CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E A OBRA MUSICAL DE RAUL SEIXAS (32)

Raul Seixas relata tortura sofrida durante a ditadura militar

Um áudio do ano de 1988 mostra uma entrevista em que Raul conta detalhes das torturas que sofreu durante três dias durante o ano de 1974. Essa foi a primeira e, provavelmente, a última vez que ele falou sobre a prisão pelos militares em uma gravação.

Raul relatou, entre outras coisas, que ficou em um local subterrâneo, que apanhou e levou choques “em lugares particulares”. Do local da prisão, ele também conta que foi levado a um aeroporto e em seguida, mandado para os Estados Unidos.

“Fiquei um ano exilado do Brasil, sem poder voltar. Eu fui pego na pista do Aterro (do Flamengo, no Rio) quando eu voltava de um show. Um carro do Dops barrou o meu táxi e eu fiquei nu com uma carapuça preta na cabeça. Fui para um lugar, se não me engano, Realengo. Eu sinto que foi por ali, Realengo. Um lugar subterrâneo, que tinha limo. Eu tateava as paredes e tinha limo.

E vinham cinco caras me interrogar. Tinha um bonzinho, um outro bruto que me dava murro, um que dava choque elétrico em lugares particulares e tudo. Eu fiquei três dias lá.”

A verdade é que Raul não participava da oposição à ditadura e tinha uma vida pública, com trabalho e endereço fáceis de serem descobertos por qualquer policial. As canções com Raul, porém, eram contestadoras e inspiravam rebeldia.

Raul Seixas morreu no dia 21 de agosto de 1989, vítima de complicações de uma pancreatite aguda.