ANTONIO CARLOS NAPOLI - MINI-BIOGRAFIA

Grande médico, de tradicional família italiana de Trecchina – Itália, Antonio Carlos Napoli nasceu em Poções-Bahia, no dia 16 de dezembro de1944.

Era filho de Alberto Napoli e de Nadir Lago Napoli, caçula de uma prole de 04 filhos: Carlos Alberto Napoli (advogado já falecido), Amélia Tecla Napoli (empresária já falecida) e de Alberto Carlos Napoli, aposentado da Marinha do Brasil.

Ele estudou o curso fundamental no Grupo Escolar Alexandre Porfírio, em Poções, fez o ginasial e o médio em Salvador e formou-se em medicina em Salvador, na Escola Bahiana de Medicina, em 1981.

Para custear os estudos, dirigiu um Táxi marrom, num Fuskão pelas ruas de Salvador, durante a noite, até concluir Medicina, com a ajuda dos irmãos Carlos, Alberto e Amélia Napoli.

Seus pais eram funcionários dos Correios e com menos de dois anos de idade perdeu sua mãe Nadir, de repente, também ainda muito jovem; e daí por diante passou a viver com os irmãos sob a tutela dos tios Juvêncio Lago Silva e dona Nenza Napoli Silva, uma vez que seu pai Alberto Napoli também passou a ter complicações de saúde deslocando-se constantemente a Salvador para tratamento.

Casou-se em primeiras núpcias com Lucidalva Silva Napoli, funcionária pública, de tradicional família de Rio de Contas, de cujo casamento advieram os filhos Samira Silva Napoli, Sidéria Napoli Campos (ambas advogadas) e Carlos Alberto Napoli Sobrinho (médico).

Desde 1982 veio para Conquista, tendo feito residência médica em Iguaí e alguns anos depois foi nomeado diretor da 20ª DIRES no governo João Durval Carneiro, quando criou a ‘Central de Venenos’ que consistia no estoque de vacinas e soros anti-ofídicos e anti-escorpiões, bem como o estoque de cateteres para cirurgias de alto risco, cujas providências salvaram muitas vidas em Vitória da Conquista e de vários acidentados da região ou que transitavam pelas nossas estradas. Novamente assumiu o cargo de diretor da 20ª DIRES, no governo Paulo Souto.

Médico clínico, submeteu-se a várias especializações médicas, atuando como anestesista e ginecologista, prestando relevantes serviços à Santa Casa de Misericórdia, ao Hospital Crescêncio Silveira e em Postos de Saúde. Nos últimos anos, dedicou-se à oftalmologia realizando exames de vista para habilitação de condução de veículos auto-motores, tendo atuado no SAC e depois em várias clínicas conveniadas com o DETRAN.

Em segundas núpcias, casou-se com Sandra Pires Napoli, de cuja união nasceu o filho Caio Victor.

Foi vereador pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro e prestou relevantes serviços à comunidade.

Deixa esposa, filhos, filhas e netos, além de uma plêiade de amigos e admiradores.

Por toda a sua vida clínica, sempre atuou para servir à comunidade, tendo prestado serviços médicos em vários municípios, entre os quais destacam-se: Poções, Cândido Sales, Anagé e Iguaí.

Certamente, a população jamais esquecerá o Dr. Napoli, que atendia a qualquer pessoa, em qualquer lugar que fosse, prescrevia, doava os medicamentos e encaminhava o paciente (a depender do caso) a outro colega para continuação do tratamento. Era lhano no trato, vocacionado para a medicina, tinha facilidade incrível no diagnóstico e no tratamento dos seus pacientes.

Apesar de não consumir bebidas alcoólicas, gostava muito dos saraus que fazíamos, cantava e recitava versos dos seus poetas preferidos Carlos Napoli (seu irmão), Castro Alves e Jansen Filho.

Entretanto, levou alguns anos com um grande sofrimento, advindo de problemas renais e diabetes, que o levaram a óbito. No último momento, devidamente atendido pela equipe médica do SAMU, em sua residência em Vitória da Conquista, veio a falecer às 13,10h de terça-feira, 25 de abril de 2017, assistido pelos filhos, esposa, parentes e amigos, dentre os quais, eu e meu filho Vinicius Andrade De Benedictis, advogado e seu afilhado.

A morte do Dr. Antonio Carlos Napoli marca uma grande perda para as pessoas que o conheceram de perto, do mais pobre ao mais rico, aos quais ele sempre ofereceu igual tratamento.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 24/05/2021
Código do texto: T7262971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.