Gerente Vanusa Flória: há onze anos sendo destaque na arte de vender e liderar em Goianésia

Ela é bastante conhecida em Goianésia por conta das propagandas de rádio e carro de som. Gerente Vanusa. Ou Vanusa da Móveis Estrela. Tem uma legião fiel de clientes e amigos. É o tipo de profissional que acredita que o sucesso passa por relacionamentos verdadeiros. Isso vale para a loja e para a vida.

Vanusa Flória, 42 anos, é conhecida na cidade também por ser a principal referência feminina quando se fala em gerente de loja de móveis. Há onze anos ela é gerente de uma das lojas Móveis Estrela em Goianésia e desde então acumula prêmios internos e reconhecimento nas pesquisas de opinião pública. Lidera uma equipe de vendedores e dá ótimos resultados à empresa.

O que muita gente não sabe é que Vanusa teve que pagar um preço para chegar aonde chegou. Que teve que ralar bastante e renunciar a muita coisa para fazer o sucesso acontecer. Acontecer e permanecer.

TUDO COMEÇOU EM IPORÁ

Sua história profissional começa em Iporá, no Oeste Goiano. Lá ela nasceu, cresceu e deu os primeiros passos no comércio. Não começou de cima. Não tinha parentes influentes para conseguir boas colocações. Ela mesma tinha que ir atrás e distribuir currículo. E começou a fazer isso com 14 anos, praticamente uma criança.

Trabalhou como faxineira de loja, como monitora de creche. Mas sua paixão na época era trabalhar no departamento financeiro das lojas. Trabalhou em três na cidade: uma loja veterinária, uma ferragista e uma concessionária de motos.

Vanusa gostava tanto de lidar com finanças que pensou em prestar vestibular para Ciências Contábeis. Estava decidido que era isso que gostava de fazer e que faria isso até o fim da vida. Sempre dizia que não queria trabalhar com vendas porque não gostava do ambiente hostil e competitivo que as lojas tinham. Não era isso que queria para sua vida.

Mas o destino tinha outros planos para Vanusa. A concessionária começou a entrar em declínio e teve que fazer cortes. Eles começaram por quem ganhava mais. Vanusa estava nesse time. Foi substituída por uma funcionária que aceitou ganhar bem menos.

O MOMENTO EM QUE COMEÇOU A MUDAR DE VIDA

No olho da rua, com dois filhos adolescentes e em uma cidade com poucas opções, Vanusa distribuiu currículo. Um deles na Móveis Estrela local, de olho no setor financeiro. Foi chamada para a entrevista. Mas a vaga não era exatamente a dos sonhos. Foi convidada a integrar o time de vendedores da loja. Exatamente a função que ela tinha pavor. Como precisava ganhar dinheiro e nunca teve dom para preguiça, Vanusa aceitou o desafio. Foi para o “sacrifício”.

E se jogou de corpo e alma na nova profissão. Bateu todas as metas. Em três meses foi convidada a aceitar a gerência na loja. Algo inédito e impensável. Uma vendedora novata no ramo e com apenas três meses passando a perna nos veteranos e sendo a chefe? Isso pegou todos de surpresa, inclusive ela, que recusou, alegando não estar pronta para a missão.

Seu sucesso passou a criar ciúmes entre os colegas. O clima ficou pesado. Até reuniões tiveram que ser deliberadas para acalmar os ânimos. Vanusa, que já tinha um pé atrás e previa esse tipo de situação conflituosa, decidiu sair da loja e aceitar um emprego no Bradesco, no financeiro.

Ela saiu das vendas, mas a paixão por vendas acabou entrando nela. Com apenas três meses havia pegado gosto e, mesmo com o clima ruim de competividade, se apaixonou pela profissão. Voltou e já disse de cara aos colegas que havia retornado para ficar, então que achassem um jeito de aceita-la.

A MUDANÇA PARA GOIANÉSIA

Oito meses depois foi convidada para o desafio que iria mudar a sua vida. Ser gerente de uma das lojas Móveis Estrela em outra cidade distante. Em Goianésia. Não era algo simples: seu marido, Aílton, era funcionário público, eles tinham casa própria e vida estabelecida em Iporá. Seria uma mudança radical. O chefe propôs três meses como experiência. Ela topou. Desembarcou em Goianésia em outubro de 2010. E se encantou com a função, com a cidade, com os resultados. Decidiu buscar a mudança.

Mesmo com o início de sucesso, ela conta que não foi tão bem recebida na cidade. Principalmente pela mídia, que não acreditava muito no seu potencial. Ela foi provando a cada dia e calando a boca de todo mundo.

Talvez por verem poucas mulheres em posição de comando, muita gente chegava à loja e pedia para falar com o gerente. Quando chegava a gerente, sempre havia um estranhamento. Algo como “o que essa mulher está fazendo aí, brincando de liderar?”.

Com tempo, trabalho e, principalmente batendo meta atrás de meta, Vanusa conquistou o respeito e a admiração de todos. O preço foi alto no início. Não tinha horário nem tempo para cuidar de si: da saúde, da vaidade, do lazer. Algumas vezes teve que ir ao médico. O diagnóstico: parar de trabalhar tanto e dedicar tempo e energia na qualidade de vida.

MUDANÇA DE VIDA

Ela foi aprendendo coisas novas e viu que era possível treinar boas equipes, alcançar os resultados para a loja e ao mesmo tempo cuidar de si. Passou a se alimentar melhor, ter rotina de exercícios físicos, se vestir melhor, ficar em dia com seu lado mulher. Hoje ela é uma mulher com sucesso no trabalho e na vida pessoal, garante.

Um dos segredos de conquistar feitos importantes no comércio, de acordo com Vanusa, é apostar na qualificação da equipe. Ela conta que tem vendedores que estão há oito anos com ela. Vanusa acredita que é melhor treinar, qualificar e manter a equipe ao invés de ficar trocando os integrantes o tempo todo. Sua crença tem sido apoiada pelos resultados, sempre positivos.

Nesses onze anos muita coisa evoluiu sob seu comando, a começar pela estrutura da loja. Antes funcionava em um espaço sem muito conforto. Hoje, é uma loja nova, climatizada, com amplas instalações. Nada disso caiu do céu. Tudo foi conquistado com suor e às vezes lágrimas. “Mas tudo vale a pena”, garante.

NOVOS VOOS

Vanusa segue firme no comando da Móveis Estrela. É seu carro-chefe. Mas também se lançou no mundo do empreendedorismo solo. Ou melhor, em parceria com a filha, Larissa. Inaugurou em janeiro a AmarÉ, loja especializada em moda praia, fitness, lingerie e pijama nas linhas adulto e infantil.

É uma loja que busca trabalhar a autoestima das mulheres, incentivá-las a se amarem do jeito que são. “É a realização de um sonho estar neste projeto junto com minha filha”, diz. É um empreendimento ainda pequeno, mas que tem tudo para ser grande com o passar do tempo.

Vanusa hoje está no seu melhor momento. Em todos os aspectos. Lidera uma loja que é destaque por vender bem, ajuda pessoas a realizarem sonhos, tem seu marido trabalhando com ela (após se aposentar ele se integrou à equipe), ajudou os filhos Bruno e Larissa a se formarem, é avó e ainda com a vaidade em dia, se sentindo linda e poderosa.

Não se vê com muitas ambições fora da Móveis Estrela nos próximos anos. “Gosto de estar em um ambiente que me faz feliz, realizada. Quero me aposentar na Móveis Estrela e depois me dedicar a alguns investimentos e curtir a vida”, diz. Mas isso é coisa para o futuro. Ela está muito ocupada, saboreando as delícias do sucesso no presente. Um presente que já dura pelo menos onze anos.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 03/09/2021
Código do texto: T7334539
Classificação de conteúdo: seguro