JANAÍNA BARBOSA: A INSPIRADORA TRAJETÓRIA DA MULHER QUE DECIDIU CONQUISTAR O TOPO DA MONTANHA

Prestes a completar 40 anos de vida, a empresária e coach Janaína Barbosa é a mais perfeita definição da brasileira que não desiste nunca, da brasileira que vence na vida, apesar das dificuldades.

Não nasceu em berço de ouro, sequer conheceu o pai biológico, já foi dormir com fome, mas nunca vestiu o figurino da mulher derrotada, da coitadinha. Mesmo quando o pasto era de vacas magras, ela olhava atrás das colinas verdes e avistava um rebanho gordo e numeroso. Entendia que era um processo apenas e que não desistiria até conseguir ser o que quisesse ser na vida.

E assim foi. E assim está sendo. Já foi vendedora de lanchinhos, modelo em festa de peão, promotora de eventos, dona de papelaria, fez de tudo um pouco na vida até começar a encontrar sua missão verdadeira: ser empresária, ser líder, ser alguém que empodera uma equipe.

UMA CAMINHADA CHEIA DE OBSTÁCULOS, MAS VITORIOSA

Hoje, depois de muitas quedas, aprendeu a levantar. Depois de muitos nãos colheu alguns sins. Depois de muitas lágrimas, teve motivos para sorrir. Após muitas portas batidas, Janaína pode olhar para trás e dizer que está vencendo na vida. É uma empresária de sucesso, ganhou alguns milhões de reais, construiu um já respeitável patrimônio e tem um nome que vale ouro.

“Nada disso faz com que eu me acomode. Vejo que é apenas o começo. O que tenho para conquistar ainda é muito, muito maior. O tempo que passou foi um treinamento, um bom aprendizado, o bom mesmo vem a seguir”, diz, com seu jeito sempre confiante e com a elegância que é sua marca registrada.

Ela é uma das estrelas da Nipponflex - empresa líder mundial no segmento de colchões e pioneira no desenvolvimento de sistema científico de dormir. Sua equipe, Águia Real, é um dos exemplos mais bem sucedidos na conquista de resultados no país atualmente. Além disso, é proprietária – junto com sua família – da JD Tendas.

BRILHANTE NA NIPPONFLEX

Janaína Barbosa não tem um trabalho. Tem uma missão de vida. Sua missão é ajudar pessoas a se desenvolverem, a serem líderes. A realizarem seus sonhos e terem liberdade para escolher que tipo de vida querem ter.

Além disso, no mix de produtos da Nipponflex só há coisas que ajudam as pessoas a terem mais saúde, mais qualidade de vida. “Tocar a vida das pessoas e ajudar a tornar sonhos em realidade. Isso não pode ser chamado de trabalho, isso é uma missão, é um presente de Deus fazer isso todos os dias”, conta a empresária.

Depois que ingressou na Niponflex em 2014, Janaína viu sua vida se transformar. As suas habilidades de vendedora, comunicadora, de mulher de negócios, que já eram boas, começaram a se transformar em ótimas. E aprendeu novas técnicas, novos dons surgiram. “É uma empresa que me ajudou a alargar meus horizontes, a aumentar em muitas vezes a minha vontade de conquistar, de realizar sonhos”, explica.

Sete anos depois, ao lado do marido Dilson Nestor, ela conquistou muito dentro da hierarquia da Niponflex. Hoje ela é ranqueada como Brilhante, um dos três postos mais altos da cadeia de comando.

Seu maior mérito, ela explica, é formar, treinar e liderar pessoas. Ter uma equipe de campeões. Ajudar todos a romper metas e ganhar dinheiro. Tem equipes em Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará e Amazonas. Já rompeu as fronteiras do Brasil e tem uma equipe em Portugal.

São centenas de pessoas envolvidas, todas caminhando na mesma direção. É comum sua equipe conquistar premiações por desempenho. Ela já faturou três carros novos como troféus por ficar em primeiro lugar no Brasil e estabelecer recordes de desempenho.

APRENDEU A SER FORTE NA RAÇA

Janaína Barbosa não nasceu vendedora, como muitas pessoas costumam dizer para ela. Quando tinha oito anos de idade teve que aprender a ser vendedora. Em um belo dia tinha duas opções: vendia os 20 pães de queijo que sua mãe fez e voltava com dinheiro para comprar arroz e feijão para casa ou voltava para casa com os pães de queijo murchos e não teriam nada para cozinhar no outro dia.

Com a cara, a coragem e muita raça, ela pegou o cesto com os pães de queijo e convenceu as pessoas a comprarem os produtos. Não fez cara de coitada, nem pediu ajuda. Fez o que depois acabou se especializando: vender bem um bom produto. Era uma relação comercial. Ela tinha bons pães de queijo e o cliente tinha dinheiro e vontade de levar para casa um lanche gostoso. Pé de igualdade.

Janaína não teve berço de ouro. Em Goianésia é comum se ouvir a expressão: “você é filho de quem?”. Ter um sobrenome nobre garante portas abertas. Ela não só não teve um bom sobrenome como sequer teve um sobrenome de pai nos seus documentos. Sua mãe, Maria Neuza era toda a sua referência. Pai e mãe ao mesmo tempo.

Isso não a jogou em depressão ou no fundo do poço. Pelo contrário: inscreveu na mente dela que era preciso acordar mais cedo que todo mundo, trabalhar mais que todo mundo, correr mais que todo mundo se quisesse chegar a algum lugar. Assim ela fez.

Já jovenzinha, conseguiu com muito esforço comprar uma mobilete caindo aos pedaços. Mas que já servia para se locomover bem pela cidade. Inscreveu-se no concurso Miss Pecuária. Não só se saiu bem como venceu. Mas ela não nasceu para ser só um rosto bonito na passarela. Ela queria mais. Passou a organizar o concurso em parceria com o Sindicato Rural.

Nascia aí a promoter. Realizou diversos eventos em Goianésia e em todo o Estado. Festas de peão, pecuárias, Baile do Havaí, shows e muitos outros eventos grandes. Após um tempo, ela quis mais. Montou a JD Tendas, que acabou se tornando referência na região no aluguel de tenda, palco, som, banheiro químico e iluminação. Ela mantém a empresa até hoje. “É como um símbolo para mim. Tem um valor sentimental muito grande para nossa família”, conta.

FAMÍLIA, A BASE DE TUDO

Janaína costuma dizer que não faz nada sozinha. Ela lidera uma equipe e todos contribuem com suas habilidades. E também o sucesso não chega de forma individual. Ela tem o suporte da coisa mais importante na sua vida: sua família.

Casada há 22 anos com Dilson Nestor, Janaína explica que tudo eles fazem juntos. É assim na JD Tendas e é assim na equipe Águia Real da Nipponflex. “É um trabalho em equipe. A gente se completa. Ele às vezes faz o trabalho que não aparece, de bastidores, fornecendo a estrutura para que meu trabalho apareça. Mas é tudo em equipe”, garante.

Trabalho à parte, ela diz que sua maior vitória é ter uma família feliz. Um casamento de 22 anos, de amor, respeito e cumplicidade e terem criado juntos três filhos que estão se encaminhando na vida: Henrique, Hemile e Dilson Filho.

Henrique, aos 19 anos, recém-aprovado no vestibular de engenharia civil, administra a JD Tendas. Hemile, com 18, cuida da parte financeira dos negócios da família e Dilson Júnior, com 15 anos, já ajuda bastante, participando de várias etapas dos negócios.

“Nenhum sucesso no mundo supera o sucesso de ter uma família feliz. E disso eu posso me orgulhar. Tenho um marido maravilhoso, companheiro e três filhos lindos, responsáveis, ótimos alunos e já bem trabalhadores. Isso é realização”, finaliza Janaína Barbosa.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 25/06/2021
Código do texto: T7286314
Classificação de conteúdo: seguro