Biografia do Administrador ROGÉRIO RAMOS DE SOUZA

Rogério Ramos de Souza é Administrador, servidor público, professor, escritor, palestrante, consultor empresarial, assessor parlamentar, gestor público e líder classista. Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administração e Planejamento de Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Agente do Tesouro concursado há 29 anos, ele vivenciou a implantação e evolução da política tributária de Palmas. Tem extensa trajetória profissional marcada pela precocidade, protagonismos e ineditismos. Bem jovem começou a colecionar grandes conquistas e realizações, ocupando diversos cargos importantes, tais como: 1º Secretário da Juventude de uma capital brasileira, 1º Secretário da Juventude do Governo do Tocantins e 1º presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). Militou ativamente no movimento estudantil, com destaque por ter criado o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da ULBRA, a maior agremiação universitária do Tocantins. Tem participação intensa na valorização da profissão de Administrador, sendo membro-fundador e 2º presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-TO). Atuou como consultor empresarial e na assessoria parlamentar no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, além de lecionar em faculdades. É autor de três livros, sendo o último “Ramos da Administração”, um guia da profissão, que reúne uma rica coletânea composta por 41 ramos da Administração. Atualmente é Secretário Municipal de Finanças de Palmas, presidente da Associação dos Secretários de Finanças do Tocantins (ASSEFIN-TO), vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, representando a Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Tocantins (FAMPEC-TO).

Ele representa um expressivo número de homens e mulheres corajosas que chegaram a Palmas no começo dos anos 90, onde se formaram, deram início em suas carreiras e cresceram juntamente com a capital. A saga dos pioneiros e a evolução da cidade fazem parte de um mesmo enredo, unidos de maneira tão forte que é impossível separá-los. Foi um começo de enormes dificuldades, muita poeira, falta de água e luz, escassez de bens de consumo, carência de serviços médicos/hospitalares, poucos espaços de lazer e diversão etc. Privações, bastante suor e trabalho duro fizeram parte da rotina dos primeiros moradores. Hoje em dia, Palmas se tornou uma metrópole incrível, planejada, dinâmica, cheia de brilho e encanto. Aqueles que viveram essa fabulosa transformação podem se sentir privilegiados.

Conhecer a biografia de Rogério Ramos é uma ótima oportunidade de aprofundar-se melhor na bela história da mais nova capital brasileira.

PIONEIRO EM PALMAS:

O Estado do Tocantins foi criado em 05 de outubro de 1988, na promulgação da Constituição Federal; e em 20 de maio de 1989 o governador José Wilson Siqueira Campos lançou a pedra fundamental de Palmas, o que repercutiu nos principais veículos de comunicação do País.

A cidade começou praticamente do zero, numa vasta área de cerrado entre a Serra do Lajeado e o rio Tocantins. Essa localidade era um vazio demográfico, com poucos habitantes, quase todos concentrados na Vila Canela e no distrito de Taquaruçu. Contudo, essa realidade mudou rapidamente com a chegada de milhares de pessoas de todas as regiões para ajudar na construção da nova capital.

Segundo dados do censo demográfico do IBGE, em 1991, Palmas já possuía 23.829 habitantes - um crescimento extraordinário num período de 2 anos! Desse total, cerca de 61% eram crianças, adolescente e jovens até 24 anos de idade. Homens e mulheres de 25 a 49 anos correspondiam a aproximadamente 33%. Ou seja, a parcela dos habitantes entre 0 e 49 anos somavam 94% dos palmenses. Os moradores na faixa etária acima de 50 anos compunham uma parcela diminuta, por volta de 6%.

Palmas desde sua origem é marcada pela jovialidade de sua população, o que lhe confere o título de capital mais jovem do Brasil.

Rogério Ramos foi um desses jovens de coração cheio de ousadia e coragem que veio, com apenas 18 anos, para fazer parte dessa linda história!

Em 1992, ele foi aprovado no 1º concurso público, realizado durante a gestão do prefeito Fenelon Barbosa Sales, passando a fazer parte da primeira leva de servidores municipais.

Aos 19 anos, Rogério Ramos assumiu o cargo de Agente do Tesouro, vinculado à Secretaria Municipal de Finanças. Logo tornou-se expert na Lei nº 145, de 20 de dezembro de 1991, que instituiu o primeiro Código Tributário de Palmas. Galgou degraus, foi chefe de seção, coordenador e diretor.

Em 1994, passou no vestibular da segunda turma da faculdade de Administração do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), cujo reitor era o prof. Wolfgang Teske. Em pouco tempo, ela se tornou a maior Instituição de Ensino Superior do Tocantins, contribuindo para que a capital se transformasse em um polo educacional.

A ULBRA cresceu rapidamente e o acadêmico Rogério não ficou atrás, pois era um aluno exemplar, que se destacava pelas boas notas e por sua capacidade de liderança, conquistando admiração de colegas e docentes.

Em 1994, ele foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do CEULP/ULBRA.

Em meados dos anos 90, Palmas vivia uma verdadeira efervescência cultural. Festivais de música, companhias de dança e teatro, campeonatos de artes marciais, apresentações de grupos de capoeira e inúmeros eventos esportivos animavam o dia a dia da comunidade palmense. O carnaval, aniversário da cidade e o Arraiá atraíam visitantes e turistas. A temporada da Praia Graciosa “original”, que ficava do outro lado do rio Tocantins, era o maior evento turístico e de lazer do Estado. A temporada se estendia do final de junho até o início de setembro, movimentando a cidade com shows e atrações culturais.

O imenso contingente de jovens que vivia em Palmas necessitava bem mais do que festas e diversão. Às vezes, por falta de oportunidades e incentivo, os adolescentes e jovens ficavam vulneráveis e acabavam trilhando caminhos errados. Era imprescindível a criação de políticas públicas específicas para atender essa parcela da população local.

1º SECRETÁRIO DA JUVENTUDE DO BRASIL:

Em 1997, o prefeito Manoel Odir Rocha teve a ideia de criar a Secretaria Extraordinária da Juventude (SEJ). Mas, quem ele deveria nomear para esse cargo? Um jovem, inteligente, carismático, que fosse servidor da Prefeitura e estivesse cursando uma faculdade... Não deu outra: aos 24 anos de idade, Rogério Ramos teve o privilégio de conduzir a 1º Secretaria de uma capital brasileira criada exclusivamente para realizar ações direcionadas ao público jovem!

Ele arregaçou as mangas e com criatividade e dinamismo deu início a uma série de projetos inovadores.

Realizava ampla programação com seminários, conferências e campanhas educativas que reuniam centenas de adolescentes e jovens. Utilizava estratégias diversas para atrair o público juvenil, mesclando atividades culturais, música, teatro, dança, sorteio de brindes etc. com capacitações, treinamentos e palestras.

O “Ciclo de Palestras Viva a Viva” mantinha um calendário anual de visitas às escolas públicas e privadas, levando palestras e debates com objetivo de combater o uso de drogas, álcool, fumo e violência, incentivando a cidadania. Esse programa, além de seu considerável alcance social, levava a juventude a entender o importante papel que podem exercer na sociedade.

Fez parcerias com Grêmios Estudantis, órgãos públicos estaduais, Secretarias e Conselhos Municipais de Educação (CME), Saúde (CMS), das Associações de Moradores (COMAM), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Assistência Social (CMAS) etc.

A equipe da Secretaria da Juventude passou a colaborar com a realização dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e Jogos Universitários do Tocantins (JUTs), além de manter intercâmbio com projetos locais, como: Programa Pioneiros Mirins e Amigos do Meio Ambiente (AMA), entre outros.

O “Projeto Domingo é Dia de Show”, em conjunto com o Coral Municipal e Fundação Cultural de Palmas, visava descobrir os talentos existentes nos bairros periféricos e, principalmente, promover lazer para a população.

Por meio do “Telecurso 2000, Meu Primeiro Emprego” eram oferecidos cursos profissionalizantes, como informática, datilografia, técnicas de vendas, entre outros. Além dos cursos, os jovens e seus pais/responsáveis recebiam apoio com orientadores pedagógicos e psicólogos para superarem as dificuldades individuais e ajudar as famílias a serem mais unidas.

Ele se mostrou à altura da gigantesca responsabilidade de liderar a 1ª Secretaria da Juventude do Brasil, desenvolvendo um trabalho de excelência que logo foi copiado por outras capitais e dezenas de municípios interioranos.

Em 1998, Rogério Ramos foi nomeado pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso para representar o Brasil na 1º Conferência Mundial de Ministros da Juventude, que aconteceu de 8 a 12 de agosto, em Lisboa (Portugal), e foi organizada no âmbito das Nações Unidas (ONU), para debater temas como a guerra, droga, habitação, emprego, saúde etc. Uma curiosidade: o primeiro-ministro de Portugal era Antônio Guterres, que agora ocupa a presidência da ONU.

Retornou dessa viagem à Europa bastante animado e cheio de vontade de fazer mais pela mocidade tocantinense.

Dois anos após a criação da Secretaria da Juventude uma pesquisa apontou uma redução do índice de problemas na educação, saúde, lazer e relação familiar.

Ao final do mandato do prefeito Odir Rocha, em 2000, a população de Palmas era de 137.355 habitantes, um salto impressionante de quase 114 mil pessoas desde o último censo demográfico realizado pelo IBGE em 1991. Outro aspecto de grandeza que marcou esse período foi o desempenho de Rogério Ramos e sua equipe, que terminou essa gestão aclamado como excelente Administrador e gestor.

Em janeiro de 2001, assumiu a Secretaria Municipal da Criança e da Juventude, na gestão da prefeita Nilmar Gavino Ruiz.

Rogério, como líder arrojado e proativo, nunca deixou de ampliar seus conhecimentos, empreendendo constante interação com profissionais, pesquisadores e dirigentes das mais diversas instituições, no intuito de agregar valores e novos conceitos como gestor público.

Ajudou a criar o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Conselho Municipal Antidrogas Jovem de Palmas. (COMAD-Jovem) e Conselho Municipal da Juventude de Palmas (CMJ).

A prefeita Nilmar Ruiz lançou o “Projeto Palmas Parque”, que acontecia no Parque Cesamar com participação de várias Secretarias da Juventude, Esporte, Educação etc., e englobava sortida programação recreativa e de lazer. Como incentivo, a prefeita isentou os usuários de pagamento das passagens de ônibus coletivos aos domingos.

Uma valiosa vitória dessa época foi o “cartão do estudante”, que garantia “meia entrada” em shows e espetáculos artísticos.

Estabeleceu intensa parceria com os veículos de comunicação. Mantinha seu gabinete aberto aos jornalistas e repórteres para divulgar os assuntos ligados à sua pasta, buscando envolver o maior número de atores sociais nas suas iniciativas.

Através do “Projeto Estruturação e Fortalecimento de Entidades Estudantis” foram criadas a União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), União da Juventude Estudantil Secundarista do Tocantins (UJES-TO) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Palmas (UMESP), entre outras agremiações.

A Secretaria da Criança e da Juventude também era parceira de eventos religiosos, como por exemplo: Encontro da Juventude Evangélica de Palmas (EMEP), Congresso da Renovação Carismática Católica (RCC), Congresso de Missão das Assembleias de Deus de Palmas (COMADEC) e a Marcha para Jesus.

CASAMENTO:

2001 foi um ano extremamente marcante em sua vida! Em 10 março, Rogério Ramos de Souza, filho de Nairo José de Souza e Regina Ramos de Souza, se casou com Marttha de Aguiar Franco Ramos, filha dos agropecuaristas portuenses, Milton Aguiar Franco e Joana Aguiar Franco. A cerimônia foi realizada na Igreja São José de Palmas. Dessa união tiveram duas filhas: Isabela e Júlia.

Marttha Ramos tem muita coisa em comum com seu esposo. Ela também é servidora municipal concursada, líder classista e tem extensa experiência em gestão. Formada em Farmácia/Bioquímica, especialista em Farmácia Hospitalar atua na rede municipal desde 1999. Presidiu o Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO) por dois mandados, em 2014 e 2017, e é Conselheira Federal representando o Tocantins junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF). Atualmente, é Secretária Municipal de Saúde.

1º SECRETÁRIO ESTADUAL DA JUVENTUDE:

Em 2002, outra conquista aconteceu em razão de sua ótima performance profissional. Rogério foi convidado pelo governador Siqueira Campos para assumir a recém-criada Secretaria Estadual da Juventude (SEJUV).

Nesse tempo, o governador Siqueira Campos tinha 73 anos e os secretários e presidentes de fundações e autarquias ficavam, em sua maioria, na faixa etária de 50-60 anos. Rogério, aos 29 anos, assumiu a SEJUV, trazendo renovação e jovialidade ao primeiro escalão do governo estadual.

Novamente, o jovem prodígio mostrou seu valor, apresentando excelentes resultados.

Ele reproduziu com sucesso as ações que tinha desenvolvido em âmbito municipal, viajando o Estado de norte a sul, mobilizando a sociedade tocantinense na construção de políticas públicas específicas para juventude.

Incentivou e apoiou a criação de dezenas de Grêmios Estudantis, Conselhos e Secretarias Municipais da Juventude.

Organizou o “Encontro Estadual da Juventude”, que reuniu mais de 8 mil jovens de todo estado. O governador Siqueira Campos esteve no evento para discursar e ficou entusiasmado diante do enorme público.

Implementou o Programa Bolsa Cidadã que tinha por finalidade de promoção social e autonomia das famílias beneficiadas, mediante trabalho socioeducativo e repasse de recursos financeiros no valor mensal de R$ 70,00. No auge do Bolsa Cidadã mais de 20.000 famílias de baixa renda eram beneficiados em todos os municípios tocantinenses.

Fez parte da comitiva brasileira que visitou a Alemanha, em busca de recursos para implementação de projetos no Tocantins.

Em 2003, pela 4ª vez, ele foi nomeado Secretário da Juventude (SEJUV), pelo então governador Marcelo Miranda.

Foi responsável pela estruturação da SEJUV, além de criar e presidir o Conselho Estadual Antidrogas (CEAD) e Conselho Estadual da Juventude (CONJUVE).

Como presidente do CONJUVE, Ramos construiu o “Plano Estratégico de Desenvolvimento das Políticas Públicas de Juventude do Tocantins.”

Rogério Ramos conseguiu fazer com que o Tocantins ganhasse destaque nacional. Tanto é verdade que o Governo Federal escolheu Palmas para sediar a 5ª Semana Nacional Antidrogas, com slogan "Sou vivo, não uso drogas", tendo como objetivo intensificar as iniciativas dos setores público, privado e não-governamental, no sentido de elevar o grau de conscientização da sociedade brasileira quanto ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

O evento foi organizado pela SEJUV em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas, em junho de 2003, com diversificada programação: palestras, cursos, campanhas educativas, passeio ciclístico, corrida, formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), entrega do Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, queima de drogas pelo departamento da Policia Federal e o lançamento do Concurso Estadual de Jornalismo, com enfoque na prevenção antidrogas.

Houve um significativo avanço no setor de combate às drogas, com o reconhecimento do Governo Federal que assinou convênios que permitem a venda e a comercialização de bens apreendidos com o tráfico de drogas, a divulgação, a prevenção e o apoio ao tratamento de drogados.

A essa altura, Rogério Ramos já era bastante conhecido e respeitado em inúmeros estados e não faltavam convites para compartilhar suas experiências exitosas. Foi assim que ele participou do 1ª Seminário Estadual de Políticas Públicas da Juventude de São Paulo, que aconteceu em 29 e 30 de setembro de 2003, no Memorial da América Latina. Rogério compôs a mesa de debate ao lado do renomado atleta olímpico Lars Grael (Secretário da Juventude de São Paulo) e da ex-primeira Dama do Brasil Ruth Cardoso.

Foi colecionando conquistas, adquirindo bagagem intelectual e construindo uma numerosa rede de amizades e simpatizantes.

Além de contar com admiração e respeito dos servidores de sua pasta, Rogério Ramos tinha bastante prestígio junto aos demais setores da cúpula governamental e do empresariado, sendo constantemente requisitado para participar de eventos corporativos, congressos universitários e atividades promovidas por associações e entidades classistas.

Vivenciou o auge da União do Tocantins (UT), que era uma ampla coligação partidária surgida da criação do Estado, que foi berço de grandes lideranças políticas e tinha como seu líder maior o governador Siqueira Campos. Inclusive, Rogério foi secretário-geral do PSDB no Tocantins, um dos mais jovens no País a assumir essa função.

Diante disso tudo, surgiram vários convites para atuar na assessoria parlamentar no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Tocantins. Foi chefe de gabinete do Senador Eduardo Siqueira Campos, assessor parlamentar da Deputada Federal Nilmar Ruiz e chefe de gabinete da Deputada Estadual Luana Ribeiro.

Foi, ainda, professor na faculdade de Administração da ULBRA e lecionou em diversos cursos na Faculdade de Tecnologia de Palmas (FTP).

O currículo de Rogério Ramos é realmente extenso. Ele não limita sua atuação em uma única frente, pois trata-se realmente de um profissional multitarefa.

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO TOCANTINS (CRA-TO):

Rogério Ramos é um líder classista, com expressiva atuação na valorização da profissão de Administrador.

Participou ativamente do projeto de implantação do Conselho Regional de Administração (CRA-TO), que era liderado pelo prof. Elion Sarmento, então 3º Delegado Regional do CRA-GO.

O Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade conduziu a instalação do CRA-TO, em 1º de agosto de 2006, numa bonita cerimônia realizada no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), em Palmas-TO.

No evento foram empossados 13 Administradores como membros da 1ª Diretoria provisória do CRA-TO, a saber: Renato Jayme da Silva (Presidente), Elion Sarmento Silva (Secretário) e Edson Cabral de Oliveira (Tesoureiro); Comissão Executiva - Titulares: Alexandre Ribeiro Dias, Edson Cabral de Oliveira, Elion Sarmento Silva, Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, Francisco Alves de Lira, Luiz Carlos Chilanti, Renato Jayme da Silva, Rogério Ramos de Souza e Wirta de Oliveira Negri; Suplentes: Neumar Lemes Elias, Omar Henneman, Samuel Bonilha e Sandro Rodrigues Bandeira.

Rogério Ramos está registrado no CRA-TO com o número 00011.

Entre 2011 e 2014, presidiu o Conselho Regional de Administração (CRA-TO). Sua gestão foi marcada pela construção da sede própria e ampliação das diretorias e projetos do Conselho.

Em setembro de 2015, Rogério foi responsável pela organização na Assembleia Legislativa do “Jubileu de Ouro”, em comemoração aos 50 anos da Profissão de Administrador no Brasil. A solenidade foi presidida pela deputada estadual Luana Ribeiro e contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz Mello. Na oportunidade, foram entregues homenagens a personalidades, empresários e Administradores tocantinenses.

Atuou decisivamente para que Palmas sediasse o XVI Fórum Internacional de Administração (FIA), em outubro de 2019, considerado o maior evento da Administração em nível mundial. O FIA reuniu universitários, empresários e Administradores de todas regiões do Brasil e alguns países da América Latina.

Hoje, Rogério Ramos é vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), ao lado do Adm. Mauro Kreuz. Eles têm articulado junto à Frente Parlamentar da Administração, cujo coordenador é o deputado federal Carlos Henrique Gaguim, para aprovação de um Projeto de Lei (PL), que trata da atualização da legislação que regulamenta a profissão de Administrador, uma vez que a norma em vigor tem mais de 50 anos.

É também presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, representando a Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Tocantins (FAMPEC-TO), presidente da Associação dos Secretários de Finanças do Estado do Tocantins (ASSEFIN-TO), e membro da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), representando a Prefeitura de Palmas.

ROGÉRIO ESCRITOR:

Mesmo em meio à tantas atribuições e tarefas, Rogério encontra tempo para escrever. Ele é autor de três livros. Seus dois primeiros trabalhos são focados nas políticas públicas para juventude.

O último, “Ramos da Administração”, lançado em 2018, é um guia da profissão. Trata-se de uma rica coletânea composta por 41 ramos da administração. É uma obra de leitura rápida, simples e dinâmica, voltado para Administradores graduados ou mesmo estudantes em formação interessados em se especializar em algum seguimento que o curso proporciona, deixando de ser generalistas.

PRÊMIOS E HOMENAGENS:

Ao longo de sua trajetória, Rogério Ramos foi agraciado com honrarias e homenagens, tais como: Prêmio Mérito em Administração, categoria setor público, do Conselho Regional de Administração Goiás/Tocantins (2001); Comenda Oficial da Ordem do Mérito concedida pela Assembleia Legislativa do Tocantins (2002); e homenagem do Conselho Regional do Pará (CRA-PA), por sua elevada contribuição ao desenvolvimento da ciência da administração, a sociedade e de conduta ilibada perante a classe (2019).

SECRETARIA DE FINANÇAS E REELEIÇÃO MUNICIPAL:

Em 2018, Rogério Ramos voltou às suas origens, como Agente do Tesouro. Logo após, assumiu o cargo de Secretário Executivo. E algum tempo depois, Secretário de Finanças, que é o cargo máximo de sua carreira.

Seu retorno coincidiu com um momento bastante delicado da gestão municipal, pois o caixa da prefeitura estava no vermelho. Muita habilidade e competência foram necessárias para colocar as contas em ordem.

Ao longo desses 29 anos, ele vivenciou a implantação e evolução da política tributária, o que foi fundamental para superar a grave crise fiscal que o município enfrentava.

Promoveu ajustes nas finanças e coordenou a reavaliação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da planta de valores.

Além de Administrador e gestor, Rogério tornou-se hábil articulador político. Manteve ótima relação com a Câmara de Vereadores, Legislativo Estadual e Bancada Federal, dialogando com os parlamentares de forma republicana e sensata, o que favoreceu o fortalecimento de ações e a construção de importantes políticas públicas.

Os problemas foram sanados e o caixa da prefeitura voltou à normalidade, possibilitando avanços em termos de execução de obras, melhorias nos serviços prestados e cumprimento dos compromissos salariais com os servidores.

Um profissional qualificado no lugar certo faz grande diferença para o bom andamento de uma instituição.

Algumas pastas têm papel fundamental na imagem da Prefeitura, como é o caso das Secretarias de Saúde, Educação e Obras, mas de nada adianta ter ótimas equipes nessas áreas se as contas públicas estão em desordem. Atrasos no pagamento de fornecedores, acúmulos de dívidas e não cumprimento dos planos de carreira dos servidores municipais afetam negativamente a opinião pública.

Uma boa gestão na Secretaria de Finanças torna-se uma espécie de fio condutor capaz de levar todo o conjunto de Secretarias Municipais ao nível mais elevado.

Ele mostrou sua capacidade de condução da crise, garantindo o ajuste fiscal necessário, consolidando um passo importante na caminhada eleitoral. Contudo, sua contribuição não se limitou às finanças, pois Rogério assumiu a coordenação geral da campanha à reeleição da prefeita Cinthia Ribeiro.

Novamente, ele demonstrou seu grande valor como líder e estrategista, compondo uma forte e coesa equipe. O pleito eleitoral de 2020 foi fora do comum. Pela primeira vez, 12 candidatos disputaram o cargo de prefeito. Muitos concorrentes tinham longa trajetória política, no entanto Cinthia Ribeiro obteve facilmente a reeleição, com quase de 30 mil votos à frente do segundo colocado. Foi uma vitória acachapante, com mérito a todo o grupo envolvido.

Em 2021, o novo mandato começou e Rogério Ramos passou a ser considerado “o homem forte” da atual gestão municipal.

Certamente que os bons índices de popularidade que a prefeita Cinthia Ribeiro desfruta têm relação direta com a estabilidade econômica.

Rogério Ramos têm ajudado relevantemente na gestão municipal, beneficiando milhares de cidadãos palmenses. Isso, por si só, já é um triunfo extremamente vultoso. No entanto, o reflexo de seu desempenho é ainda maior. Sua atuação vai além das fronteiras do Tocantins, pois trata-se de um valioso exemplo para a gestão pública brasileira.

Uma governança ineficiente e atravancada é severamente danosa à população. Um Administrador qualificado e habilidoso faz toda diferença, promovendo melhorias que vão além de sua área específica de trabalho, com um efeito cascata, gerando ondas de positivismo que aperfeiçoam a máquina pública e garantem melhor atendimento do público.

Palmas é exemplo em muitíssimos aspectos para as demais capitais e a biografia de Rogério Ramos não fica atrás, pois, com suas particularidades e nuances, mostra-se como ótimo referencial aos milhares de Administradores de todo Brasil!

DEPOIMENTOS:

Logo a seguir estão vários comentários e depoimentos que compilei de sites na internet e através de conversas por meio do WhatsApp e Messenger de amigos, colegas de profissão e diversos profissionais que acompanharam a trajetória do Administrador Rogério Ramos.

“Pioneiro no Estado do Tocantins, Rogério Ramos tem contribuído muito com a política do Estado, uma vez que em sua trajetória profissional sempre esteve ligado às demandas da população, pois ocupou funções importantes tanto no Senado Federal, bem como secretário de estado e do município, além de ter exercido a função de presidente do Conselho Regional de Administração (CRA). Parabéns este jovem talento não só da política, mas de várias classes que defende.” Jornalista Esportivo Reinaldo de Jesus Cisterna

“Em Palmas foi criada a primeira Secretaria Municipal da Juventude, cujo cargo de Secretário foi ocupado pelo jovem Rogério Ramos. Após alguns anos, depois que outras capitais seguiram o exemplo de Palmas, criando Secretarias Municipais da Juventude. Rogério Ramos, autor de vários trabalhos publicados sobre políticas públicas para a juventude, foi eleito o melhor Secretário Municipal da Juventude de todas as capitais brasileiras. E Palmas sediou um encontro de políticas públicas para a juventude.” Eduardo Siqueira Campos, 1º prefeito eleito em Palmas, Ex-Senador da República e Deputado Estadual do Tocantins

“Rogério Ramos tornou sua atuação à frente da juventude um trabalho grande, que tem rendido muitos elogios ao Governo do Tocantins e colocado o Estado em posição de destaque no cenário nacional, nesta área, porque coloca a alma em tudo que faz, acredita e encontra na juventude força para continuar cada vez mais. ‘Tudo vale a pena se a alma não é pequena’ já dizia Fernando Pessoa.” Jornalista Ruy Bucar

“Rogério Ramos, um amigo de longa data! Resumindo, ele sempre foi um excelente servidor público, um profissional competente em todas as funções que exerceu, tendo como marca pessoal a sua boa índole e comprometimento no trato com a coisa pública, o que fez dele um líder confiável.” Advogado Dulcelio Stival

“Meu grande amigo Rogério! Trabalhamos juntos na gestão do Prefeito Odir Rocha! Ele foi o Secretário da Juventude do Município! Foi onde nos conhecemos! Desde então, estivemos sempre atuando no setor público! Depois ele foi convidado pelo governador Siqueira Campos, para assumir a pasta da Juventude do Estado, onde tivemos atuando juntos nesta Secretaria, eu como Diretor Administrativo e Financeiro! Depois nós retornamos novamente junto ao CRA/TO, onde construirmos uma grande parceria! Rogério Ramos é um profissional de excelência, sendo desbravador por onde passou! Deixou a sua marca como homem público no que se refere à sua capacidade de inovar e conquistar! Exemplos: junto ao Conselho Federal de Administração, como Presidente do Sebrae e atuando com grande gestor na Secretaria Municipal de Finanças! É um homem respeitado e reconhecido por todos nesta capital! Estendo os meus cumprimentos é respeito a este grande colega de profissão!” Prof. Administrador Elion Sarmento

“Este é um Pioneiro em Palmas, que se empenhou nos cargos alcançados no desenvolvimento da Capital do Tocantins.” Fotógrafo pioneiro Thenes Pinto

“Rogério Ramos, tenho muito a dizer dele, desde de muito jovem tivemos uma ótima convivência. Pessoa que nasceu para ser Administrador, muito organizado e sempre cumprindo suas funções exatamente sobre os comandos designados. Acompanhei seu namoro com a Marta, casamento, sua alegria de se tornar pai. É excelente gestor e um bom parceiro político, enfim, um grande amigo que sempre estivemos juntos. Amo de paixão essa família.” Escritora e Ex-primeira Dama Warner Pires

“Conheço o Rogério Ramos desde o final dos anos 90, quando fui seu professor no curso de Administração na Ulbra. Um jovem com inteligência acima da média. Profissional multitarefa como tem demonstrado nas funções que desempenha. Um dos futuros líderes do Tocantins.” Economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor Tadeu Zerbini

“Rogério Ramos é um Administrador completo. Habilidoso, estrategista, visionário, é um excelente articulador, habilidade que já demostrava nos tempos acadêmicos. Experiente e determinado se destacou nos diversos cargos públicos que ocupou, sempre demonstrando carisma, serenidade e protagonismo.” Presidente da Agência Tocantinense de Regulação Adm. Edson Cabral

“Administrador Rogério Ramos, amigo muito especial que merece todo respeito e admiração no que há de mais sublime, um autêntico gestor público com perfil de líder empreendedor. Sua atuação profissional tem a marca da excelência, sempre pautada na ética e humildade. A belíssima trajetória da nossa profissão ADM tem a sua digital, tanto no CRA-TO como junto ao CFA.” Adm. Francisco Costa, ex-presidente do CRA-TO, Superintendente de Desenvolvimento Humano de Palmas, Presidente do CIDEP e Conselheiro da Fomento e do CFA

“A biografia do Rogério Ramos é sensacional. Ele é uma pessoa fantástica. Eu o conheço há muito tempo. Quando ele estava saindo da ULBRA, eu estava entrando lá para dar aulas. Acompanhei a trajetória dele desde aquele tempo. Posso dizer que é um camarada de uma seriedade muito grande, um profissional de uma capacidade de interpretação e de envolvimento enorme, tanto é que chegou onde está, sendo Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e como Secretário Municipal de Finanças, junto à Prefeita Cinthia Ribeiro. É uma pessoa apaixonada pelo que faz, por Palmas e pelo Tocantins. Por onde passou, Rogério deixou sua marca de seriedade, inovação e de profissional aguerrido em prol de suas convicções e da sociedade tocantinense.” Advogado Túlio Jorge Chegury

“Meus parabéns ao amigo Rogério Ramos pelo seu trabalho, pela sua trajetória e colaboração com o Estado do Tocantins e com o município de Palmas.” Amigo pioneiro Agilberto Araújo

“Eu conheci o Rogério Ramos ainda muito jovem, quando foi estudar na faculdade de Administração da ULBRA e como servidor da Prefeitura de Palmas. Na ULBRA, ele logo se tornou destaque como acadêmico. Organizou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e foi eleito presidente. Um jovem dinâmico que lutou muito pelos Centros Acadêmicos (CAs) e por melhorias dos cursos de graduação. Depois de formado, eu lhe encontrei várias vezes em eventos como Secretário da Juventude, líder do Conselho Regional de Administração e atuando em assessoria política/parlamentar. Posso dizer que eu nunca vi o Rogério parado, está sempre muito ativo. Ele é um dos pioneiros de Palmas e vejo que sua formação no curso superior lhe proporcionou uma boa base, que ele foi aprimorando com outros cursos e trabalhando. Fico orgulhoso em saber que muitos jovens como ele, que tiveram sua formação na ULBRA, hoje estão aí, sendo um dos líderes da Administração de nosso Estado.” Prof. Dr. Wolfgang Teske - jornalista, educador, teólogo e professor da Universidade Estadual do Tocantins e primeiro Reitor da Ulbra, Câmpus de Palmas-TO

“Rogério Ramos se destaca em tudo que empreende, por dar sempre o melhor de si e fazer tudo com dedicação, competência e amor. Desde que cheguei em Palmas, em 1992, tive o privilégio de caminhar ao seu lado, em vários momentos e em diferentes situações. Como colegas Secretários, na gestão do Eduardo Siqueira e do Governador Siqueira Campos e depois quando fui Prefeita e Deputada, compartilhamos sonhos, comemoramos sucessos e aprendemos com os desafios. Sempre estou ao lado do Rogério, acompanhando sua jornada pessoal e profissional e pedindo à Deus para que a felicidade e o sucesso estejam sempre presentes em sua vida.” Ex-prefeita Nilmar Ruiz

A biografia de Rogério Ramos e a história de Palmas estão interligadas intensamente. São duas trajetórias imbricadas, unidas tão perfeitamente que uma se completa com a outra.

Rogério Ramos em sua mocidade esteve ao lado de grandes personalidades que criaram o Tocantins e implantaram a capital Palmas. Aprendeu muito com eles, aperfeiçoou-se intelectualmente, galgou inúmeros degraus, sobrepondo desafios e colaborando na realização de valiosas ações e projetos.

A cada nova função mostrava sua capacidade e competência, firmando-se como um líder inteligente e extremamente articulado. O jovem casou, teve filhas e amadureceu juntamente com uma legião de amigos e companheiros, até chegar à alta cúpula política/empresarial, onde são tomadas decisões importantes para o futuro da sociedade palmense e tocantinense.

Muitos líderes que tiveram protagonismo na criação do Tocantins estão aposentados ou não se encontram mais presentes entre nós. Felizmente, há uma gama enorme de novos profissionais, como Rogério e sua esposa Marttha, que carregam aquela essencial primordial, dando sequência aos mesmos ideais de crescimento e progresso para essa terra abençoada por Deus.

O Administrador Rogério Ramos de Souza e a Farmacêutica Marttha de Aguiar Franco Ramos representam essa nova geração de líderes e gestores públicos, que se formaram e cresceram na capital, e agora ocupam posições de destaque, contribuindo positivamente para o desenvolvimento do Estado do Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://acipa.org.br/

AD – Antidrogas. 2004. Jovens apontam os fatores do consumo de drogas. Disponível em: https://www.antidrogas.com.br/2004/01/05/jovens-apontam-os-fatores-do-consumo-de-drogas/

ADMINISTRADORES.COM. 2019. Palmas sediará XVI Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/palmas-sediara-xvi-forum-internacional-de-administra%C3%A7%C3%A3o

ANDIFES. 2019. UFT firma parceria com Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=66087

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

BLOG LABORO. 2019. Faculdade Laboro celebra convênio com o Conselho Regional de Administração de Tocantins. Disponível em: https://laboro.edu.br/blog/faculdade-laboro-celebra-convenio-com-o-conselho-regional-de-administracao-de-tocantins-2/

CÂMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 1991. Lei nº 145, de 20 de dezembro de 1991. Institui o novo Código Tributário do Município de Palmas e dá outras providências. Disponível em: https://cm-palmas.jusbrasil.com.br/legislacao/256112/lei-145-91

CAMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 2000. Lei nº 970, de 26, de dezembro de 2.000. Dispõe sobre a instituição do Conselho Municipal Antidrogas e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/lei-ordinaria/2000/97/970/lei-ordinaria-n-970-2000-dispoe-sobre-a-instituicao-do-conselho-municipal-antidrogas-e-da-outras-providencias

CÂMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 2003. Lei nº 1230, de 23 de outubro de 2003. Cria o Conselho Municipal da Juventude de Palmas e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/lei-ordinaria/2003/123/1230/lei-ordinaria-n-1230-2003-cria-o-conselho-municipal-da-juventude-de-palmas-e-da-outras-providencias

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CASSOLI, David dos Santos. 2009. Reminiscência. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa. 241p.

CDL-Palmas. 2019. CDL Palmas e CRA-TO assinam Termo de Parceria para o Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://cdlpalmas.com.br/noticia.aspx?noticia=c4b05262-076f-4dd2-ad6f-88967b6c4822

CFA – Conselho Federal de Administração. 2019. Empreendedorismo em pauta no XVI FIA. Disponível em: https://cfa.org.br/empreendedorismo-em-pauta-no-xvi-fia/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cfa.org.br/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

COLIGAÇÃO PALMAS SÓ MELHORA. 2020. Plano de Governo Cinthia Ribeiro. Coordenador Geral de Campanha Rogério Ramos. Palmas, 78p. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/TO/73440/426/candidatos/557753/5_1601139751250.pdf&ved=2ahUKEwi5hPK6j8bxAhVTlJUCHRuJBgoQFnoECAcQAg&usg=AOvVaw0vSkA8ERwTKZo0awFqHQQI&cshid=1625288626665

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. CRA-TO entrega presentes para crianças do Aureny 3. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/30/cra-to-entrega-presentes-para-criancas-do-aureny-iii

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. CRA-TO promove eleições virtuais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/10/25/cra-to-promove-eleicoes-virtuais

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Diretoria do CRA-TO entrega sede definitiva da entidade. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/05/25/diretoria-do-cra-to-entrega-sede-definitiva-da-entidade

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Durante XVI ENATO Luana Ribeiro destaca papel do administrador de empresas na sociedade. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/05/25/durante-xvi-enato-luana-ribeiro-destaca-papel-do-administrador-de-empresas-na-sociedade

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Diretores de entidades convidam governador Mauro Carlesse para abertura de evento com 3 feiras em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/09/05/diretores-de-entidades-convidam-governador-mauro-carlesse-para-abertura-de-evento-com-3-feiras-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Prefeita recebe representantes do Forum Internacional de Administração que acontecera em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/03/prefeita-recebe-representantes-do-forum-internacional-de-administracao-que-acontecera-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Vice-presidente do Brasil abrira o Forum Internacional de Administração em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/09/27/vice-presidente-do-brasil-abrira-o-forum-internacional-de-administracao-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Oportunidade para profissionais do Tocantins se qualificarem ainda neste ano. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/12/09/oportunidade-para-profissionais-do-tocantins-se-qualificarem-ainda-neste-ano

CRA-PA – Conselho Regional de Administração do Pará. 2019. CRA-PA homenageia profissionais da Administração. Disponível em: https://crapa.org.br/cra-pa-homenageia-profissionais-de-administracao/

CRA-TO. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

CRA-TO. 2019. Lançamento oficial do FIA reúne autoridades e administradores em Palmas. Disponível em: https://www.crato.org.br/lancamento-oficial-do-fia-reune-autoridades-e-administradores-em-palmas/

CRA-TO. 2020. Administrador na WEB. Live com Administrador Rogério Ramos – vice-presidente do Conselho Federal de Administração. Disponível em: https://youtu.be/GynPDkXzwyI

CRA-TO. 2021. Relatório de Gestão 2019/2020. Palmas, 12p. Disponível em: http://www.crato.org.br/wp-content/uploads/2021/01/01_RELAT%C3%93RIO-GEST%C3%83O-2019-2020.pdf

CRF-TO – Conselho Regional de Farmácia do Tocantins. Novas Comissões Técnicas do CRF/TO foram empossadas. Disponível em: http://crfto.org.br/novas-comissoes-tecnicas-do-crf-to-foram-empossadas/

ECONOMIABR. 2020. CRA-TO conquista a certificação ISO 9001:2015. Disponível em: https://economiabrbrasil.com.br/2020/12/22/cra-to-conquista-a-certificacao-iso-90012015/

FACEBOOK. 2021. FANPAGE CRA Tocantins. Disponível em: https://www.facebook.com/cra.tocantins/

FACEBOOK.2021. Rogério Ramos. Disponível em: https://www.facebook.com/rogerio.ramos.562

FOLHA CAPITAL. 2018. FAMPEC-TO indica Rogério Ramos para Conselho do SEBRAE/TO. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/5910/fampec-to-indica-rogerio-ramos-para-conselho-do-sebrae-to

FOLHA CAPITAL. 2018. Marta Ramos ganha destaque em convenção estadual do PSDB. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/6650/marta-ramos-ganha-destaque-em-convencao-estadual-do-psdb

FOLHA CAPITAL. 2019. Presidente do CRA participa de Sessão Solene na Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/9246/presidente-do-cra-participa-de-sessao-solene-na-camara-dos-deputados

FOLHA DO BICO. 2018. Rogério Ramos é nomeado secretário executivo da Secretaria de Finanças da capital. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/rogerio-ramos-e-nomeado-secretario-executivo-da-secretaria-de-financas-da-capital/

FOLHA DO BICO. 2019. Hamilton Mourão abrirá o Fórum Internacional de Administração em Palmas. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/hamilton-mourao-abrira-o-forum-internacional-de-administracao-em-palmas/

FOLHA DO TOCANTINS. 2019. Francisco Costa é o novo presidente do CRA-TO. Disponível em: https://folhadotocantins.com.br/francisco-costa-e-o-novo-presidente-do-cra-to/

FOLHA DO TOCANTINS. 2020. Prefeitura de Palmas e Conselho de Administração do Ceará firmam parceria para viabilizar capacitação. Disponível em: https://folhadotocantins.com.br/prefeitura-de-palmas-e-conselho-de-administracao-do-ceara-firmam-parceria-para-viabilizar-capacitacao/

FORÇA SINDICAL. 2012. Presidente da Força Sindical TO participa de Posse da nova Presidente do CRF-TO. Disponível em: https://fsindical.org.br/forca/palmas-topresidente-da-forca-sindical-to-participa-de-posse-da-nova-presidente-do-crf-to/

GAZETA DO CERRADO. 2020. Rogério Ramos vai assumir comando do Patriotas no Tocantins; Stalin vira vice. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/exclusivo-secretario-de-cinthia-rogerio-ramos-vai-assumir-comando-do-patriotas-no-tocantins-stalin-vira-vice/

GAZETA DO POVO. 2018. MARTTHA DE AGUIAR FRANCO RAMOS – Candidatos: Deputado Federal pelo Tocantins. Disponível em: https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/candidatos/to/deputado-federal/marta-ramos-4545/

GOVERNO DO TOCANTINS. 2015. Perfil Socioeconômico Dos Municípios – Palmas. 40p. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/250006/

GUARAI NOTICIAS. 2019. Pela primeira vez, representante do município de Guaraí toma posse como conselheiro do CRA/TO. Disponível em: https://www.guarainoticias.com.br/noticia/pela-primeira-vez-representante-do-municipio-de-guarai-toma-posse-como-conselheiro-do-crato

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

JORNAL DO TOCANTINS. 2019. Farmacêutica esposa do secretário de Finanças de Palmas é nomeada secretária executiva da Saúde. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/politica/antena-ligada-1.1694939/farmac%C3%AAutica-esposa-do-secret%C3%A1rio-de-finan%C3%A7as-de-palmas-%C3%A9-nomeada-secret%C3%A1ria-executiva-da-sa%C3%BAde-1.1869894

JORNAL OPÇÃO. 2018. Entrevista: Rogério Ramos. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/tocantins/esta-nova-missao-no-sebrae-tocantins-e-uma-oportunidade-impar-de-realizar-um-bom-trabalho-153345/

JUSTOCANTINS. 2015. Conselho de Administração do Tocantins realiza 1º Coorgestão. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-26543-conselho-de-administracao-do-tocantins-realiza-1-coorgestao.html

JUSTOCANTINS. 2019. Presidente do CRA e conselheiros tomam posse. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-49346-presidente-do-cra-e-conselheiros-tomam-posse.html

LINKEDIN. 2021. Rogério Ramos – Presidente do Sebrae. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/rog%C3%A9rio-ramos-32395865

MOTA, Iranilson Ferreira. 2019. Estudo do perfil empreendedor dos administradores do estado do Tocantins – Brasil. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/743

O COLETIVO. 2012. Marco histórico, entrega da nova sede consolida o CRA-TO. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-4800-marco-hist-rico-entrega-da-nova-sede-consolida-o-cra-to

O COLETIVO. 2018. Secretário-executivo de Finanças de Palmas, Rogério Ramos é eleito presidente do Sebrae Tocantins. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-42114-secret-rio-executivo-de-finan-as-de-palmas-rog-rio-ramos-eleito-presidente-do-sebrae-tocantins

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Rogerio Ramos lança livro sobre administração. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/orla-tv-rogerio-ramos-lanca-livro-sobre-administracao/

ORLA NOTÍCIAS. 2019. Começa dia 1º Fenepalmas-2019 ira reunir palestras, serviços e soluções inovadoras. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/comeca-dia-1o-fenepalmas-2019-ira-reunir-palestras-servicos-e-solucoes-inovadoras

PERFIL-TO. 2018. Administrador dá dicas de como atuar no mercado de trabalho. Disponível em: http://perfilto.com/administrador-da-dicas-de-como-atuar-no-mercado-de-trabalho/

PERFIL-TO. 2018. Administrador tocantinense lança livro "Ramos da Administração". Disponível em: http://perfilto.com/administrador-tocantinense-lanca-livro-ramos-da-administracao/

PERFIL-TO. 2018. Entrevista com a farmacêutica Marta Franco Ramos. Disponível em: http://perfilto.com/entrevista-com-a-farmaceutica-marta-ramos/

PERFIL-TO. 2019. Rogério Ramos e Moisés Gomes são empossados na diretoria do Sebrae Tocantins. Disponível em: http://perfilto.com/rogerio-ramos-e-moises-gomes-sao-empossados-na-diretoria-do-sebrae-tocantins/

PERFIL-TO. 2021. Rogério Ramos é reconduzido ao cargo de vice-presidente do CFA. Disponível em: http://perfilto.com/rogerio-ramos-e-reconduzido-ao-cargo-de-vice-presidente-do-cfa/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL ATUAL. 2020. Curso de pratica para Perito Judicial reúne profissionais de diferentes áreas na capacitação. Disponível em: https://www.portalatual.com.br/2020/12/12/curso-de-pratica-para-perito-judicial-reune-profissionais-de-diferentes-areas-na-capacitacao/

PORTAL STYLO. 2019. General Mourão, vice-presidente da República faz palestra em Palmas na próxima terça, 1º. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508559996-general-mourao-vice-presidente-da-republica-faz-palestra-em-palmas-na-proxima-terca-1

PORTAL STYLO. 2020. Conselho de Desenvolvimento Econômico apresenta a nova diretoria. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508563393-conselho-de-desenvolvimento-economico-apresenta-a-nova-diretoria

RAMOS, Rogério. 1999. Juventude, Um Grito de Esperança. O perfil do jovem palmense. Parceria UNESCO, ULBRA e Prefeitura de Palmas. 2ª Edição. Palmas: SEJ, 70p.

RAMOS, Rogério. 2003. Juventude, Presente da Nação. 1ª edição. Palmas: SEJUV, 80p.

RAMOS, Rogério. 2020. Ramos da Administração. 2ª edição. Brasília: CFA, 58p.

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário Henrique Lázaro Lopes Cardoso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7270737

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (Fabiano Parafusos). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7212227

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Elion Sarmento Silva. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7275861

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7186992

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes do Conselho Regional de Administração do Estado do Tocantins (CRA-TO). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7273747

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SEBRAE-TO. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM-TO. 2003. Conselho da Juventude se reúne em Palmas. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/conselho-da-juventude-se-reune-em-palmas/7irx03di9l7w

SECOM-TO. 2003. Conselheiros do Comad-jovem serão capacitados. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/conselheiros-do-comad-jovem-serao-capacitados/566d6clej05c

SECOM-TO. 2003. Governo ouve estudantes sobre bolsa de estudo. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/governo-ouve-estudantes-sobre-bolsa-de-estudo/72zpktjwupoi

SECOM-TO. 2003. Gurupi sedia encontro de conselheiros da juventude. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/gurupi-sedia-encontro-de-conselheiros-da-juventude/47cenrglq6pw

SECOM-TO. 2003. Natal da Juventude marca encerramento do Bolsa Cidadã. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/natal-da-juventude-marca-encerramento-do-bolsa-cidada/1ikkais5l9ro

SECOM-TO. 2003. Rogério elogia indicação de Fábio Ramos. Disponível https://www.to.gov.br/secom/noticias/rogerio-elogia-indicacao-de-fabio-ramos/544rid01b3wb

SECOM. 2003. Rogério Ramos será palestrante de Seminário do Movimento Estudantil. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/rogerio-ramos-sera-palestrante-de-seminario-do-movimento-estudantil/3cx8c0gfy17c

SECOM-TO. 2003. Secretário anuncia programação da Semana Nacional Antidrogas. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/secretario-anuncia-programacao-da-semana-nacional-antidrogas/6efiuduoi83x

SECOM-TO. 2003. Secretário Nacional Antidrogas chega hoje a Palmas. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/secretario-nacional-antidrogas-chega-hoje-a-palmas/78ie2ys8by5h

SECOM-TO. 2003. SEJUV renova convênio do Bolsa Cidadã em Palmas. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/sejuv-renova-convenio-do-bolsa-cidada-em-palmas/609efv7vfcsn

SECOM-TO. 2004. Ramos e Ubaldo deixam o Governo. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/ramos-e-ubaldo-deixam-o-governo/33pmu08ibge5

SECOM-TO. 2004. Secretário elogia decisão do Governo Federal de instituir uma política nacional da juventude. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/secretario-elogia-decisao-do-governo-federal-de-instituir-uma-politica-nacional-da-juventude/4b7clbdai5dl

SECOM-TO. 2019. Governo do Estado apresenta potencialidades do Tocantins a grupo de Conselheiros de Administração. Disponível em: https://www.to.gov.br/secad/noticias/governo-do-estado-apresenta-potencialidades-do-tocantins-a-grupo-de-conselheiros-de-administracao/5bkw3dp9q1wi

SECOM-TO. 2020. Com foco no empreendedorismo, Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria. Disponível em: https://www.to.gov.br/sics/noticias/com-foco-no-empreendedorismo-governo-do-tocantins-e-conselho-regional-de-administracao-firmam-parceria/73fu78d4y796

SECOM-TO. 2020. Secretário se reúne com Conselho Regional de Administração. Disponível em: https://www.to.gov.br/secad/noticias/secretario-se-reune-com-conselho-regional-de-administracao/2d3f6v0iz8rx

SENADO FEDERAL. 2004. Pronunciamento de Eduardo Siqueira Campos em 05/04/2004. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/pronunciamentos/-/p/texto/345238

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SURGIU. 2019. Prefeita Cinthia Ribeiro empossa Rogério Ramos na Presidência da ASSEFIN-TO durante 1º Workshop tributário municipal. Disponível em: https://surgiu.com.br/2019/11/27/prefeita-cinthia-ribeiro-empossa-rogerio-ramos-na-presidencia-da-assefin-to-durante-i-workshop-tributario-municipal/

TOCANTINS AGORA. 2019. Acipa confirma FENEPALMAS 2019 e entidades convidam governador Mauro Carlesse para abertura de evento em Palmas. Disponível em: https://www.tocantinsagora.com.br/cidades/palmas/acipa-confirma-fenepalmas-2019-e-entidades-convidam-governador-mauro-carlesse-para-abertura-de-evento-em-palmas/

T1NOTÍCIAS. 2010. Enbra começa nesta quarta e apresenta diversas palestras com os maiores nomes na administração. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/minha-opiniao/enbra-comeca-nesta-quarta-e-apresenta-diversas-palestras-com-os-maiores-nomes-na-administracao/28745/

T1 NOTÍCIAS. 2014. Odir Rocha, o prefeito da transição, relembra a Palmas do fim da década de 90. Disponível em: https://movel.t1noticias.com.br/cidades/odir-rocha-o-prefeito-da-transicao-relembra-a-palmas-do-fim-da-decada-de-90/58037/

T1NOTÍCIAS. 2015. Encontro de Administradores. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/encontro-de-administradores/69424/

T1NOTÍCIAS. 2015. Palmas sedia 19º Encontro de Administradores do Estado entre 24 e 26 de setembro. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/palmas-sedia-19o-encontro-de-administradores-do-estado-entre-24-e-26-de-setembro/69920/

T1NOTÍCIAS. 2017. CRA promove palestras na Fenepalmas. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/cra-promove-palestras-na-fenepalmas/86949/

T1NOTÍCIAS. 2019. Fecomércio em Forum Internacional. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/fecomercio-em-forum-internacional/104370/

T1NOTÍCIAS. 2019. Fórum Internacional de Administradores é lançado oficialmente na Capital. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/forum-internacional-de-administradores-e-lancado-oficialmente-na-capital/103935/

UNIRG. 2016. Alunos da UnirG visitaram o Conselho Regional de Administração do Tocantins. Disponível em: http://www.unirg.edu.br/noticia/8685/Alunos-da-UnirG-visitaram-o-Conselho-Regional-de-Administra%C3%A7%C3%A3o-do-Tocantins

VERMELHO. 2006. Pesquisas contraditórias. Disponível em: https://vermelho.org.br/2006/09/26/pesquisas-contraditorias/

VOZ DO BICO. 2019. Conselho Regional de Administração do Tocantins elege nova diretoria para 2019/2020. Disponível em: https://www.vozdobico.com.br/tocantins/conselho-regional-de-administracao-do-tocantins-elege-nova-diretoria-para-2019-2020/

YOUTUBE. 2021. Canal – Adm. Rogério Ramos. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCwVe28ik-CUsmUKJO7V6nzg

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Lista de municípios do Tocantins por ano de criação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Tocantins_por_ano_de_cria%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

93NOTÍCIAS. 2019. Palmas/TO sediará XVI Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://93noticias.com.br/noticia/43845/palmas-to-sediara-xvi-forum-internacional-de-administracao

105FM. 2021. Alô Empresário - Entrevista com Rogério Ramos e Dr. Túlio Jorge. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/live/?v=423603182068948&ref=watch_permalink

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Julho de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior