Biografia do Administrador EDSON CABRAL DE OLIVEIRA

Edson Cabral de Oliveira é escritor, poeta, dramaturgo, compositor, ativista cultural, intelectual, administrador, professor universitário, pesquisador, palestrante, consultor, empresário e gestor público. Graduado em Administração pela Universidade Católica de Brasília, com Especialização em Gestão Pública e MBAs em Liderança Empresarial e Designer Estratégico. Tem experiência em consultoria empresarial e pública. Possui vasta atuação na iniciativa privada, entidades classistas, Sistema S, faculdades e em diversos órgãos públicos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). No Tocantins atuou com destaque como Diretor Técnico do SEBRAE, Secretário de Governo da Prefeitura de Palmas, Vice-Presidente do NATURATINS, Secretário Estadual de Administração, Membro-fundador do Conselho Regional de Administração (CRA-TO) e Presidente da Academia Palmense de Letras (APL), entre outros. Atualmente, é Presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR).

A bela cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, é seu local de nascimento. Ainda pequeno, mudou-se com toda sua família para Brasília, onde teve sua formação escolar/acadêmica e deu início em sua carreira como administrador. Na capital federal, Edson Cabral atuava no Ministério do Interior (MINTER) quando foi formada a Comissão Pró-Tocantins, que reunia lideranças e intelectuais em prol da emancipação do Norte Goiano. Ele acompanhou os desdobramentos daquele movimento histórico e teve o privilégio de ajudar na construção do novo ente federativo que surgia. Em 1989, aos 30 anos de idade, ele veio para Miracema – capital provisória, e posteriormente para Palmas, onde formou sua família e consolidou brilhante carreira, consagrando-se como um dos administradores/gestores mais admirados e respeitados do Estado do Tocantins.

Logo a seguir são apresentados mais detalhes dessa bonita e instigante biografia.

ORIGEM:

Nasceu em 23 de outubro de 1959, em Natal-RN, filho de Herculino Fernandes de Oliveira e Jenie Cabral Fernandes de Oliveira. É o quarto de 8 filhos, sendo quatro homens e quatro mulheres, a saber: Hugolino, Hugo, Isabel, Henrique, Mirian, Teresa e Joana D'arc.

A residência dos Oliveira ficava na Vila São José, no Bairro de Tirol. Seu pai era militar e sua mãe cuidava do lar e da educação dos filhos.

DO LITORAL AO INTERIOR:

O sonho de muita gente é morar numa cidade à beira mar. Contudo, a família Oliveira fez o caminho inverso. Saiu da região litorânea e foi em direção ao interior do País.

Esse é um dos muitos fatos e acontecimentos pitorescos que marcam a trajetória sui generis de Edson Cabral.

O ano de 1964 foi bastante marcante na história nacional. O Brasil estava passando por uma grande transformação no cenário político e social, em razão da implantação do Regime Militar. Ao mesmo tempo, Cabral e seus parentes iniciavam uma nova etapa em suas vidas.

Em junho de 1964, eles deixaram Natal e partiram numa viagem de navio descendo o Oceano Atlântico rumo ao Sudeste.

A viagem durou 10 dias e se tornou uma espécie de epopeia familiar que ficou registrada como as primeiras lembranças de sua infância. Ele e seus irmãos sempre recordam com muita emoção e risos das diversas aventuras e estripulias que vivenciaram a bordo da embarcação.

Aportaram no Rio de Janeiro com alívio e cheios de expectativas. Em seguida, pegaram um ônibus e percorreram cerca de 200 Km até o município de Juiz de Fora, Minas Gerais.

MUDANÇA PARA BRASÍLIA:

No final de 1967, nova mudança. Dessa vez eles foram para Brasília, que ainda estava em formação.

Na capital federal, Edson Cabral teve uma infância alegre. Brincava nas ruas que serviam como campo das peladas de futebol, carregando desde então intensa paixão pela bola, que se mantém viva até hoje.

Como era comum em sua geração, o garoto alternava o aprendizado escolar com outras atividades.

Começou a trabalhar cedo, aos 14 anos de idade, como office-boy. Em 1º de setembro de 1975 assinou a carteira de trabalho.

Foi o 1º de sua família a entrar num curso superior. Em 1979, ingressou no curso de Administração na Universidade Católica de Brasília. Sua formatura foi motivo de imenso orgulho para parentes e amigos.

Em 1983, conquistou uma vaga no serviço público federal como Auxiliar Administrativo na Fundação de Tecnologia Industrial, que era vinculada ao Ministério da Industria e do Comércio.

Em 1985, foi nomeado Diretor da Diretoria Local de Pessoal (DLP) do Ministério do Interior.

Em 1987, começou a dar aulas de Introdução a Administração no período noturno no Colégio Mauá de Brasília.

Depois passou a função de Assessor do Ministério do Interior

COMITÊ PRÓ-CRIAÇÃO DO TOCANTINS:

Os anos 80 foram marcados pela abertura política, com o fim do Regime Militar. Foram tempos de grandes mudanças sociais e econômicas. A população tomou as ruas pedindo o retorno completo das liberdades individuais e coletivas.

Nesse período, intensificaram-se os movimentos pela emancipação do antigo Norte de Goiás, pois seus moradores desejavam maior presença do poder público. Havia uma queixa constante de que a enorme distância de Goiânia deixava os municípios abandonados pelas autoridades.

Edson Cabral estava no Ministério do Interior e acompanhou toda essa movimentação.

Inclusive recorda do episódio em que o Deputado Estadual Totó Cavalcante e o Deputado Federal Siqueira Campos fizeram uma greve de fome durante a Assembleia Nacional Constituinte, como forma de protesto pela luta emancipatória do Norte de Goiás. Outras lideranças importantes apoiaram aquele embate, como: advogado Darci Martins Coelho, agropecuarista Freire Júnior, empresário João Rocha, economista portuense Célio Costa, médico miracemense Raimundo Boi etc.

Foi assim que o Presidente da República José Sarney determinou a criação da Comissão de Redistribuição do Território Nacional, que seria coordenada pelo Ministro do Interior Ronaldo Costa Couto.

Além de tratar dessa questão no ambiente de trabalho, Cabral também vivenciava a realidade do Norte Goiano através de seu pai, Herculino Oliveira, que como militar visitava regularmente os Tiros de Guerra situados em Porto Nacional, Miracema e Pedro Afonso. Sr. Herculino sempre retornava para casa contando estórias e peripécias nos rincões nortenses, falando do calor, das belezas do cerrado, sobre os perigos da travessia do rio Tocantins etc.

Tudo isso serviu como uma espécie de preparativo, pois Deus estava colocando sementes de apreço e amor no coração de Cabral, que logo germinariam e tomariam conta de sua alma, fazendo-o envolver-se com fervor em prol daquele novo ente federativo que surgia.

NASCE O TOCANTINS:

Em 05 de outubro de 1988, os trabalhos das lideranças que lutaram pela emancipação da região nortense chegavam a um desfecho desejado, no Artigo 13 das Disposições Transitórias da Nova Constituição, a criação do Estado do Tocantins, através do desmembramento de Goiás.

Em 1989, com 30 anos de idade, Edson Cabral veio como um pioneiro para a capital provisória – Miracema.

Teve o privilégio de compor a primeira leva de profissionais do recém-criado Tocantins, como Assessor Especial da Secretaria de Estado da Economia, cujo Secretário era o empresário Renato Campelo Ribeiro.

Em 1990 foi nomeado Secretário Executivo do Centro de Apoio as Pequenas Empresas - CEAG, órgão que deu origem ao Sistema SEBRAE.

FAMÍLIA:

Em 1990, Edson mudou-se de Miracema para Palmas. Ele foi em Brasília buscar sua esposa e filha (recém-nascida) para juntos começarem a vida na nova capital. Compraram uma casa na Quadra Arse 51, onde residem até hoje.

Edson Cabral de Oliveira é casado com a geógrafa e servidora pública federal aposentada, Antônia Lúcia Medes do Carmo, com quem tem três filhas.

A primogênita é Mariana, advogada, casada com Samuel Milhomem. A segunda filha Marina é casada com Jardel Florêncio. A caçula é estudante universitária e reside com os pais. Todos moram em Palmas.

PIONEIROS EM PALMAS:

Palmas era bastante carente, de praticamente tudo. A cidade era um verdadeiro canteiro de obras, com máquinas trabalhando na abertura de ruas e avenidas. A poeira, o calor e a falta de infraestrutura eram enormes desafios cotidianos. As construções eram de madeira e redemoinhos de poeira se formavam por todo lado. Até parecia cenas de filmes de faroeste.

A população crescia rapidamente com caravanas diárias de migrantes chegando em busca de emprego e oportunidades. Não havia indústrias, nem fábricas; as lojas e demais estabelecimentos comerciais não tinham estoque suficiente para atender a demanda em constante crescimento. Os itens básicos vinham de outros estados e chegavam em geral com preços elevados. Aqueles foram tempos difíceis que os pioneiros tiveram que enfrentar com persistência e muita fé em Deus.

À medida que o tempo passava Edson Cabral acumulava experiência e ampliava sua rede de contatos no segmento empresarial, bem como em diversos órgãos dos governos estadual e federal.

Em 1993, foi convidado pelo Prefeito Eduardo Siqueira Campos para atuar como Coordenador de Promoção e Eventos. Nessa função, ele conduziu diversos projetos importantes na área da cultura, lazer e turismo, contando com a participação de grandes nomes das artes e cultura palmense.

Em 1995, uma nova e promissora oportunidade surge em sua carreira profissional. Cabral ingressou no quadro de docentes do CEULP/ULBRA, onde exerceu diversas funções acadêmicas, entre as quais: Professor, Coordenador do Núcleo de Design, Coordenador de Extensão, Coordenador do Curso de Administração.

Em 2003, passou atuar como Diretor Técnico do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (SEBRAE). Em 31 de Dezembro de 2006, o mandado expirou e foi nomeado Assessor Técnico.

Além do SEBRAE, Cabral trabalhou também como Gerente Regional no Serviço Social da Indústria (SESI).

Em 2003, ele passou a dar aulas no curso de Administração da Faculdade Objetivo de Palmas.

Foi um dos fundadores do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO). Inclusive foi o primeiro Administrador a representar o Tocantins no Conselho Federal de Administração (CFA).

Em 2007, enquanto atuava como Diretor Técnico do SEBRAE, Edson Cabral e o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), prof. Alan Barbiero, coordenaram a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Sustentável para o Estado do Tocantins, que tinha 5 eixos principais, em ordem de prioridade: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Econômico e Social, Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento e Gestão Participativa, Descentralizada e Planejada.

Em 2008, assumiu a Secretaria de Governo durante o 1º mandato do Prefeito Raul Filho. Firmou-se como um gestor habilidoso que agregava entorno de suas propostas, viabilizando parcerias na construção de importantes ações.

Não foram poucas às vezes em que Edson Cabral atravessou madrugadas, muitas vezes deixando de almoçar e de jantar para poder participar tecnicamente das decisões da Secretaria de Governo. Mais do que isso, soube conversar com aqueles que representavam interesses divergentes e conciliá-los. Competência, seriedade, coerência, equilíbrio e bom senso foram algumas de suas marcas nessa tarefa.

Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

Realizou diversas palestras em eventos relacionados com o ensino de Administração e de Gestão de Pequenos Negócios.

Em 2015, presidiu o Conselho de Administração do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV-TO).

Atuou como assessor da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

Mesmo trabalhando bastante nunca deixou de aprimorar seus conhecimentos. Além de diversos cursos de curta duração, fez pós-graduação em Administração Pública Municipal pela FGV-SP, em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil; MBA em Design Estratégico – Instituto CRIE (Milão, Itália); e MBA em Liderança empresarial – Fundação Dom Cabral.

Em 2016, passou a exercer a função de Vice-Presidente do Instituto Natureza do Tocantins – NATURATINS.

Em sua passagem pelo NATURATINS, Cabral deixou uma bela marca. Soube como poucos se integrar aos diferentes grupos que compõem o quadro funcional do Instituto. Aproveitou intensamente as competências e habilidades de sua equipe. Norteou as ações baseadas em princípios de respeito e cumplicidade. Soube reconhecer as qualidades individuais daqueles que o cercavam, além de manter ótimas relações com os dirigentes do Sindicato dos Inspetores e Fiscais Ambientais do Naturatins (SINDIFAM).

Em 2018, foi convidado pelo governador Mauro Carlesse para assumir uma grande missão: conduzir a Secretaria Estadual da Administração e ajudar na reorganização das contas públicas.

Novamente, Edson Cabral teve um desempenho virtuoso na SECAD, deixando sua contribuição como gestor diferenciado e extremamente gabaritado. É lembrado pelos servidores da pasta como um profissional competente, bem articulado, com grande capacidade de liderança. Muitos o descrevem como um intelectual cheio de estilo e hábitos refinados. Também percebem outros aspectos valiosos, retratando-o como uma pessoa humilde, carismática e de fácil convívio.

Em 2019, assumiu a Vice-Presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD). A posse aconteceu em reunião extraordinária da entidade realizada em Brasília.

Em 2019, aposentou-se após 43 anos de intensa atividade profissional. Uma conquista merecida após tanto tempo, desde seu primeiro emprego como office-boy em Brasília até sua chegada ao topo da Administração no Estado do Tocantins. Contudo, Cabral mantem-se ativo e cheio de planos.

É um dos conselheiros mais atuantes no Conselho Regional de Administração (CRA-TO).

Edson Cabral compõe o Conselho Deliberativo da Associação Atlética do Banco do Brasil, em Palmas (AABB-Palmas).

Atualmente, ele é Presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR).

A seguir são apresentados detalhes de sua extensa produção artística/intelectual e homenagens recebidas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA/INTELECTUAL:

Extremamente criativo e irrequieto, Edson Cabral está sempre surpreendendo a sociedade tocantinense com seus talentos e obras.

É autor de crônicas, artigos, ensaios e poemas, com participação em inúmeros eventos de literatura e arte. Participa regularmente com suas publicações no Espaço Literatura - APL, no site Cleber Toledo https://clebertoledo.com.br/tag/edson-cabral/

Possui 2 livros publicados: Tocante – Considerações de um pioneiro; e Espelhos.

Consolidou-se como um intelectual bastante ativo, versátil, perspicaz e colaborativo. Atuou em diferentes áreas, sempre com destaque. Inclusive, chegou até mesmo a ser comentarista num programa de TV local.

Em 2012, Edson Cabral tornou-se membro da Academia Palmense de Letras (APL), Titular da Cadeira nº 26, cujo Patrono é o escritor e educador Darcy Ribeiro.

Ele presidiu a Academia Palmense de Letras (APL), entre 20/11/2014 e 01/05/2017.

Durante sua gestão, Edson idealizou em parceria com a Fundação Cultural de Palmas e a APL, o Projeto Terça Literária, que acontece no Teatro Fernando Montenegro, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O objetivo desse projeto é semear o gosto pela literatura e artes em geral e contribuir para descoberta de novos talentos.

Como Diretor de Teatro, Cabral adaptou o Mercador de Veneza de Shakespeare e a Perfomance "Vadinho comia muito bem ", esse baseado em romances de Jorge Amado. Ambos foram apresentados na 9ª edição do Salão do Livro do Tocantins, que aconteceu em agosto/2015, no Centro de Convenções Parque do Povo.

Em 2019, a música “Brasil Possível”, em parceria com Braguinha Barroso e Lucimar, ficou entre as finalistas do GURUFESTIVAL - Festival da Canção de Gurupi, que é considerado um dos mais disputados eventos de arte/cultura do Tocantins.

Em 2020, Edson Cabral lançou o “Projeto Operários das Letras: Artistas do Canto”, em uma combinação entre escritores e músicos tocantinenses renomados, como: Dorivã, Tião Pinheiro, Braguinha Barroso, Genésio Tocantins, Nacha Moreto etc.

As canções que integram esse rico documentário estão disponíveis no canal Taquaruçu Garden no Youtube https://www.youtube.com/c/EdsonCabralOliveiraTaquarucugarden/videos

Vale a pena destacar a peça "O Relatório do Prefeito Graciliano Ramos", adaptada, dirigida e editada para exibição na Plataforma Digital, sendo a primeira experiência de Teatro Virtual do Estado do Tocantins (https://www.youtube.com/watch?v=uskID9cEz3g).

Dentro desse contexto de valorização da arte tocantinense, Edson Cabral fundou o Taquaruçu Garden, um lindo espaço para eventos culturais e gastronomia localizado no distrito de Taquaruçu, em Palmas. Mais informações basta acessar o site: https://www.taquarucugarden.com.br/

TÍTULOS E HOMENAGENS:

Em 2007, aconteceu uma linda celebração dos 35 anos de criação da ULBRA no Brasil e dos 15 anos no Tocantins. O prof. e Administrador Edson Cabral foi um dos homenageados nesse evento.

Em 07 de maio de 2008, ele recebeu o Título de Pioneiro de Palmas, através da Lei Municipal nº 1534/2008.

Sua esposa, Antônia Lúcia, também foi contemplada com o Título de Pioneira, por ter sido a 1ª funcionária do IBAMA, ajudando na implantação do instituto na capital. Dessa forma, o casal Edson Cabral e Antônia Lúcia, por seus diversos méritos e relevantes contribuições, tem o certificado de pioneirismo. Esse é um caso raro, pois normalmente apenas um dos cônjuges tem essa singela honraria!

EDSON CABRAL: EXEMPLO DE ADMINISTRADOR/GESTOR PÚBLICO

Ministério do Interior, Secretaria Estadual de Industria e Comércio, Prefeitura de Palmas, ULBRA, Faculdade Objetivo, SESI, SEBRAE, AABB, CRA-TO, CFA, IGEPREV, TCE, NATURATINS, Secretaria Estadual de Administração, Agência Tocantinense de Regulação, Conselhos de Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, Academia Palmense de Letras etc. são entidades que foram agraciadas por terem em seu rol de colaboradores o administrador Edson Cabral.

Edson Cabral foi um dos pioneiros no Tocantins, atuando decisivamente na formação do novo estado que surgia, além de ter feito vasta carreira como consultor, assessor e professor universitário. Poucos profissionais carregam em sua bagagem tamanha experiência, tendo passado pelo serviço público, empresas privadas, Sistema “S” e faculdades.

Edson Cabral é um otimista inveterado, alguém que vive cheio de esperanças e sonhos, que olha o futuro com brilho nos olhos e a sensibilidade da poesia, mas que ao mesmo tempo tem o pé no chão e intensa atuação prática. Ele não se limita ao campo das ideias, pensamentos e propostas abstratas, pois veste a camisa, age de maneira contundente e faz a diferença para transformar o ambiente ao seu redor e melhorar a sociedade local.

Não é só o seu lado profissional que chama atenção. Ele é reconhecido por ser uma ótima pessoa, carismático, sereno, alegre, simples, humilde, honesto, responsável, devotado à família e aos princípios cristãos.

A biografia de Edson Cabral de Oliveira é realmente belíssima, tanto por suas ótimas realizações como pela maneira como se portou frente às inúmeras situações que vivenciou.

Trata-se realmente de um ser humano diferenciado, um indivíduo de grandes talentos e múltiplas facetas, que merecidamente é reconhecido como uma ilustre personalidade que ocupa lugar de destaque na história do Tocantins.

Hoje, Palmas é uma cidade formada, bonita, com ótima estrutura e qualidade de vida. Certamente que ele pode se orgulhar de ter feito parte dessa história.

Essa longa trajetória que completa 32 anos mostra que Cabral faz parte de Palmas e Palmas faz parte de sua vida e de sua família.

Seu currículo e suas contribuições são tão numerosas que se torna extremamente difícil conseguir reunir e expressá-las em poucas linhas e páginas. Certamente que sua ilustre trajetória, extremamente rica em detalhes e valores, deveria ser organizada num livro.

DEPOIMENTOS:

Nas matérias e notícias onde constam seu nome sempre aparecem mensagens de apreço, reconhecimento e gratidão.

A seguir estão elencados diversos depoimentos e comentários que estão em sites e plataformas na internet de pioneiros, amigos, colegas de profissão e admiradores que fazem referência a esse nobre administrador.

“Edson Cabral é um grande pioneiro em Palmas, que colaborou com sua presença profissional em muitos órgãos públicos trazendo desenvolvimento e crescimento ao povo tocantinense.” Fotógrafo pioneiro Thenes Pinto

“Conheci Edson Cabral, em 1993, ano em que a Universidade Luterana do Brasil - Ulbra iniciou as atividades educacionais no seu Câmpus, implantado no ano anterior. Integrou a equipe de profissionais que ajudou a implantar tanto os cursos superiores e inúmeros projetos de pesquisa e extensão. A partir daí nossos caminhos se cruzaram em diversos projetos no Tocantins, nas áreas da Educação, Cultura e na Política. Somos confrades da Academia Palmense de Letras e parceiros em diversos projetos. Por isso não é difícil falar deste amigo, intelectual, ativista, administrador, que sempre desenvolve suas atividades com paixão, ética e muita competência. É um pioneiro do Tocantins e de Palmas que merece estar entre as personalidades que ajudaram a construir este Estado e sua Capital." Prof. Dr. Wolfgang Teske - jornalista, educador, teólogo e professor da Universidade Estadual do Tocantins e primeiro Reitor da Ulbra, Câmpus de Palmas-TO

“Além de grande administrador, palestrante, poeta, entre outras atribuições na vida profissional, Edson Cabral é um grande desportista e sempre participa de competições e peladas na AABB Palmas. Quero aqui parabenizar o amigo e dizer que é um prazer poder falar deste grande cidadão". Jornalista Esportivo Reinaldo de Jesus Cisterna

“Edson Cabral é natalino de nascimento e tocantinense por definição. É um pioneiro em Palmas. Tem um estilo próprio “cabralino”, espelhado na simplicidade, reflete arte e poesia. Administrador, professor, mestre e doutor da palavra, na voz de Dorivã e no bico do Passarim do Jalapão, sua palavra tem poder. Esse é Edson Cabral!“ Atriz e produtora cultural Bell Gama

“O nosso colega Edson Cabral é um dos grandes pioneiros deste Estado! O mesmo, contribuiu e contribui substancialmente com os seus conhecimentos, como profissional de Administração, onde deixou a sua marca de excelência na profissão!” Prof. e Administrador Elion Sarmento

“Amigo Edson Cabral, uma pessoa com muitas qualidades dignas de todo respeito e admiração no que há de mais sublime a um ser humano: autoconfiança, coragem, bondade, persistência, garra, liderança, disciplina, empatia, generosidade, honestidade e humildade. Um Administrador apaixonado pela sua profissão, um profissional seleto com perfil de excelência, características desenhadas na sua própria trajetória, o que o fez um gestor de sucesso.” Administrador e Superintendente de Desenvolvimento Humano de Palmas Francisco Costa

“Edson Cabral é gente boa, competente e honesto.” Empresário pioneiro e Ex-senador Sadi Cassol

“Edson Cabral, grande administrador, escritor, conciliador e um ser humano de grande valor.” Amigo Jales Paniago

“Gente muito boa. Além de competente, tem muita história pra contar na área cultural.” Jornalista e escritor Zacarias Martins

“Edson Cabral é um escritor de alto nível, que honra o Estado do Tocantins. Merece todos os elogios.” Prof. e escritor Pedro Albeirice da Rocha

“Edson Cabral é um profissional carismático, muito humano e excelente gestor. Realizou um ótimo trabalho na área ambiental quando atuou no Naturatins.” Ambientalista Wilma Lúcia

“Edson Cabral é mais um grande amigo que a vida me deu em um dos meus locais de trabalho. É um grande profissional da administração pública e privada, mas acima de tudo é um grande ser humano motivador das pessoas. Minha experiência de trabalho com ele me levou a muitos aprendizados, especialmente no sentido de poder entender e atender cada pessoa que nos procura. Outro detalhe importante sobre o professor Edson Cabral é que além de sua disposição para ensinar, ele também está sempre disposto a aprender alguma coisa nova. Poeta e escritor de mão cheia, Cabral sempre nos brinda com excelentes textos, chamando sempre a atenção para as coisas importantes da vida.” Jornalista Álvaro Valim

“Edson Cabral é um dos ícones do nosso Estado. Talento na literatura, na música, na cultura nos seus mais distintos setores, é homem apto a gerir cargos públicos com excelência e dinamismo.” Jornalista Helder Peixoto

“Edson Cabral é um grande amigo e um grande colaborador da arte e da cultura do Tocantins. Ele tem uma peculiaridade, pois, além dele ser um excelente empreendedor, empresário e gestor, ele também é poeta, escritor e um mecenas da arte/cultura. Tem projetos magníficos para valorização dessa área. Eu tenho profunda admiração e respeito por ele e por toda sua família. Ele criou suas filhas com a base da arte e cultura. Tenho profundo orgulho de ter trabalhado e realizado projetos em parceria com ele. É um profissional maravilhoso e uma pessoa magnífica. Edson Cabral é um dos baluartes da cultura do Tocantins.“ Bailarina e coreógrafa Meire Maria

Edson Cabral de Oliveira completará em outubro próximo 62 anos de idade com uma extensa carreira construída com passagens exitosas pelo setor público e iniciativa privada, com um leque de atuações em diversas áreas, o que lhe proporcionou enorme acúmulo de saberes e competências, além de uma imensidão de amigos, companheiros e admiradores.

Sua biografia de certa forma resume a própria história de desenvolvimento e progresso da mais nova capital brasileira, a belíssima Palmas!

Não pense que essa história se encerra aqui, pois quem conhece sua imensa disposição, capacidade e protagonismo sabe bem que Edson Cabral continuará inspirando, escrevendo, atuando e construindo um futuro promissor para Palmas e o Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2007. Projeto de Desenvolvimento é apresentado na Assembleia Legislativa. Disponível em: https://al.to.leg.br/noticia/919/projeto-de-desenvolvimento-e-apresentado-na-al

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

APL – Academia Palmense de Letras. 2016. Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: https://www.academiapalmensedeletras.com.br/membros/edson-cabral-de-oliveira-2/

APL – Academia Palmense de Letras. 2018. Terça Literária com escritor e artista Edson Cabral “Os Brasis de Darcy Ribeiro”. Disponível em: https://www.academiapalmensedeletras.com.br/sem-categoria/news/1630-2/

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CASSOLI, David dos Santos. 2009. Reminiscência. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa. 241p.

CENA PROTAGONISTA. 2021. Entrevista com Edson Cabral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S92GO3hyD4s

CEULP/ULBRA. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://ulbra-to.br/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2019. Empreendedorismo em pauta no XVI FIA. Disponível em: https://cfa.org.br/empreendedorismo-em-pauta-no-xvi-fia/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Curriculum Lattes - Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/8603526737051193

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Regulacao-do-transporte-intermunicipal-tem-balanco-positivo-em-2020. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/12/15/regulacao-do-transporte-intermunicipal-tem-balanco-positivo-em-2020

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. Administrador na WEB. Live com Administrador Edson Cabral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KsaYY4jEX7w&t=375s

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Relatório de Gestão 2019/2020. Palmas, 12p. Disponível em: http://www.crato.org.br/wp-content/uploads/2021/01/01_RELAT%C3%93RIO-GEST%C3%83O-2019-2020.pdf

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins. 2008. Defensora Pública Geral prestigia posse de novos promotores. Disponível em: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/8417

ESCAVADOR. 2021. Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/2201770/edson-cabral-de-oliveira

FACEBOOK. 2021. Fanpage Edson Cabral Oliveira. Disponível em: https://www.facebook.com/edsoncabral.oliveira

FACEBOOK. 2021. Taquaruçu Garden. Disponível em: https://www.facebook.com/TaquarucuGarden/

FACULDADES OBJETIVO – PALMAS/TO. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.iepo.edu.br/

GOVERNO DE GOIÁS. 2019. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

GOVERNO DO TOCANTINS. 2019. Secretário da Administração assume Vice-Presidência do Consad. Disponível em: https://www.to.gov.br/secad/noticias/secretario-da-administracao-assume-vice-presidencia-do-consad/44fgppur4rvh

GOVERNO DO TOCANTINS. 2021. Edson Cabral – Presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR). Disponível em: https://www.to.gov.br/atr/perfil-do-presidente/149xw98vwcre

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

INSTAGRAM. 2021. Taquaruçu Garden. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BqnMrCHFtlj/

JORNAL DO TOCANTINS. 2015. APL ganha novos imortais. Disponível em: http://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/arte-e-vida/apl-ganha-novos-imortais-1.860911

JORNAL DO Tocantins. 2020. Artistas esperam o melhor para Palmas e a cultura da Capital no pós-pandemia. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/magazine/artistas-esperam-o-melhor-para-palmas-e-a-cultura-da-capital-no-p%C3%B3s-pandemia-1.2055328

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Edson Cabral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nHefttdDvBk&t=220s

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SEBRAE-TO. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

TAQUARUÇU GARDEN EVENTOS. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.taquarucugarden.com.br/view/quemSomos

TJ-TO – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TOCANTINS. 2021. Juíza do TJTO, Luciana Aglantzakis assume cadeira na Academia Palmense de Letras ao lado de membro da corte eleitoral. Disponível em: http://www.tj.to.gov.br/index.php/noticias/7619-juiza-do-tjto-luciana-aglantzakis-assume-cadeira-na-academia-palmense-de-letras-ao-lado-de-membro-da-corte-eleitoral

T1NOTÍCIAS. 2009. 2ª Conferência de Cultura começa hoje na Capital. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/index.php/minha-opiniao/2a-conferencia-de-cultura-comeca-hoje-na-capital/33811/

UNITINS. 2018. Unitins realiza palestra direcionada para acadêmicos de Administração em Dianópolis. Disponível em: https://www.unitins.br/nPortal/portal/noticias/detalhes/1897-2018-9-28-unitins-realiza-palestra-direcionada-para-academicos-de-administracao-em-dianopolis

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

YOUTUBE. 2021. Edson Cabral Oliveira – Taquaruçu Garden Eventos. Disponível em: https://www.youtube.com/c/EdsonCabralOliveiraTaquarucugarden/videos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior