Babel


      
   Eu tenho há muitos anos um pequeno livro chamado A Cavalaria Vermelha. O autor, é Isaac(Emmanuilvich) Babel. Comecei a ler o livro e me apaixonei perdidamente. Quis então conhecer o autor e parti para a busca na internet.Achei muito pouco, quase só o que  a própria orelha do livro me mostrava através de um texto de Vitor Shakslovski, que conviveu com ele.

 

         Diz Vitor, que o conheceu quando tinha 21 anos: baixo, cabeçudo, ombros arqueados. Falava calma e tranquilamente. A foto que encontrei na Wikipédia contribuiu para que eu  desse um rosto a minha imaginação, mas não ampliou meus conhecimentos.A descrição de seu falar me fez sentir sua literatura como um poema lido em voz baixa por um anjo de óculos, calmo e tranqüilo.

 

       Russo, de origem ucraniana , o judeu Babel nasceu em Odessa em 13 de julho de 1894. Morreu jovem para os padrões de hoje, mas não para os padrões da Rússia Comunista. Morreu em um campo de concentração na Sibéria em março de 1941.Apesar de que não há concordância quanto a data de sua morte: 1939, 1940, 1941? As fontes divergem.Participou da Guerra Civil, fazendo parte da Cavalaria Vermelha.Foi durante a guerra Civil na Polônia  que escreveu a parte principal de sua obra.Ajudou a fazer a Revolução que levou os comunistas ao poder e morreu pelas mãos do comunismo, como traidor. Uma execução sumária colocou fim a vida de um grande autor. Sua obra mais importante é A Cavalaria Vermelha, livro chamado de contos mas que eu chamo de crônicas do cotidiano, Tudo o que escreveu pode ser editado em um único livro..que podemos levar para baixo e para cima sem que nos pese.