JOSÉ CARLOS PACE - OU MOCO PARA OS AMIGOS!!!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE PORQUE O AUTODROMO DE INTERLAGOS TEM O SEU NOME!!!!

No dia 6 de Outubro de 1944, no Estado de São Paulo, nascia José Carlos Pace. Conhecido também como Moco por seus amigos mais próximos, o piloto se tornou grande nome do automobilismo.

Apaixonado por velocidade, já nos anos 60, o piloto começou a pilotar Kart. Pace participou do Prêmio Aniversário do Automóvel Clube do Estado de São Paulo, com um DKW em sua primeira corrida, porém, em 1966 aos 22 anos, José iniciou sua carreira profissional correndo em provas de Turismo.

Estreou na Fórmula 1 em 1972, pela equipe Williams, com um carro da temporada anterior que pertencia à equipe March. Mesmo com um carro um pouco limitado, José marcou 3 pontos na sua primeira temporada. O piloto sempre foi tímido e não gostava de conversar com a imprensa, por isso o apelido Moco foi carregado pelo resto da vida.

Muitas pessoas conhecem o Autódromo de Interlagos, mas poucas sabem que ele foi batizado de novo, como Autódromo José Carlos Pace… Preparem os corações para mais uma história emocionante contada aqui pela sua biografia da Wikipédia.

José Carlos Pace na Fórmula 1

A sua primeira temporada, em 1972, foi difícil. O seu carro era mais fraco do que os outros carros concorrentes, mas mesmo assim, foram ótimos resultados conquistados naquela temporada. Dos pilotos da Williams, José Carlos Pace foi o único a pontuar aquele ano, em 6º lugar na Espanha e 5º lugar na Bélgica.

José Carlos Pace

Carlos Pace

Informações pessoais

Nome completo

José Carlos Pace

Apelido(s)

Moco

Nacionalidade

brasileira

Nascimento

6 de outubro de 1944

São Paulo, São Paulo

Morte

18 de março de 1977 (32 anos)

Mairiporã, São Paulo

Registros na Fórmula 1

Temporadas

1972–1977

Equipes

3 (March, Surtees e Brabham)

GPs disputados

73 (72 largadas)

Títulos

0 (6º em 1975)

Vitórias

1

Pódios

6

Pontos

58

Voltas mais rápidas

5

Primeiro GP

GP da África do Sul de 1972

Primeira vitória

GP do Brasil de 1975

Última vitória

GP do Brasil de 1975

Último GP

GP da África do Sul de 1977

José Carlos Pace, ou Carlos Pace, o Moco (São Paulo, 6 de outubro de 1944 — Mairiporã, 18 de março de 1977) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, vencedor do Grande Prêmio do Brasil de 1975.

Carreira

Estreou no automobilismo em 1963, disputando provas de Turismo pela equipe Willys.

Em 1970, já na Europa, disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, sagrando-se campeão.

Em 1971 venceu o GP de Imola de Fórmula 2. Com esta vitória, conseguiu um convite para integrar a equipe de Protótipos da Ferrari a partir da temporada de 1972, tendo como melhor resultado o segundo lugar nas 24 horas de Le Mans de 1973.

O ingresso na Fórmula 1 deu pela equipe Williams, que na época utilizava carros March da temporada anterior. Ainda assim, Pace pontuou duas vezes, terminando o campeonato em 16º lugar, com três pontos.

No ano seguinte, paralelamente ao Campeonato de Protótipos, disputou a Fórmula Um pela equipe Surtees. Terminou o campeonato em 11º lugar, com 7 pontos, conseguindo como melhor resultado o 3º lugar na Áustria. Foi escolhido o quarto melhor piloto do mundo pelo anuário Autocourse, perdendo para Jackie Stewart, Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi.

Em 1974, começou a temporada novamente na Surtees. Na metade da temporada, mudou de equipe, passando a disputar o campeonato pela Brabham, onde conseguiu o segundo lugar em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Terminou o campeonato em 12º lugar, com 11 pontos.

Em 1975, disputando a temporada pela Brabham, Pace fez sua melhor temporada no automobilismo. Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e sagrou-se campeão do Grupo 1. Venceu também as 25 horas de Interlagos. Seu principal feito na temporada veio no segundo GP de 1975, no Brasil. Pace venceu a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi; a primeira na Fórmula 1. Terminou a temporada em 6º, com 24 pontos.

O campeonato de 76 não foi muito bom para Pace. Utilizando os motores Alfa Romeo, que eram pesados e gastavam muita gasolina, fez apenas 7 pontos, terminando em 14º lugar. Naquele ano atuou como dublê de Al Pacino no filme Bobby Deerfield nas cenas de competição nos GPs do Brasil, África do Sul e Estados Unidos.

Em 1977, um segundo lugar no Grande Prêmio da Argentina foi o último pódio de José Carlos Pace. Participou de mais duas corridas, Brasil e África do Sul, sem pontuar.

Morte

No dia 18 de março de 1977, o avião em que viajava, um pequeno monomotor de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes, bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, após decolar do Aeroporto Campo de Marte no início de uma violenta tempestade, tendo Pace morte imediata. Está sepultado no Cemitério do Araçá. Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado Autódromo José Carlos Pace em sua homenagem.

Nota do divulgador:- A quem mais interessar possa... veja quantas corridas que ele participou em sua vida completa no Wikipédia a sua disposição gratuitamente!!!!

Ivan o terrivel e BIOGRAFIA DA WIKIPÉDIA
Enviado por Ivan o terrivel em 14/11/2021
Reeditado em 14/11/2021
Código do texto: T7385146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.