LEE IACOCCA - SELFMADE MAN

Lee Iacocca

Nascimento

Lido Anthony Iacocca

15 de outubro de 1924

Allentown

Morte

2 de julho de 2019 (94 anos)

Bel Air

Cidadania

Estados Unidos

Alma mater

· Universidade de Princeton – Universidade Lehigh

· William Allen High School

Ocupação

Executivo, autobiógrafo, diarista

Prêmios

· Ellis Island Medal of Honor

Empregador

Ford Motor Company, Stellantins North America

Causa da morte

Doença de Parkinson

Lido Anthony "Lee" Iacocca (Allentown, 15 de outubro de 1924 – Bel Air , 2 de julho de 2019) foi um empresário estadunidense de ascendência italiana

Biografia

Considerado uma das pessoas mais representativas e inspiradoras da industria automobilisticia do final do século XX e início do do século XXI, Iacocca tornou-se célebre por ter lançado o Mustang, o malfadado Ford Pinto, tendo sido demitido da Ford Motor Company, e por ter reerguido a Chrysler Corporation nos anos 1980. Foi presidente e CEO da Chrysler de 1978 até sua aposentadoria em 1992, além de o único executivo nos últimos anos a presidir as operações de duas das três grandes montadoras automobilísticas estadunidenses, o que ele fez durante diferentes anos.

Filho de imigrantes italianos, Iacocca também foi um conhecido autor, best seller de livros de negócios, liderança e governança corporativa. Foi considerado o 18° melhor CEO estadunidense da história pela revista "Portfolio, The Magazine of the Fine Arts".

Morte

Iacocca morreu em 2 de julho de 2019 em sua casa em Bel Air, Los Angelos , Califórnia aos 94 anos.

Prêmios e Honrarias

· Em 1985, Iacocca recebeu o Prêmio S. Roger Horchow Award de Melhor Serviço Público por um cidadão privado, um prêmio concedido anualmente pela Jefferson Awards Foundation.

· Em 2009, foi considerado o 18° melhor CEO estadunidense da história pela revista "Portfolio, The Magazine of the Fine Arts"

Bibliografia

Livros de Autoria do Iacocca

· Iacocca, Lee (2007). Where Have All the Leaders Gone. [S.l.]: Scribner.

· Iacocca, Lee and Sonny Klenfield (1988) Talking Straight. Bantam.

· Iacocca, Lee and William Novak (1986 reissue). Iacocca: An Autobiography. Bantam.

Livros Sobre o Iacocca

· Vlasic, Bill and Bradley A. Stertz (2000). Taken for a Ride: How Daimler-Benz Drove off with Chrysler. [S.l.]: William Morrow & Company.

ivanoterrível
Enviado por ivanoterrível em 29/10/2021
Código do texto: T7373828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.