COMEÇOU COMO MENOR APRENDIZ NO BANCO DO BRASIL E HOJE FAZ SUCESSO COMO DIRETOR GERAL DO SICOOB COOPERCRED DE GOIANÉSIA

Existem histórias de trajetória profissional que merecem ser emolduradas para que sirvam de exemplo para as pessoas. A saga do bancário Genilson Nunes Pinheiro, de Goianésia, é uma delas.

Hoje, ele é o competente diretor geral do Sicoob Coopercred, de Goianésia, a primeira cooperativa de crédito de Goiás, fundada em 1983 pelo ex-governador Otávio Lage e que tem como presidente do Conselho de Administração Rodrigo Penna, neto do fundador.

O INÍCIO COMO MENOR APRENDIZ

Genilson começou sua trajetória profissional aos 14 anos de idade no Banco do Brasil, como menor aprendiz. O que era para ser apenas uma experiência que lhe renderia alguns trocados para tomar sorvete acabou se tornando seu ganha-pão para o resto da vida. Mais que isso: tornou-se sua especialidade, o ofício que lhe deu uma vida digna e que possibilitou contribuir para o crescimento da sociedade.

CONCURSO PÚBLICO

Em 1988, o Banco do Brasil realizou um concurso público. Já rapaz, Genilson estudou bastante com o objetivo de ingressar na instituição e fazer carreira. Passou no concurso. Ingressou como efetivo no banco. Fez carreira. Fez história.

Entre idas e vindas de Goianésia a outras cidades do interior e Goiânia, Genilson ficou por 29 anos na instituição, considerada uma das maiores do país. Lá ocupou todos os cargos até chegar à gerência.

QUALIFICOU-SE PARA A CARREIRA

Genilson Nunes Pinheiro é daqueles que não esperam as coisas caírem do céu. Faz a sua parte e a faz com muito esforço. Mesmo ingressando no banco, deu prosseguimento aos estudos e se formou em Análise de Sistemas.

Era pouco para as suas pretensões. Fez três MBAs: gestão empresarial estratégica, desenvolvimento regional sustentável e gestão empresarial em cooperativas de crédito.

SICOOB COOPERCRED

Em maio de 2014, quando arrumava as malas para sair de Goianésia para outra agência no Estado, Genilson recebeu convite para participar do processo seletivo do Sicoob Coopercred. Não pensou duas vezes. Conseguiu superar colegas de Goiânia, Brasília e São Paulo e abocanhou a vaga de diretor geral da unidade.

NOVOS DESAFIOS

Chegou ao Sicoob Coopercred com uma bagagem de quase 3 décadas de experiência e dois gigantes desafios: viver o mundo do corporativismo e aumentar a carteira de associados, já que o Conselho de Administração impôs a missão de abrir a instituição financeira cooperativa para todos os setores da sociedade.

Já de cara foi implantada a Governança Corporativa, que é um modo de gestão mais completo, que integra Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva em todos os níveis de decisões, onde todos participam como colegiado.

PAIXÃO PELO CORPORATIVISMO

“Apaixonei-me de imediato pelo cooperativismo. É o futuro que chegou”, declara Genilson. Com conhecimento, experiência e entusiasmo para tocar um novo desafio, ele começou a acumular resultados.

“A maior diferença do Sicoob para um banco tradicional é que aqui lidamos com pessoas, lá com capital. Nos bancos os clientes só têm acesso aos produtos e serviços disponibilizados. Aqui o associado é dono, participa de todos os resultados da cooperativa”, compara Genilson.

RECONHECIMENTO POPULAR

Nesses quatro anos e meio que está à frente da diretoria executiva do Sicoob Coopercred, a instituição financeira cooperativa (nomenclatura atual de cooperativa) não perdeu um associado sequer e passou de pouco mais de 500 para um quadro social de 1300 associados.

O Sicoob Coopercred possui um capital social de R$ 90 milhões e administrou R$ 250 milhões em ativos totais em 2017 – o balanço de 2018 ainda não foi concluído, mas deve ser superior. Aumentou ainda a carteira de pessoa jurídica de 10% para 35%.

Todas essas conquistas fizeram a população de Goianésia escolher o Sicoob Coopercred como o melhor entre bancos e cooperativas de crédito nos dois últimos anos, ganhando o prêmio Destaque do Ano, realizado pela RVC FM.

“Tenho certeza que fazemos diferença na vida das pessoas de Goianésia”, finaliza Genilson, ciente de que seu trabalho à frente do Sicoob Coopercred ajuda a cidade a ser o destaque que é em Goiás.

* Reportagem originalmente publicada no Portal Goiás Total, em janeiro de 2019.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 28/06/2021
Código do texto: T7288369
Classificação de conteúdo: seguro