Zeca Salvino: o homem que criou o Sicoob e revolucionou o cooperativismo financeiro no Brasil

Atualmente Zeca Salvino cumpre uma missão: ajuda o filho Leonardo Menezes na administração de Goianésia. Leonardo, que é prefeito desde janeiro de 2021, convidou o pai a emprestar sua experiência de gestão, sendo um dos secretários. Zeca não tinha como negar. Abraçou a causa e é atualmente o secretário-chefe da Casa Civil, pasta que faz a máquina pública girar.

Aos 71 anos de idade, José Salvino de Menezes passou a vida aceitando, enfrentando e vencendo desafios. Alguns de dimensões grandes e complexas. Em diversas áreas: empresarial, setor de serviços, cooperativismo, política. Em todas obteve protagonismo.

SUCESSO NACIONAL COM O SICOOB E O BANCOOB

O ápice de sua carreira aconteceu durante sua trajetória no cooperativismo de crédito. Foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito, sendo seu presidente até 2016. Zeca Salvino foi o responsável pela criação e lançamento da marca Sicoob no Brasil.

Como presidente nacional do Sicoob, Zeca fez a história acontecer. Implantou um moderno sistema operacional para integrar todas as cooperativas Sicoob no país, uma revolução para o setor. Isso tornou o Sicoob no maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. Como banco é o quinto maior, com mais de 5 milhões de cooperados e mais de 3 mil pontos de atendimento no território nacional.

O sucesso como presidente do Sicoob deu visibilidade nacional a Zeca Salvino, que foi convidado a ministrar palestras sobre cooperativismo de crédito em diversos países do mundo. Ao todo já esteve em 105 países, a maioria representando o Sicoob em alguma conferência ou a negócios.

No Brasil teve seu trabalho reconhecido. Foi homenageado com título de cidadania e comendas em dezenas de cidades em quase todos os estados brasileiros. E claro, foi homenageado em Goianésia, sua cidade natal, com a Comenda Medalha do Fundador, que leva o nome de seu avô, Laurentino Martins Rodrigues.

Além do Sicoob, Zeca Salvino deixou suas digitais também em outro grande empreendimento financeiro, o Bancoob. Ele foi um dos fundadores do Banco Cooperativo Brasileiro, atuando no cargo de presidente e ocupando uma cadeira no conselho de administração. Zeca foi ainda um dos fundadores da Associação Brasileira das Cooperativas de Crédito.

O INÍCIO DE TUDO

Zeca Salvino tem formação acadêmica como contador. Antes de receber o diploma, porém, já trabalhava no Bradesco. Ingressou no banco com 16 anos e durante os dezoito anos que ficou por lá ocupou diversos cargos. Encerrou o ciclo no Bradesco como gerente.

Saiu para comandar em Goianésia uma concessão da Volkswagem que acabava de ser oferecida para a cidade. Assumiu a direção da Goiave, revendedora autorizada e exclusiva. É proprietário até os dias atuais, com mais de quarenta anos de sucesso, sendo referência na região.

EXPERIÊNCIA NA POLÍTICA

Em 1976, aos 26 anos de idade, Zeca Salvino foi eleito vice-prefeito na chapa de Jalles Fontoura. Com a saída do titular para disputar eleição de deputado estadual, Zeca assumiu o cargo de prefeito por um ano. Prazo suficiente para deixar sua marca, entregando casas próprias aos moradores dos bairros Nova Aurora e Boa Vista, além de outras obras importantes.

PROTAGONISMO EM OUTRAS ÁREAS

Em Goianésia, Zeca Salvino foi um dos fundadores da Cooperativa Agropecuária de Goianésia, a Cagel. Foi com essa ação que iniciou sua longa e vitoriosa trajetória no cooperativismo. Pouco tempo depois foi diretor da Organização das Cooperativas de Goiás, a OCB-Goiás.

Zeca foi presidente e fundador da Associação dos Plantadores de Cana do Vale do São Patrício, tendo inclusive construído a sede própria com recursos da associação, onde hoje é a sede da Jalles Machado.

Em 1983 fundou a cooperativa de crédito Coopercred, sendo seu presidente até 2014. Foi um dos fundadores do Movimento Pró Infância e Juventude de Goianésia. Como presidente deixou como legado a construção da sede própria, denominada Casa da Criança Maria Joana Rodrigues.

A convite do governo de Israel, Zeca Salvino passou um tempo naquele país. Uma experiência que o impactou bastante e lhe serviu de referência para empreitadas futuras. Em 1989 ajudou a fundar a Cooperativa Central de Goiás, ficando como presidente até 2016.

Incansável, Zeva Salvino participou ativamente da constituição da cooperativa de crédito Emprecred, sendo por vários mandatos conselheiro de administração. Graças à sua imensa habilidade para os negócios e experiência com o mundo do cooperativismo financeiro, sempre foi convidado para integrar projetos Brasil afora.

UM HOMEM SIMPLES, QUE ADORA CONHECIMENTO

Criado na roça até os 5 anos de idade, Zeca Salvino mantém até hoje a simplicidade como regra de vida. Casado com Iracilda, é pai de três filhos: Fabiana, Leonardo (atual prefeito de Goianésia) e Lidiane.

Zeca Salvino é um leitor voraz. Está sempre na companhia de bons livros. Gosta tanto que chegou a escrever e publicar quatro obras tendo como temas principais mensagens para reflexão. Foram mais de dez mil exemplares distribuídos entre amigos e pessoas que mantém contato profissional.

Ele é um homem que acorda e dorme cedo. Sempre teve por hábito começar sua jornada de trabalho às 6h30, no máximo às 7h. Pela manhã se sente mais produtivo e usa melhor sua energia. É um dos segredos. O outro, ele conta, é trabalhar duro para realizar os sonhos.

Com uma vida dedicada ao trabalho, participado de milhares de reuniões e eventos públicos, Zeca Salvino só tem uma reclamação: ter de usar terno. “Não gosto mesmo!”, conta, rindo. E mais. “Tenho aversão à gravata, só uso quando sou obrigado. Sendo assim, quando não está em evento que exige formalidade, faz questão de se vestir de forma confortável e simples.

Em tudo que colocou a mão fez prosperar. Não foram poucas as missões difíceis. Não só fez bem seu trabalho: deixou legado. Quando se olha, por exemplo, para qualquer um dos milhares de agências do Sicoob no Brasil dá para ver que havia alguém brilhante por trás, fazendo acontecer. Esse alguém tem nome e sobrenome: José Salvino de Menezes, o homem simples de Goianésia.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 03/09/2021
Código do texto: T7334546
Classificação de conteúdo: seguro