Biografia do Poeta e Jornalista ZACARIAS GOMES MARTINS

Poeta, jornalista, cronista, pesquisador, conferencista e ativista cultural, Zacarias Gomes Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. É considerado um dos maiores poetas e um grande personagem da história do jornalismo impresso no Estado do Tocantins.

Vale a pena conhecer sua trajetória em detalhes.

ORIGEM:

Nasceu em 23 de julho de 1957, filho de Aldenor de Figueiredo Martins e Argentina Gomes Martins. É o oitavo filho de uma grande prole de 12 irmãos (7 mulheres e 5 homens).

A família Martins residia à Avenida Dr. Freitas, no Bairro Marco, perto do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. Mesmo morando numa capital, a infância do pequeno Zacarias teve ares interioranos. O Marco era um bairro residencial tranquilo e hospitaleiro, porém, em franca expansão imobiliária, devido à sua privilegiada localização, logo na entrada da cidade. Além disso, alguns igarapés nas proximidades eram ótima opção de lazer e diversão.

Ele fez o primário no Grupo Escolar Dom Pedro II, situado à Travessa Lomas Valentinas, nº 2140, a poucas quadras de sua casa, percurso que fazia a pé com outros irmãos e amigos.

O ensino ginasial cursou no Colégio Paulino Brito, localizado na Travessa Humaitá, 2412, também no Bairro do Marco.

Foi ali no Paulino Brito que brotou em sua alma o apreço pela leitura e seu interesse pela escrita, conforme detalha:

“Tudo começou na minha pré-adolescência, quando, incentivado por uma professora, enveredei pelo hábito da leitura. Comecei inicialmente lendo revistas em quadrinhos. Depois, passei para os livros de autores clássicos da literatura brasileira, como por exemplo, Castro Alves, Araújo Jorge, Vinícius de Morais, Cecília Meireles e Mário Quintana, dentre outros... Daí para a produção textual foi um passo rápido.”

Ele explica de onde vem sua inspiração para suas obras:

“As minhas poesias são inspiradas no meu dia a dia, de alguma palavra ou frase que eu ouço, ou de um fato que eu presencio. Vez por outra, me inspiro em alguma obra literária que leio. Não forço nada. Deixo a minha inspiração simplesmente fluir.”

Em 1978, Zacarias selecionou seus melhores poemas e lançou seu primeiro livro “Transas do coração”.

Em 1979, lançou “O Poeta de Belém”, na sede do Departamento Municipal de Turismo, durante o 1º Encontro de Poesias, evento esse, que ele organizou em parceria com a poeta Josette Lassance, filha do consagrado artista plástico Joaquim Lassance Maya.

Em seguida, muda-se para Brasília, onde foi em busca de novas oportunidades de trabalho. Na Capital da República, lança “Poetar” (1980).

Veja o que ele diz sobre sua evolução na lide poética:

“As primeiras produções tinham por temática o amor e o romantismo. Com o passar do tempo e o amadurecimento, me enveredei para o tema da natureza, de protesto com viés político, até chegar na temática humorística.”

Em 1981, começou a trabalhar no jornal “O Bandeirante”, dando início a uma extensa e virtuosa carreira.

Brasília foi o palco do começo de sua vida profissional na comunicação, bem como, onde ele encontrou o grande amor de sua vida.

Lá no Planalto Central, Zacarias Martins se encantou com a jovem Leontina Dias Fernandes Martins (também conhecida como Léa Martins). Eles começaram a namorar e, tempo depois, veio o casório. Dessa união, eles tiveram dois filhos: Vinícius Martins (ator, humorista e produtor cultural) e Rodrigo Martins (jornalista e músico).

Aos 26 anos, Zacarias Martins deixou a capital federal e veio para a “Capital da Amizade”, como é conhecido o município de Gurupi, no sul do Tocantins. Veio por sugestão do amigo médico Dr. Gilson Ribeiro Carvalho, filho de pioneiros da cidade. Anteriormente, o próprio Dr. Gilson já havia trazido Zacarias à Gurupi por duas vezes, porém, desta vez, o nosso poeta veio pra fincar raízes definitivamente, já que se apaixonou pela cidade.

Zacarias queria um bom lugar para viver e trabalhar, mas, na verdade, foram Gurupi e a comunidade gurupiense os grandes agraciados com a chegada desse talentoso poeta, que deixou uma marca impressionante na história da cultura e da comunicação!

Em 1985, foi nomeado Diretor de Cultura de Gurupi na gestão do prefeito Jacinto Nunes da Silva (1985-1988).

Em 1989, Zacarias Martins, foi convidado por Divino Allan Siqueira para ser o editor da “Revista Perfil” (a primeira do gênero no estado do Tocantins).

Em 1990, foi convidado pelo advogado, jornalista e professor universitário Paulo Albuquerque para colaborar na criação do Jornal Cocktail de Gurupi, onde manteve por mais de 15 anos sua famosa coluna semanal Pinga-Fogo, abordando de forma criativa e inusitada diversos temas do cotidiano e da política tocantinense.

Teve atuação como repórter, editor e colaborador em praticamente todos os jornais impressos que circularam em Gurupi e região: Folha da Cidade, Folha do Tocantins, Cinco de Outubro, A Notícia, Formato Quatro, Gazeta Esportiva do Tocantins, O Regional e Mesa de Bar (Gurupi), Gazeta Araguaia (Formoso do Araguaia), O Progresso (Araguaína), Diário Tocantinense, O Girassol e O Jornal (Palmas-TO), Cinco de Outubro (Goiânia-GO), dentre outros.

Trabalhou como Assessor de Imprensa da deputada estadual Dolores Nunes (1991-1994) e na Prefeitura de Gurupi nas gestões dos prefeitos Dr. Nânio Tadeu Gonçalves (1997-2000) e João Lisboa Cruz (2001-2004).

Em 2008, implantou a Assessoria de Comunicação do Hospital Regional de Gurupi.

Em 2012, tornou-se Assessor de Imprensa na Secretaria de Comunicação de Gurupi, durante a primeira gestão do prefeito Laurez Moreira.

De 2015 a 2016, foi Assessor de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Confusão-TO.

Atualmente, Zacarias exerce atividades como editor de conteúdo do Portal Notícia1 (www.n1to.com.br), colunista da coluna “Livros & Cia” no Portal do Cléber Toledo, de Palmas (https://clebertoledo.com.br) e comentarista de curiosidades na Rádio Master 100.9 FM, de Gurupi (https://www.masterfm.com.br). Também presta assessoria de comunicação a vários políticos do Tocantins.

PRODUÇÃO LITERÁRIA E CULTURAL:

Zacarias Martins é autor de seis livros de poesia: Transas do coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984), Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004).

Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas "Histórias da História de Gurupi", livro indicado por duas vezes para o vestibular da UNIRG (Universidade de Gurupi). Essa obra já se encontra na quarta edição, pela Editora Veloso, de Gurupi.

Em novembro de 2011, Zacarias produziu e dirigiu o vídeo documentário "Palmares - O cantador de cordel", sobre a trajetória do poeta e cordelista Antônio Farias, o popular Palmares.

Tem ainda participação em mais de 60 antologias literárias, destacando-se pela produção de uma literatura popular e ao mesmo tempo lúdica, que cativa o leitor sem que o autor tenha, no entanto, a preocupação de se prender a estilos ou conceitos pré-estabelecidos.

Zacarias tem nessas 4 décadas no Tocantins uma contribuição imensurável no fomento tanto da produção literária e apoio aos novos escritores, quanto no incentivo à leitura junto à comunidade estudantil.

Percorre várias cidades do Tocantins abrilhantando-as com seus recitais de poesias e palestras motivacionais com foco no incentivo à leitura e à produção textual.

Suas palestras e rodas de leitura são muito interessantes. Não segue um roteiro pronto; adapta sua preleção de acordo com a ocasião, colocando em prática atividades de forma lúdica e bastante engraçada, o que quebra a rotina escolar e desperta nos alunos o interesse pela leitura e produção textual.

Ele é citado em várias obras de referência, como: antologias de prosa e poesia, enciclopédias, dicionários bibliográficos e trabalhos científicos no campo da linguística.

Reuni a seguir vários livros e compêndios onde o poeta Zacarias Martins é verbete: Dicionário de Poetas Brasileiros - Ed. Oficina de Letras e Artes – Rio de Janeiro (1988); Enciclopédia de Literatura Brasileira - Org. Afrânio Coutinho - Ed. Ministério da Educação (1990); Anuário da Poesia Brasileira - Org. Laís Costa Velho – Rio de Janeiro (1995); Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea - Org. Reis de Souza – Brasília/DF (1996); Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos - Org. Adrião Neto – Teresina/PI (1998); Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi – Org. Eliosmar Veloso, Ed. Veloso – Gurupi/TO (1998, 1999 e 2000); Dicionário Biobibliográfico do Tocantins - Org. Mário Ribeiro Martins – Palmas/TO (2001); Perfil da Academia Tocantinense de Letras - Org. Juarez Moreira Filho – Palmas/TO (2005); Retrato da Academia Tocantinense de Letras – Org. Mário Ribeiro Martins – Palmas/TO (2006); Brazila Esperanta Parnaso (Parnaso Brasileiro de Esperanto) – Org. Sylla Chaves e Neide Barros Rego – Rio de Janeiro (2007); Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea – Org. Câmara Brasileira de Escritores – CBJE - Rio de Janeiro (2012); Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins – Org. Eliosmar Veloso, Ed. Veloso - Gurupi/TO (2014); Antologia Poética Versoterapia – Org. Recanto das Letras - São Paulo (2020); Escritores Tocantinenses em Foco – Org. Pedro Albeirice - Araguaína/TO (2021) e VII Anuário da Poesia Paraense - Org. Airton Souza – Marabá/PA (2021).

Zacarias Martins é ainda citado em artigo do professor Sérgio Waldeck de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB), na obra “Semiótica da comunicação e outras ciências”, publicada em 1987 pela Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Essa obra foi organizada pelas professoras Ana Cláudia de Oliveira e Lúcia Santaella, reunindo artigos científicos de vários autores. Nela, Sérgio Waldeck aborda um estudo de caso de Zacarias Martins, que foi matéria de meia página, publicada no dia 13 de junho de 1984, no Correio Braziliense sobre a atividade de escrevinhador de cartas sob encomenda que o poeta fazia para ganhar algum dinheiro. Isso, bem antes do surgimento do filme Central do Brasil, com a atriz Fernanda Montenegro.

A matéria no Correio Braziliense foi pautada por uma outra, de 23 de janeiro de 1984, no jornal Última Hora de Brasília, assinada pela jornalista e escritora tocantinense Maria Félix, com o sugestivo título, “Ele manda amor pelos Correios, Suprir a carência afetiva, o segredo”. Na ocasião, Martins foi também entrevistado para o telejornal do almoço, da TV Globo.

Há mais de 30 anos participa do Almanaque Santo Antônio, publicação anual e de grande tiragem, da Editora Vozes.

No campo da música, possui melodias gravadas pela dupla Iray & Irabel, de Paraíso do Tocantins, bem como, pelo cantador de cordel Antônio Farias – o Palmares.

CONSELHOS E ACADEMIAS:

Zacarias tem valiosa participação em entidades que promovem a cultura tocantinense e brasileira.

Zacarias Martins integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989-1990), sendo nomeado conselheiro pelo governador Siqueira Campos, através do Decreto nº 776, de 12/05/1989. A posse ocorreu numa linda cerimônia realizada na histórica cidade de Natividade.

Em 22 de dezembro de 1990, participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras (ATL), que aconteceu em sessão solene realizada no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Porto nacional. Ele ocupa a cadeira de nº 21, cujo patrono é Jacinto Nunes da Silva, prefeito de Gurupi no período de 1983 a 1988 e que faleceu poucos meses antes de concluir o seu mandato.

Zacarias é cofundador, ao lado do jornalista e professor universitário Gilberto Correia da Silva (também conhecido como Gil Correia) da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupa a cadeira nº 12.

Ele narra detalhes do nascimento da AGL:

“Eu e o Gil Correia mobilizamos os escritores, poetas, jornalistas e intelectuais de Gurupi. Foi a partir de então que aquele embrião se desenvolveu, ganhando forma, substância, adesões e no dia 30 de novembro de 1999, às 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, nasceu a primeira entidade literária do interior do Estado do Tocantins, registrada com o nome de Academia Gurupiense de Letras, apelidada com a sigla AGL. Desde então, ajudei a fundar outras Academias Tocantins afora.”

Além de poeta e escritor, Zacarias Martins é um grande ativista cultural; está sempre promovendo e atuando em significativos eventos culturais.

Também é membro fundador do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo eleito o seu primeiro presidente, no biênio 1999-2000.

Integra os quadros da Associação de Artes de Gurupi (AAG), Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ), do Centro Cultural Artístico e Literário de Felgueiras (Portugal), Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR) - Seccional Tocantins.

É membro correspondente de várias Academias de Letras, entre as quais: Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Academia Paraisense de Letras (APL), Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO), Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias e Academia Taguatinguense de Letras (ATL).

Compõe o Conselho Editorial da Editora Veloso de Gurupi.

É cofundador da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins (ACETO), tendo sido eleito o seu primeiro Diretor-Secretário (2012).

HOMENAGENS E TÍTULOS:

Ao longo de sua extensa carreira literária, Zacarias Martins já recebeu diversas condecorações e comendas em reconhecido a seus servidos prestados à cultura e ao jornalismo, com destaque: (1) Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; (2) a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II; (3) Título Honorifico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi e (4) Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

Em 07 de junho de 2013, Zacarias esteve em Brasília para uma seção solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal para comemorar o 27º aniversário da Academia Taguatinguense de Letras (ATL). A cerimônia aconteceu por iniciativa do deputado distrital Benedito Domingos. Na oportunidade, ele foi agraciado com o Diploma de Moção de Louvor.

Em 24 de abril 2014, ele recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins o Título de Cidadão Tocantinense. A iniciativa partiu da deputada estadual Josi Nunes e foi aprovada por unanimidade.

É Senador da Cultura, representante do Estado do Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção do Brasil.

Como se não fosse bastante tudo isso, Zacarias Martins teve sua trajetória eternizada em versos numa bela poesia de autoria do professor André Gouveia (que também é escritor e secretário de Educação de Tocantínia), e que foi publicada no livro “Poetizando Vidas”, editado em 2021 pela Editora Veloso de Gurupi. A poesia está transcrita a seguir:

“Zacarias Martins”

‘Entre letras, poemas e canções

Nas cidades ou ribeirões

Ecoa, ressoa comunicação

Contribuindo com exatidão

Com o direito à informação.

Zacarias Martins tão simples assim

Tao importante pra mim

Pra tanta gente daqui e dali

É o grande escritor de Gurupi

Emprestado de Belém

Passando em Brasília, foi além

Não guardou para si o talento

Partilhando com fomento

A tantos atores e escritores

A escrita em todas as cores.

Parabéns nobre, pelo aniversário

Que seja de alegria sempre teu cenário.’

O médico e poeta José de Arimatéia Macedo escreveu o seguinte soneto para homenagear Zacarias Martins:

“Um Menestrel Literário”

‘Há anos conheci, com prazer, um andarilho...

A todos que lhe procura não dar rabiçaca.

Um escrevente cortante qual golpe de faca,

Que faz as rimas sem usar nenhum trocadilho.

E rabisca tão simples sem sair do seu trilho.

Ajustado num rumo similar a catraca.

Seus escritos são belos tal qual curicaca,

Ao mesmo tempo, fortes, similar um novilho.

Pra amparar um alguém não bota empecilho,

necessitando servir confia até a bruaca.

Na cultura local é a frondosa estaca,

que segura assente sem deixar estribilho.

Para tempo vindouro preparou o seu filho.

Estou descrevendo o pequeno grande Zaca.’

DEPOIMENTOS:

Logo abaixo estão vários depoimentos, comentários e mensagens de amigos, companheiros de trabalho e profissionais das mais diversas áreas que relatam as impressões e lembranças deixadas pelo convívio com o talentoso poeta Zacarias Martins.

“Zacarias Martins é um importante ícone da intelectualidade tocantinense. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, acompanho o seu trabalho há mais de três décadas e destaco o nobre jornalista como um dos expoentes mais importantes do nosso Estado do Tocantins.” Jornalista Helder Peixoto

“Zaca é um amigo fiel de longa data. Experimentado no meio jornalístico, colaborou muitos anos com o Projeto denominado Jornal Cocktail, que desenvolvemos por mais de 25 anos em Gurupi. Tornou-se um dos melhores assessores de imprensa que conheço.” Professor, escritor e jornalista Paulo Albuquerque, presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL)

“Zacarias Martins é um dos melhores cronistas do Tocantins, também produzindo poesia. Destaca-se, ainda, por divulgar com abnegação e generosidade os demais escritores do Estado.” Prof. e escritor Pedro Albeirice da Rocha

“Zaca é um agitador cultural até de forma inconsciente. Alguém que faz literatura com amor e tem um grande prazer em incentivar os novatos como eu a se aventurar pelas letras. Graças a ele, à pressão constante, produzi meu livro “2018, crise fiscal, política e três eleições.” Zaca é essencial no cenário cultural tocantinense.” Jornalista Cleber Toledo

"Zacarias Martins é um ótimo poeta e um competente jornalista." Juraci Teles, advogado, escritor e poeta

“Zacarias Martins é uma poeta sempre bem humorado. Lembrando que o bom humor é uma das características de pessoas inteligentes.” Advogado e jornalista Heráclito Ney Suiter

“Zacarias Martins é um grande profissional da mais alta competência. Possui credibilidade no meio Jornalístico no Tocantins.” Jornalista Ricardo JM

“Zacarias Martins é muito mais que um escritor, é um grande professor para mim, é um espelho que reflete luz e humildade. Zacarias Martins é um grande amigo, e cada degrau conquistado, é puro merecimento. Parabéns pela pessoa e profissional que você é.” Professora e escritora Consola Brito

“Zacarias Martins é um homem dedicado ao trabalho e ótimo profissional.” Jornalista Gleydson Ricardo da Tocantins TV

“Zacarias Martins foi meu colega de faculdade em 2002. Sempre se destacou pela sua expertise com as letras, rimas, causos e seu bom humor... simpatia ele tem de sobra. Desde que eu o conheci, ele mantém a mesma postura, nunca mudou.” Prof.ª e Ambientalista Wilma Lúcia Neca e Silva

"O Zacarias Martins, carinhosamente conhecido como Zaca, nos propicia o prazer da leitura de uma forma alegre e agradável. Seus escritos nos prendem e criam sempre essa expectativa boa, de um bom riso. Nosso poeta pinga fogo!" Sargento Jenilson, Gestor Público, escritor membro da AGL e ex-Vereador

"Quero aqui parabenizar o grande escritor e jornalista Zacarias Martins por suas obras. Também por ser um incentivador e ajudar a divulgar o esporte tocantinense, em especial da cidade de Gurupi. Além de ser também um comunicador de rádio. Abraços a este grande comunicólogo tocantinense”. Jornalista Reinaldo Cisterna

“O poeta Zacarias Martins é um operário da cultura. Sempre pronto para construir algo transformador no tocante a informação. Seu conteúdo é algo envolvente que mistura muito bem os sentimentos. O nosso tocantinense, bem mais paraense, seu Estado de origem, sabe lidar com as letras, sabe distinguir de A a Z o que a comunicação precisa para ser compreendida. Zacarias sempre foi e sempre será meu professor." Jornalista, escritor e pintor Núbio Brito

“Considero Zacarias Martins como um ícone do movimento cultural contemporâneo tocantinense e grande incentivador dos talentos literários que existem neste Estado, muitos dos quais, viviam no obscurantismo das artes e que graças ao trabalho incansável de Zacarias Martins conseguiram ter mais visibilidade. Além do talento multiforme na literatura, tanto como poeta, quanto como cronista, Zacarias Martins é um grande agitador cultural, um homem multimídia que se transformou no jornalista que mais divulga os escritores do Tocantins, de forma democrática e despretensiosa, tanto faz se é um autor em início de carreira ou um veterano na arte de escrever. Assim é o Zacarias Martins, com quem eu tenho o privilégio de contar com sua amizade já há muitos anos. Um ser humano incrível e um eterno apaixonado pelo fazer literário.” Escritor e editor Eliosmar Veloso

“Zacarias Martins tem fôlego de sete gatos no que diz respeito ao fazer cultural. Jornalista atento, sua produção e envolvimento com as artes são incríveis. Ele é dinâmico, solidário e antenado. Enfim, Zacarias é um nome de valor para o Tocantins.” Tião Pinheiro, jornalista, radialista, escritor e compositor

“Na cultura, assim como na literatura, é preciso ser resistente para manter vivo o fruto da imaginação criativa, que é a obra. Zacarias Martins é um ativista cultural, um prosador bem humorado e um poeta lúdico. Seu estilo é inconfundível. Zacarias é poeta da resistência que diante do caos, ele provoca sorrisos e alegria.” Prof.ª Coordenadora do Curso de Letras da UnirG Wellitania Oliveira

“Irrequieto, irreverente, arteiro assim defino Zacarias Martins. É fácil perceber em Zacarias o ímpeto, a volúpia criacionista. Artista generoso que atua nas mais variadas vertentes culturais. Inovador, descreve como poucos e com muito humor o nosso cotidiano. Zacarias Martins é o azougue da cultura gurupiense.” Jonair Rocha, professor, escritor, comunicador, membro da AGL cadeira nº 7 e perito criminal

"Zacarias Martins é um importante nome da literatura e do jornalismo tocantinense. Um divulgador incansável das obras e dos autores do Estado, sendo um dos responsáveis pela propagação da nossa literatura em todo o Brasil e até mesmo além fronteiras. Um paraense que adotou o então norte de Goiás e que se apaixonou pela região, se tornando um defensor da divisão do que hoje é o Tocantins. Parabéns Zaca. Parabéns pelo trabalho. Palmas e todo o Tocantins pra você, um dos primeiros a quem conheci, quando cheguei em Gurupi há 32 anos. Sucesso e paz!” Gil Correia, jornalista, escritor, professor universitário, pastor e 1º presidente da Academia Gurupiense de Letras

“Zacarias Martins tem uma presença muito marcante em nossa comunidade, não só em Gurupi, mas em todo Tocantins. Pela sua literatura, por seus escritos, seu empenho cultural e histórico e seu trabalho em manter vivas as raízes de nosso povo e da nossa gente, o nobre amigo Zacarias Martins tem alcançado proporção nacional. Deus lhe abençoe com muita paz e que você continue sendo essa pessoa maravilhosa. Nós somos muito gratos por sua atuação como fundador da Academia Gurupiense de Letras – AGL, e por tudo que você faz pela literatura tocantinense. Parabéns Zacarias!” Padre Eldinei Carneiro da Paróquia Santo Antônio de Gurupi

“O poeta Zacarias Martins é um comunicador nato. Com facilidade de se comunicar, de tirar leite de pedras em ambientes inóspitos, esse poeta e escritor paraense de nascimento e tocantinense de coração labora e transforma a palavra onde quer que esteja. Em 1984, desempregado, e morando em um quartinho taciturno no Núcleo Bandeirante, em Brasília, ele montou uma banquinha na feira da cidade com o intuito de escrever “cartas sob encomenda”. Para aumentar a freguesia, colocou um anúncio nas páginas gratuitas do classificados do jornal Última Hora e, dali a pouco, estava com clientela expressiva, especialmente formada por nordestinos longe de suas famílias e comunidades. Suas cartas de amor, refinadas e emotivas, atravessavam distâncias e, ao mesmo tempo, tornavam o escriba conhecido na região, chamando a atenção de jornais e meios de comunicação do Distrito Federal. Pronto, Zacarias Martins saía do aperto financeiro e do anonimato. Em seguida, mudou-se para o Tocantins, indo morar em Gurupi, a ‘Capital da Amizade’, onde, novamente, fez a alquimia de transformar o nada em tudo. Com trabalho e afinco, furou bloqueios e quebrou resistências. Fundou e foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, destaca-se também como um dos fundadores da Academia Gurupiense de Letras (AGL), e hoje é integrante de inúmeras entidades culturais Brasil afora. Autor de seis livros de poesias e um de crônicas, Zacarias Martins agita o mundo cultural do Tocantins exercendo as atividades de jornalista profissional, comentarista em rádios, colaborador em várias publicações, além de ser convidado para ministrar palestras em escolas e universidades. E, claro, é ícone popular em entrevistas e reportagens locais e regionais. Seu poder comunicativo é expansivo e generoso, pois leva a sua obra ao conhecimento do público, sem esquecer de divulgar os trabalhos de outros escritores e artistas, sempre adiante, em direção à luz que abrange a cultura, a literatura e o saber. Desejamos que essa luz seja cada vez mais brilhante no Tocantins e em outras regiões brasileiras, nos alegrando. Salve, salve, Zacarias!” Maria Félix Fontele, jornalista e escritora residente em Brasília

BIBLIOGRAFIA:

AGL - Academia Gurupiense de Letras. 2015. Memória Acadêmica. Gurupi: Editora Veloso, 146 p. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/207596

ANTÔNIO MIRANDA. 2021. Zacarias Martins. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/tocantins/zacarias_martins.html

ALBUQUERQUE, Paulo & ALMEIDA, Ricardo. 2020. Histórias do Final do Século XX – Gurupi – Tocantins (Ebook). 1ª edição, 208p.

BLOG DE ZACARIAS MARTINS. 2021. Disponível em: https://zacamartins.wordpress.com/

CONEXÃO TOCANTINS. 2014. Zacarias Martins recebe reconhecimento público da Assembleia Legislativa do Tocantins. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2014/04/22/zacarias-martins-recebe-reconhecimento-publico-da-assembleia-legislativa-do-tocantins

ESCRITAS.ORG. 2022. Zacarias Martins. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/n/zacarias-martins

FACEBOOK. 2022. Fanpage Zacarias Martins. Disponível em: https://www.facebook.com/Zacanartins/

FÉLIX, Maria. 1984. Ele manda amor pelo Correio. Suprir a carência afetiva, o segredo. Última Hora de Brasília. 23/01/1984, pag. 12.

GOUVEIA, André. 2021. Poetizando Vidas. 1ª Edição. Gurupi: Editora Veloso. 84p.

GOVERNO DO TOCANTINS. 2016. Programa Estadual do Livro e da Leitura. Zacarias Gomes Martins. 29p. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/289069/

MARTINS, Mário Ribeiro. 2002. Zacarias Martins (Verbete). Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil de S a Z - 24/10/2002. Disponível em: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=61833&cat=Ensaios&vinda=S

MARTINS, Mário Ribeiro. 2001. Dicionário Biobibliográfico do Tocantins. Rio de Janeiro: Editora Master.

MARTINS, Mário Ribeiro. 2005. Zacarias Martins (Fundador e Primeiro Titular da Cadeira 21). Retrato da Academia Tocantinense de Letras. 1ª edição. Goiânia-GO: Editora Kelps, 470 p. Disponível em: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=63822&cat=Ensaios&vinda=S

MARTINS, Zacarias Gomes. 2011. Documentário Palmares – O Cantador de Cordel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D61lztVXZZ4

MOREIRA FILHO, Juarez. 2005. Perfil da Academia Tocantinense de Letras. Goiânia-GO: Editora Bandeirante, 263p.

OLIVEIRA, Ana Cláudia; SANTAELLA, Lúcia (Org). 1987. Semiótica da Comunicação e Outras Ciências, São Paulo: EDUC.

RECANTO DAS LETRAS. 2022. Zacarias Martins – Perfil. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=2296

RESSACA LITERÁRIA. 2021. AGL em Foco: Entrevista - o Universo Literário de Zacarias Martins. Gurupi:TO, Ano 5, Nº 8. fevereiro, 30-33p. Disponível em: http://unirg.edu.br/arquivos/documentos/Letras/RESSACA%20LITER%C3%81RIA%20N%C2%BA%208-compactado.pdf

ROSA, Maria. 1984. Zacarias, o cupido que não tem amor. Correio Braziliense, 13/06/1984, pag. 17.

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Veículos de comunicação de Gurupi – Tocantins. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1013151

SINDIJOR - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins. 2022. Disponível em: https://sindjorto.com.br/

WIKIPÉDIA. 2022. AGL – Academia Gurupiense de Letras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Gurupiense_de_Letras

WIKIPÉDIA. 2022. ATL – Academia Tocantinense de Letras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Tocantinense_de_Letras

WIKIPÉDIA. 2022. Gurupi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurupi

WIKIPÉDIA. 2022. Bairro Marco (Belém). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_(Bel%C3%A9m)

WIKIPÉDIA. 2022. Lista de Prefeitos de Gurupi (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Gurupi

WIKIPÉDIA. 2022. Poesia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia

WIKIPÉDIA. 2022. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

WIKIPÉDIA. 2022. Zacarias Martins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_Martins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2022.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior