De fotógrafo amador passei a ser Observador de Pássaros

De fotógrafo amador passei a ser Observador de Pássaros

Fotografava de tudo. Mas um dia fotografei um passarinho amarelinho que pousou na corrente que segurava o bebedouro da janela do meu quarto. Foi paixão à primeira vista! Decidi me dedicar mais à observação e registro de passarinhos. Já faz algum tempo.

E não parei mais. Também faz parte da minha recuperação de autoestima baixa. Ter uma atividade que eu pudesse compartilhar e receber incentivo para não ceder a gatilhos de depressão. Tenho TDAH e espectro de bipolaridade e me trato há mais de 15 anos com medicamentos.

Desenvolvi para mim uma "avetarapia" (nem sei se existe essa palavra rsrs) para me manter na sanidade. Comecei colocando mais bebedouros nas janelas. Quando saía de férias em sítio ou no litoral fiz comedouros para atrair passarinhos, fotografar e fazer uma coleção de espécies e assim desenvolver conhecimento.

Até quando minha esposa tinha que trabalhar por uma ou duas horas em um local que ela prestava serviço ...ela se chama Lilian Olah e é intérprete de Libras....eu dava uma de UBERIDO (Uber+Marido)...enquanto esperava aproveitava o tempo e observava e fotografava passarinhos. Antes ficava assistindo Netflix...mas pensei isso faço outra hora...agora estou diante dessa natureza maravilhosa.. é hora de contemplar... Passou a ser um hábito saudável...sempre contemplar e fotografar passarinhos.

Num certo dia recebo uma mensagem do Sérgio Z.,um amigo que não tinha contato a 20 anos. Ele me enviou umas fotos de passarinhos que ele estava alimentando na varanda do apartamento em São Paulo. Tenho uma varanda e do outro lado da rua está uma Vila Militar com uma área imensa de árvores. Fiz um "Ctrl C"..."Ctrl V" da ideia desse amigo e passamos a trocar mensagens de fotos de passarinhos se alimentando.

Não demorou muito eu já estava entrando em sites pesquisando como eu poderia guardar essas fotos. Encontrei o site eBird. Me cadastrei e me desafiei a tomar ações próprias de educação, preservação, divulgação.

Essa semana encontrei na internet a SAVE, me cadastrei, enviei um pix, recebi um email de confirmação. Me orientaram e fazer parte no WS de um Grupo de Amigos da SAVE. Gente em 2 ou três dias quantas informações legais recebi que me motivaram a corrigir os possíveis erros que ...sem querer...em estou cometendo na preservação, observação e fotos de passarinhos.

Enfim me encanto cada dia com tantos passarinhos que existiu na imaginação do Criador…. eu sou dos antigos que acredita que Deus criou uns anjinhos e nós colocamos o nome de passarinhos.