Comendador Poeta Trovador Historiador Clério José Borges - Biografia - Curriculum Cultural

CURRICULUM CULTURAL E ARTÍSTICO

Comendador Clério José Borges

Historiador, Poeta e Trovador Capixaba, o Escritor e Comendador Clério José Borges nasceram em 15/09/1950, no bairro de ARIBIRI, Município de Vila Velha, ES. Clério José Borges é presidente da ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES, ACLAPTCTC, antigo Clube dos Poetas Trovadores Capixabas CTC.

FOI FUNDADOR E PRIMEIRO PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA.

É ATUALMENTE SECRETÁRIO GERAL DA ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E DA ACADEMIA MINIMALISTA DE LETRAS DE MINAS GERAIS.

Pertence as Academia de Letras de Marataízes, Academia de Letras da Cidade de São Mateus, Academia de Letras de Vila Velha, Acadêmico Correspondente, Cadeira 202, da Academia de Letras de Cachoeiro de Itapemirim, Academia de Letras da cidade de Iconha, na região do Caparaó. E Associado do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e do Clube de Intelectuais Franceses. Pertence ainda ao Movimento Poético Nacional, MPN, com sede no Estado de São Paulo; Sociedade de Cultura Latina do Brasil, com sede em Mogi das Cruzes, SP; Casa do Poeta Brasileiro, Poebras, de Porto Alegre, RS;

Pertence ainda a Academia PETROPOLITANA de Letras, da Cidade de Petrópolis, (RJ); Academia Brasileira da Trova, com sede no Rio de Janeiro e Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, ALCEAR, bem como inúmeras outras entidades, Associações e Academias no Brasil e no Exterior. Funcionário Público Estadual Aposentado no Cargo de ESCRIVÃO tendo trabalhado durante 35 anos, onde recebeu diversos Elogios e, as Medalhas de Bronze, Prata e Ouro da Polícia Civil do Espírito Santo.

Técnico em Contabilidade. Estudou Direito e Pedagogia na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Foi Jornalista dos Jornais A TRIBUNA e O DIÁRIO, de Vitória, ES, onde atuou de Foca a Chefe de Reportagem se especializando em comentarista de Filmes.

COMENDADOR com título conferido em solenidade do Dia do Escritor realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

Foi Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo, durante quatro anos, onde foi eleito e atuou como Secretário e Vice-presidente do CEC-ES.

É morador da SERRA, ES, desde 1979, tendo recebido o Título de Cidadão Serrano, conferido pela Câmara Municipal da Serra, de acordo com o Decreto Legislativo nº 05, de 14 de dezembro de 1994.

Foi um dos organizadores da Associação de Moradores do bairro onde reside, tendo sido o primeiro Vice-Presidente e, atuado como Diretor de Comunicação e Secretário Geral.

Pertenceu ao Conselheiro Titular da Câmara de Literatura do Conselho Municipal de Cultura da Serra, de 24/09/1997 a 20/07/2012, ou seja, por 14 anos, 09 meses e vinte dias. Pertence a Pastoral Familiar e, é Ministro da Palavra na Comunidade São Paulo Apóstolo da Paróquia São José Operário de Carapina. Desde 11 de maio de 2004 é Senador da Cultura, representando o Espírito Santo perante o Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Possui QUINZE livros publicados, sendo os principais, “História da Serra”, “Serra, colonização de uma cidade” e “Dicionário Regional de Gírias e Jargões.”

Autor dos Livros: Trovas Capixabas; Trovadores dos Seminários da Trova; Trovadores Brasileiros da Atualidade; O Trovismo Capixaba; Alvor Poético; O Vampiro Lobisomem de Jacaraípe; História da Serra (3 Edições); Serra em Prosa e Versos/Poetas e Escritores da Serra; Origem Capixaba da Trova; Dicionário Regional de Gírias e Jargões. Organizador, desde 1981 dos Seminários Nacionais da Trova e dos Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores. Detentor de Diversos Títulos, DIPLOMAS e homenagens, como por exemplo a MEDALHA CHICO PREGO, recebida em 30/03/2006.

Teve atuação como Ator no Filme "QUEIMADO", de João Carlos Christo Coutinho, sobre a Revolta dos Negros Escravos do Distrito do Queimado, na Serra, ES, ocorrida em 1849. Atuou como Ator no FILME "Trovadores do Neotrovismo na Amazônia", da Cineasta Russa Valentina Ivanovna Kupnova. Produz Vídeos amadores para o You Tube onde já atingiu o número superior a Um Mil Vídeos. É Ministro da Palavra, da Comunidade São Paulo, Paróquia São José Operário, desde dezembro de 2009 e pertence a Pastoral Familiar da referida Comunidade e Paróquia. Envolvido em lutas comunitárias desde 22/04/1979, conforme histórico da AMBES. Confira Registro de Clério como Escritor na BIBLIOTECA NACIONAL.

Em 1987 concedeu inclusive entrevista a Leda Nagle, em Rede Nacional, no programa "Sem Censura" da TV Educativa do Rio de Janeiro. No Dia 10/02/2007, em pleno Carnaval Capixaba, Clério José Borges foi homenageado, no SAMBÃO DO POVO, em Vitória, ES, como Historiador pela Escola de Samba ROSAS DE OURO, do Município da Serra, Espírito Santo, presidida pelo Carnavalesco Marcos Caran. Clério desfilou como Destaque num Carro alegórico pois o enredo "SERRA 450 ANOS DE FUNDAÇÃO, foi baseado no Livro HISTÓRIA DA SERRA, de Clério José Borges.

No dia 12 de setembro de 2009 a convite de Júlio Cesar Batista Nogueira, conhecido como Júlio Autor, o Escritor Clério José Borges participou das filmagens do Vídeo Documentário, NOVA ALMEIDA EM UM OLHAR. No dia 05 de junho de 2010, no Salão de Festas CENSI, em Itabira, Minas Gerais, Clério José Borges recebeu o título de DESTAQUE DO ANO e TROFÉU CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, numa promoção do Jornalista e Colunista Social de Itabira, MG, Eustáquio Lúcio Felix.

HISTÓRIA DA SERRA, MELHOR LIVRO DO ANO.

MELHOR PUBLICAÇÃO NO GÊNERO PROSA NO BRASIL

1999 - A obra "História da Serra", de Clério José Borges em sua 1ª Edição foi eleita como a Melhor publicação de 1998, no gênero prosa no Brasil. A cerimônia oficial de premiação foi realizada em abril de 1999, em solenidade presidida pela professora e Acadêmica, Maria Aparecida de Mello Calandra, IWA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, na cidade de Mogi das Cruzes - São Paulo. O livro conta a Saga dos Índios Temiminós e a Colonização da Cidade da Serra, no Estado do Espírito Santo.

A solenidade de premiação ocorreu no dia 08 de maio de 1999, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, localizado no Centro Histórico da Cidade de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo.

Em carta de Mogi das Cruzes, datada de 20 de janeiro de 1999, a Prof.ª Maria Aparecida de Mello Calandra, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, comunica que o Livro “História da Serra” foi eleito um dos Melhores Livros do ano de 1998: “Por meio desta vimos parabenizar Vossa Excelência pela expressiva votação popular conquistada na eleição de “Os Melhores de 1998.” Aproveitamos o ensejo para informar a Vossa Excelência que a obra intitulada “História da Serra” foi eleita como um dos melhores livros de 1998, em Prosa e ativista cultural. A cerimônia oficial de premiação dar-se-á em local e dia a serem determinados no mês de abril de 1999. A cerimônia oficial de premiação foi realizada em abril de 1999, em solenidade presidida pela professora e Acadêmica, Maria Aparecida de Mello Calandra, IWA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, na cidade de Mogi das Cruzes – São Paulo”.

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA:

FUNDADOR E PRIMEIRO PRESIDENTE

1993 - A Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS foi fundada no dia 28 de agosto de 1993, com 40 cadeiras patronímicas fixas e vitalícias e, com base numa ideia de Clério José Borges que, na qualidade de Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, que em correspondência com Papel Timbrado do Clube dos Trovadores Capixabas, convocou poetas e Artistas da Serra para a Assembleia Geral de fundação a 28 de agosto de 1993.

Clério presidiu a reunião de fundação que contou com a secretaria do Advogado e professor Carlos Dorsch e a presença do ex Prefeito, Naly da Encarnação Miranda. Clério José Borges foi eleito o primeiro Presidente Executivo, com mandato de dois anos, até 28 de agosto de 1995. Dr. Naly da Encarnação Miranda, ex prefeito da Serra em duas ocasiões, sido escolhido Presidente de honra e orador. Definida as Cadeiras da Academia, Clério José Borges ficou com a cadeira nº 2, que tem como Patrono o Índio fundador da Serra, Maracajaguaçu. Voltou a presidir a ALEAS no período de 06 de agosto de 2012 a 28 de agosto de 2014. Em 28/08/2016 assume a Vice-Presidência da ALEAS até 28/08/2018.

Web Site: https://clerioborges.com.br

Clério José Borges
Enviado por Clério José Borges em 29/07/2021
Código do texto: T7309543
Classificação de conteúdo: seguro