concluiu o 2º grau no Colégio Pio XI, localizado à Rua Getúlio Vargas, centro.

Em 1965, fez o curso Técnico de Desenho Arquitetônico e, na sequência, de Desenho Publicitário, ambos no Colégio Alfredo Dantas.

Em 1966, aos 21 anos de idade, foi para Recife, local onde residiam os parentes do lado materno.

MUDANÇA PARA O SUDESTE:

Em 1972, recebeu um convite para dirigir um departamento no Banco Nacional em São Paulo, que estava lançando o Cartão Nacional. Aceitou o desafio e mudou-se para a maior metrópole do País.

Lá, morou no centro da cidade, num hotel pago pelo Banco Nacional, por um período de dois anos.

Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, residindo em diferentes bairros, como: Botafogo, Copacabana e Jacarepaguá.

Em Copacabana, no ano de 1977, ele conheceu uma bela jovem manauara, que tinha se mudado aos 14 anos para a capital carioca.

Começaram a namorar e, em pouco tempo, se casaram. Ele tinha 33 anos e ela 22.

Em 1978, Thenes abraçou junto à sua esposa, Fátima Regina de Menezes Gouveia Pinto, numa Agencia Publicitária a carreira da Fotografia Publicitária. Suas fotos ilustraram as páginas de diversas revistas e periódicos de renome nacional: Casa Cláudia, Isto É, Casa & Jardim, Revista Domingo do Jornal do Brasil, entre outras.

Participou de inúmeros eventos, exposições e concursos, sendo que em muitos destes conquistou prêmios pelos seus trabalhos.

NASCE O ESTADO DO TOCANTINS:

Com a promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, foi criado o estado do Tocantins, a ser implantado a partir de 1º janeiro de 1989. O primeiro governador eleito foi José Wilson Siqueira Campos.

A cidade de Miracema tornou-se a capital provisória até que as obras em Palmas dessem as condições mínimas para instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em 1991, Thenes veio conhecer Palmas e acabou aceitando o convite do Jornal “Correio Tocantinense” que ora iniciava a divulgação do novo Estado para o mundo.

O Correio Tocantinense era dirigido pelo jornalista Márcio Martins (in memoriam) e funcionava no prédio da TV e Rádio Record, localizado na Avenida LO-02, Quadra 101 Norte. As edições eram diárias e circulava nas principais capitais do País.

Naquele período, Thenes trabalhou ao lado de diversos profissionais pioneiros, tais como: editor e empresário Davi Gouveia, colunista social Fátima Fernandes, cinegrafista Élcio Dias, jornalistas Erasmo Damasceno, Roberto Oliveira, Roberto Carlos, Luciano Ribeiro e Joseph Madeira.

Em 1992, a esposa Fátima e os filhos chegaram em Palmas. Ela foi trabalhar na primeira emissora de televisão local, uma repetidora do SBT, a TV Real.

Até 1997, Thenes conciliou o trabalho no Correio Tocantinense no período da manhã, com a assessoria como fotojornalista à tarde na Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins (SECOM).

Em 1998, coordenou o “Levantamento Turístico de 27 cidades históricas do Tocantins”, projeto que foi financiado pelo Governo do Estado em convênio com o Ministério da Cultura.

Nesse período, fundou a Escola CBAdaFOTOGRAFIA, que funciona em parceria com o Colégio Supremo, onde já foram formados quase 2000 alunos na Profissão da Fotografia.

Realizou em parceria com a Fundação Cultural de Palmas dois importantes projetos: “Palmas ontem e hoje” e “O Tocantins é assim”.

Ele é um dos mais antigos filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (SINDJOR-TO).

Em 2013, foi um dos fundadores do Sindicato dos Fotógrafos/Cinegrafistas/Artes Gráficas do Tocantins (SINDIFOTOCINE-TO).

MUSEU DA MEMÓRIA DO PIONEIRO:

Em 2014, Thenes fez no Shopping Capim Dourado o lançamento do Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas (MIPP), uma exposição permanente com imagens que mostram o começo de Palmas. Foi um belíssimo evento que contou com a presença de três grandes líderes políticos locais: os ex-prefeitos Odir Rocha (1997-2000) e Nilmar Ruiz (2001-2004) e o então Prefeito Carlos Amastha.

Atente-se a sua fala sobre o Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas (MIPP).

“Resgatei a história de homens e mulheres que vieram de todas as partes e fizeram de Palmas sua Terra Natal, para que não se tornem esquecidas os momentos das participações destes pioneiros na construção do estado do Tocantins.” Jornalista Thenes Pinto

Em 2018, ele dirigiu o “Programa Entre Fatos e Fotos”, pela TV Graciosa canal 38. Nesse Programa, Thenes entrevistou diversas personalidades com objetivo de resgatar momentos importantes da história da capital tocantinense.

Passaram pelo Programa políticos importantes, como: os ex-prefeitos Odir Rocha e Carlos Amastha, ex-governador Moisés Avelino e ex-senador Sadi Cassol.

Além destes, inúmeros pioneiros participaram do “Programa Entre Fatos e Fotos”: Arquitetos Walfredo Antunes e Monica Avelino Arrais, missionária Concita Sotero, advogados Antônio Luiz Coelho e Carlos Pitombeira, professores Wolfgang Teske, Monique Vermont Figueras, Junio Batista, Ana Paula Santos e Kátia Maia, ativista cultural Luara Aquino, bailarina Meire Maria, ator Nival Corrêia, desportistas Belmiram Souza e Nei Oliveira, Jornalistas Davi Gouveia, Tião Pinheiro, Erasmo Damasceno e Roberto Oliveira, colunista social Fátima Fernandes, cinegrafista Élcio Dias, empresários Antônio João da Durax, Fabiano Parafusos, Henrique Fragata, Joseph Madeira, Ivan Ricardo da Ferpam, Maria de Jesus do Supermercado Quartetto, José Nelson da Precil, entre outros.

As entrevistas podem ser acessadas no canal do Youtube – MIPP Palmas: https://www.youtube.com/channel/UC86C_qSRpfKzCQYP3Kx2u3g/videos

Outro projeto interessante que ele está tentando viabilizar nos últimos anos é a criação do “Museu da Imagem e do Som do Tocantins”, que será um local para preservar o acervo fotográfico, em áudio e vídeo da história do movimento separatista de Goiás e sobre a implantação da capital Palmas, além de servir como um “centro de exposições e aulas profissionalizantes acessíveis a todas as classes sociais”. Esse projeto ainda depende de orçamento e apoio institucional para tornar-se realidade.

Veja o sincero depoimento do fotógrafo Thenes Pinto.

“Sou um apaixonado por fotografia! Venho ao longo dos últimos 30 anos vividos no Tocantins, dedicando-me a história deste Estado que vi nascer. Dei total dedicação profissional a preservação e tratamento à documentação histórica fotográfica de Palmas.”

FAMÍLIA:

Thenes Pinto é casado com a publicitária Fátima Regina de Menezes Gouveia Pinto. É pai de 3 filhos:

O primogênito, Sosthenes, é casado com Luciene e tem 3 filhos: Lucas, Arthur e Nando. Eles residem atualmente em Salvador (BA). É empresário e trabalha com matrizes energéticas limpas e sustentáveis para corporações (energia solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica).

O segundo filho, Sydney Leopoldo, é casado com Thais e tem uma filha: Rebeca. Vivem atualmente no Rio de Janeiro. Sydney atua na área de tecnologia e comunicação para igrejas evangélicas através da plataforma: https://www.inchurch.com.br/

A filha caçula, Déborah Regina, é esposa do Bispo Beronaldo Nascimento e possuem duas filhas: Sarah e Hannah. Eles são líderes da Igreja de Cristo (MANT NORTE), em Palmas.

Certamente que seus familiares têm muitos motivos para se orgulhar de sua virtuosa trajetória.

THENES PINTO: ÍCONE DA FOTOGRAFIA NO TOCANTINS!

Além de ser dono do maior acervo fotográfico do Tocantins, com mais de 30 mil fotografias, Thenes Pinto também tem uma gigantesca coleção de admiradores e amigos.

Por onde passou ele deixou uma marca de profissionalismo, dedicação e compromisso. Sempre disposto a ensinar e partilhar seus conhecimentos e saberes.

Nos quatros cantos de Palmas, em empresas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, em todas as classes e grupos sociais, é fácil encontrar alguém que já tenha se encantado e sensibilizado com o trabalho do fotógrafo Thenes Pinto.

“Para quem não sabe, Thenes Pinto foi o primeiro a fotografar Palmas nos seus primórdios, fotógrafo oficial do ‘Correio Tocantinense’ – jornal pioneiro do Estado – por seis anos e foi o primeiro a retratar as belezas dessa terra do sol. Quem vê o baixinho e alegre profissional não imagina por quantos perrengues este moço já passou. Imagine-se você em uma ‘terra de ninguém’, onde tudo começava do zero, mas, imagine-se ainda, sendo o primeiro a poder testemunhar fotograficamente o nascimento de uma capital, que privilégio!” Jornalista Jéssica Barbosa de Souza

“Thenes é tão fascinado por registrar tudo o que vê que está sempre preparado para dar a sorte de ‘tropeçar’ numa boa imagem.” Jornalista Aline Sá

“Fomos colegas na Tv Graciosa. Thenes Pinto é um fotógrafo que conta belas histórias através das imagens que ele registra com muita sensibilidade e talento.” Radialista e jornalista Diniz Campelo

“Thenes é um profissional ético e comprometido com o perfeccionismo no que faz.” Jornalista Antônio Guimarães

“Thenes Pinto é um apaixonado e guardião da história de Palmas.” Jornalista pioneiro Luiz Pires

“Thenes Pinto é um dos ícones da fotografia no Tocantins. É dele um dos maiores acervos que conta com clareza e qualidade a história do nosso Estado.” Jornalista Helder Peixoto

“Tive a honra de trabalhar inúmeras vezes na área da cultura com o pioneiro Thenes Pinto. No início de Palmas, às vezes as pessoas viam o Thenes fotografando tudo e não davam muita importância. Hoje, já passaram trinta e poucos anos e a nós percebemos claramente o enorme valor de seu trabalho, para a história, para a memória de Palmas. Ele é um guerreiro, uma pessoa maravilhosa, sensacional. Ele é um grande profissional, um excelente professor, que formou um grande número de fotógrafos aqui em nosso estado. Tenho uma profunda admiração por ele e sua esposa, por tudo que fizeram, porque sabem dar valor a cultura e a história. Sou muito orgulhosa em dizer que sou amiga dele. Thenes Pinto é um guardião da memória de Palmas e do Tocantins.“ Bailarina e coreógrafa Meire Maria

O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro. Provérbios 22:1

Thenes Pinto tem uma trajetória realmente bonita. Possui mais de 4 décadas de carreira, sendo a maior parte no Tocantins. É reconhecido como um profissional gabaritado, um pioneiro que contribuiu significativamente para a história de nossa querida Palmas.

Se hoje podemos ver a grande transformação que a capital do Tocantins passou, de ruas empoeiradas e sem infraestrutura para uma cidade moderna e exuberante, sem dúvidas, devemos muito a esse brilhante fotógrafo pioneiro.

O esforço grandioso e apaixonado que Thenes Pinto fez para registrar detalhes do passado em milhares de fotografias desperta nossa atenção ao momento presente, bem como serve como uma bela referência que nos enche de ânimo e disposição para batalharmos por um futuro ainda melhor para nós e nossos descendentes!

“Um povo sem memória é um povo sem história”, trata-se de um antigo ditado cheio de sabedoria.

Felizmente, podemos dizer que Palmas é uma cidade que tem memória e tem história! Essa grande conquista não seria possível sem o trabalho do nosso maior e mais talentoso fotógrafo: Thenes Pinto!

BIBLIOGRAFIA:

ABI – Associação Brasileira de Imprensa. 2008. A perfeição da imagem na emoção de quem vê. Disponível em: http://www.abi.org.br/a-perfeicao-da-imagem-na-emocao-de-quem-ve/

ACIPA. 2019. Acipa promove “Ícones da Cultura Tocantinense” em noite de homenagem a personalidades que se destacaram nos 30 anos de Palmas. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/2019/05/17/acipa-promove-icones-da-cultura-tocantinense-em-noite-de-homenagem-a-personalidades-que-se-destacaram-nos-30-anos-de-palmas/

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

BLOG AGÊNCIA MEMÓRIA. 2010. Lançadas as primeiras 20 fotos da exposição do CBA da Fotografia da Fundação Cultural de Palmas. Disponível em: http://agenciamemoria.blogspot.com/2010/03/lancadas-as-primeiras-20-fotos-da.html

BLOG FOTÓGRAFO THENES PINTO. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://thenespinto.blogspot.com/

BOLICHO DO AMARAL. 2004. Viagem ao Tocantins através dos cartões postais – Palmas. Disponível em: https://bolichodoamaral.blogspot.com/2014/07/viagem-ao-tocantins-atraves-dos-cartoes.html?m=1

BRUNET, Clemildo. 2011. IPB de Pombal: 71 anos expandindo as boas novas da salvação!

Disponível em: https://clemildo-brunet.blogspot.com/2011/08/ipb-de-pombal-71-anos-expandindo-as.html?m=1

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAMPINA GRANDE. 2005. Lei Ordinária nº 5.835, de 12 de janeiro de 2015. Reconhece de utilidade pública a Fundação Reverendo Ageu Lídio Pinto, e dá outras providências. Disponível em: https://sapl.campinagrande.pb.leg.br/norma/778

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

COLÉGIO ALFREDO DANTAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://alfredodantas.com.br/site/nossa-historia/

COLÉGIO PRESBITERIANO QUINZE DE NOVEMBRO. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.colegio15.com.br/index.php/about-4/historia

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Fotógrafos e cinegrafistas criam sindicato e Sindjor alerta Superintendência Regional do Trabalho. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/03/25/fotografos-e-cinegrafistas-criam-sindicato-e-sindjor-alerta-superintendencia-regional-do-trabalho

CONEXÃO TOCANTINS. 2014. Potencial turístico da praia da graciosa atrai visitantes nesta temporada. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2014/07/07/potencial-turistico-da-praia-da-graciosa-atrai-visitantes-nesta-temporada

FACEBOOK. 2021. Ex-Alunos do Colégio Pio XI LTDA de Campina Grande-PB. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/289015924517153

FACEBOOK. 2021. Igreja Presbiteriana de Campina Grande. Disponível em: https://www.facebook.com/ipcampinaoficial/

FACEBOOK. 2021. Programa Entre Fatos e Fotos com Thenes Pinto. Disponível em: https://www.facebook.com/thenessydneypinto

FACEBOOK. 2021. Sindicato dos Fotógrafos/Cinegrafistas/Artes Gráficas do TO. Disponível em: https://www.facebook.com/Sindicato-dos-Fot%C3%B3grafosCinegrafistasArtes-Gr%C3%A1ficas-do-TO-323142457808483/

FACEBOOK. 2021. Thenes Sydney Pinto. Disponível em: https://www.facebook.com/thenes.pinto.9

G1TOCANTINS. 2016. Exposição fotográfica apresenta registros dos 27 anos de Palmas. Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/05/exposicao-fotografica-apresenta-registros-dos-27-anos-de-p-fotografias-mostram-o-desenvolvimento-urbano-da-cidade-desde-1989almas.html

IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil. 1990. Digesto das decisões do Supremo Concílio da IPB e de sua comissão executiva período: 1981 – 1990. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://manualzz.com/doc/6025466/digesto-da-ipb-1981-1990---igreja-presbiteriana-do-redentor&ved=2ahUKEwiCq4Oa3rPuAhVtD7kGHTsJBcA4MhAWMAN6BAgIEAE&usg=AOvVaw0JCWVOrVdoAvid4DTEfhTS

IGREJA PRESBITERIANA EBENÉZER. 2010. Oitenta anos de Bênçãos. Pastores que já passaram pela Igreja Presbiteriana Ebenézer. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://revelionogueira.blogspot.com/2010/10/e-p-ebenezer-oitenta-anos-de-bencaos.html%3Fm%3D1&ved=2ahUKEwiCq4Oa3rPuAhVtD7kGHTsJBcA4MhAWMAZ6BAgBEAE&usg=AOvVaw0QMd1KZwhzlKUuHh0R8hSA

JORNAL DO TOCANTINS. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/

JORNAL DO TOCANTINS. 2014. Um espaço para a memória de Palmas. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/magazine/um-espa%C3%A7o-para-a-mem%C3%B3ria-de-palmas-1.503552

ONORTE. 2012. Celio Pedreira e o grande vencedor do concurso de poesia e fotografia do SIMED. Disponível em: https://www.portalonorte.com.br/vitrine-cultural/vitrinecultural-10116-celio-pedreira-e-o-grande-vencedor-do-concurso-de-poesia-e-fotografia-do-simed/10116/

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos - Bloco 1 - Depoimento de Thenes Pinto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PPn78I1L4yY

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos - Bloco 2 - Depoimento de Thenes Pinto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZGekRHjIcWk

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos - Bloco 3 - Depoimento de Thenes Pinto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JMRMZWZ7LrU

NEPOMUCENO, Celizana Cabral. 2012. A elaboração de plano operacional para a Igreja Presbiteriana do Brasil: um estudo desenvolvido no setor infantil de Campina Grande - PB. TCC do curso de Administração, Universidade Estadual da Paraíba. 26p. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1286/1/PDF%20-%20Celizama%20Cabral%20Nepomuceno.pdf

OPARALELO13. 2017. Tocantins 29 anos: Porto Nacional foi sem dúvida nenhuma um tambor de ressonância nesta luta separatista. Disponível em: https://www.oparalelo13.com.br/component/k2/tocantins-29-anos-porto-nacional-foi-sem-duvida-nenhuma-um-tambor-de-ressonancia-nesta-luta-separatista

ORLA NOTÍCIAS. 2017. A beleza e a história do Tocantins em fotos. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/a-beleza-e-a-historia-do-tocantins-em-fotos/

PEREIRA, Artur George de Andrade. 2008. A análise de uma Instituição religiosa à luz do modelo multidimensional-reflexivo: A Igreja Presbiteriana em Jardim Atlântico - Olinda/PE. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife (PE) 220 folhas. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/609/3/arquivo1096_1.pdf.txt&ved=2ahUKEwjQrJGZ27PuAhWGKLkGHUXBCO04KBAWMAN6BAgIEAE&usg=AOvVaw2n4vlXv_0OqDp6TOXsEKLU

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

RETALHOS HISTÓRICOS DE CAMPINHA GRANDE. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://cgretalhos.blogspot.com/2011/08/memoria-educacional-o-pio-xi.html#.YBBaPehKjIU

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário JOSEPH RIBAMAR MADEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7103022

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Jornalista JOSÉ SEBASTIÃO PINHEIRO DE SOUZA (Tião Pinheiro). Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/7165451

SECOM. 2011. Palmas: uma história registrada pelo idealismo dos pioneiros da imprensa. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/palmas-uma-historia-registrada-pelo-idealismo-dos-pioneiros-da-imprensa-45575/

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SINDJOR-TO - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.sindjorto.com.br/site/sindicato.php

SPN - SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO NORTE. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.spn.br/

SILVA, Otávio Barros da. 2003. História da Imprensa no Tocantins. SECOM: Palmas. 252p.

SOUZA, Jéssica Barbosa de. 2016. Retratos de um passado. Disponível em: https://sobrecultura.wordpress.com/category/artigo/

WIKIPÉDIA. 2021. Campina Grande (PB). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campina_Grande

WIKIPÉDIA. 2021. Fotografia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia

WIKIPÉDIA. 2021. Fotojornalismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotojornalismo

WIKIPÉDIA. 2021. Garanhuns (PE). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Garanhuns

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Igreja Presbiteriana do Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Presbiteriana_do_Brasil

WIKIPÉDIA. 2021. Jerônimo de Carvalho Silva Gueiros. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B4nimo_de_Carvalho_Silva_Gueiros

WIKIPÉDIA. 2021. Jornalismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo

WIKIPÉDIA. 2021. Leica Câmera. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leica_Camera

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior