OBITUÁRIO: SINVAL CAMILO DEIXA LEGADO GIGANTE PARA GOIANÉSIA

O empresário Sinval Camilo de Souza, aos 73 anos, perdeu a batalha para a covid-19 e deixou, no dia 14 de maio, Goianésia em luto. Deixou Goianésia órfã do seu talento empreendedor.

A comoção foi muito grande na cidade. Além dos familiares, Sinval fez muitos amigos durante a vida. E uma legião de admiradores. Pessoas que o tinham como modelo de empresário, de homem correto de negócios.

Foram dezenas de manifestações nas redes sociais, lamentando a sua morte precoce. Sinval deixa enorme legado, como empresário varejista, como agropecuarista, como líder classista e, principalmente, como líder cooperativista.

Além de um brilhante homem de negócios, Sinval Camilo foi um grande homem de família. Casado por 45 anos com Maria Irene de Souza, ele sempre foi muito dedicado aos seus. Pai de Fabrícia e Camilo, avô de Miguel, Tomás, Davi e Pedro, Sinval Camilo tinha na família seu grande alicerce, o segredo de seu sucesso.

“Vencemos todos os obstáculos da vida juntos. Construímos a nossa vida profissional, fundamos várias empresas para acertarmos algumas. Juntos, vencemos todas as crises econômicas”, lembra Maria Irene, a companheira de todas as horas.

UM EMPRESÁRIO NATO

Maria Irene conta que Sinval Camilo teve seu primeiro emprego aos 18 anos. Era na filial de Goiânia do Banco Mercantil, de São Paulo. Lá permaneceu, aprendendo e crescendo até 1977.

Neste mesmo ano, já casados, eles fundam a primeira empresa: a Casa das Novidades, que após alguns anos ganhou sede própria e se transformou na Fenit Confecções. Marcou época e vestiu diversas gerações de goianesienses com o melhor da moda. A loja com esse nome e formato até 2019.

De lá para cá vieram várias lojas: Roka Moda Infantil, Geração Futura, Camilo Calçados, Divas Calçados e Assessórios, Vest Lup. Mais recentemente, em 2019, com a junção da Fenit e Divas nasceu a Donata. Em seguida veio a Divas Santa Lolla.

UM HOMEM QUE PARTICOPOU ATIVAMENTE DA SOCIEDADE

Sinval Camilo não resumia suas preocupações às atividades empresariais. A ganhar dinheiro com suas lojas. Ele sabia que, como empresário tinha responsabilidades sociais. E com isso sempre emprestou nome, prestígio e experiência à causas que acreditava.

Foi um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi diretor no Sindicato Rural, na Aproleite e, o que se tornou sua grande paixão, o cooperativismo. Fundou e era presidente do Sicoob/Emprecred.

FUNDAÇÃO DO SICOOB EMPRECRED

Em meados dos anos 2000, Sinval Camilo, quando ainda era presidente da CDL, conheceu o cooperativismo em uma convenção que participou e trouxe a ideia de criar uma cooperativa em Goianésia. Quatro anos depois, ele tirou o sonho do papel e criou a Cooperativa Empresarial do vale São Patrício (Sicoob Emprecred), juntamente com 25 amigos e empresários.

Em 2014, a cooperativa passou a admitir pessoas físicas e jurídicas de quaisquer segmentos, tornando-se Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Oeste Goiano Ltda. A criação do Sicoob Emprecred foi o marco inicial para a realização de um desejo de integrar à cidade de Goianésia e região a um novo tipo de sociedade, que viesse ao encontro dos anseios dos empresários locais que buscavam uma alternativa de instituição financeira para alavancar seus negócios. Uma instituição que levasse a justiça financeira, era assim que ele acreditava.

Em setembro de 2005, a cooperativa abriu suas portas para o crescimento e expansão. Em setembro de 2009 inaugurou uma agência em Jaraguá; em maio de 2014 uma em Uruaçu; em 2018 em Pirenópolis, e, recentemente, em 2020 inaugurou as agências de Barro Alto e Minaçu. O sonho de prosperar com o cooperativismo não parou. Sinval iniciou as atividades para abertura de mais um ponto de atendimento em Padre Bernardo. Juntamente com todo o conselho e seus colaboradores, Sinval levou o cooperativismo para outras cidades.

HOMENAGENS

Órgãos públicos como prefeitura e câmara, entidades civis, personalidades políticas e empresariais, muita gente fez questão de deixar sua mensagem de apoio à família Souza lamentando a perda.

“O comércio estadual sentirá saudades deste grande empreendedor, participante da causa lojista. Não temos dúvidas que o Sinval deixa um legado empreendedor, com realizações que ficarão permanente por onde passou”, disse João Mário Tessarollo, presidente da CDL.

A CDL, como entidade também fez questão de deixar uma mensagem lamentando sua partida. “Seu espírito empreendedor era visível e contagiante. Além de lutar pela

causa do nosso comércio local, também efetivou a sua participação não só no comércio estadual, mas também nacional, lutando pela nossa classe empresarial em todos os níveis”, diz um trecho da nota. Foi durante a gestão de Sinval como presidente que a CDL ganhou sua sede própria, um marco para a categoria.

“Sinval era um líder nato, um homem acima do seu tempo”, destacou o empresário Edvaldo Lopes, o Vada, que conviveu de perto com Sinval, sendo o vice-presidente do Sicoob Emprecred.

O superintende da cooperativa, Paulo Antunes resume bem o que Sinval representou. “Ele foi um líder visionário. Mostrou toda sua dignidade, respeito, competência e comprometimento, estando sempre disposto a ajudar todos em sua volta”, ressalta.

“Sinval sempre foi um homem íntegro e correto. Ele transmitia isso para os filhos e netos, também sempre presente na família que ficou em Minas Gerais, sendo o conselheiro do pai, que hoje tem 97 anos. Sinval foi sem sombra de dúvidas um grande homem, um ser raro de se encontrar nos tempos atuais. O nosso amor por ele é eterno”, testemunha a eterna companheira Maria Irene.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 26/06/2021
Código do texto: T7287003
Classificação de conteúdo: seguro